Plano de Aula

Plano de aula: Coesão referencial

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Coesão referencial, substituições lexicais e pronominais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer recursos de coesão referencial e os efeitos que se criam a partir de seu uso.

Materiais necessários: Será preciso ter acesso a um projetor de slides (data-show). Os textos podem ser impressos, caso esse recurso não esteja disponível. O quadro será usado para registro da reescrita coletiva, mas também é possível que cada aluno faça em seu próprio caderno, com o auxílio do professor.

Se for possível, leve para a sala algumas piadas e leia para os alunos. Essa leitura antecipada pode facilitar a compreensão da configuração desse gênero, como um texto que pretende provocar humor com poucas palavras.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade para fazer as associações entre o substantivo e o pronome reflexivo “se”, já que ele aparece no texto associado apenas ao verbo.

Referências sobre o assunto:

ABREU, A.S. Gramática integral da língua portuguesa - uma visão prática e funcional. Cotia-SP: Ateliê Editorial, 2018.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

__________. A sistematização do ensino de gramática em atividades de gramática reflexiva e outras. In: BASTOS, Neusa Barbosa (Org.). Discutindo a prática docente em Língua Portuguesa. São Paulo: IP – PUC/SP, 2000. pp. 59-70.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos; ARAÚJO, Maria Helena Santos; PINTO, Maria Teonila de Faria Alvim (1984). Metodologia e prática de ensino da Língua Portuguesa. Uberlândia: EDUFU, 1995 (3ª ed).

VILELA, Mário; KOCH, Ingedore Villaça. Gramática da Língua Portuguesa (Gramática da palavra. Gramática da frase. Gramática do texto/discurso). Coimbra: Almedina, 2001.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

1- Apresente aos alunos o tema da aula: “A coesão referencial é responsável por criar um sistema de relações entre as palavras e expressões dentro de um texto, permitindo que o leitor identifique os termos aos quais se referem.” Ex: Maria é uma aluna estudiosa. Ela sempre tem boas notas. Quem é “ela”? Maria.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados