14983
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Oralidade

Plano de aula - A oralidade em foco: planejando uma exposição oral

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre A oralidade em foco: planejando uma exposição oral

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Pistori Tavares

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados

- Necessários:
Canal de comunicação: WhatsApp;
Textos para leitura sobre os temas, disponíveis no plano de aula original; 
Atividade disponível aqui.

- Opcional:
Vídeo disponível aqui

Introdução
Oriente os alunos sobre a atividade, enviando um áudio, vídeo ou mensagem de texto. Convide-os a preparar uma apresentação oral sobre um tema de divulgação científica, e fale sobre a importância do planejamento para uma boa produção e apresentação. Fale sobre o seminário como uma modalidade científica de comunicação oral, explicando como acontece. Pergunte se os alunos já assistiram a um seminário e convide-os a assistir a um vídeo com uma apresentação de seminário (veja a sugestão em materiais opcionais). Para orientar os alunos a assistir ao vídeo, lance as seguintes questões:

     - As pessoas que estão apresentando o seminário planejaram antes da apresentação? Como você percebe isso no vídeo?
     - Sobre o que apresentam? Como você acha que as pessoas sabem tantas coisas sobre o tema? Será que precisaram estudar antes da apresentação?
     - Qual é a postura de quem apresenta? Qual apoio usam para lembrar coisas importantes sobre o tema?

Solicite que os alunos façam anotações, pois essas questões podem ajudá-los no planejamento do texto.

Desenvolvimento
Selecione, dentre os textos indicados, apenas dois, que complementam o conteúdo da temática já disparada no vídeo da aula anterior. Envie os textos aos alunos, fale que eles irão preparar uma apresentação de seminário com o tema "O sonho e os sonhos" e oriente-os a estudar o texto, tomando notas das questões fundamentais para apresentação. Uma boa opção é criar questões norteadoras em cada texto e enviá-las aos alunos, para guiar a leitura. Solicite que, depois de estudar o tema, façam o planejamento da apresentação, utilizando a tabela da atividade da aula, disponível no slide 3 do Desenvolvimento do plano de aula. Proponha aos alunos que compartilhem o planejamento com algum familiar e peçam a opinião dele. Pode sugerir também que os alunos ensaiem, apresentando o tema para os familiares.

Fechamento
Proponha aos alunos que anotem o que não podem esquecer para realizar uma boa apresentação de seminário, a partir da seguinte questão: "para apresentar bem um seminário, é preciso...".

Convite às famílias
Sugira aos alunos que compartilhem o planejamento com os familiares, peçam sugestões para melhorar e, se possível, realizem um ensaio, apresentando o tema para os familiares.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_03SQA11

(EF35LP19) Recuperar as ideias principais em situações formais de escuta de exposições, apresentações e palestras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas