14278
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Da leitura à escrita: reconhecendo as citações em textos de divulgação científica.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Da leitura à escrita: reconhecendo as citações em textos de divulgação científica.

Plano 05 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Pistori Tavares

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “textos expositivos de divulgação científica, notícias e reportagens científicas”, no campo de atuação “Estudo e pesquisa / Vida pública / Todos os campos”. A aula faz parte do módulo de

Materiais necessários: Textos impressos, envelopes contendo tiras de textos e recursos digitais.

Informações sobre o gênero:

Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.

Dificuldades antecipadas:

- O aluno ser capaz de identificar características específicas do gênero.
- Ser capaz de reconhecer, identificar e utilizar corretamente as normas de escrita, especialmente os recursos linguísticos das “citações” em textos de divulgação científica.

- Conhecimento prévio em relação ao emprego de concordância verbal, no caso, para identificar as citações de entrevistas apresentadas sempre em primeira pessoa.

Referências sobre o assunto:

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1. Realize a leitura do tema e pergunte: Qual o assunto de nossa aula de hoje?

Deixe que exponham suas opiniões.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Nesta atividade de introdução, serão apresentadas algumas “citações” de falas de profissionais de áreas distintas para que os alunos identifiquem, dentre as opções apresentadas, o autor de cada uma.

Dinâmica - Quem disse?
1- Disponha os alunos em “U”, de forma a favorecer a reflexão coletiva.

2- Apresente o slide e leia para os alunos.
3- Explique que você realizará a leitura de algumas falas e, a cada fala, devem indicar a qual especialista a frase se relaciona.

4- Leia a primeira fala e pergunte: quem disse isso?

5- Solicite que os alunos justifiquem a resposta, explicando o que os levou a esta conclusão.

Falas para leitura do professor:1ª- “Na aula de Ciências, proponho que meus alunos leiam, discutam e apresentem conclusões sobre o tema da aula. Assim, acredito que aprendam de forma mais significativa”, confirma _____________________.
2ª- “Sabe-se que o processo depende de vários fatores para ser julgado procedente”, afirma _______________________.
3ª- De acordo com _________________, “para uma alimentação saudável, é preciso consumir mais frutas, verduras e legumes”.

O propósito desta introdução é retomar as reflexões sobre as citações, promovendo um “aquecimento pedagógico”, onde os alunos devem perceber que as citações representam as ideias de especialistas sobre um determinado assunto, com intuito de acrescentar credibilidade ao tema, ou ainda reforçar e comprovar o que se defende em um texto específico de divulgação científica.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações:

O tempo destinado ao desenvolvimento da atividade deve ser distribuído da seguinte forma: Primeira etapa - organização em grupos, distribuição de materiais e comando da atividade em 7 minutos; leitura e identificação da citação em 7 minutos; reflexões em 8 minutos. Segunda etapa - cópia em 8 minutos e autoavaliação em 8 minutos.

Primeira etapa:

1- Organize os alunos em grupos. Organize o total de alunos em cinco grupos, pois você dispõe de cinco textos para a realização da atividade, mas não ultrapasse o total de cinco alunos em cada grupo, para garantir a produtividade do trabalho em equipe. Caso seja uma turma numerosa, repita um ou mais textos na distribuição entre os grupos.
2- Entregue a cada grupo um dos textos de onde foram suprimidas algumas citações. Cada grupo recebe um texto diferente.

3- Entregue, também, envelopes iguais a cada grupo, contendo tiras com as citações retiradas dos textos.

4- Realize a leitura do slide, efetivando o comando da atividade.

5- Após a realização da atividade, promova reflexões de forma coletiva, questionando:

  • Quais estratégias vocês utilizaram para identificar qual a citação referente ao texto que receberam?

Para descobrir, devem considerar o assunto do texto.

  • Quais são os trechos ou palavras, no texto, que levaram vocês a identificarem a citação pertencente a ele?
  • Vocês consideram que as citações apresentadas são importantes no texto? Por quê?
  • Como visto na aula anterior, existem várias maneiras de incluir (escrever) citações em um texto. Qual delas aparece no texto que vocês receberam? Como foi possível a identificação?

Neste momento, retome com os alunos (oralmente) as citações diretas, indiretas, citações de entrevistas e suas características, apresentadas na aula anterior desta sequência de atividades. Devem ser capazes de indicar que são citações de “entrevistas”, identificadas através da fala dos especialistas.

  • Quais são as marcas que indicam que o trecho é uma citação (sinais, tipo de linguagem utilizada)?

A fala aparece entre aspas, em linguagem mais informal.

  • Observem os verbos. Em qual pessoa estão conjugados? Por que eles se apresentam nesta conjugação?

Devem ser capazes de indicar que os verbos aparecem conjugados em primeira pessoa, por se tratar da transcrição da fala de alguém.

  • Qual a relação entre a maneira pela qual o verbo é apresentado e o tipo de citação?

Devem perceber que, por se tratar de citação de entrevista, a citação é da fala de alguém, que sempre aparece em primeira pessoa.

6- Durante as observações dos alunos, vá anotando no quadro as conclusões enunciadas por eles, para consulta na segunda etapa da atividade.

Sugestões:

  • As citações sempre complementam ou reforçam informações sobre o assunto tratado no texto de divulgação científica.
  • Existem as citações diretas, em forma de “entrevistas”, como as que aparecem nos textos apresentados.
  • As citações de entrevistas apresentam texto/fala em primeira pessoa, com uma linguagem mais informal do que as citações de livros ou textos de pesquisas científicas oficiais.
  • As citações estão sempre entre aspas, para indicar que é uma ideia (ou fala) de outra pessoa, que não o autor do texto.

Materiais complementares:

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Segunda etapa:

1- Realize a leitura do slide.

2- Solicite aos grupos que identifiquem e copiem, do texto que receberam, o parágrafo que contém a citação que identificaram como integrante do texto, incluindo-a. Neste momento, caso os alunos ainda não tenham notado anteriormente, destaque a presença da marca “...” e pergunte:

  • O que justifica a presença dos sinais “...” em uma parte do texto?

Esclareça que a marca indica de onde foi extraída a citação.

3- Após a conclusão da escrita, peça que observem as anotações realizadas no quadro na etapa anterior, atentando para a forma em que as citações devem se apresentar dentro de um texto de divulgação científica. Solicite que destaquem com lápis colorido as principais características, como: os verbos em primeira pessoa e as aspas que sinalizam a fala do entrevistado.

4- Entregue aos alunos os textos, agora na íntegra, e solicite que realizem uma última leitura do mesmo. Peça que observem se inseriram a citação da mesma forma em que o texto original apresenta. Se necessário, neste momento devem realizar as adequações, observando e refletindo sobre as diferenças. Desta forma, estarão realizando uma autoavaliação do trabalho.

Material complementar:

Textos completos para impressão, extraídos do site oficial da Revista Ciência Hoje Criança. (links indicados a seguir)

1- Brasil, país de mamíferos. Disponível em http://chc.org.br/brasil-pais-de-mamiferos/
2- Borboletas do espaço. Disponível em http://chc.org.br/borboletas-do-espaco/ 3- Olhar o céu para medir a Terra. Disponível em http://chc.org.br/olhar-o-ceu-para-medir-a-terra/ 4- Presente para a ciência. Disponível em http://chc.org.br/presente-para-a-ciencia/ 5- Avô de todos. Disponível em http://chc.org.br/avo-de-todos/

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1- Pergunte: O que vimos hoje?
Deixe que falem.

2- Realize a leitura do slide e solicite que anotem as conclusões no “Caderno de Descobertas” (proposta da primeira aula desta sequência de atividades), complementando as informações tratadas na aula anterior.

3- Finalize convidando os alunos para os desafios que serão propostos na próxima aula sobre o tema “citações” nos textos de divulgação científica.


Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “textos expositivos de divulgação científica, notícias e reportagens científicas”, no campo de atuação “Estudo e pesquisa / Vida pública / Todos os campos”. A aula faz parte do módulo de

Materiais necessários: Textos impressos, envelopes contendo tiras de textos e recursos digitais.

Informações sobre o gênero:

Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.

Dificuldades antecipadas:

- O aluno ser capaz de identificar características específicas do gênero.
- Ser capaz de reconhecer, identificar e utilizar corretamente as normas de escrita, especialmente os recursos linguísticos das “citações” em textos de divulgação científica.

- Conhecimento prévio em relação ao emprego de concordância verbal, no caso, para identificar as citações de entrevistas apresentadas sempre em primeira pessoa.

Referências sobre o assunto:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1. Realize a leitura do tema e pergunte: Qual o assunto de nossa aula de hoje?

Deixe que exponham suas opiniões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Nesta atividade de introdução, serão apresentadas algumas “citações” de falas de profissionais de áreas distintas para que os alunos identifiquem, dentre as opções apresentadas, o autor de cada uma.

Dinâmica - Quem disse?
1- Disponha os alunos em “U”, de forma a favorecer a reflexão coletiva.

2- Apresente o slide e leia para os alunos.
3- Explique que você realizará a leitura de algumas falas e, a cada fala, devem indicar a qual especialista a frase se relaciona.

4- Leia a primeira fala e pergunte: quem disse isso?

5- Solicite que os alunos justifiquem a resposta, explicando o que os levou a esta conclusão.

Falas para leitura do professor:1ª- “Na aula de Ciências, proponho que meus alunos leiam, discutam e apresentem conclusões sobre o tema da aula. Assim, acredito que aprendam de forma mais significativa”, confirma _____________________.
2ª- “Sabe-se que o processo depende de vários fatores para ser julgado procedente”, afirma _______________________.
3ª- De acordo com _________________, “para uma alimentação saudável, é preciso consumir mais frutas, verduras e legumes”.

O propósito desta introdução é retomar as reflexões sobre as citações, promovendo um “aquecimento pedagógico”, onde os alunos devem perceber que as citações representam as ideias de especialistas sobre um determinado assunto, com intuito de acrescentar credibilidade ao tema, ou ainda reforçar e comprovar o que se defende em um texto específico de divulgação científica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações:

O tempo destinado ao desenvolvimento da atividade deve ser distribuído da seguinte forma: Primeira etapa - organização em grupos, distribuição de materiais e comando da atividade em 7 minutos; leitura e identificação da citação em 7 minutos; reflexões em 8 minutos. Segunda etapa - cópia em 8 minutos e autoavaliação em 8 minutos.

Primeira etapa:

1- Organize os alunos em grupos. Organize o total de alunos em cinco grupos, pois você dispõe de cinco textos para a realização da atividade, mas não ultrapasse o total de cinco alunos em cada grupo, para garantir a produtividade do trabalho em equipe. Caso seja uma turma numerosa, repita um ou mais textos na distribuição entre os grupos.
2- Entregue a cada grupo um dos textos de onde foram suprimidas algumas citações. Cada grupo recebe um texto diferente.

3- Entregue, também, envelopes iguais a cada grupo, contendo tiras com as citações retiradas dos textos.

4- Realize a leitura do slide, efetivando o comando da atividade.

5- Após a realização da atividade, promova reflexões de forma coletiva, questionando:

  • Quais estratégias vocês utilizaram para identificar qual a citação referente ao texto que receberam?

Para descobrir, devem considerar o assunto do texto.

  • Quais são os trechos ou palavras, no texto, que levaram vocês a identificarem a citação pertencente a ele?
  • Vocês consideram que as citações apresentadas são importantes no texto? Por quê?
  • Como visto na aula anterior, existem várias maneiras de incluir (escrever) citações em um texto. Qual delas aparece no texto que vocês receberam? Como foi possível a identificação?

Neste momento, retome com os alunos (oralmente) as citações diretas, indiretas, citações de entrevistas e suas características, apresentadas na aula anterior desta sequência de atividades. Devem ser capazes de indicar que são citações de “entrevistas”, identificadas através da fala dos especialistas.

  • Quais são as marcas que indicam que o trecho é uma citação (sinais, tipo de linguagem utilizada)?

A fala aparece entre aspas, em linguagem mais informal.

  • Observem os verbos. Em qual pessoa estão conjugados? Por que eles se apresentam nesta conjugação?

Devem ser capazes de indicar que os verbos aparecem conjugados em primeira pessoa, por se tratar da transcrição da fala de alguém.

  • Qual a relação entre a maneira pela qual o verbo é apresentado e o tipo de citação?

Devem perceber que, por se tratar de citação de entrevista, a citação é da fala de alguém, que sempre aparece em primeira pessoa.

6- Durante as observações dos alunos, vá anotando no quadro as conclusões enunciadas por eles, para consulta na segunda etapa da atividade.

Sugestões:

  • As citações sempre complementam ou reforçam informações sobre o assunto tratado no texto de divulgação científica.
  • Existem as citações diretas, em forma de “entrevistas”, como as que aparecem nos textos apresentados.
  • As citações de entrevistas apresentam texto/fala em primeira pessoa, com uma linguagem mais informal do que as citações de livros ou textos de pesquisas científicas oficiais.
  • As citações estão sempre entre aspas, para indicar que é uma ideia (ou fala) de outra pessoa, que não o autor do texto.

Materiais complementares:

Slide Plano Aula

Orientações:

Segunda etapa:

1- Realize a leitura do slide.

2- Solicite aos grupos que identifiquem e copiem, do texto que receberam, o parágrafo que contém a citação que identificaram como integrante do texto, incluindo-a. Neste momento, caso os alunos ainda não tenham notado anteriormente, destaque a presença da marca “...” e pergunte:

  • O que justifica a presença dos sinais “...” em uma parte do texto?

Esclareça que a marca indica de onde foi extraída a citação.

3- Após a conclusão da escrita, peça que observem as anotações realizadas no quadro na etapa anterior, atentando para a forma em que as citações devem se apresentar dentro de um texto de divulgação científica. Solicite que destaquem com lápis colorido as principais características, como: os verbos em primeira pessoa e as aspas que sinalizam a fala do entrevistado.

4- Entregue aos alunos os textos, agora na íntegra, e solicite que realizem uma última leitura do mesmo. Peça que observem se inseriram a citação da mesma forma em que o texto original apresenta. Se necessário, neste momento devem realizar as adequações, observando e refletindo sobre as diferenças. Desta forma, estarão realizando uma autoavaliação do trabalho.

Material complementar:

Textos completos para impressão, extraídos do site oficial da Revista Ciência Hoje Criança. (links indicados a seguir)

1- Brasil, país de mamíferos. Disponível em http://chc.org.br/brasil-pais-de-mamiferos/
2- Borboletas do espaço. Disponível em http://chc.org.br/borboletas-do-espaco/ 3- Olhar o céu para medir a Terra. Disponível em http://chc.org.br/olhar-o-ceu-para-medir-a-terra/ 4- Presente para a ciência. Disponível em http://chc.org.br/presente-para-a-ciencia/ 5- Avô de todos. Disponível em http://chc.org.br/avo-de-todos/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1- Pergunte: O que vimos hoje?
Deixe que falem.

2- Realize a leitura do slide e solicite que anotem as conclusões no “Caderno de Descobertas” (proposta da primeira aula desta sequência de atividades), complementando as informações tratadas na aula anterior.

3- Finalize convidando os alunos para os desafios que serão propostos na próxima aula sobre o tema “citações” nos textos de divulgação científica.


Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP26 da BNCC

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano