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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Receita: identificação de recursos linguísticos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Receita: identificação de recursos linguísticos

Plano 07 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciane Cristina Panes Dos Santos Lopes

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Receita culinária e no campo de atuação Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/ Semiótica.

Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos (computador, data show, telão), fichas de atividade impressas, lápis de cor, papel craft ou cartolina.

Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/instrucional, cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a serem seguidos.

Dificuldades antecipadas: Uma dificuldade que poderá surgir é em relação ao nível de alfabetização de alguns alunos da turma, que poderá impedir e/ou dificultar a leitura autônoma do texto.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, M. L. F. F. Práticas de leitura no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 144p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora. Acesso em 30/07/2018.

DOLZ, J. G.; R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: BRANDÃO, A. C. P. Leitura e produção de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. pp. 127-142.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo: SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 30/07/2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete com data show (ou escreva no quadro) o tema da aula, deixando explicitado aos alunos que irão trabalhar com receitas culinárias, analisando alguns recursos linguísticos característicos desse gênero estudado.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. Inicie a aula organizando a turma em semicírculo, a fim de garantir a participação ativa de todos nas atividades propostas.

2. Proponha aos alunos o jogo “Desafio do cozinheiro”, o qual tem como objetivo apresentar de forma lúdica os verbos no modo imperativo.

Materiais:

- Fichas retangulares (modelo disponível no material complementar) contendo o nome de um objeto/utensílio de cozinha: faca, batedeira, liquidificador, fogão, assadeira, garfo, tampa, colher, ralador, geladeira, forno, congelador, abridor, copo e garrafa.

- Saco plástico colorido.

Desenvolvimento:

Com os alunos dispostos em semicírculo, peça a um deles que sorteie uma ficha de dentro do saco. Esse aluno deverá dirigir-se ao colega da esquerda e falar: “O que o senhor ordena que seja feito com ________________, cozinheiro?” (Oriente o aluno para completar a lacuna usando a palavra sorteada, por exemplo: a colher). A criança inquirida deverá assumir o papel do cozinheiro e ordenar a ação que poderá ser realizada com o objeto/utensílio de cozinha citado (por exemplo: mexa). Caso o aluno tenha dificuldades em responder, a turma poderá participar, sugerindo uma opção de resposta. A sequência do jogo se dará com a participação de outros alunos, sendo seguidos os mesmos procedimentos acima.

3. Explique as regras do jogo aos alunos e realize uma “rodada teste” com a participação coletiva da turma, verificando se todos compreenderam as regras. Dê prosseguimento a atividade e vá anotando no quadro as respostas dadas.

4. Ao final do jogo, lance alguns questionamentos orais à turma:

- Quais ordens o cozinheiro deu a vocês? (É esperado que sejam citados verbos no imperativo relacionados aos objetos/utensílios apresentados, tais como: corte (faca, bata (batedeira), misture (liquidificador), cozinhe (fogão), asse (assadeira), espete (garfo), tampe (tampa), mexa (colher), rale (ralador), gele (geladeira), congele (congelador), abra (abridor)...)

- Essas ordens podem ser encontradas em que tipo de texto? (É esperado que se refiram às receitas culinárias).

- Em qual parte da receita elas aparecem? (É esperado que associem ao modo de fazer ou ao modo de preparo).

- Por que essas ordens estão presentes no modo de fazer? (É esperado que associem as ordens às ações que devem ser executadas no modo de preparo).

5. Exponha aos alunos que as ordens referidas durante o jogo correspondem às ações que podem ser executadas durante o preparo de uma receita.

Material complementar: Para impressão das fichas do jogo, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

1. Projete com auxílio de data show o texto “Bolo de tapioca sem forno”. Providencie também uma cópia do texto para cada um dos alunos (modelo disponível no material complementar).

2. Lance alguns questionamentos iniciais à turma:

- Vocês sabem que tipo de texto é esse? (É esperado que comentem se tratar de uma receita culinária).

- Quais “pistas” os levaram a essa conclusão? (É esperado que citem o título sugestivo, os ingredientes em forma de lista e o modo de preparo).

- Qual será a intenção do autor ao colocar essa ilustração no texto?

- Alguém aqui sabe o que é tapioca? Que gosto tem?

- Quem gostaria de provar desse bolo? Por quê?

3. Proponha aos alunos a leitura silenciosa, a fim de estabelecerem um contato mais íntimo com o conteúdo do texto. Pergunte se há alguma palavra de significado desconhecido e, contando com participação da turma, tire dúvidas existentes.

4. Interrogue a turma se nesse texto seria possível encontrarmos ordens parecidas com as que estão escritas no quadro e em que parte da receita elas estariam localizadas.

5. Releia com a turma o primeiro parágrafo do modo de preparo e, coletivamente, solicite aos alunos que encontrem essas “ordens” e circule-as com lápis colorido no texto (coloque, bata e reserve).

6. Organizados em duplas produtivas, solicite que releiam as demais informações presentes no modo de preparo e continuem localizando as ordens solicitadas.

7. Circule entre as duplas no decorrer da atividade proposta, observando se os alunos estão desenvolvendo-a conforme o esperado. Aproveite o momento para tirar dúvidas pontuais e questioná-los para saber se estão compreendendo o conceito abordado, solicitando que justifiquem a decisão tomada.

8. Lance questionamentos orais à turma acerca do trabalho realizado:

- Quais ordens vocês encontraram nesse parágrafo do modo de preparo?

- Essas ordens se referem à quais ações?

- Será que encontraremos essas ordens no modo de preparo de todas as receitas? Por quê?

9. Conclua juntamente com os alunos que as ações executadas durante o preparo de uma receita sempre aparecem em forma de ordem. Apresente à turma que essas ações são chamadas de verbo e que as ordens fazem parte do modo imperativo do verbo. Cabe ressaltar que a nomenclatura oficial apresentada aos alunos não deve ser deles exigida para o momento.

10. Promova a troca dessa ficha onde a atividade em dupla está sendo realizada, de modo que uma possa analisar o trabalho feito pela outra. Esclareça que o objetivo é confrontar as respostas dadas, refletindo sobre a tarefa feita por ambas as duplas. Em caso de divergência, oriente cada dupla a discutir os pontos incomuns, a retomar a atividade inicial trabalhada (anotações realizadas no quadro) ou ainda pedir o seu auxílio.

11. Proponha a correção coletiva da atividade, solicitando que toda a turma releia em voz alta o segundo parágrafo do modo de preparo constante no texto apresentado. A seguir, convide um dos alunos para socializar as palavras por ele circulada. Confirme com a turma se a resposta dada é válida. Proceda da mesma maneira para correção do último parágrafo do texto.

Material complementar: Clique aqui para impressão do texto “Bolo de tapioca sem forno” (JC CRIANÇA: Suplemento semanal do Jornal da Cidade, disponível em: https://www.jcdigital.com.br/edicao/impressa/4279/17-12-2017.html. Acesso em 24/07/2018).

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

1. Conclua os aspectos abordados na aula acerca das ações em forma de ordem (verbos no imperativo) presentes nas receitas culinárias. Para tanto, distribua a cada integrante da dupla a ficha impressa com a atividade a ser proposta “Organizando a tabela” (modelo disponível no material complementar).

2. Solicite que, com base nas reflexões realizadas durante a aula, os alunos preencham coletivamente a tabela com os verbos no imperativo retirados da receita estudada. Para tanto, oriente-os para realizarem a releitura do texto para busca e/ou confirmação das respostas procuradas.

3. Simultâneo às anotações das respostas pelos alunos, registre-as você também em um cartaz confeccionado em papel craft ou cartolina.

5. Oriente os alunos para que colem a ficha de atividade no caderno e, em seguida, fixe o cartaz na parede, em um lugar de fácil acesso a todos.

5. Combine com a turma que esses são materiais de estudo e poderão ser consultados sempre que necessário for.

6. Encerre a aula comentando com os alunos que novos estudos sobre receitas culinárias serão propostos nas aulas seguintes.

Material complementar: Para impressão da ficha de atividade “Organizando a tabela”, clique aqui.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Receita culinária e no campo de atuação Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/ Semiótica.

Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos (computador, data show, telão), fichas de atividade impressas, lápis de cor, papel craft ou cartolina.

Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/instrucional, cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a serem seguidos.

Dificuldades antecipadas: Uma dificuldade que poderá surgir é em relação ao nível de alfabetização de alguns alunos da turma, que poderá impedir e/ou dificultar a leitura autônoma do texto.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, M. L. F. F. Práticas de leitura no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 144p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora. Acesso em 30/07/2018.

DOLZ, J. G.; R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: BRANDÃO, A. C. P. Leitura e produção de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. pp. 127-142.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo: SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 30/07/2018.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete com data show (ou escreva no quadro) o tema da aula, deixando explicitado aos alunos que irão trabalhar com receitas culinárias, analisando alguns recursos linguísticos característicos desse gênero estudado.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. Inicie a aula organizando a turma em semicírculo, a fim de garantir a participação ativa de todos nas atividades propostas.

2. Proponha aos alunos o jogo “Desafio do cozinheiro”, o qual tem como objetivo apresentar de forma lúdica os verbos no modo imperativo.

Materiais:

- Fichas retangulares (modelo disponível no material complementar) contendo o nome de um objeto/utensílio de cozinha: faca, batedeira, liquidificador, fogão, assadeira, garfo, tampa, colher, ralador, geladeira, forno, congelador, abridor, copo e garrafa.

- Saco plástico colorido.

Desenvolvimento:

Com os alunos dispostos em semicírculo, peça a um deles que sorteie uma ficha de dentro do saco. Esse aluno deverá dirigir-se ao colega da esquerda e falar: “O que o senhor ordena que seja feito com ________________, cozinheiro?” (Oriente o aluno para completar a lacuna usando a palavra sorteada, por exemplo: a colher). A criança inquirida deverá assumir o papel do cozinheiro e ordenar a ação que poderá ser realizada com o objeto/utensílio de cozinha citado (por exemplo: mexa). Caso o aluno tenha dificuldades em responder, a turma poderá participar, sugerindo uma opção de resposta. A sequência do jogo se dará com a participação de outros alunos, sendo seguidos os mesmos procedimentos acima.

3. Explique as regras do jogo aos alunos e realize uma “rodada teste” com a participação coletiva da turma, verificando se todos compreenderam as regras. Dê prosseguimento a atividade e vá anotando no quadro as respostas dadas.

4. Ao final do jogo, lance alguns questionamentos orais à turma:

- Quais ordens o cozinheiro deu a vocês? (É esperado que sejam citados verbos no imperativo relacionados aos objetos/utensílios apresentados, tais como: corte (faca, bata (batedeira), misture (liquidificador), cozinhe (fogão), asse (assadeira), espete (garfo), tampe (tampa), mexa (colher), rale (ralador), gele (geladeira), congele (congelador), abra (abridor)...)

- Essas ordens podem ser encontradas em que tipo de texto? (É esperado que se refiram às receitas culinárias).

- Em qual parte da receita elas aparecem? (É esperado que associem ao modo de fazer ou ao modo de preparo).

- Por que essas ordens estão presentes no modo de fazer? (É esperado que associem as ordens às ações que devem ser executadas no modo de preparo).

5. Exponha aos alunos que as ordens referidas durante o jogo correspondem às ações que podem ser executadas durante o preparo de uma receita.

Material complementar: Para impressão das fichas do jogo, clique aqui.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

1. Projete com auxílio de data show o texto “Bolo de tapioca sem forno”. Providencie também uma cópia do texto para cada um dos alunos (modelo disponível no material complementar).

2. Lance alguns questionamentos iniciais à turma:

- Vocês sabem que tipo de texto é esse? (É esperado que comentem se tratar de uma receita culinária).

- Quais “pistas” os levaram a essa conclusão? (É esperado que citem o título sugestivo, os ingredientes em forma de lista e o modo de preparo).

- Qual será a intenção do autor ao colocar essa ilustração no texto?

- Alguém aqui sabe o que é tapioca? Que gosto tem?

- Quem gostaria de provar desse bolo? Por quê?

3. Proponha aos alunos a leitura silenciosa, a fim de estabelecerem um contato mais íntimo com o conteúdo do texto. Pergunte se há alguma palavra de significado desconhecido e, contando com participação da turma, tire dúvidas existentes.

4. Interrogue a turma se nesse texto seria possível encontrarmos ordens parecidas com as que estão escritas no quadro e em que parte da receita elas estariam localizadas.

5. Releia com a turma o primeiro parágrafo do modo de preparo e, coletivamente, solicite aos alunos que encontrem essas “ordens” e circule-as com lápis colorido no texto (coloque, bata e reserve).

6. Organizados em duplas produtivas, solicite que releiam as demais informações presentes no modo de preparo e continuem localizando as ordens solicitadas.

7. Circule entre as duplas no decorrer da atividade proposta, observando se os alunos estão desenvolvendo-a conforme o esperado. Aproveite o momento para tirar dúvidas pontuais e questioná-los para saber se estão compreendendo o conceito abordado, solicitando que justifiquem a decisão tomada.

8. Lance questionamentos orais à turma acerca do trabalho realizado:

- Quais ordens vocês encontraram nesse parágrafo do modo de preparo?

- Essas ordens se referem à quais ações?

- Será que encontraremos essas ordens no modo de preparo de todas as receitas? Por quê?

9. Conclua juntamente com os alunos que as ações executadas durante o preparo de uma receita sempre aparecem em forma de ordem. Apresente à turma que essas ações são chamadas de verbo e que as ordens fazem parte do modo imperativo do verbo. Cabe ressaltar que a nomenclatura oficial apresentada aos alunos não deve ser deles exigida para o momento.

10. Promova a troca dessa ficha onde a atividade em dupla está sendo realizada, de modo que uma possa analisar o trabalho feito pela outra. Esclareça que o objetivo é confrontar as respostas dadas, refletindo sobre a tarefa feita por ambas as duplas. Em caso de divergência, oriente cada dupla a discutir os pontos incomuns, a retomar a atividade inicial trabalhada (anotações realizadas no quadro) ou ainda pedir o seu auxílio.

11. Proponha a correção coletiva da atividade, solicitando que toda a turma releia em voz alta o segundo parágrafo do modo de preparo constante no texto apresentado. A seguir, convide um dos alunos para socializar as palavras por ele circulada. Confirme com a turma se a resposta dada é válida. Proceda da mesma maneira para correção do último parágrafo do texto.

Material complementar: Clique aqui para impressão do texto “Bolo de tapioca sem forno” (JC CRIANÇA: Suplemento semanal do Jornal da Cidade, disponível em: https://www.jcdigital.com.br/edicao/impressa/4279/17-12-2017.html. Acesso em 24/07/2018).

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Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

1. Conclua os aspectos abordados na aula acerca das ações em forma de ordem (verbos no imperativo) presentes nas receitas culinárias. Para tanto, distribua a cada integrante da dupla a ficha impressa com a atividade a ser proposta “Organizando a tabela” (modelo disponível no material complementar).

2. Solicite que, com base nas reflexões realizadas durante a aula, os alunos preencham coletivamente a tabela com os verbos no imperativo retirados da receita estudada. Para tanto, oriente-os para realizarem a releitura do texto para busca e/ou confirmação das respostas procuradas.

3. Simultâneo às anotações das respostas pelos alunos, registre-as você também em um cartaz confeccionado em papel craft ou cartolina.

5. Oriente os alunos para que colem a ficha de atividade no caderno e, em seguida, fixe o cartaz na parede, em um lugar de fácil acesso a todos.

5. Combine com a turma que esses são materiais de estudo e poderão ser consultados sempre que necessário for.

6. Encerre a aula comentando com os alunos que novos estudos sobre receitas culinárias serão propostos nas aulas seguintes.

Material complementar: Para impressão da ficha de atividade “Organizando a tabela”, clique aqui.

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