Atividade para impressão - Texto 2
Plano de Aula
Plano de aula: Coesão referencial: análise e aplicação
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Coesão referencial, substituições lexicais e pronominais
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer recursos de coesão referencial e os efeitos que se criam a partir de sua aplicação.
Materiais necessários: Será preciso ter acesso a um projetor de slides (data-show). Os textos podem ser impressos, caso esse recurso não esteja disponível. O quadro será usado para registro das respostas dos alunos e para a correção das atividades. É importante que cada aluno registre os resultados em seu próprio caderno ou na folha impressa, se esse for o recurso disponível.
Dificuldades antecipadas: Pode ser que os alunos tenham dificuldade em reconhecer o significado de algumas palavras, que poderão ser inferidos por meio da leitura.
Referências sobre o assunto:
ABREU, Antônio S. Gramática integral da língua portuguesa: uma visão prática e funcional. Cotia-SP: Ateliê Editorial, 2018.
FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e Coerência Textuais.11.ed. São Paulo: Ática, 2009.
KOCH, Ingedore V. ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
__________A sistematização do ensino de gramática em atividades de gramática reflexiva e outras. In: BASTOS, Neusa Barbosa (Org.). Discutindo a prática docente em Língua Portuguesa. São Paulo: IP – PUC/SP, 2000. p. 59-70.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos; ARAÚJO, Maria Helena Santos; PINTO, Maria Teonila de Faria Alvim (1984). Metodologia e prática de ensino da Língua Portuguesa. 3ed. Uberlândia: EDUFU, 1995.
VILELA, Mário; KOCH, Ingedore Villaça. Gramática da Língua Portuguesa. Coimbra: Almedina, 2001.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Apresente o tema aos alunos e pergunte o que já sabem sobre “coesão”;
- Aproveite as respostas dos alunos para dizer que a coesão referencial é um recurso linguístico muito importante para a construção de textos. Esse recurso pode enriquecer e facilitar a compreensão do que se escreve/lê. Como salienta Fávero (2009,p.18) “há certos itens na língua que têm a função de estabelecer referência, isto é, não são interpretados semanticamente por seu sentido próprio, mas fazem referência a alguma coisa necessária a sua interpretação.”
- Reflita com eles sobre a necessidade de saber usar os recursos da língua de forma a construir significados, para atingir determinados objetivos comunicativos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO