14455
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Texto didático: contexto de produção, composição e estilo

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre texto didático

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maurício dos Santos Gomes

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mauricio Gomes
MentorCarolina Müller
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Texto didático: contexto de produção, composição e estilo

Finalidade da aula: Reconhecer as condições de produção de textos didáticos (interlocutores, intenções e espaços de circulação), articulando-as a traços composicionais e estilísticos próprios do gênero (articulação entre texto principal e textos auxiliares, verbais e não verbais).

Ano: 6º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Texto didático/Exposição oral

Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção dos textos e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero.

Prática de linguagem: Leitura

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP29

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto didático e exposição oral, e no campo de atuação “práticas de estudo e pesquisa”. A aula faz parte do módulo de leitura (abertura).

Materiais necessários: cópias impressas de uma página do livro: ADAS, M.; ADAS, S. Expedições geográficas. São Paulo: Editora Moderna, 2016.

Informações sobre o gênero: como gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou pesquisadores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico, ou das verdades atuais ou atemporais. Esse gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens/sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes etc.).  

Dificuldades antecipadas: compreender a articulação lógica entre os diversos gêneros mobilizados em textos didáticos.

Referências sobre o assunto:

FONTANA, N. M.  O texto didático nas licenciaturas: otimizando o discurso do professor (UCS). Disponível em: <http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_299.pdf>. Acesso em: 3 out. 2018.

LONGO, H. I. O texto didático questionador. Disponível em: <http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/20/st/s/s036.PDF>. Acesso em: 3 out. 2018.


Código: LPO6_04SQA01

(EF69LP29) Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), esquema, infográfico (estático e animado), relatório, relato multimidiático de campo, podcasts e vídeos variados de divulgação científica etc. – e os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguística características desses gêneros, de forma a ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas