15122
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Oralidade

Plano de aula - Carta de leitor: Concordo ou discordo - Apresentando ideias

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Carta de leitor: Concordo ou discordo - Apresentando ideias

Plano 12 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta de leitor e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção. Impressão do texto.

Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com a carta pessoal, porém é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser ou não publicada.

Dificuldades antecipadas: Expor as ideias, defendendo-as de maneira clara e/ou concisa.

Referências sobre o assunto:

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf. (Acesso em 02/10/2018)

MACIEL, D. A. G. C. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. pp. 147-158. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf (Acesso em 04/10/2018)

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1156-4.pdf (Acesso em 16/11/2018)

Avaliação (Acesso em 16/11/2018)

https://www.actcomunicacao.com.br/blog/a-importancia-dos-gestos-na-sua-comunicacao/ (Acesso em 19/11/2018)

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete ou leia para os alunos o título da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Materiais complementares: Vídeo para apreciação (O Uso de Celular em Sala de Aula- Acesso em: 15/11/2018) - acesse aqui

(8 razões para defender o uso do celular na sala de aula - Acesso em: 15/11/2018) - acesse aqui

(Especialista fala sobre uso de celular por alunos em sala de aula - Acesso em: 15/11/2018) - acesse aqui

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o slide ou leia a proposta da atividade para a turma.
  • Peça para que os alunos registrem no caderno, os tópicos que serão elencados.
  • Discuta com os alunos:
  • Diante de tudo o que construímos até agora, o que é importante observarmos nas apresentações? Espera-se que os alunos reflitam sobre algumas questões:
  • Linguagem: Nesta apresentação houve muitas repetições de palavras? O aluno se preocupou com o tipo de linguagem a ser utilizada ou utilizou somente a espontaneidade? Houve uso de gírias? O aluno preparou-se para esta apresentação? Dominou o tema ou apresentou insegurança e nervosismo? (Espera-se que os alunos analisem, coletivamente, cada um dos pontos e reflitam sobre sua importância na construção dos sentidos do texto, em seguida devem registrar no caderno).
  • Tom da voz: Como foi a qualidade da voz, volume audível? Houve suspiros, choro, ansiedade? O aluno expressou-se de forma clara, falando devagar ou falou rápido demais, de maneira que o entendimento tenha ficado difícil? (Espera-se que os alunos analisem cada um dos pontos e reflitam sobre a importância da adequação da voz para que o texto seja ouvido de forma adequada)
  • Gestos: Foram utilizados gestos com as mãos, a fim de prender a atenção dos interlocutores ou a fim de sanar a ansiedade que estava evidente? Utilizou expressões faciais adequadas ou ficou fazendo caretas, chamando atenção indevida? (Espera-se que os alunos analisem e avaliem o uso de gestos e expressões faciais no desenvolvimento do texto oral e como atuam na construção da legibilidade do texto).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou leia a proposta da atividade para a turma.
  • Peça para que os alunos retomem o esquema produzido na aula anterior. Se você não está seguindo a sequência das aulas, sugiro que acesse a aula 11 dessa sequência, para dar continuidade a essa aula.
  • Peça para que os alunos retomem o diálogo da aula anterior sobre as conclusões, que o grupo chegou acerca do assunto abordado, o uso dos celulares em sala de aula.
  • Peça aos alunos que conversem e entrem em acordo sobre o que cada um do grupo deverá expor para os colegas. Estimule os alunos a falarem, visto que esse assunto vem sendo estudado há algumas aulas, portanto todos têm a capacidade de expor suas ideias e opiniões de maneira eficaz.
  • Após a discussão, peça para que os alunos apresentem para a turma suas opiniões.
  • Estimule aos alunos que além de expor suas opiniões faça perguntas ao colega sobre a opinião exposta, solicitando informações e contribuindo para a explicação do colega, bem como, contando experiências vivenciadas, pertinentes ao assunto, de maneira objetiva.
  • Os alunos poderão apresentar dificuldades para argumentar e defender suas ideias, ou mesmo pensar sobre um determinado assunto ou expor seu pensamento. Quando isso acontecer, estimule-os a falar e lembre-os que não há respostas certas ou erradas, e sim opiniões diferentes e que o importante é expressar suas ideias.

Materiais complementares: Aula 11 - LPO3_06SQA11 - Carta de leitor: Planejando textos orais - acesse aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 09 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou leia o enunciado para a turma.
  • Converse com a turma sobre a atividade desenvolvida:
  • A atividade realizada, na qual vocês tiveram que expor e defender suas ideias, foi difícil? Por quê?
  • Na sua opinião, quando elaboramos uma ideia sobre determinado assunto, é importante organizarmos nossos pensamentos? Como organizar nossas ideias? (Espera-se que o aluno leve em consideração que, para organizarmos nossas ideias, devemos pensar sobre o assunto a ser discutido, pesquisar, buscar fontes e estudar sobre o assunto, para depois organizarmos o pensamento e expormos nossas ideias de maneira coerente.)
  • O que essa aula tem a ver com a carta de leitor? (Espera-se que os alunos respondam que para escrevermos uma carta de leitor, precisamos saber de qual assunto iremos falar, por isso devemos ler sobre aquilo. Também na carta de leitor, temos a oportunidade de darmos a nossa opinião, assim como nesta aula, pudemos expor nossa opinião acerca do assunto estudado.
  • Na sua opinião, é importante refletirmos sobre algum assunto para escrevermos uma carta de leitor? Por quê? (Espera-se que o aluno leve em consideração que no gênero carta de leitor, o mesmo expõe sua opinião, escreve o que acha do veículo de mídia ao qual escreve, o que mais gosta no veículo e algumas vezes, escreve algo que mais tenha gostado num determinado texto publicado.)
  • Na sua opinião, por que é importante expormos nossos pensamentos?

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta de leitor e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção. Impressão do texto.

Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com a carta pessoal, porém é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser ou não publicada.

Dificuldades antecipadas: Expor as ideias, defendendo-as de maneira clara e/ou concisa.

Referências sobre o assunto:

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf. (Acesso em 02/10/2018)

MACIEL, D. A. G. C. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. pp. 147-158. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf (Acesso em 04/10/2018)

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1156-4.pdf (Acesso em 16/11/2018)

Avaliação (Acesso em 16/11/2018)

https://www.actcomunicacao.com.br/blog/a-importancia-dos-gestos-na-sua-comunicacao/ (Acesso em 19/11/2018)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete ou leia para os alunos o título da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Materiais complementares: Vídeo para apreciação (O Uso de Celular em Sala de Aula- Acesso em: 15/11/2018) - acesse aqui

(8 razões para defender o uso do celular na sala de aula - Acesso em: 15/11/2018) - acesse aqui

(Especialista fala sobre uso de celular por alunos em sala de aula - Acesso em: 15/11/2018) - acesse aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete o slide ou leia a proposta da atividade para a turma.
  • Peça para que os alunos registrem no caderno, os tópicos que serão elencados.
  • Discuta com os alunos:
  • Diante de tudo o que construímos até agora, o que é importante observarmos nas apresentações? Espera-se que os alunos reflitam sobre algumas questões:
  • Linguagem: Nesta apresentação houve muitas repetições de palavras? O aluno se preocupou com o tipo de linguagem a ser utilizada ou utilizou somente a espontaneidade? Houve uso de gírias? O aluno preparou-se para esta apresentação? Dominou o tema ou apresentou insegurança e nervosismo? (Espera-se que os alunos analisem, coletivamente, cada um dos pontos e reflitam sobre sua importância na construção dos sentidos do texto, em seguida devem registrar no caderno).
  • Tom da voz: Como foi a qualidade da voz, volume audível? Houve suspiros, choro, ansiedade? O aluno expressou-se de forma clara, falando devagar ou falou rápido demais, de maneira que o entendimento tenha ficado difícil? (Espera-se que os alunos analisem cada um dos pontos e reflitam sobre a importância da adequação da voz para que o texto seja ouvido de forma adequada)
  • Gestos: Foram utilizados gestos com as mãos, a fim de prender a atenção dos interlocutores ou a fim de sanar a ansiedade que estava evidente? Utilizou expressões faciais adequadas ou ficou fazendo caretas, chamando atenção indevida? (Espera-se que os alunos analisem e avaliem o uso de gestos e expressões faciais no desenvolvimento do texto oral e como atuam na construção da legibilidade do texto).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou leia a proposta da atividade para a turma.
  • Peça para que os alunos retomem o esquema produzido na aula anterior. Se você não está seguindo a sequência das aulas, sugiro que acesse a aula 11 dessa sequência, para dar continuidade a essa aula.
  • Peça para que os alunos retomem o diálogo da aula anterior sobre as conclusões, que o grupo chegou acerca do assunto abordado, o uso dos celulares em sala de aula.
  • Peça aos alunos que conversem e entrem em acordo sobre o que cada um do grupo deverá expor para os colegas. Estimule os alunos a falarem, visto que esse assunto vem sendo estudado há algumas aulas, portanto todos têm a capacidade de expor suas ideias e opiniões de maneira eficaz.
  • Após a discussão, peça para que os alunos apresentem para a turma suas opiniões.
  • Estimule aos alunos que além de expor suas opiniões faça perguntas ao colega sobre a opinião exposta, solicitando informações e contribuindo para a explicação do colega, bem como, contando experiências vivenciadas, pertinentes ao assunto, de maneira objetiva.
  • Os alunos poderão apresentar dificuldades para argumentar e defender suas ideias, ou mesmo pensar sobre um determinado assunto ou expor seu pensamento. Quando isso acontecer, estimule-os a falar e lembre-os que não há respostas certas ou erradas, e sim opiniões diferentes e que o importante é expressar suas ideias.

Materiais complementares: Aula 11 - LPO3_06SQA11 - Carta de leitor: Planejando textos orais - acesse aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 09 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou leia o enunciado para a turma.
  • Converse com a turma sobre a atividade desenvolvida:
  • A atividade realizada, na qual vocês tiveram que expor e defender suas ideias, foi difícil? Por quê?
  • Na sua opinião, quando elaboramos uma ideia sobre determinado assunto, é importante organizarmos nossos pensamentos? Como organizar nossas ideias? (Espera-se que o aluno leve em consideração que, para organizarmos nossas ideias, devemos pensar sobre o assunto a ser discutido, pesquisar, buscar fontes e estudar sobre o assunto, para depois organizarmos o pensamento e expormos nossas ideias de maneira coerente.)
  • O que essa aula tem a ver com a carta de leitor? (Espera-se que os alunos respondam que para escrevermos uma carta de leitor, precisamos saber de qual assunto iremos falar, por isso devemos ler sobre aquilo. Também na carta de leitor, temos a oportunidade de darmos a nossa opinião, assim como nesta aula, pudemos expor nossa opinião acerca do assunto estudado.
  • Na sua opinião, é importante refletirmos sobre algum assunto para escrevermos uma carta de leitor? Por quê? (Espera-se que o aluno leve em consideração que no gênero carta de leitor, o mesmo expõe sua opinião, escreve o que acha do veículo de mídia ao qual escreve, o que mais gosta no veículo e algumas vezes, escreve algo que mais tenha gostado num determinado texto publicado.)
  • Na sua opinião, por que é importante expormos nossos pensamentos?
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 3º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano