Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Katiúscia Macêdo Cardoso Brandão
Mentor: Eliana Albuquerque
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: A retomada de termos pelos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos - recurso anafórico
Finalidade da aula: Revisar os mecanismos coesivos - anáfora - através do uso dos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos.
Ano:5º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Morfologia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP14
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é verificar e utilizar as relações anafóricas estabelecidas pelos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos e seus efeitos de sentidos em textos de divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: Desconhecimento sobre os pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos.
Referências sobre o assunto: REVISTA MUNDO ESTRANHO. Como são escolhidos os números das casas de uma rua? Disponível em https://abr.ai/2PceT3P Acesso em 18 de outubro de 2018.
Código: LPO5_09ATS03
(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes