Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Comparando os movimentos argumentativos da carta aberta e da petição on-line

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Comparando os movimentos argumentativos da carta aberta e da petição on-line

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Camila Geyse Da Conceição Virgulino

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Petições retiradas de plataformas como a e-cidadania.

Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado on-line é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo.

Dificuldades antecipadas: Identificar os movimentos argumentativos utilizados nos dois gêneros e compará-los.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, Patrícia S. R.; VITORINO, Monique A. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais: uma proposta de reflexão. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial e as sequências tipológicas prototípicas. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 95, dez 2011. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 29 out. 2018.

CARBONARI, Pâmela. Petições virtuais: a força política de um clique. Revista SuperInteressante. Disponível em:

<https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 29 out. 2018.

KOCK, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Conhecimento linguístico e argumentação: os operadores argumentativos. In: Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016. p.61-83.

POPPE, Luan. Petições Online dão resultado? Disponível em: <http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 29 out. 2018.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros Orais: conceituação e caracterização. In: Simpósio Internacional de Letras e Linguística (SILEL), 3, 2013, Uberlândia, MG. Anais do SILEL (on-line). Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/2014/04/silel2013_1528.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

Tema da aula select-down

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Esta aula está organizada em três momentos: o primeiro trata-se de uma atividade para identificar o ponto de vista defendido em uma carta aberta e os argumentos que o sustenta; o segundo está dividido em duas partes que buscam comparar os movimentos argumentativos da carta aberta e os da petição on-line; o terceiro trata-se da correção deste exercício oralmente. Conte aos alunos o que será feito nesta aula a partir desse resumo.

Introdução select-down

Orientações:

• Projete ou escreva no quadro os questionamentos deste slide.
  • Discuta os questionamentos deste slide oralmente com os alunos.
  • Atenção! A carta aberta pode ser veiculada nos meios de comunicação, por exemplo, televisão, rádio, internet. Ela pode ter como objetivo informar, instruir, alertar, protestar, reivindicar ou argumentar sobre determinado assunto. Já a petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Assim, esses dois gêneros se assemelham no propósito comunicativo.

Tempo sugerido: 39 minutos

Orientações:

• O desenvolvimento desta aula está dividido em dois momentos: Parte 1, refere-se à análise de uma carta aberta e Parte 2, refere-se à análise de uma petição on-line através de uma atividade que também objetiva comparar os movimentos argumentativos destes dois gêneros.
  • Para a Parte 1, projete ou imprima a carta aberta que está nos slides 3 e 4.
  • Separe a turma em grupos. O número de grupos e de alunos por grupo fica a seu critério. Essa atividade tem como objetivo proporcionar a vivência do trabalho em equipe, debatendo ideias. Além disso, pode otimizar o tempo da aula.
  • Peça para que eles discutam em grupo qual é o ponto de vista defendido pela autora e os argumentos utilizados. Eles podem grifar ou anotar no caderno o que foi discutido no grupo. Sugiro o tempo de 15 minutos para essa atividade.
  • Atenção! Os alunos podem ter dificuldade em saber o que são argumentos e confundir com estratégias argumentativas. Dessa forma, explique, antes de iniciar a atividade, que argumentos são afirmações conectadas que pretendem justificar o ponto de vista, ou seja, responde a pergunta “por quê?”. Já estratégias argumentativas são as porcentagens, números, citações, isto é, informações que provam o ponto de vista.
  • Após a discussão, solicite que os alunos escolham um membro do grupo para socializar o que foi discutido na equipe.

Materiais complementares: Caso queira acessar a expectativa de resposta, clique aqui.

Orientações:

• Para a Parte 2, projete ou imprima a petição on-line deste slide.
  • Entregue a atividade, que está nos materiais complementares, impressa. Solicite que eles discutam as questões em grupo e escrevam as respostas nos cadernos.
  • Nesta atividade, os alunos irão comparar os movimentos argumentativos da carta aberta do momento anterior e a petição deste slide.

Materiais complementares: Caso queira acessar o texto para impressão, clique aqui.

Para acessar a atividade para impressão, clique aqui.

Fechamento select-down

Orientações:

• Discuta as respostas das questões referentes à Parte 2, oralmente, com os alunos, fazendo apontamentos quando necessário.

Resumo da aula

download Baixar plano

Materiais necessários: Petições retiradas de plataformas como a e-cidadania.

Referências sobre o assunto:

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Projete ou escreva no quadro os questionamentos deste slide.
  • Discuta os questionamentos deste slide oralmente com os alunos.

Tempo sugerido: 39 minutos

Orientações:

• Para a Parte 2, projete ou imprima a petição on-line deste slide.

Para acessar a atividade para impressão, clique aqui.

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP23 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano