Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Flávia Luz Pessoa de Barros
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
EF01MA04 - Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.
Objetivos específicos
Refletir e produzir a escrita de números na sequência numérica.
Conceito-chave
Escrita de números e análise do Sistema Numérico.
Recursos necessários
- Folhas de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- 4 tampas de garrafa pet por grupo.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Projete, leia para turma, ou ainda faça uma cópia por grupo.Divida a sala em quarteto. Entregue para cada grupo uma folha e 4 tampinhas de garrafa pet, elas servirão como molde para as casas do tabuleiro e também como peões para o jogo. Escolha os grupos de acordo com os conhecimentos das crianças, procurando formar agrupamentos produtivos (leia mais sobre esse tema neste link). Caso não seja possível que todos estejam em quartetos, procure organizar trios com os que sobrarem, assim o jogo não fica muito longo. Deixe as crianças discutirem nos grupos como montar o tabuleiro e colocar os números. Ajude na dinâmica dos grupos para garantir que todos participe da construção do tabuleiro. Verifique se os tabuleiros estão compreensíveis e faça a mediação quando necessário. Se você tiver algum jogo de trilha em sala, mostre para os alunos como exemplo, caso não tenha, desenhe no quadro um exemplo para facilitar.
Propósito: Verificar se alunos conseguem fazer a contagem de pontos do jogo de varetas e quais estratégias eles utilizam.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Imprima uma cópia para cada grupo e leia com a turma. Leia todas as regras com o grupo e esclareça todas as dúvidas que surgirem. Faça uma demonstração de como é o jogo com um tabuleiro de algum grupo.
Propósito: Conhecer e esclarecer dúvidas sobre o modo de jogar.
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20minutos.
Orientação: Leia para grupo ou projete esse slide. Com os tabuleiros prontos e os grupos organizados, entregue um dado para cada equipe e 4 tampinhas de garrafa pet. Observe as crianças jogando. Veja como contam o dado e como movimentam as peças.
Propósito: Observar como as crianças contam o dado e como antecipam a casa que irão cair.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Projete esse slide ou imprima a atividade para as crianças. Após terem jogado, as crianças certamente já terão vivenciado algumas dessas situações. Deixe as crianças discutirem no grupo, conversarem e utilizarem o tabuleiro e os peões para simularem as situações propostas.
Propósito: Observar como as crianças utilizam a sequência numérica (tabuleiro) para resolver as situações-problema.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Esse é o momento de compartilhar a experiência vivida no jogo. No grande grupo, peça que alguns alunos compartilhem suas dificuldades e percepções que tiveram ao longo do jogo. A partir da observação do jogo, peça que alguns alunos compartilhem suas experiências, você pode pedir que eles recontem alguma jogada que tenha sido interessante.
Propósito: Compartilhar os registros e a experiência da brincadeira.
Discuta com a turma:
- Alguém teve dificuldade para contar o dado e andar o peão na trilha?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: No grande grupo, discuta sobre o que eles aprenderam no dia de hoje. Faça registros das falas dos alunos, em futuras aulas elas podem servir para retomar o que já foi aprendido. Também é possível sistematizar a aula com um pequeno texto coletivo sobre o que eles aprenderam hoje. Enquanto as crianças falam, você servirá de escriba, redigindo o texto proposto pelos alunos no quadro.
Propósito: Retomar o conteúdo discutido nas atividades anteriores.
Raio x
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. É interessante que os alunos tenham o acesso a sequência numérica apresentada no jogo fictício para utilizá-la como apoio na resolução do problema. Deixe que os alunos resolvam individualmente, e depois compartilhem oralmente suas respostas e estratégias no grande grupo.
Propósito: Auxiliar os alunos a transpor os conhecimentos mobilizados durante o jogo de trilha para uma situação-problema que envolve contagem e análise dos números dentro da série numérica.
Discuta com a turma:
- Como vocês fizeram para descobrir quantas casas faltavam para ele vencer?
- É possível ele vencer jogando apenas uma vez o dado?
Materiais complementares: