15271
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Produção de textos

Plano de aula - Edição e revisão de textos didáticos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Edição e revisão de textos didáticos

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maurício dos Santos Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Texto didático e Exposição oral, e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de textos.

Materiais necessários: Cópias impressas dos textos didáticos previamente produzidos pela turma, computador, data show.

Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo Práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Este gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens/sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes etc.).

Dificuldades antecipadas: Apresentar sugestões construtivas de revisão e edição de textos; acatar críticas e sugestões propostas pela turma.

Referências sobre o assunto:

FONTANA, N. M. O texto didático nas licenciaturas: otimizando o discurso do professor (UCS). Disponível em: <http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_299.pdf>. Acesso em: 3 out. 2018.

LONGO, H. I. O texto didático questionador. Disponível em: <http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/20/st/s/s036.PDF>. Acesso em: 3 out. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Inicie a aula propondo à turma a pergunta acima. Note que a pergunta refere-se tanto à diferença entre as ações de editar e revisar quanto à finalidade dos processos de editoração e revisão. Caso a turma desconheça as duas palavras, instigue os alunos a pesquisar em dicionários virtuais ou impressos. Assim que a diferença entre os processos for estabelecida, indague a turma a respeito das possíveis finalidades da edição e da revisão de textos. Espera-se que a turma entenda a revisão enquanto processo voltado à correção gramatical e ortográfica do texto, no sentido de adequá-lo à norma escrita padrão da língua portuguesa. Quanto à edição, espera-se que a turma atente para os processos de aprimoramento estilístico e composicional do texto: escolha de léxico, modalização, reformulação de frases e parágrafos, reescrita de títulos e subtítulos, reorganização visual do texto.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Antes desta aula, é fundamental que a turma tenha planejado e produzido textos didáticos. A fim de incentivar o trabalho colaborativo, é recomendável que o planejamento e a produção dos textos sejam feitos em grupos. Certifique-se de que todos os grupos produzam cópias impressas dos textos antes desta aula (o número de cópias deve ser igual ao número de grupos).
  • Após dividir a turma em grupos, pergunte aos alunos: Do ponto de vista da revisão, o que é preciso observar em um texto didático? E do ponto de vista da edição? Permita que a turma se manifeste livremente. No quadro, tome notas das respostas apresentadas. O objetivo destas perguntas é construir um conjunto de critérios que servirão de base para a revisão e a edição dos textos didáticos produzidos pela turma. Caso a turma tenha dificuldades em formular critérios de edição e revisão, proponha questões que auxiliem o debate, tais como: O texto didático emprega linguagem formal ou informal? Diante deste emprego, que palavras ou expressões são adequadas ou inadequadas à escrita de um texto didático? Do ponto de vista da apresentação de informações, como são organizados os parágrafos de um texto didático? O que não pode faltar em um texto didático? O que não fica bem em um texto didático? Como o texto didático costuma ser organizado do ponto de vista visual? Que recursos podem ser utilizados para destacar conceitos ou trechos em textos didáticos? Que recursos são empregados para introduzir a fala de outros autores e autoras ao texto didático?
  • Solicite aos alunos que troquem entre si as versões iniciais de seus textos. É fundamental que todos grupos tenham ao menos uma cópia de cada texto produzido pela turma. Realizada a distribuição de textos, peça aos grupos que proponham sugestões de revisão e edição aos textos com base nos critérios definidos conjuntamente. Incentive a turma a intervir nos textos por meio de grifos, setas, comentários e sugestões. Informe os grupos sobre a necessidade de propor comentários construtivos, voltados à melhoria dos textos.
  • Permita que todos os grupos leiam as sugestões e os comentários feitos pela turma. Em seguida, solicite aos alunos que comentem suas impressões a respeito de sugestões e comentários recebidos.

Materiais complementares: Você pode encontrar uma sugestão de critérios para revisão e edição aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Solicite aos grupos que, com base nas sugestões da turma, iniciem o processo de revisão dos textos. Para esta etapa do plano, é recomendável que a turma tenha acesso a versões digitais dos textos (previamente preparadas). Os alunos podem acessar as versões por e-mails ou arquivos salvos em
    pen drives e computadores. Para isso, é fundamental o acesso a computadores com programas de edição e revisão de textos. Caso isso não seja possível, distribua folhas A4 aos grupos de modo a facilitar o trabalho de revisão. Incentive os grupos a dividir tarefas de acordo com a organização dos textos (texto principal, boxes, rodapés, glossário, legendas etc.). Instigue os alunos a trocar ideias durante o processo de revisão, de modo a incentivar o trabalho colaborativo.
  • O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 15 minutos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite aos grupos que, com base nas sugestões da turma, iniciem o processo de edição dos textos. Para esta etapa do plano, é recomendável que a turma tenha acesso a versões digitais dos textos (previamente preparadas). Os alunos podem acessar as versões por e-mails ou arquivos salvos em
    pen drives e computadores. Para isso, é fundamental o acesso a computadores com programas de edição e revisão de textos. Se a atividade for desenvolvida em ambientes digitais, tenha em vista a necessidade de auxiliar a turma com o uso de recursos de edição, tais como: criação de caixas de texto, inserção de imagens, escolha de fontes etc. Caso os recursos digitais não estejam disponíveis, distribua folhas A4 aos grupos, de modo a facilitar o trabalho de edição. Neste caso, incentive os grupos a utilizar recursos de edição manuais, tais como: formatos distintos de letras, tipos diferentes de caneta, colagens e recortes etc. Da mesma forma, Instigue os alunos a trocar ideias durante o processo de edição, de modo a incentivar o trabalho colaborativo.
  • O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 15 minutos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Solicite aos grupos que comparem as primeiras versões dos textos com as versões revisadas e editadas. Em seguida, proponha a pergunta acima. Permita que a turma se manifeste livremente. No quadro, tome nota das respostas apresentadas. Tenha em vista a possibilidade de promover mais momentos de revisão e edição em aulas posteriores, de modo a tornar os textos aptos à publicação. Da mesma forma, é recomendável que, após o trabalho de revisão e edição, os textos sejam impressos ou expostos, permitindo que os alunos ampliem suas experiências enquanto autores de textos didáticos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Texto didático e Exposição oral, e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de textos.

Materiais necessários: Cópias impressas dos textos didáticos previamente produzidos pela turma, computador, data show.

Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo Práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Este gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens/sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes etc.).

Dificuldades antecipadas: Apresentar sugestões construtivas de revisão e edição de textos; acatar críticas e sugestões propostas pela turma.

Referências sobre o assunto:

FONTANA, N. M. O texto didático nas licenciaturas: otimizando o discurso do professor (UCS). Disponível em: <http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_299.pdf>. Acesso em: 3 out. 2018.

LONGO, H. I. O texto didático questionador. Disponível em: <http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/20/st/s/s036.PDF>. Acesso em: 3 out. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Inicie a aula propondo à turma a pergunta acima. Note que a pergunta refere-se tanto à diferença entre as ações de editar e revisar quanto à finalidade dos processos de editoração e revisão. Caso a turma desconheça as duas palavras, instigue os alunos a pesquisar em dicionários virtuais ou impressos. Assim que a diferença entre os processos for estabelecida, indague a turma a respeito das possíveis finalidades da edição e da revisão de textos. Espera-se que a turma entenda a revisão enquanto processo voltado à correção gramatical e ortográfica do texto, no sentido de adequá-lo à norma escrita padrão da língua portuguesa. Quanto à edição, espera-se que a turma atente para os processos de aprimoramento estilístico e composicional do texto: escolha de léxico, modalização, reformulação de frases e parágrafos, reescrita de títulos e subtítulos, reorganização visual do texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Antes desta aula, é fundamental que a turma tenha planejado e produzido textos didáticos. A fim de incentivar o trabalho colaborativo, é recomendável que o planejamento e a produção dos textos sejam feitos em grupos. Certifique-se de que todos os grupos produzam cópias impressas dos textos antes desta aula (o número de cópias deve ser igual ao número de grupos).
  • Após dividir a turma em grupos, pergunte aos alunos: Do ponto de vista da revisão, o que é preciso observar em um texto didático? E do ponto de vista da edição? Permita que a turma se manifeste livremente. No quadro, tome notas das respostas apresentadas. O objetivo destas perguntas é construir um conjunto de critérios que servirão de base para a revisão e a edição dos textos didáticos produzidos pela turma. Caso a turma tenha dificuldades em formular critérios de edição e revisão, proponha questões que auxiliem o debate, tais como: O texto didático emprega linguagem formal ou informal? Diante deste emprego, que palavras ou expressões são adequadas ou inadequadas à escrita de um texto didático? Do ponto de vista da apresentação de informações, como são organizados os parágrafos de um texto didático? O que não pode faltar em um texto didático? O que não fica bem em um texto didático? Como o texto didático costuma ser organizado do ponto de vista visual? Que recursos podem ser utilizados para destacar conceitos ou trechos em textos didáticos? Que recursos são empregados para introduzir a fala de outros autores e autoras ao texto didático?
  • Solicite aos alunos que troquem entre si as versões iniciais de seus textos. É fundamental que todos grupos tenham ao menos uma cópia de cada texto produzido pela turma. Realizada a distribuição de textos, peça aos grupos que proponham sugestões de revisão e edição aos textos com base nos critérios definidos conjuntamente. Incentive a turma a intervir nos textos por meio de grifos, setas, comentários e sugestões. Informe os grupos sobre a necessidade de propor comentários construtivos, voltados à melhoria dos textos.
  • Permita que todos os grupos leiam as sugestões e os comentários feitos pela turma. Em seguida, solicite aos alunos que comentem suas impressões a respeito de sugestões e comentários recebidos.

Materiais complementares: Você pode encontrar uma sugestão de critérios para revisão e edição aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Solicite aos grupos que, com base nas sugestões da turma, iniciem o processo de revisão dos textos. Para esta etapa do plano, é recomendável que a turma tenha acesso a versões digitais dos textos (previamente preparadas). Os alunos podem acessar as versões por e-mails ou arquivos salvos em
    pen drives e computadores. Para isso, é fundamental o acesso a computadores com programas de edição e revisão de textos. Caso isso não seja possível, distribua folhas A4 aos grupos de modo a facilitar o trabalho de revisão. Incentive os grupos a dividir tarefas de acordo com a organização dos textos (texto principal, boxes, rodapés, glossário, legendas etc.). Instigue os alunos a trocar ideias durante o processo de revisão, de modo a incentivar o trabalho colaborativo.
  • O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 15 minutos.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite aos grupos que, com base nas sugestões da turma, iniciem o processo de edição dos textos. Para esta etapa do plano, é recomendável que a turma tenha acesso a versões digitais dos textos (previamente preparadas). Os alunos podem acessar as versões por e-mails ou arquivos salvos em
    pen drives e computadores. Para isso, é fundamental o acesso a computadores com programas de edição e revisão de textos. Se a atividade for desenvolvida em ambientes digitais, tenha em vista a necessidade de auxiliar a turma com o uso de recursos de edição, tais como: criação de caixas de texto, inserção de imagens, escolha de fontes etc. Caso os recursos digitais não estejam disponíveis, distribua folhas A4 aos grupos, de modo a facilitar o trabalho de edição. Neste caso, incentive os grupos a utilizar recursos de edição manuais, tais como: formatos distintos de letras, tipos diferentes de caneta, colagens e recortes etc. Da mesma forma, Instigue os alunos a trocar ideias durante o processo de edição, de modo a incentivar o trabalho colaborativo.
  • O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 15 minutos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Solicite aos grupos que comparem as primeiras versões dos textos com as versões revisadas e editadas. Em seguida, proponha a pergunta acima. Permita que a turma se manifeste livremente. No quadro, tome nota das respostas apresentadas. Tenha em vista a possibilidade de promover mais momentos de revisão e edição em aulas posteriores, de modo a tornar os textos aptos à publicação. Da mesma forma, é recomendável que, após o trabalho de revisão e edição, os textos sejam impressos ou expostos, permitindo que os alunos ampliem suas experiências enquanto autores de textos didáticos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP21 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP36 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano