14437
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Composição de poemas concretos e visuais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Composição de poemas concretos e visuais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Grazielle Tavares

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).

- Material para a atividade:
Poema disponível aqui.

- Opcionais: Padlet;
Google Formulários;
Google Meet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Compartilhe o texto do poema pelo WhatsApp, através de um áudio com uma leitura bem expressiva, feita por você. Peça que ouçam o áudio várias vezes. Depois, encaminhe o texto por WhatsApp ou e-mail, para que eles leiam e gravem um áudio com a leitura para ser compartilhado com o grupo. Encaminhe áudios com as perguntas sugeridas no plano para que respondam pelo WhatsApp.

Desenvolvimento
Peça que os alunos copiem o texto no caderno, destaquem em vermelho as vogais e circulem as que mais se repetem. Depois, oriente-os a destacarem em azul as consoantes e circularem as que mais se repetem. Peça que mandem uma foto do caderno pelo WhatsApp. Depois, encaminhe as perguntas sugeridas no plano em áudio pelo WhatsApp. É importante que percebam com essa atividade a sonoridade no poema, representada pela repetição do mesmo som. Outra opção é fazer uma videochamada pelo Meet ou Zoom e realizar a atividade coletivamente. Para isso, prepare o poema e compartilhe sua tela no momento do encontro.

Fechamento
Crie um documento compartilhado no Google para que o completem com as percepções sobre o poema e o efeito das repetições. Siga as orientações do plano e, se preciso, encaminhe áudios com orientações para a reflexão do fechamento.

Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero lendo o poema e ouvindo a leitura da criança.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_04SQA04

(EF35LP31) Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas