14978
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Oralidade

Plano de aula - Planejamento e Avaliação de Exposição Oral

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Planejamento e Avaliação de Exposição Oral

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Carine Gerhardt

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Computadores com acesso ao programa de bloco de notas digitais compartilhadas Padlet: www.padlet.com, para revisão de anotações sobre o tema, com acesso ao Google Documentos (https://www.google.com.br/drive/apps.html), para a realização do planejamento e elaboração de critérios de avaliação da exposição, e com acesso ao Google Apresentações (https://www.google.com/intl/pt_br/docs/about/), para produção e compartilhamento da exposição oral.

Informações sobre o gênero: Forma oralizada de transmissão de conhecimentos. Ocorre de modo inteligível, pois é um gênero organizado previamente pelo orador, com fins específicos. Ao produzir exposições orais, alunos devem planejar sua exposição de maneira coerente e explícita e, por isso, esquemas (conceituais ou diagramas, por exemplo) tornam-se aliados para organizar os conteúdos a serem apresentados.

Dificuldades antecipadas:

- sintetizar informações

- transpor informações sintetizadas para os slides.

- identificar recursos cinésicos e paralinguísticos.

Referências sobre o assunto:

Linguagens e códigos: Práticas e gêneros orais na escola. Gestão de Coordenadores. Disponível em:

<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf> Acesso em: 29 ago. 2018.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos que, nesta aula, eles irão organizar informações sobre conteúdo científico e o gênero exposição oral para preparar uma apresentação de exposição oral e elaborar critérios de avaliação (rubrica de qualidade) dessa exposição.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Peça para os alunos relembrarem discussões e anotações, feitas em aula anterior, sobre algum tema estudado previamente, fazendo a leitura desse material. Esse tema será objeto da exposição oral a ser planejada nesta aula e, por isso, já deve estar bem esclarecido aos alunos.
  • Sugere-se que essa discussão seja feita em aula anterior porque o tempo da aula é limitado.
  • Os alunos podem ter estudado diferentes temas, em diferentes grupos, para que a posterior exposição do gênero oral produzido com base nesse material base não seja repetitiva, sobre um mesmo assunto. Os temas podem ser de diversas áreas do estudo, como Língua Portuguesa, Literatura, Ciências Naturais, Matemática etc. Essa pesquisa pode ser feita a partir da visualização de teleaulas, como as dos links disponíveis em “materiais complementares” ou com a pesquisa de textos em sites científicos internet. Com a visualização de teleaulas, os alunos poderão conhecer, além do tema, por exemplo, recursos de expressão utilizados pelos oradores. Se a escola não dispuser desses recursos tecnológicos, você, pode levar revistas ou materiais didáticos para que os alunos façam a pesquisa. É importante que eles façam anotações sobre o conteúdo, para realizar reflexões pessoais, possibilitando o entendimento do conteúdo e, depois, organizar sua exposição oral. As anotações podem ser feitas online, pelo programa Padlet (https://pt-br.padlet.com/), no qual as respostas podem ser compartilhadas, efetivando discussões coletivas. Neste link https://pt.wikihow.com/Usar-o-Padlet, você encontra mais informações sobre esse programa gratuito de bloco de notas online. Na ausência de recursos tecnológicos, podem fazer anotações em cartazes ou blocos de notas. Lembramos que tudo isso será feito em aula(s) anteriores. Nesta aula, discutir inicialmente o conteúdo fará com que eles relembrem o que foi pesquisado, tornando-os habilitados a produzir um planejamento de exposição oral, atentando à estrutura composicional do gênero.

Materiais complementares:

Sugestões de teleaulas de tema científico:

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Solicite aos alunos a realização do planejamento da exposição oral com base no conteúdo revisado. Para isso, eles podem criar um quadro com perguntas sobre o que pode ou não aparecer na exposição oral. Por exemplo, uma pergunta pode ser “qual será a sequência de apresentação das informações?”, cuja resposta será refletida pelo grupo, que anotará o que foi planejado em uma coluna ao lado da pergunta. O mesmo se repete para as outras perguntas. Em “materiais complementares”, você encontra um quadro com sugestões de perguntas e anotações de planejamento que podem ser elaboradas pelos grupos. Esse quadro pode ser elaborado e preenchido de forma online, em que cada grupo tem acesso ao quadro em computadores diferentes. Para isso, pode ser utilizado o Google Documentos (https://www.google.com.br/drive/apps.html), que permite a escrita e edição das informações. Nos computadores, antes do início da aula, crie contas para os alunos ou utilize as contas já abertas em outras aulas e deixe-as abertas nos computadores, com um arquivo do Google Documentos aberto e pronto para uso, a fim de otimizar o tempo de aula. Neste link https://www.google.com/intl/pt_br/docs/about/, você encontra mais informações sobre esse programa gratuito de edição de texto online. Caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição, peça para os alunos fazerem as anotações no caderno ou em cartazes. Também em “materiais complementares”, você encontra o arquivo do quadro para compartilhamento no Google Documentos ou para impressão, caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição.
  • Observação: sugere-se 10 minutos para esta etapa do desenvolvimento.

Materiais complementares:

link de um quadro sugestivo sobre perguntas e anotações de planejamento da exposição oral: acesse aqui

link para acesso ao quadro para impressão ou disponibilização no Google Documentos: acesse aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça para os alunos, agora, nos mesmos grupos, elaborarem critérios de avaliação (Rubrica de Qualidade) para a exposição oral. Para isso, eles podem utilizar novamente o Google Documentos (https://www.google.com.br/drive/apps.html). Caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição, peça para os alunos fazerem as anotações no caderno ou em cartazes. É importante que eles tenham autonomia para formular os critérios, mas você pode auxiliá-los propondo macro critérios de avaliação, como conteúdo, gênero, suporte, interação e tempo. Em “materiais complementares” você encontra uma sugestão de critérios que podem ser elaborados pelos alunos e também os objetivos que se espera atingir a cada critério de avaliação.
  • O trabalho em grupo é importante para que mais alunos consigam falar no tempo previsto para a atividade, tornando-a ainda mais rica. Tornar claro aos alunos os critérios de avaliação é um fator positivo na busca da aprendizagem significativa, e quando a própria tarefa de criar os critérios de avaliação é destinada aos alunos, estes também tornam-se sujeitos autônomos e conscientes de sua aprendizagem.
  • Solicite aos alunos, em uma aula posterior a esta, em função do tempo, a produção dos slides com base no planejamento realizado. Para isso, eles podem utilizar o Google Apresentações (https://www.google.com/intl/pt-BR/slides/about/), um programa que possibilita a criação, edição e apresentação de slides. Pelo programa,os alunos poderão, mais tarde, compartilhar online os resultados de suas produções. Para que os alunos possam trabalhar com esse programa, você, professor, precisa, antes do início da aula, criar contas no Google (https://account.google.com) para poder abrir um arquivo para cada grupo. Caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição, os alunos podem criar apresentações em flipcharts ou cartazes, por exemplo. Para organizar as informações nos slides, os alunos podem formular tópicos ou utilizar imagens, que podem ser pesquisadas na internet, a partir dos conceitos-chave considerados nas anotações. Durante a produção dos slides, percorra a sala e ajude os grupos a relembrarem que as informações dos slides funcionam como suporte à exposição oral e que, por isso, contém pouco texto (que será reproduzido pela fala do orador). É importante possibilitar o trabalho autônomo dos estudantes, que irão utilizar a criatividade para organizar as informações.
  • Observações sugere-se 30 minutos para esta etapa do desenvolvimento. Reforçamos que a etapa de produção dos slides deve ser feita em outra aula, posteriormente ao planejamento, em função da pesquisa de materiais, uso de ferramentas do powerpoint, etc., que demandam tempo.

Materiais complementares: Sugestão de critérios de avaliação que podem ser construídos pelos alunos: acesse aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Solicite o compartilhamento dos critérios de avaliação criados pelos grupos, para que possam verificar os diferentes aspectos considerados pelos colegas e para que o grupo possa, a partir dessa verificação, fazer acréscimos e alterações no seu quadro. O Google Documentos possibilita que os arquivos sejam compartilhados com outras contas.
  • Os grupos podem deixar comentários e sugestões nos critérios organizados pelos colegas. Essa atividade de compartilhamento possibilita a percepção de formas de análise elaboradas por outros alunos-autores, o que aumenta a capacidade criativa do próprio aluno e possibilita que toda a turma alcance níveis semelhantes de desenvolvimento da tarefa.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Computadores com acesso ao programa de bloco de notas digitais compartilhadas Padlet: www.padlet.com, para revisão de anotações sobre o tema, com acesso ao Google Documentos (https://www.google.com.br/drive/apps.html), para a realização do planejamento e elaboração de critérios de avaliação da exposição, e com acesso ao Google Apresentações (https://www.google.com/intl/pt_br/docs/about/), para produção e compartilhamento da exposição oral.

Informações sobre o gênero: Forma oralizada de transmissão de conhecimentos. Ocorre de modo inteligível, pois é um gênero organizado previamente pelo orador, com fins específicos. Ao produzir exposições orais, alunos devem planejar sua exposição de maneira coerente e explícita e, por isso, esquemas (conceituais ou diagramas, por exemplo) tornam-se aliados para organizar os conteúdos a serem apresentados.

Dificuldades antecipadas:

- sintetizar informações

- transpor informações sintetizadas para os slides.

- identificar recursos cinésicos e paralinguísticos.

Referências sobre o assunto:

Linguagens e códigos: Práticas e gêneros orais na escola. Gestão de Coordenadores. Disponível em:

<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf> Acesso em: 29 ago. 2018.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos que, nesta aula, eles irão organizar informações sobre conteúdo científico e o gênero exposição oral para preparar uma apresentação de exposição oral e elaborar critérios de avaliação (rubrica de qualidade) dessa exposição.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Peça para os alunos relembrarem discussões e anotações, feitas em aula anterior, sobre algum tema estudado previamente, fazendo a leitura desse material. Esse tema será objeto da exposição oral a ser planejada nesta aula e, por isso, já deve estar bem esclarecido aos alunos.
  • Sugere-se que essa discussão seja feita em aula anterior porque o tempo da aula é limitado.
  • Os alunos podem ter estudado diferentes temas, em diferentes grupos, para que a posterior exposição do gênero oral produzido com base nesse material base não seja repetitiva, sobre um mesmo assunto. Os temas podem ser de diversas áreas do estudo, como Língua Portuguesa, Literatura, Ciências Naturais, Matemática etc. Essa pesquisa pode ser feita a partir da visualização de teleaulas, como as dos links disponíveis em “materiais complementares” ou com a pesquisa de textos em sites científicos internet. Com a visualização de teleaulas, os alunos poderão conhecer, além do tema, por exemplo, recursos de expressão utilizados pelos oradores. Se a escola não dispuser desses recursos tecnológicos, você, pode levar revistas ou materiais didáticos para que os alunos façam a pesquisa. É importante que eles façam anotações sobre o conteúdo, para realizar reflexões pessoais, possibilitando o entendimento do conteúdo e, depois, organizar sua exposição oral. As anotações podem ser feitas online, pelo programa Padlet (https://pt-br.padlet.com/), no qual as respostas podem ser compartilhadas, efetivando discussões coletivas. Neste link https://pt.wikihow.com/Usar-o-Padlet, você encontra mais informações sobre esse programa gratuito de bloco de notas online. Na ausência de recursos tecnológicos, podem fazer anotações em cartazes ou blocos de notas. Lembramos que tudo isso será feito em aula(s) anteriores. Nesta aula, discutir inicialmente o conteúdo fará com que eles relembrem o que foi pesquisado, tornando-os habilitados a produzir um planejamento de exposição oral, atentando à estrutura composicional do gênero.

Materiais complementares:

Sugestões de teleaulas de tema científico:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Solicite aos alunos a realização do planejamento da exposição oral com base no conteúdo revisado. Para isso, eles podem criar um quadro com perguntas sobre o que pode ou não aparecer na exposição oral. Por exemplo, uma pergunta pode ser “qual será a sequência de apresentação das informações?”, cuja resposta será refletida pelo grupo, que anotará o que foi planejado em uma coluna ao lado da pergunta. O mesmo se repete para as outras perguntas. Em “materiais complementares”, você encontra um quadro com sugestões de perguntas e anotações de planejamento que podem ser elaboradas pelos grupos. Esse quadro pode ser elaborado e preenchido de forma online, em que cada grupo tem acesso ao quadro em computadores diferentes. Para isso, pode ser utilizado o Google Documentos (https://www.google.com.br/drive/apps.html), que permite a escrita e edição das informações. Nos computadores, antes do início da aula, crie contas para os alunos ou utilize as contas já abertas em outras aulas e deixe-as abertas nos computadores, com um arquivo do Google Documentos aberto e pronto para uso, a fim de otimizar o tempo de aula. Neste link https://www.google.com/intl/pt_br/docs/about/, você encontra mais informações sobre esse programa gratuito de edição de texto online. Caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição, peça para os alunos fazerem as anotações no caderno ou em cartazes. Também em “materiais complementares”, você encontra o arquivo do quadro para compartilhamento no Google Documentos ou para impressão, caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição.
  • Observação: sugere-se 10 minutos para esta etapa do desenvolvimento.

Materiais complementares:

link de um quadro sugestivo sobre perguntas e anotações de planejamento da exposição oral: acesse aqui

link para acesso ao quadro para impressão ou disponibilização no Google Documentos: acesse aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça para os alunos, agora, nos mesmos grupos, elaborarem critérios de avaliação (Rubrica de Qualidade) para a exposição oral. Para isso, eles podem utilizar novamente o Google Documentos (https://www.google.com.br/drive/apps.html). Caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição, peça para os alunos fazerem as anotações no caderno ou em cartazes. É importante que eles tenham autonomia para formular os critérios, mas você pode auxiliá-los propondo macro critérios de avaliação, como conteúdo, gênero, suporte, interação e tempo. Em “materiais complementares” você encontra uma sugestão de critérios que podem ser elaborados pelos alunos e também os objetivos que se espera atingir a cada critério de avaliação.
  • O trabalho em grupo é importante para que mais alunos consigam falar no tempo previsto para a atividade, tornando-a ainda mais rica. Tornar claro aos alunos os critérios de avaliação é um fator positivo na busca da aprendizagem significativa, e quando a própria tarefa de criar os critérios de avaliação é destinada aos alunos, estes também tornam-se sujeitos autônomos e conscientes de sua aprendizagem.
  • Solicite aos alunos, em uma aula posterior a esta, em função do tempo, a produção dos slides com base no planejamento realizado. Para isso, eles podem utilizar o Google Apresentações (https://www.google.com/intl/pt-BR/slides/about/), um programa que possibilita a criação, edição e apresentação de slides. Pelo programa,os alunos poderão, mais tarde, compartilhar online os resultados de suas produções. Para que os alunos possam trabalhar com esse programa, você, professor, precisa, antes do início da aula, criar contas no Google (https://account.google.com) para poder abrir um arquivo para cada grupo. Caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição, os alunos podem criar apresentações em flipcharts ou cartazes, por exemplo. Para organizar as informações nos slides, os alunos podem formular tópicos ou utilizar imagens, que podem ser pesquisadas na internet, a partir dos conceitos-chave considerados nas anotações. Durante a produção dos slides, percorra a sala e ajude os grupos a relembrarem que as informações dos slides funcionam como suporte à exposição oral e que, por isso, contém pouco texto (que será reproduzido pela fala do orador). É importante possibilitar o trabalho autônomo dos estudantes, que irão utilizar a criatividade para organizar as informações.
  • Observações sugere-se 30 minutos para esta etapa do desenvolvimento. Reforçamos que a etapa de produção dos slides deve ser feita em outra aula, posteriormente ao planejamento, em função da pesquisa de materiais, uso de ferramentas do powerpoint, etc., que demandam tempo.

Materiais complementares: Sugestão de critérios de avaliação que podem ser construídos pelos alunos: acesse aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Solicite o compartilhamento dos critérios de avaliação criados pelos grupos, para que possam verificar os diferentes aspectos considerados pelos colegas e para que o grupo possa, a partir dessa verificação, fazer acréscimos e alterações no seu quadro. O Google Documentos possibilita que os arquivos sejam compartilhados com outras contas.
  • Os grupos podem deixar comentários e sugestões nos critérios organizados pelos colegas. Essa atividade de compartilhamento possibilita a percepção de formas de análise elaboradas por outros alunos-autores, o que aumenta a capacidade criativa do próprio aluno e possibilita que toda a turma alcance níveis semelhantes de desenvolvimento da tarefa.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP24 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP38 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano