Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer recursos de coesão referencial e os efeitos que se criam a partir de sua aplicação.
Materiais necessários: Será preciso ter acesso a um projetor de slides (data-show). Os textos podem ser impressos, caso esse recurso não esteja disponível. O quadro será usado para registro das respostas dos alunos e para a correção das atividades. É importante que cada aluno registre os resultados em seu próprio caderno ou na folha impressa, se esse for o recurso disponível.
Dificuldades antecipadas: Pode ser que os alunos tenham dificuldade em reconhecer o significado de algumas palavras, que poderão ser inferidos por meio da leitura.
Referências sobre o assunto:
ABREU, Antônio S. Gramática integral da língua portuguesa: uma visão prática e funcional. Cotia-SP: Ateliê Editorial, 2018.
FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e Coerência Textuais.11.ed. São Paulo: Ática, 2009.
KOCH, Ingedore V. ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
__________A sistematização do ensino de gramática em atividades de gramática reflexiva e outras. In: BASTOS, Neusa Barbosa (Org.). Discutindo a prática docente em Língua Portuguesa. São Paulo: IP – PUC/SP, 2000. p. 59-70.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos; ARAÚJO, Maria Helena Santos; PINTO, Maria Teonila de Faria Alvim (1984). Metodologia e prática de ensino da Língua Portuguesa. 3ed. Uberlândia: EDUFU, 1995.
VILELA, Mário; KOCH, Ingedore Villaça. Gramática da Língua Portuguesa. Coimbra: Almedina, 2001.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Apresente o slide e oriente uma leitura silenciosa;
- Pergunte sobre o tema da notícia e recupere com o grupo a função desse gênero textual, que é a de informar sobre um fato. Para isso, os jornalistas precisam ser objetivos e apresentar as informações mais importantes, evitando a repetição. Como o texto é longo, e é preciso que o leitor se mantenha atento à informação, sem perder a sequência temática, também é importante que o jornalista retome o assunto sempre que necessário e, para isso, ele faz uso de sinônimos e de pronomes. É o que chamamos de coesão referencial;
- Peça que os alunos encontrem no texto palavras e expressões que foram usadas para referir-se à “ararinha-azul”;
- Lembre-os que essas palavras e expressões podem ser compostas por pronomes, substantivos, e até adjetivos;
- Revise as funções dessas palavras nos textos, para facilitar a identificação dos alunos. Se preciso, utilize exemplos do próprio texto, ou da atividade anterior.
Materiais complementares:
ESCOBAR, Herton. Ararinha-azul se prepara para voar de novo na natureza. O Estado de São Paulo, 31/10/2015. Disponível em:<https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,ararinha-azul-se-prepara-para-voar-de-novo-na-natureza,1789257> Acesso em: 20 nov. 2018.