15064
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Oralidade

Plano de aula - Receita: produção de texto oral

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre produção oral de receitas culinárias

Plano 12 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciane Cristina Panes Dos Santos Lopes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “Receitas culinárias” e no campo de atuação “Vida cotidiana”. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos (computador, data show, telão, aparelho celular) e ficha impressa.

Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/ instrucional, cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a serem seguidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar insegurança em virtude de dificuldades de exposição em público.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, M. L. Práticas de leitura no ensino fundamental. Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza (org). Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora (Acesso em 30/07/2018).

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

LEAL, Telma F.; BRANDÃO, A. C. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi. Leitura e produção de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. pp.127-142.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo: SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf (Acesso em 30/07/2018).

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1. Escreva no quadro o tema da aula, deixando explicitado aos alunos que irão trabalhar com receitas culinárias na versão oral.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1. Apresente aos alunos o vídeo culinário “Pão de queijo com apenas 3 ingredientes e sem ovo”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dPlbU6rhBHE (acesso em 13/11/2018). Na impossibilidade de projeção com auxílio de data show, exiba o vídeo no aparelho de TV.

2. Realize pausas no vídeo a fim de comentar com as crianças aspectos importantes que devem ser considerados no momento da produção que farão, propondo questões como:

- O vídeo tem uma abertura? Como é realizada? (Espera-se que observem que o vídeo é iniciado com saudações da apresentadora e citação da receita que será feita).

- Como os ingredientes são apresentados? É importante que eles sejam mostrados? (Espera-se que afirmem que os ingredientes foram apresentados um a um, uma vez que é importante que todos conheçam tais ingredientes e saibam as medidas que serão usadas).

- Os procedimentos são feitos conforme é explicado pela apresentadora? (Espera-se que percebam que os procedimentos vão sendo executados pela apresentadora concomitamente às suas explicações).

- As explicações dadas são claras? (Espera-se que afirmem que as explicações dadas foram coerentes, pausadas e demonstradas).

- O tom de voz da apresentadora é adequado? (Espera-se que notem que o tom de voz adequado é aquele que se torna audível a todos os presentes, não sendo confundido com possíveis gritos).

- Os pães de queijo foram exibidos depois de prontos? Por que isso é importante que isso seja feito? (Espera-se que comentem que os pães foram exibidos com o objetivo de mostrar a todos o resultado final dessa receita, bem como de incentivar outras pessoas a também fazerem).

- O vídeo teve um fechamento? Como foi feito? (Espera-se que citem que a apresentadora provou os pães para comprovar que estavam apetitosos e se despediu finalizando o vídeo).

3. Anote esses aspectos discutidos no quadro, os quais poderão ser consultados pela turma na atividade posterior.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

1. Organize a turma nos grupos de cinco integrantes para que a produção dos vídeos culinários seja iniciada. Essa atividade pressupõe que os alunos já tenham selecionado a receita e realizado o planejamento necessário para que a gravação possa ocorrer.

2. Defina com as crianças a ordem e o tempo de apresentação dos grupos. Oriente-as para que se atentem para o tom de voz usado, a articulação entre fala e demonstração prática, o posicionamento diante da câmera etc.

3. Auxilie na organização do ambiente onde será feita a gravação da receita, supervisionando se todos os ingredientes e utensílios que serão usados estão devidamente separados para uso.

4. Combine com os demais alunos que assistirão à gravação em silêncio para não atrapalhar os colegas. Em momento oportuno poderão manifestar suas opiniões.

5. Comente com os alunos que os vídeos produzidos serão exibidos aos pais para que esses tomem ciência do trabalho realizado em sala de aula, podendo ser observada a desenvoltura de cada um nos grupos e individualmente.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

1. Solicite a cada grupo que reflita acerca do trabalho por eles realizado, levando em conta os aspectos abordados na ficha de atividade “Autoavaliação do grupo” (modelo disponível no material complementar).

2. Proponha que um grupo por vez exponha suas reflexões para a turma. Incentive a participação de todos na busca de soluções para os itens que foram avaliados de forma negativa pelos alunos, tais como: falar mais devagar, saber decor o texto apresentado, trazer os ingredientes já medidos…

3. Encerre a aula tornando possível que as crianças expressem o que sentiram ao realizar a atividade de produção de um vídeo culinário.

Material complementar: Para impressão da atividade “Autoavaliação do grupo”, clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “Receitas culinárias” e no campo de atuação “Vida cotidiana”. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos (computador, data show, telão, aparelho celular) e ficha impressa.

Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/ instrucional, cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a serem seguidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar insegurança em virtude de dificuldades de exposição em público.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, M. L. Práticas de leitura no ensino fundamental. Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza (org). Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora (Acesso em 30/07/2018).

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

LEAL, Telma F.; BRANDÃO, A. C. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi. Leitura e produção de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. pp.127-142.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo: SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf (Acesso em 30/07/2018).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1. Escreva no quadro o tema da aula, deixando explicitado aos alunos que irão trabalhar com receitas culinárias na versão oral.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1. Apresente aos alunos o vídeo culinário “Pão de queijo com apenas 3 ingredientes e sem ovo”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dPlbU6rhBHE (acesso em 13/11/2018). Na impossibilidade de projeção com auxílio de data show, exiba o vídeo no aparelho de TV.

2. Realize pausas no vídeo a fim de comentar com as crianças aspectos importantes que devem ser considerados no momento da produção que farão, propondo questões como:

- O vídeo tem uma abertura? Como é realizada? (Espera-se que observem que o vídeo é iniciado com saudações da apresentadora e citação da receita que será feita).

- Como os ingredientes são apresentados? É importante que eles sejam mostrados? (Espera-se que afirmem que os ingredientes foram apresentados um a um, uma vez que é importante que todos conheçam tais ingredientes e saibam as medidas que serão usadas).

- Os procedimentos são feitos conforme é explicado pela apresentadora? (Espera-se que percebam que os procedimentos vão sendo executados pela apresentadora concomitamente às suas explicações).

- As explicações dadas são claras? (Espera-se que afirmem que as explicações dadas foram coerentes, pausadas e demonstradas).

- O tom de voz da apresentadora é adequado? (Espera-se que notem que o tom de voz adequado é aquele que se torna audível a todos os presentes, não sendo confundido com possíveis gritos).

- Os pães de queijo foram exibidos depois de prontos? Por que isso é importante que isso seja feito? (Espera-se que comentem que os pães foram exibidos com o objetivo de mostrar a todos o resultado final dessa receita, bem como de incentivar outras pessoas a também fazerem).

- O vídeo teve um fechamento? Como foi feito? (Espera-se que citem que a apresentadora provou os pães para comprovar que estavam apetitosos e se despediu finalizando o vídeo).

3. Anote esses aspectos discutidos no quadro, os quais poderão ser consultados pela turma na atividade posterior.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

1. Organize a turma nos grupos de cinco integrantes para que a produção dos vídeos culinários seja iniciada. Essa atividade pressupõe que os alunos já tenham selecionado a receita e realizado o planejamento necessário para que a gravação possa ocorrer.

2. Defina com as crianças a ordem e o tempo de apresentação dos grupos. Oriente-as para que se atentem para o tom de voz usado, a articulação entre fala e demonstração prática, o posicionamento diante da câmera etc.

3. Auxilie na organização do ambiente onde será feita a gravação da receita, supervisionando se todos os ingredientes e utensílios que serão usados estão devidamente separados para uso.

4. Combine com os demais alunos que assistirão à gravação em silêncio para não atrapalhar os colegas. Em momento oportuno poderão manifestar suas opiniões.

5. Comente com os alunos que os vídeos produzidos serão exibidos aos pais para que esses tomem ciência do trabalho realizado em sala de aula, podendo ser observada a desenvoltura de cada um nos grupos e individualmente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

1. Solicite a cada grupo que reflita acerca do trabalho por eles realizado, levando em conta os aspectos abordados na ficha de atividade “Autoavaliação do grupo” (modelo disponível no material complementar).

2. Proponha que um grupo por vez exponha suas reflexões para a turma. Incentive a participação de todos na busca de soluções para os itens que foram avaliados de forma negativa pelos alunos, tais como: falar mais devagar, saber decor o texto apresentado, trazer os ingredientes já medidos…

3. Encerre a aula tornando possível que as crianças expressem o que sentiram ao realizar a atividade de produção de um vídeo culinário.

Material complementar: Para impressão da atividade “Autoavaliação do grupo”, clique aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 3º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03LP15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano