14304
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - REUTILIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE OBJETOS

Plano de aula de Ciências com atividades para 1º ano do Fundamental sobre produtos artesanais e alternativos a partir da reutilização de embalagens de papel, vidro, plástico, metal. Isopor e CD’s.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helisabety Barros Mendes de Melo

 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Peça que os alunos levem para sala de aula alguns objetos de itens de consumo do seu dia a dia que possam ser reaproveitados, tais como latas, garrafas, caixas, plásticos, entre outros, além de cola, tesoura sem ponta, fitas adesivas, lápis e canetas para colorir, etc.

Cópia impressa do slide 5 para cada grupo de 3 a 4 alunos.

Cópia impressa do slide 7 para cada aluno.

É necessário também que todos tenham ao menos uma ideia básica do que fazer com esses objetos, podendo pesquisar na internet.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título da aula e peça a turma que se organizem em grupos de 3 a 4 alunos. Verifique se todos trouxeram o material solicitado e fizeram a pesquisa indicada.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora e comente que, em grupo, todos nós reutilizaremos os objetos de itens de consumo do nosso dia a dia que fará toda diferença para a preservação do meio ambiente. E logo após, cada um poderá dar a sua opinião sobre o que representa a reutilização de objetos.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Distribua uma cópia impressa do slide 5 para cada grupo. Solicite que juntos reutilizem o máximo de objetos levados pelos integrantes do grupo. Peça que criem uma peça reutilizando os objetos e descrevam na cópia impressa do slide 5 o nome da peça idealizada, sua função, os objetos utilizados na confecção da peça e o procedimento adotado para execução da referida peça.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Solicite que cada grupo conversem entre si sobre a peça criada, a dificuldade de execução da peça (baixa, média ou grande), objeto utilizado e procedimento adotado para execução da peça e sobre as várias opiniões do grupo sobre o que representa a reutilização de objetos para preservação do meio ambiente. Em seguida, cada grupo deve apresentar a sua produção para turma.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Apresente a imagem do slide, solicite que identifique a peça, o material e a sua utilidade de origem e a atual. Em seguida, distribua uma cópia do material complementar disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QGj8VrwhKz6GpkSte5B299juZEetHZXKguzUcNdeMd9Xb2MffB6Ww8gPFXNW/cie1-01me05-reutilizar.pdf

Logo após, faça uma leitura compartilhada, retome o conceito de reutilização, das dicas de reutilizar objetos/materiais do dia a dia e solicite que cole a folha impressa no caderno como forma de registro da aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Peça que os alunos levem para sala de aula alguns objetos de itens de consumo do seu dia a dia que possam ser reaproveitados, tais como latas, garrafas, caixas, plásticos, entre outros, além de cola, tesoura sem ponta, fitas adesivas, lápis e canetas para colorir, etc.

Cópia impressa do slide 5 para cada grupo de 3 a 4 alunos.

Cópia impressa do slide 7 para cada aluno.

É necessário também que todos tenham ao menos uma ideia básica do que fazer com esses objetos, podendo pesquisar na internet.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título da aula e peça a turma que se organizem em grupos de 3 a 4 alunos. Verifique se todos trouxeram o material solicitado e fizeram a pesquisa indicada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora e comente que, em grupo, todos nós reutilizaremos os objetos de itens de consumo do nosso dia a dia que fará toda diferença para a preservação do meio ambiente. E logo após, cada um poderá dar a sua opinião sobre o que representa a reutilização de objetos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Distribua uma cópia impressa do slide 5 para cada grupo. Solicite que juntos reutilizem o máximo de objetos levados pelos integrantes do grupo. Peça que criem uma peça reutilizando os objetos e descrevam na cópia impressa do slide 5 o nome da peça idealizada, sua função, os objetos utilizados na confecção da peça e o procedimento adotado para execução da referida peça.

Slide Plano Aula

Orientações: Solicite que cada grupo conversem entre si sobre a peça criada, a dificuldade de execução da peça (baixa, média ou grande), objeto utilizado e procedimento adotado para execução da peça e sobre as várias opiniões do grupo sobre o que representa a reutilização de objetos para preservação do meio ambiente. Em seguida, cada grupo deve apresentar a sua produção para turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Apresente a imagem do slide, solicite que identifique a peça, o material e a sua utilidade de origem e a atual. Em seguida, distribua uma cópia do material complementar disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QGj8VrwhKz6GpkSte5B299juZEetHZXKguzUcNdeMd9Xb2MffB6Ww8gPFXNW/cie1-01me05-reutilizar.pdf

Logo após, faça uma leitura compartilhada, retome o conceito de reutilização, das dicas de reutilizar objetos/materiais do dia a dia e solicite que cole a folha impressa no caderno como forma de registro da aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 1º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano