Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto didático exposição oral e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Tablets, celulares, Data show e computador.
Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Esse gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens / sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).
Dificuldades antecipadas: utilizar de forma eficiente as ferramentas digitais necessárias à criação de hipertextos didáticos.
Referências sobre o assunto:
COSTA VAL, Maria da Graça. Texto, textualidade e textualização. IN: CECCANTINI, J.L. Tápias; PEREIRA, Rony F.; ZANCHETTA JR., Juvenal. Pedagogia Cidadã: cadernos de formação: Língua Portuguesa. v. 1. São Paulo: UNESP, Pró-Reitoria de Graduação, 2004.
coerência textual, 10ª ed., São Paulo: Contexto, 1988.
KOCH, Ingedore; BENTES, A. C.; CAVALCANTE, M. M. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2007.
Hipertexto, intertexto e a prática da leitura. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EszFbphcfk8>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Como Usar o GOOGLE DRIVE e Salvar Arquivos na NUVEM. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=M1UQOTH5sZE>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Inicie a aula propondo à turma a pergunta acima. Instigue os alunos e alunas a discorrerem sobre o que mais os instiga durante pesquisas em hipertextos. Permita que a turma se posicione livremente. No quadro, tome nota das respostas apresentadas.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Para esta atividade, recomenda-se o uso do Google Drive. Antes da aula, divida a turma em pequenos grupos e auxilie-os a criar um email. Anote os emails de cada grupo, eles serão parte fundamental da tarefa a seguir. Na sequência, através do Google Drive, compartilhe com cada grupo o texto acima, retirado do site Britannica Escola. O acesso à internet e a dispositivos digitais (celulares, tablets ou computadores) é um requisito obrigatório para este plano, tendo em vista as habilidades e serem desenvolvidas durante a aula..
- Solicite aos grupos que, através de seus e-mails, acessem o texto compartilhado no Drive.
- Informe à turma que o texto foi retirado da seção “Mitos e lendas”. Permita que os alunos e alunas acessem o texto em dispositivos digitais (celulares, tablets ou computadores).
- Solicite a leitura silenciosa do texto.
- Após a leitura, indague a turma: o texto é um bom exemplo de material didático? Por quê? Trata-se de um hipertexto? Por quê? Pra ser hipertexto, basta ser digital? No quadro, tome nota das respostas apresentadas pela turma. Espera-se que a turma perceba a ausência de links e textos auxiliares.
Materiais complementares: A versão a ser compartilhada com a turma pode ser encontrada aqui. Para saber mais sobre o uso do Google Drive e de suas ferramentas, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Solicite aos grupos que, pensando no caráter informativo e instrutivo dos textos didáticos, destaquem duas palavras-chave no texto lido. Lembre a turma de que a escolha de palavras-chave não é aleatória: depende da necessidade de definir ou esclarecer certos termos que, de alguma forma, dificultam a leitura do texto didático. Por exemplo, dificilmente um falante nativo de língua portuguesa terá problemas diante da palavra “na”, mas o mesmo falante pode desconhecer a definição de “Olimpo”. Em seguida, solicite que busquem páginas, vídeos, textos ou imagens que possam ilustrar as palavras escolhidas. Por fim, utilizando as ferramentas do Google Drive, peça aos grupos que articulem os materiais encontrados às palavras destacadas por meio de links. Antes desta aula, informe à turma sobre como inserir links utilizando o Google Drive: 1. Abra um documento, uma planilha ou uma apresentação. 2. Clique no local onde você quer inserir o link ou destaque o texto a ser exibido como link. 3. Clique em Inserir depois Link. 4. No campo "Texto", digite o texto que você quer que seja exibido como link. 5. No campo "Link", digite um URL ou endereço de e-mail ou pesquise um website. 6. Clique em Aplicar.
- Assim que os grupos terminarem a atividade, peça que, utilizando o Google Drive, compartilhem entre si suas versões do texto.
- Permita que a turma avalie os links criados em cada grupo.
- O tempo sugerido para esta parte do plano é de 20 minutos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Solicite aos grupos que comentem sobre seus próprios links. Instigue a turma a justificar suas escolhas do ponto de vista de um hipertexto didático: o texto ficou mais informativo e instrutivo após a inserção dos links? Os links parecem adequados ao tema do texto? Por quê? Os links remetem a textos de outras linguagens que não a verbal (imagens, vídeos, áudios etc.)? As informações acrescentadas ao texto principal são de fontes confiáveis? Estimule também a troca de ideias entre os grupos.
- O tempo sugerido para esta parte do plano é de 10 minutos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Solicite à turma que acesse o texto em sua versão original.
- Estimule os alunos e alunas a compararem suas soluções com aqueles propostas na versão original do texto. Verifique se a turma percebeu o quanto a escolha precisa de links auxilia na construção de um bom hipertexto.
- O tempo sugerido para esta parte do plano é de 5 minutos
Materiais complementares: A versão original do texto pode ser encontrada aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- A fim de sistematizar o que foi desenvolvido ao longo desta aula, proponha à turma a pergunta acima. Espera-se que a turma perceba o quanto um bom hipertexto depende da construção adequada e coerente de uma cadeia de links.