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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Elementos da coesão: o uso de nomes e de pronomes

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre os elementos básicos da coesão.

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Salvini Conrado

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer recursos de coesão referencial e os efeitos que se criam a partir de seu uso.

Materiais necessários: Será preciso ter acesso a um projetor de slides (data-show). Os textos podem ser impressos, caso esse recurso não esteja disponível. O quadro será usado para registro das respostas que preencherão as lacunas e a tabela. É importante que cada aluno registre os resultados em seu próprio caderno ou na folha impressa, se esse for o recurso disponível.

Dificuldades antecipadas: Pode ser que os alunos tenham dificuldade em reconhecer os referentes em destaque no texto do último slide, já que aparece, além de expressões, o pronome oblíquo “o” na forma “no”, pouco usada pelos alunos dessa faixa etária.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Antônio S. Gramática integral da língua portuguesa - uma visão prática e funcional. Cotia-SP: Ateliê Editorial, 2018.

KOCH, Ingedore V. ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

__________A sistematização do ensino de gramática em atividades de gramática reflexiva e outras. In: BASTOS, Neusa Barbosa (Org.). Discutindo a prática docente em Língua Portuguesa. São Paulo: IP – PUC/SP, 2000. p. 59-70.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos; ARAÚJO, Maria Helena Santos; PINTO, Maria Teonila de Faria Alvim (1984). Metodologia e prática de ensino da Língua Portuguesa. Uberlândia: EDUFU, 1995 (3ª ed).

VILELA, Mário; KOCH, Ingedore Villaça. Gramática da Língua Portuguesa (Gramática da palavra. Gramática da frase. Gramática do texto/discurso). Coimbra: Almedina, 2001.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos o tema da aula;
  • Pergunte ao grupo por que é importante que um texto seja bem escrito. Faça-os refletir sobre os interlocutores, sobre quem escreve e sobre quem lê e evidencie a importância de um texto ser bem compreendido, o que se dá, também, pelo uso adequado das palavras.
  • Com base nas respostas dos alunos, diga que eles serão apresentados a palavras que têm a função de “conectar” as partes de um texto ou de uma frase, evitando também a repetição desnecessária, e que essas palavras são os chamados elementos da coesão.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide com a notícia e oriente uma leitura silenciosa do texto;
  • Apresente aos alunos os termos em destaque e pergunte ao grupo a quem eles se referem;
  • Pergunte por que o autor do texto usou palavras diferentes para se referir ao mesmo animal;
  • Releia o texto em voz alta, substituindo todas as palavras em destaque pela expressão “uma nova ave”, que é o termo referente nesse texto;
  • Pergunte aos alunos sobre o efeito que se criou com as repetições;
  • Diga-lhes que o uso de palavras diferentes enriquece o texto e torna a leitura mais fluida, fazendo com que o leitor recupere informações importantes para a compreensão do todo, como se construísse uma corrente, encadeando as informações uma a uma, em determinada ordem.

Referências:

AGÊNCIA ESTADO. Nova espécie de pássaro é descoberta em São Paulo. Disponível em:

<https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,nova-especie-de-passaro-e-descoberta-em-sao-paulo,20050505p425> Acesso em 20/11/2018

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide e leia com os alunos o que está contido nele;
  • Explique que o termo “referente” é a primeira palavra, ou expressão, que aparece no texto, antes das demais, que servem para referir-se a ela. Um exemplo é o que ocorreu no texto anterior, com a expressão “uma nova ave”;
  • Retome o texto anterior para mostrar aos alunos que as palavras que foram usadas para referir-se a “uma nova ave” são substantivos, palavras que servem para nomear;
  • Diga que além dos substantivos, outras palavras podem ser usadas com esse fim, como os pronomes, por exemplo. Para que os alunos compreendam essas funções exercidas pelas classes de palavras, é preciso que já tenham conhecimentos sobre substantivos e pronomes.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a tabela e mostre aos alunos como um referente pode ser recuperado num texto por meio do uso de outras palavras;
  • Leia os exemplos já completos e crie frases a partir da junção desses elementos, para que os alunos percebam os efeitos de uso. Exemplo: “Ana Maria Braga é uma apresentadora de TV muito famosa. Ela é muito querida pelo público e seu programa é apresentado todas as manhãs.”;
  • Oriente os alunos a continuar o preenchimento da tabela com, pelo menos, dois exemplos em cada coluna;
  • Colete as sugestões dos alunos e complete a tabela no quadro, para que todos possam ter os resultados registrados no caderno.
  • Utilize essa tabela numa atividade de produção, que pode ser feita como tarefa, seguindo os exemplos que você, professor, construiu com os exemplos já dados.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o slide e peça que os alunos leiam o texto, ainda com as lacunas;
  • Pergunte ao grupo se é possível compreender o texto com a ausências de algumas palavras;
  • Peça que eles escolham entre as palavras do quadro aquelas que completam o texto de forma coerente e que registrem essa atividade no caderno, individualmente;
  • Reconstrua o texto coletivamente com as sugestões dos alunos e registre no quadro, para que todos possam corrigir o que for preciso;
  • Leia novamente o texto e pergunte aos alunos se eles conseguem perceber a intenção de produzir humor, característica das anedotas;
  • Diga o quanto é importante usar bem as palavras para produzir o efeito que se pretende em um texto.
  • Resposta:

No parque, o garoto pede dinheiro a __sua____ mãe para dar a um velhinho.
Sensibilizada, ___ela____dá o dinheiro, mas _lhe_pergunta:
_ Para qual velhinho ___você____vai dar o dinheiro, __meu___querido?
_Para ___aquele_____que está gritando “Olha a pipoca quentinha!”

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o slide e leia com os alunos o texto nele contido;
  • Localize os elementos em destaque e diga que para cada um há um referente, citado anteriormente no texto;
  • Use o primeiro exemplo: “isso” foi usado para referir-se à frase anterior “Páris, filho do rei de Troia, raptou Helena, mulher de um rei grego.”. Nesse caso, o pronome “isso” refere-se à frase anterior (que é o referente) e estabelece uma ligação entre as duas frases iniciais do texto.
  • Oriente-os a localizar os demais elementos que completam as lacunas da atividade;
  • Resposta: O pronome “Isso” foi usado para referir-se a “Páris, filho do rei de Troia, raptou Helena, mulher de um rei grego”, assim como “o primeiro choque” refere-se a um sangrento conflito, “seus muros” refere-se aos troianos, “presente” refere-se a cavalo de madeira; e o pronome “no” em “puseram-no” refere-se a presente.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Proponha ao grupo uma reflexão sobre o que foi construído durante a aula;
  • Peça que cada um registre no caderno uma resposta a cada uma das questões apresentadas;
  • Finalize com a socialização de algumas respostas dos alunos e com o registro de uma síntese das ideias.
  • Sugestão de resposta: Com essa aula foi possível aprender que não é preciso repetir uma palavra para dizer o que se pretende, já que há outras palavras que podem substituí-la no texto. Além disso, foi possível observar o quanto essas palavras tornam o texto mais dinâmico e atrativo para o leitor. Na anedota, por exemplo, o uso dos pronomes colaborou para a construção do efeito de humor. Saber reconhecer esses recursos coesivos é importante para compreender o que se lê, já que alguns fazem referência ao que já foi mencionado no texto, e também para utilizá-los em novas produções textuais.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer recursos de coesão referencial e os efeitos que se criam a partir de seu uso.

Materiais necessários: Será preciso ter acesso a um projetor de slides (data-show). Os textos podem ser impressos, caso esse recurso não esteja disponível. O quadro será usado para registro das respostas que preencherão as lacunas e a tabela. É importante que cada aluno registre os resultados em seu próprio caderno ou na folha impressa, se esse for o recurso disponível.

Dificuldades antecipadas: Pode ser que os alunos tenham dificuldade em reconhecer os referentes em destaque no texto do último slide, já que aparece, além de expressões, o pronome oblíquo “o” na forma “no”, pouco usada pelos alunos dessa faixa etária.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Antônio S. Gramática integral da língua portuguesa - uma visão prática e funcional. Cotia-SP: Ateliê Editorial, 2018.

KOCH, Ingedore V. ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

__________A sistematização do ensino de gramática em atividades de gramática reflexiva e outras. In: BASTOS, Neusa Barbosa (Org.). Discutindo a prática docente em Língua Portuguesa. São Paulo: IP – PUC/SP, 2000. p. 59-70.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos; ARAÚJO, Maria Helena Santos; PINTO, Maria Teonila de Faria Alvim (1984). Metodologia e prática de ensino da Língua Portuguesa. Uberlândia: EDUFU, 1995 (3ª ed).

VILELA, Mário; KOCH, Ingedore Villaça. Gramática da Língua Portuguesa (Gramática da palavra. Gramática da frase. Gramática do texto/discurso). Coimbra: Almedina, 2001.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos o tema da aula;
  • Pergunte ao grupo por que é importante que um texto seja bem escrito. Faça-os refletir sobre os interlocutores, sobre quem escreve e sobre quem lê e evidencie a importância de um texto ser bem compreendido, o que se dá, também, pelo uso adequado das palavras.
  • Com base nas respostas dos alunos, diga que eles serão apresentados a palavras que têm a função de “conectar” as partes de um texto ou de uma frase, evitando também a repetição desnecessária, e que essas palavras são os chamados elementos da coesão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide com a notícia e oriente uma leitura silenciosa do texto;
  • Apresente aos alunos os termos em destaque e pergunte ao grupo a quem eles se referem;
  • Pergunte por que o autor do texto usou palavras diferentes para se referir ao mesmo animal;
  • Releia o texto em voz alta, substituindo todas as palavras em destaque pela expressão “uma nova ave”, que é o termo referente nesse texto;
  • Pergunte aos alunos sobre o efeito que se criou com as repetições;
  • Diga-lhes que o uso de palavras diferentes enriquece o texto e torna a leitura mais fluida, fazendo com que o leitor recupere informações importantes para a compreensão do todo, como se construísse uma corrente, encadeando as informações uma a uma, em determinada ordem.

Referências:

AGÊNCIA ESTADO. Nova espécie de pássaro é descoberta em São Paulo. Disponível em:

<https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,nova-especie-de-passaro-e-descoberta-em-sao-paulo,20050505p425> Acesso em 20/11/2018

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide e leia com os alunos o que está contido nele;
  • Explique que o termo “referente” é a primeira palavra, ou expressão, que aparece no texto, antes das demais, que servem para referir-se a ela. Um exemplo é o que ocorreu no texto anterior, com a expressão “uma nova ave”;
  • Retome o texto anterior para mostrar aos alunos que as palavras que foram usadas para referir-se a “uma nova ave” são substantivos, palavras que servem para nomear;
  • Diga que além dos substantivos, outras palavras podem ser usadas com esse fim, como os pronomes, por exemplo. Para que os alunos compreendam essas funções exercidas pelas classes de palavras, é preciso que já tenham conhecimentos sobre substantivos e pronomes.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente a tabela e mostre aos alunos como um referente pode ser recuperado num texto por meio do uso de outras palavras;
  • Leia os exemplos já completos e crie frases a partir da junção desses elementos, para que os alunos percebam os efeitos de uso. Exemplo: “Ana Maria Braga é uma apresentadora de TV muito famosa. Ela é muito querida pelo público e seu programa é apresentado todas as manhãs.”;
  • Oriente os alunos a continuar o preenchimento da tabela com, pelo menos, dois exemplos em cada coluna;
  • Colete as sugestões dos alunos e complete a tabela no quadro, para que todos possam ter os resultados registrados no caderno.
  • Utilize essa tabela numa atividade de produção, que pode ser feita como tarefa, seguindo os exemplos que você, professor, construiu com os exemplos já dados.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o slide e peça que os alunos leiam o texto, ainda com as lacunas;
  • Pergunte ao grupo se é possível compreender o texto com a ausências de algumas palavras;
  • Peça que eles escolham entre as palavras do quadro aquelas que completam o texto de forma coerente e que registrem essa atividade no caderno, individualmente;
  • Reconstrua o texto coletivamente com as sugestões dos alunos e registre no quadro, para que todos possam corrigir o que for preciso;
  • Leia novamente o texto e pergunte aos alunos se eles conseguem perceber a intenção de produzir humor, característica das anedotas;
  • Diga o quanto é importante usar bem as palavras para produzir o efeito que se pretende em um texto.
  • Resposta:

No parque, o garoto pede dinheiro a __sua____ mãe para dar a um velhinho.
Sensibilizada, ___ela____dá o dinheiro, mas _lhe_pergunta:
_ Para qual velhinho ___você____vai dar o dinheiro, __meu___querido?
_Para ___aquele_____que está gritando “Olha a pipoca quentinha!”

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Orientações:

  • Apresente o slide e leia com os alunos o texto nele contido;
  • Localize os elementos em destaque e diga que para cada um há um referente, citado anteriormente no texto;
  • Use o primeiro exemplo: “isso” foi usado para referir-se à frase anterior “Páris, filho do rei de Troia, raptou Helena, mulher de um rei grego.”. Nesse caso, o pronome “isso” refere-se à frase anterior (que é o referente) e estabelece uma ligação entre as duas frases iniciais do texto.
  • Oriente-os a localizar os demais elementos que completam as lacunas da atividade;
  • Resposta: O pronome “Isso” foi usado para referir-se a “Páris, filho do rei de Troia, raptou Helena, mulher de um rei grego”, assim como “o primeiro choque” refere-se a um sangrento conflito, “seus muros” refere-se aos troianos, “presente” refere-se a cavalo de madeira; e o pronome “no” em “puseram-no” refere-se a presente.
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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Proponha ao grupo uma reflexão sobre o que foi construído durante a aula;
  • Peça que cada um registre no caderno uma resposta a cada uma das questões apresentadas;
  • Finalize com a socialização de algumas respostas dos alunos e com o registro de uma síntese das ideias.
  • Sugestão de resposta: Com essa aula foi possível aprender que não é preciso repetir uma palavra para dizer o que se pretende, já que há outras palavras que podem substituí-la no texto. Além disso, foi possível observar o quanto essas palavras tornam o texto mais dinâmico e atrativo para o leitor. Na anedota, por exemplo, o uso dos pronomes colaborou para a construção do efeito de humor. Saber reconhecer esses recursos coesivos é importante para compreender o que se lê, já que alguns fazem referência ao que já foi mencionado no texto, e também para utilizá-los em novas produções textuais.

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