14447
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Introdução sobre a estrutura das notícias radiofônicas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Introdução sobre a estrutura das notícias radiofônicas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Caroline Silveira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre as atividades;
Programa da Rádio Unesp 1, disponível aqui;
Programa da Rádio Unesp 2 (ouvir até 2 min), disponível aqui;
Programa Voz do Brasil (assistir até 4 min), disponível aqui;
Jogo de associação, disponível aqui, e resolução da atividade, disponível aqui.

- Opcionais: canais para videochamadas, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui);
Google Jamboard (tutorial disponível aqui).

Introdução
Convide os estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a descobrir como funciona um jornal de rádio. Pergunte se eles sabem quais meios de comunicação veiculam notícias e reportagens, e se utilizam algum deles para se informar. Diga que você vai enviar alguns materiais para introduzir as próximas tarefas. Envie a imagem da tabela que mostra o veículo de informação preferido dos brasileiros e comente. Depois, envie os dois áudios do Programa da Rádio Unesp junto com os questionamentos do plano original. Solicite que enviem as respostas para o grupo, de modo que possam ver as resoluções uns dos outros.

Desenvolvimento
Convide os estudantes para uma videochamada, para que assistam juntos a um vídeo de outro programa radiofônico (A Voz do Brasil). Utilize as orientações que do plano original para conduzir a discussão. Informe que você vai enviar uma atividade: um jogo de associação sobre a estrutura do rádio jornal. Compartilhe sua tela, leia as questões da 1ª coluna e, posteriormente, as respostas na 2ª coluna, e informe que o desafio será associar perguntas e respostas. No plano original, as perguntas vão da letra a) até m). Solicite que numerem as respostas de 1) a 13) e anotem as associações no caderno.
Uma alternativa é realizar a atividade no Google Jamboard. Nesse caso, cole a imagem da tabela com as duas colunas no arquivo e envie uma cópia para cada aluno. Com o Google Jamboard, será possível usar uma caneta virtual e ligar as perguntas às respostas. Estipule um prazo para a finalização da tarefa e organize uma devolutiva para a turma. Se preferir, envie a resolução da atividade para que eles possam se autocorrigir.
Não deixe de gravar a videochamada ou fazer um resumo dela para enviar àqueles que não puderam participar.

Fechamento
Envie aos estudantes a pergunta de Fechamento que está no plano original. Estipule um prazo para o envio das respostas. Siga as orientações do plano para realizar uma devolutiva para toda a turma.

Convite às famílias
Todos os momentos do plano podem ser compartilhados com as famílias. A família pode ser convidada a auxiliar os estudantes no acesso aos materiais enviados pela professora, nas trocas entre os pares e com a participação na videochamada. Desse modo, estará apoiando as aprendizagens e a manutenção dos laços afetivos da turma.

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_05SQA07

(EF35LP16) Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas