14280
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Da leitura à escrita: o uso de citações em textos de divulgação científica.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Da leitura à escrita: o uso de citações em textos de divulgação científica.

Plano 06 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Pistori Tavares

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “textos expositivos de divulgação científica, notícias e reportagens científicas”, no campo de atuação “Estudo e pesquisa / Vida pública / Todos os campos”. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Textos impressos e recursos digitais.

Informações sobre o gênero:

Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.

Dificuldades antecipadas:

- O aluno ser capaz de identificar características específicas do gênero.
- Ser capaz de reconhecer, identificar e utilizar corretamente as normas de escrita, especialmente os recursos linguísticos das “citações” em textos de divulgação científica.

Referências sobre o assunto:

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

Leia o slide e pergunte: o que imaginam que trataremos na aula de hoje?

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

1- Leia o slide para os alunos.

2- Realize a pergunta proposta e peça que reflitam.
Neste caso, as respostas só poderão ser SIM ou NÃO.

3- Explique que devem pensar em justificativas para sua resposta.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:
1-
Apresente a tabela no slide ou anote no quadro.

2- Pergunte e vá anotando na tabela:
a) Quem responde sim?
b) Quem responde não?

3- Anote os nomes dos alunos que quiserem participar e seus argumentos.

4- Realize a leitura das anotações realizadas.

Devem concluir que nem todos os textos expositivos de divulgação científica possuem citações, pois o próprio autor pois pode ser um especialista ou pesquisador sobre o tema escrito.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações:

Nesta etapa, o tempo deve ser distribuído em: leitura e interpretação do texto em 10 minutos; cópia e transcrição em 10 minutos; correção compartilhada em 10 minutos e correção coletiva com o(a) professor(a) em 8 minutos.
1- Organize os alunos em duplas, com o intuito de promover a troca de ideias e estimular a atitude colaborativa.

2- Leia o slide para os alunos.

3- Solicite que realizem a leitura da entrevista realizada por “Revista Ciência Hoje das Crianças”, disponível neste link.

3- Leia o restante do slide e deixe que os alunos compartilhem suas impressões sobre o assunto, de acordo com as perguntas apresentadas.

Material complementar:

Texto para impressão.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Leia o slide para os alunos.

2- Solicite que retomem o texto e respondam às questões apresentadas, ainda em duplas, em folha destinada à atividade.

3- Realize a correção oralmente e de forma coletiva.

Esta atividade tem por objetivo promover a compreensão textual através da exploração das informações apresentadas no texto (gênero “entrevista”), que traz a divulgação científica de um assunto de interesse das crianças. Dessa forma, após o domínio do assunto tratado, o aluno pode dedicar-se ao exercício e aplicação do conhecimento construído nas duas aulas propostas anteriormente, com foco no uso de citações em textos de divulgação científica. O domínio do assunto do texto facilitará a realização das atividades posteriores.

Material complementar:

Folha com perguntas para impressão.

Respostas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Realize a leitura do slide para os alunos.

2- Solicite aos alunos que elejam uma das perguntas/respostas do Doutor Chocolate para realizar a transcrição de sua fala.

Mas, atenção! É importante que todos utilizem a mesma fala do entrevistado para facilitar a etapa de “correção coletiva”. Para tanto, organize uma “eleição” para selecionar o trecho de preferência da maioria dos alunos.

3- Após a escolha da resposta, explique:

  • Em duplas, dividam as funções, determinando quem será o escriba e quem orientará o trabalho.
  • Identifiquem e circulem o primeiro parágrafo do texto, que antecede a entrevista com o Dr Chocolate.
  • Após destacar, vocês devem realizar a releitura e a cópia deste parágrafo e, então, inserir após o parágrafo a transcrição da fala selecionada pela turma, mas em forma de citação.
  • Para ajudar e orientar o trabalho, respeitando as características da escrita de citações, retomarem as anotações realizadas nas aulas anteriores no “Caderno de Descobertas”.

Devem observar que:

  • As citações de entrevistas apresentam texto/fala em primeira pessoa, com uma linguagem mais informal do que as citações de livros ou textos de pesquisas científicas oficiais.
  • As citações de entrevistas são transcrições exatas da fala do entrevistado.
  • As citações estão sempre entre aspas, para indicar que é uma ideia (ou fala) de outra pessoa, que não o autor do texto.
  • São usadas para mencionar uma informação dita por outra pessoa (não o autor do texto).
  • A fonte ou autor da citação deve ser indicada no texto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Realize a leitura da atividade 1 do slide e oriente a troca dos trechos/parágrafos escritos entre as duplas. Diga que irão realizar uma “correção compartilhada”, com os colegas, das citações inseridas no parágrafo.

2- Explique aos alunos que devem revisar a citação transcrita pelos colegas observando as características da mesma já descritas no “Caderno de Descobertas”. Oriente que realizem anotações (em outra folha) com dicas para orientar os colegas na correção.

3- Após a “correção compartilhada”, peça que devolvam os trechos aos autores e, se necessário, realizem as correções indicadas pelos colegas. Leia o restante do slide para os alunos.

Professor, os falantes de uma língua já têm um conhecimento intuitivo sobre a mesma, o papel da escola é promover a aprendizagem significativa pela construção do conhecimento através de atividades que promovam uma reflexão consciente sobre a linguagem. Assim, a atividade de “correção compartilhada” proporcionará ao aluno o exercício dessa reflexão consciente sobre os aspectos linguísticos apresentados nesta sequência de aulas, especificamente sobre o uso de citações nos textos expositivos de divulgação científica.

Para saber mais, leia:

Miranda, Neusa Salim. Reflexão metalingüística do ensino fundamental: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2006. 114p. Coleção Alfabetização e Letramento. Páginas 11 a 13, disponível em http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2016%20Reflexao_Metalinguistica.pdf. Acesso em 24 de setembro de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Prepare antecipadamente o texto do parágrafo inicial já escrito, pronto para inserir a citação e leia o slide para os alunos. O trecho do texto Doutor Chocolate está disponível em “notícias” de Ciência Hoje das Crianças, matéria publicada no site http://chc.org.br/doutor-chocolate/ em 20/07/2015 (acesso em 22 de setembro de 2018).

2- Realize a “correção coletiva” no quadro, solicitando aos alunos que deem sugestões para a escrita da citação.

Observe as orientações a seguir para a realização da “correção coletiva”:

  • No quadro, realize a escrita sugerida pelos alunos, seguindo exatamente as indicações deles.
  • Faça pausas para a releitura.
  • A cada parada, questione se os alunos concordam com a escrita. Caso identifiquem algum equívoco, vá realizando as correções até finalizar a escrita.
  • Peça que comparem com a produção que realizaram, solicitando que observem especialmente as convenções de escrita de citações.
  • Realize uma leitura final do trecho e confirme a correção.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Leia o slide para os alunos, concluindo assim esta sequência de três aulas sobre o uso de citações nos textos de divulgação científica.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “textos expositivos de divulgação científica, notícias e reportagens científicas”, no campo de atuação “Estudo e pesquisa / Vida pública / Todos os campos”. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Textos impressos e recursos digitais.

Informações sobre o gênero:

Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.

Dificuldades antecipadas:

- O aluno ser capaz de identificar características específicas do gênero.
- Ser capaz de reconhecer, identificar e utilizar corretamente as normas de escrita, especialmente os recursos linguísticos das “citações” em textos de divulgação científica.

Referências sobre o assunto:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

Leia o slide e pergunte: o que imaginam que trataremos na aula de hoje?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

1- Leia o slide para os alunos.

2- Realize a pergunta proposta e peça que reflitam.
Neste caso, as respostas só poderão ser SIM ou NÃO.

3- Explique que devem pensar em justificativas para sua resposta.

Slide Plano Aula

Orientações:
1-
Apresente a tabela no slide ou anote no quadro.

2- Pergunte e vá anotando na tabela:
a) Quem responde sim?
b) Quem responde não?

3- Anote os nomes dos alunos que quiserem participar e seus argumentos.

4- Realize a leitura das anotações realizadas.

Devem concluir que nem todos os textos expositivos de divulgação científica possuem citações, pois o próprio autor pois pode ser um especialista ou pesquisador sobre o tema escrito.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações:

Nesta etapa, o tempo deve ser distribuído em: leitura e interpretação do texto em 10 minutos; cópia e transcrição em 10 minutos; correção compartilhada em 10 minutos e correção coletiva com o(a) professor(a) em 8 minutos.
1- Organize os alunos em duplas, com o intuito de promover a troca de ideias e estimular a atitude colaborativa.

2- Leia o slide para os alunos.

3- Solicite que realizem a leitura da entrevista realizada por “Revista Ciência Hoje das Crianças”, disponível neste link.

3- Leia o restante do slide e deixe que os alunos compartilhem suas impressões sobre o assunto, de acordo com as perguntas apresentadas.

Material complementar:

Texto para impressão.

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Leia o slide para os alunos.

2- Solicite que retomem o texto e respondam às questões apresentadas, ainda em duplas, em folha destinada à atividade.

3- Realize a correção oralmente e de forma coletiva.

Esta atividade tem por objetivo promover a compreensão textual através da exploração das informações apresentadas no texto (gênero “entrevista”), que traz a divulgação científica de um assunto de interesse das crianças. Dessa forma, após o domínio do assunto tratado, o aluno pode dedicar-se ao exercício e aplicação do conhecimento construído nas duas aulas propostas anteriormente, com foco no uso de citações em textos de divulgação científica. O domínio do assunto do texto facilitará a realização das atividades posteriores.

Material complementar:

Folha com perguntas para impressão.

Respostas.

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Realize a leitura do slide para os alunos.

2- Solicite aos alunos que elejam uma das perguntas/respostas do Doutor Chocolate para realizar a transcrição de sua fala.

Mas, atenção! É importante que todos utilizem a mesma fala do entrevistado para facilitar a etapa de “correção coletiva”. Para tanto, organize uma “eleição” para selecionar o trecho de preferência da maioria dos alunos.

3- Após a escolha da resposta, explique:

  • Em duplas, dividam as funções, determinando quem será o escriba e quem orientará o trabalho.
  • Identifiquem e circulem o primeiro parágrafo do texto, que antecede a entrevista com o Dr Chocolate.
  • Após destacar, vocês devem realizar a releitura e a cópia deste parágrafo e, então, inserir após o parágrafo a transcrição da fala selecionada pela turma, mas em forma de citação.
  • Para ajudar e orientar o trabalho, respeitando as características da escrita de citações, retomarem as anotações realizadas nas aulas anteriores no “Caderno de Descobertas”.

Devem observar que:

  • As citações de entrevistas apresentam texto/fala em primeira pessoa, com uma linguagem mais informal do que as citações de livros ou textos de pesquisas científicas oficiais.
  • As citações de entrevistas são transcrições exatas da fala do entrevistado.
  • As citações estão sempre entre aspas, para indicar que é uma ideia (ou fala) de outra pessoa, que não o autor do texto.
  • São usadas para mencionar uma informação dita por outra pessoa (não o autor do texto).
  • A fonte ou autor da citação deve ser indicada no texto.

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Realize a leitura da atividade 1 do slide e oriente a troca dos trechos/parágrafos escritos entre as duplas. Diga que irão realizar uma “correção compartilhada”, com os colegas, das citações inseridas no parágrafo.

2- Explique aos alunos que devem revisar a citação transcrita pelos colegas observando as características da mesma já descritas no “Caderno de Descobertas”. Oriente que realizem anotações (em outra folha) com dicas para orientar os colegas na correção.

3- Após a “correção compartilhada”, peça que devolvam os trechos aos autores e, se necessário, realizem as correções indicadas pelos colegas. Leia o restante do slide para os alunos.

Professor, os falantes de uma língua já têm um conhecimento intuitivo sobre a mesma, o papel da escola é promover a aprendizagem significativa pela construção do conhecimento através de atividades que promovam uma reflexão consciente sobre a linguagem. Assim, a atividade de “correção compartilhada” proporcionará ao aluno o exercício dessa reflexão consciente sobre os aspectos linguísticos apresentados nesta sequência de aulas, especificamente sobre o uso de citações nos textos expositivos de divulgação científica.

Para saber mais, leia:

Miranda, Neusa Salim. Reflexão metalingüística do ensino fundamental: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2006. 114p. Coleção Alfabetização e Letramento. Páginas 11 a 13, disponível em http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2016%20Reflexao_Metalinguistica.pdf. Acesso em 24 de setembro de 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Prepare antecipadamente o texto do parágrafo inicial já escrito, pronto para inserir a citação e leia o slide para os alunos. O trecho do texto Doutor Chocolate está disponível em “notícias” de Ciência Hoje das Crianças, matéria publicada no site http://chc.org.br/doutor-chocolate/ em 20/07/2015 (acesso em 22 de setembro de 2018).

2- Realize a “correção coletiva” no quadro, solicitando aos alunos que deem sugestões para a escrita da citação.

Observe as orientações a seguir para a realização da “correção coletiva”:

  • No quadro, realize a escrita sugerida pelos alunos, seguindo exatamente as indicações deles.
  • Faça pausas para a releitura.
  • A cada parada, questione se os alunos concordam com a escrita. Caso identifiquem algum equívoco, vá realizando as correções até finalizar a escrita.
  • Peça que comparem com a produção que realizaram, solicitando que observem especialmente as convenções de escrita de citações.
  • Realize uma leitura final do trecho e confirme a correção.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Leia o slide para os alunos, concluindo assim esta sequência de três aulas sobre o uso de citações nos textos de divulgação científica.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP26 da BNCC

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano