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Plano de aula > Ciências > 8º ano > Terra e Universo

Plano de aula - As estações do ano nos hemisférios norte e sul

Plano de aula de Ciências com atividades para 8º ano do Fundamental sobre as estações do ano ao eixo de inclinação da Terra, percebendo o motivo das estações serem diferentes em ambos os hemisférios.

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Hederson Vinicius de Souza

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade do eixo Terra e Universo “(EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais”. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que o tema da presente aula está ligado ao da próxima aula “As estações do ano e a translação ao redor do Sol (CIE8_11TU10)”. Para essa aula, é necessário que os alunos já tenham compreendido sobre o movimento aparente do Sol ao longo do ano e sejam capazes de descrever a relação do movimento de translação da Terra com os fenômenos do solstício e do equinócio. Assim, através dessa aula os alunos irão relacionar as estações do ano à inclinação do eixo de rotação da Terra, percebendo o motivo das estações serem diferentes em ambos os hemisférios, para que, na aula seguinte, possam analisar o papel dessa inclinação e a translação ao redor do Sol na ocorrência das estações do ano.

Para saber mais acesse: http://www.cdcc.usp.br/cda/aprendendo-basico/estacoes-do-ano/estacoes-do-ano.html e http://www.if.ufrgs.br/fis02001/aulas/Aula3-141.pdf

Materiais necessários para a aula: Impressão do arquivo com as características das estações do ano, bolinha de isopor, espeto de madeira e caneta hidrocor.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que, nesta aula, eles irão descobrir o motivo das estações do ano serem diferentes em ambos os hemisférios.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Projete o slide ou imprima-o e mostre para os alunos. Se não houver impressora, esquematize no quadro um cenário que ilustra o diálogo proposto no slide. Leia o diálogo e chame a atenção dos alunos para as imagens. Suscite a reflexão dos alunos promovendo o resgate do conhecimento prévio através das perguntas: Em que mês do ano eles estão conversando? A qual estação do ano Anne está se referindo? Os Estados Unidos estão localizados em qual hemisfério? O Brasil está localizado em qual hemisfério? Que estação do ano ocorre o Natal no Brasil? Por que as estações do ano são diferentes nos dois hemisférios?

Espera-se que os alunos reflitam que os Estados Unidos ficam no Hemisfério Norte e o Brasil fica no Sul e enquanto que no Hemisfério Norte está no inverno, no Sul ocorre o verão.

Para saber mais sobre o tema da aula acesse: http://www.if.ufrgs.br/fis02001/aulas/Aula3-141.pdf

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Ainda em semicírculo, peça para que os alunos reflitam sobre a pergunta “Por que as estações do ano são diferentes nos dois hemisférios?” e relatem suas percepções acerca desse evento. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem possíveis explicações. Oriente os alunos que, nesta aula, eles irão perceber o motivo das estações serem diferentes nos dois hemisférios.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Organize a turma em grupos de, pelo menos, 3 alunos e explique para os grupos que eles irão comparar as características das estações do ano e formular hipóteses sobre o motivo das estações do ano serem diferentes em ambos os hemisférios, testando essas hipóteses através da simulação das estações do ano utilizando uma bola de isopor, para representar a Terra, um espeto de madeira ou palito de dente para representar o eixo da Terra e uma caneta hidrocor para estabelecer os hemisférios Norte e Sul. Caso a escola não possua bolinhas de isopor, poderá ser utilizada uma bolinha feita de papel rascunho e a lanterna poderá ser substituída por qualquer fonte de luz direcional.

Imprima o arquivo contendo as características das estações do ano disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dhx9d9TMYeNW5dWAuaqRZJqkYzVCX3ZsFTVZTAZXyqEYNhEkkGpznH6u2CDu/cie8-11tu09--mao-na-massa--caracteristicas-das-estacoes-do-ano.pdf, e entregue para os grupos juntamente com os materiais que serão utilizados na simulação e oriente os alunos no desenvolvimento da atividade da seguinte forma: Vocês irão ler as características das estações do ano e irão utilizar a bolinha de isopor, que representará a Terra, o espeto de madeira, que demonstrará o eixo de rotação da Terra, a caneta hidrocor para marcar ambos os hemisférios e a lanterna que representará o Sol. Vocês utilizarão esses materiais para demonstrar o motivo das estações do ano serem diferentes nos dois hemisférios. Para isso, observem os locais em que Anne e João estão, leiam as características das estações do ano, criem hipóteses, testem as hipóteses com o uso dos materiais e discutam em grupo a validação das suas hipóteses para demonstrar o motivo das estações do ano serem diferentes nos dois hemisférios. Para isso vocês terão 25 minutos para concluir essa atividade.

Se necessário utilize a resolução da atividade disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PEBES8vHcGRJuzzQXWx2D3uMUvm6wCadhbfHh5NNxUPtMVudfAam4F2Jk2Ev/cie8-11tu09--mao-na-massa--resolucao-da-atividade.pdf arquivo para orientá-lo durante a mediação da atividade junto aos alunos. É importante considerar, que, nesta aula, os alunos irão criar hipóteses e testá-las, por isso, deve ser contemplada a diversidade de pensamentos, as discussões e as estratégias que eles utilizarão, tanto na confecção da representação da Terra na bolinha de isopor quanto na simulação das estações do ano. Desse modo, prefira mediar a atividade dos alunos na durante suas descobertas ao invés de mostrar a resolução da atividade para eles.
É importante, durante a atividade, suscitar a reflexão nos grupos com perguntas como: Como vocês irão marcar a linha do Equador e os trópicos na bolinha de isopor? Qual região aproximada, na bolinha de isopor, a Anne está? E o João? Que informações vocês irão utilizar para simular a primavera? E o que é importante considerar nas informações sobre o verão? O que vocês percebem ao simular o outono e o inverno?

Materiais necessários: Impressão do arquivo com as características das estações do ano, bolinha de isopor, espeto de madeira e caneta hidrocor.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Recolha e guarde os materiais utilizados e proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Peça para que cada grupo comente como fizeram para descobrir o motivo das estações do ano serem diferentes em cada um dos hemisférios. É importante, neste momento, não julgar e incentivar a participação dos demais alunos do grupo. Suscite as reflexões através das perguntas: Quais dados do texto vocês julgaram ser importantes para descobrir o motivo das estações do ano serem diferentes em cada um dos hemisférios? Quais hipóteses vocês criaram? Como vocês demonstraram? Algum grupo criou mais de uma hipótese? Vocês conseguiram validar as hipóteses de acordo com as características das estações do ano?

Retome a questão disparadora e projete o slide ou desenhe, no quadro, um esquema semelhante ao mostrado no slide. Suscite as reflexões por meio das perguntas: O que possibilitou as estações serem diferentes em cada hemisfério? O que pode ter acontecido para que as estações mudem ao longo do ano?

Revele aos alunos que as estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao Sol e a translação ao redor do Sol. As estações do ano e a inclinação dos raios solares ao incidirem sobre a superfície terrestre variam com a mudança da posição da Terra em relação ao Sol. Quando o pólo Norte se inclina em direção ao Sol, o hemisfério Norte se aquece ao calor do verão. Seis meses mais tarde, a Terra percorreu metade de sua órbita. Nesse momento o Pólo Sul fica em ângulo na posição do Sol, sendo verão no hemisfério sul e fazendo frio no hemisfério Norte. Portanto, as estações ocorrem em pares com o hemisfério norte estando em uma das estações daquele par e o hemisfério sul na outra: outono/primavera, verão/inverno. Quando é outono no hemisfério norte, o hemisfério Sul está na primavera, por sua vez, enquanto o hemisfério Sul está no outono, a primavera estará ocorrendo no hemisfério Norte. Ressalte que na próxima aula eles irão analisar como as estações do ano ocorrem durante o movimento de translação da Terra ao redor do Sol.

Para finalizar, construa, junto com os alunos, um provável diálogo entre a Anne e o João, mas no inverno brasileiro, considerando as estações do ano das respectivas localidades e os possíveis eventos que possam estar ocorrendo. Após construído o diálogo, peça para que os alunos façam as correções necessárias e que, após validado, copiem para o caderno.

Para saber mais sobre o assunto é recomendada a seguinte leitura: http://astro.if.ufrgs.br/tempo/mas.htm

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade do eixo Terra e Universo “(EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais”. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que o tema da presente aula está ligado ao da próxima aula “As estações do ano e a translação ao redor do Sol (CIE8_11TU10)”. Para essa aula, é necessário que os alunos já tenham compreendido sobre o movimento aparente do Sol ao longo do ano e sejam capazes de descrever a relação do movimento de translação da Terra com os fenômenos do solstício e do equinócio. Assim, através dessa aula os alunos irão relacionar as estações do ano à inclinação do eixo de rotação da Terra, percebendo o motivo das estações serem diferentes em ambos os hemisférios, para que, na aula seguinte, possam analisar o papel dessa inclinação e a translação ao redor do Sol na ocorrência das estações do ano.

Para saber mais acesse: http://www.cdcc.usp.br/cda/aprendendo-basico/estacoes-do-ano/estacoes-do-ano.html e http://www.if.ufrgs.br/fis02001/aulas/Aula3-141.pdf

Materiais necessários para a aula: Impressão do arquivo com as características das estações do ano, bolinha de isopor, espeto de madeira e caneta hidrocor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que, nesta aula, eles irão descobrir o motivo das estações do ano serem diferentes em ambos os hemisférios.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Projete o slide ou imprima-o e mostre para os alunos. Se não houver impressora, esquematize no quadro um cenário que ilustra o diálogo proposto no slide. Leia o diálogo e chame a atenção dos alunos para as imagens. Suscite a reflexão dos alunos promovendo o resgate do conhecimento prévio através das perguntas: Em que mês do ano eles estão conversando? A qual estação do ano Anne está se referindo? Os Estados Unidos estão localizados em qual hemisfério? O Brasil está localizado em qual hemisfério? Que estação do ano ocorre o Natal no Brasil? Por que as estações do ano são diferentes nos dois hemisférios?

Espera-se que os alunos reflitam que os Estados Unidos ficam no Hemisfério Norte e o Brasil fica no Sul e enquanto que no Hemisfério Norte está no inverno, no Sul ocorre o verão.

Para saber mais sobre o tema da aula acesse: http://www.if.ufrgs.br/fis02001/aulas/Aula3-141.pdf

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Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Ainda em semicírculo, peça para que os alunos reflitam sobre a pergunta “Por que as estações do ano são diferentes nos dois hemisférios?” e relatem suas percepções acerca desse evento. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem possíveis explicações. Oriente os alunos que, nesta aula, eles irão perceber o motivo das estações serem diferentes nos dois hemisférios.

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Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Organize a turma em grupos de, pelo menos, 3 alunos e explique para os grupos que eles irão comparar as características das estações do ano e formular hipóteses sobre o motivo das estações do ano serem diferentes em ambos os hemisférios, testando essas hipóteses através da simulação das estações do ano utilizando uma bola de isopor, para representar a Terra, um espeto de madeira ou palito de dente para representar o eixo da Terra e uma caneta hidrocor para estabelecer os hemisférios Norte e Sul. Caso a escola não possua bolinhas de isopor, poderá ser utilizada uma bolinha feita de papel rascunho e a lanterna poderá ser substituída por qualquer fonte de luz direcional.

Imprima o arquivo contendo as características das estações do ano disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dhx9d9TMYeNW5dWAuaqRZJqkYzVCX3ZsFTVZTAZXyqEYNhEkkGpznH6u2CDu/cie8-11tu09--mao-na-massa--caracteristicas-das-estacoes-do-ano.pdf, e entregue para os grupos juntamente com os materiais que serão utilizados na simulação e oriente os alunos no desenvolvimento da atividade da seguinte forma: Vocês irão ler as características das estações do ano e irão utilizar a bolinha de isopor, que representará a Terra, o espeto de madeira, que demonstrará o eixo de rotação da Terra, a caneta hidrocor para marcar ambos os hemisférios e a lanterna que representará o Sol. Vocês utilizarão esses materiais para demonstrar o motivo das estações do ano serem diferentes nos dois hemisférios. Para isso, observem os locais em que Anne e João estão, leiam as características das estações do ano, criem hipóteses, testem as hipóteses com o uso dos materiais e discutam em grupo a validação das suas hipóteses para demonstrar o motivo das estações do ano serem diferentes nos dois hemisférios. Para isso vocês terão 25 minutos para concluir essa atividade.

Se necessário utilize a resolução da atividade disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PEBES8vHcGRJuzzQXWx2D3uMUvm6wCadhbfHh5NNxUPtMVudfAam4F2Jk2Ev/cie8-11tu09--mao-na-massa--resolucao-da-atividade.pdf arquivo para orientá-lo durante a mediação da atividade junto aos alunos. É importante considerar, que, nesta aula, os alunos irão criar hipóteses e testá-las, por isso, deve ser contemplada a diversidade de pensamentos, as discussões e as estratégias que eles utilizarão, tanto na confecção da representação da Terra na bolinha de isopor quanto na simulação das estações do ano. Desse modo, prefira mediar a atividade dos alunos na durante suas descobertas ao invés de mostrar a resolução da atividade para eles.
É importante, durante a atividade, suscitar a reflexão nos grupos com perguntas como: Como vocês irão marcar a linha do Equador e os trópicos na bolinha de isopor? Qual região aproximada, na bolinha de isopor, a Anne está? E o João? Que informações vocês irão utilizar para simular a primavera? E o que é importante considerar nas informações sobre o verão? O que vocês percebem ao simular o outono e o inverno?

Materiais necessários: Impressão do arquivo com as características das estações do ano, bolinha de isopor, espeto de madeira e caneta hidrocor.

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Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Recolha e guarde os materiais utilizados e proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Peça para que cada grupo comente como fizeram para descobrir o motivo das estações do ano serem diferentes em cada um dos hemisférios. É importante, neste momento, não julgar e incentivar a participação dos demais alunos do grupo. Suscite as reflexões através das perguntas: Quais dados do texto vocês julgaram ser importantes para descobrir o motivo das estações do ano serem diferentes em cada um dos hemisférios? Quais hipóteses vocês criaram? Como vocês demonstraram? Algum grupo criou mais de uma hipótese? Vocês conseguiram validar as hipóteses de acordo com as características das estações do ano?

Retome a questão disparadora e projete o slide ou desenhe, no quadro, um esquema semelhante ao mostrado no slide. Suscite as reflexões por meio das perguntas: O que possibilitou as estações serem diferentes em cada hemisfério? O que pode ter acontecido para que as estações mudem ao longo do ano?

Revele aos alunos que as estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao Sol e a translação ao redor do Sol. As estações do ano e a inclinação dos raios solares ao incidirem sobre a superfície terrestre variam com a mudança da posição da Terra em relação ao Sol. Quando o pólo Norte se inclina em direção ao Sol, o hemisfério Norte se aquece ao calor do verão. Seis meses mais tarde, a Terra percorreu metade de sua órbita. Nesse momento o Pólo Sul fica em ângulo na posição do Sol, sendo verão no hemisfério sul e fazendo frio no hemisfério Norte. Portanto, as estações ocorrem em pares com o hemisfério norte estando em uma das estações daquele par e o hemisfério sul na outra: outono/primavera, verão/inverno. Quando é outono no hemisfério norte, o hemisfério Sul está na primavera, por sua vez, enquanto o hemisfério Sul está no outono, a primavera estará ocorrendo no hemisfério Norte. Ressalte que na próxima aula eles irão analisar como as estações do ano ocorrem durante o movimento de translação da Terra ao redor do Sol.

Para finalizar, construa, junto com os alunos, um provável diálogo entre a Anne e o João, mas no inverno brasileiro, considerando as estações do ano das respectivas localidades e os possíveis eventos que possam estar ocorrendo. Após construído o diálogo, peça para que os alunos façam as correções necessárias e que, após validado, copiem para o caderno.

Para saber mais sobre o assunto é recomendada a seguinte leitura: http://astro.if.ufrgs.br/tempo/mas.htm

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