14274
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Da leitura à escrita: conhecendo as citações em textos de divulgação científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Da leitura à escrita: conhecendo as citações em textos de divulgação científica

Plano 04 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Pistori Tavares

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “textos expositivos de divulgação científica, notícias e reportagens científicas”, no campo de atuação “Estudo e pesquisa / Vida pública / Todos os campos”. A aula faz parte do módulo de

Materiais necessários: Texto impresso para leitura do professor, dicionário e recursos digitais.

Informações sobre o gênero:

Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.

Dificuldades antecipadas:

  • O aluno ser capaz de identificar características específicas do gênero.
  • Ser capaz de reconhecer, identificar e utilizar corretamente as normas de escrita, especialmente os recursos linguísticos das “citações” em textos de divulgação científica.
  • Conhecimento prévio em relação ao uso e função das “reticências”. Para saber mais, leia: VILARINHO, Sabrina. "Reticências". Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 09 de setembro de 2018.

Referências sobre o assunto:

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Leia o slide aos alunos.

Questione: o que vocês imaginam que será o tema de nossa aula?

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1- Organize os alunos em “U”.

2- Realize a pergunta do slide e deixe que expressem opiniões trocando ideias com os colegas ao lado.

3- Solicite aos alunos que compartilhem o que discutiram.

4- Anote, no quadro, as observações e suposições dos alunos para retomada na finalização da aula.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

Organize o tempo desta etapa da seguinte forma: 15 minutos para leitura, análise e conclusões propostas neste slide, 15 minutos para a etapa de reflexões sobre os exemplos de citações (slide 5) e 5 minutos para conclusão da etapa, proposta no slide 6.

1- Leia para os alunos o texto “Quando crescer quero ser… gastroenterologista”, revista Ciência Hoje Crianças, Número 257, disponível neste link (acesso em 28 de junho de 2018).

Neste momento os alunos não devem ter acesso à versão escrita.

2- Pergunte:

  • Que tipo de texto é este?

Devem concluir que se trata de um texto de abordagem científica.

  • Para quê e para quem este texto foi escrito?

Devem concluir que trata-se de um texto escrito para trazer informações sobre um assunto, que pode ser desconhecido ao grande público.

Neste momento, explique aos alunos que o texto foi retirado de uma revista de divulgação científica destinada às crianças. Esclareça que este tipo de publicação traz textos, imagens e curiosidades sobre assuntos variados sempre de cunho científico, com o objetivo de divulgar esse tipo de conhecimento.

3- Realize uma atividade de releitura com focalização (foco em convenções de escrita de citações). Explique aos alunos que realizarão uma atividade utilizando um trecho do texto lido.

Trecho selecionado contendo citações diretas simples.

4- Projete o trecho no slide.

Observe que o texto apresenta destaque nas citações.

5- Peça a um aluno que inicie a leitura do slide e solicite que todos acompanhem com atenção.

6- Após a leitura, pergunte:

  • Que diferença vocês observam entre a frase destacada e o restante do trecho? (Devem perceber que é uma outra “voz” presente no texto).
  • O trecho destacado representa uma fala ou pensamento de quem?
  • Como esse destaque está marcado no texto? (Através do uso de aspas e da citação do nome de quem fala)
  • Por que o autor acrescentou essas falas no texto? Para que servem?
  • Como você acha que a compreensão do texto ficaria afetada se retirássemos os trechos em destaque?

7- Anote as conclusões dos alunos no quadro em forma de tópicos e realize a leitura coletiva.

Devem concluir que trechos como os destacados no texto são:

  • Usados para mencionar uma informação dita por outra pessoa (não o autor do texto).
  • Usados para mencionar uma informação que foi retirada de outras obras.
  • As citações servem para dar suporte, reforçar ou confirmar o conteúdo do texto.
  • Geralmente apresentam-se entre aspas e podem fazer parte do texto.
  • A fonte ou autor da citação deve ser indicada no texto.

8- Explique que trechos como esses, são chamados de “citações”.

Material complementar:

Revista, acesso e download realizado em 25 de agosto de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1 - Esclareça aos alunos que existem outras formas de citações diretas e também indiretas e, para ilustrar, apresente alguns exemplos descritos no slide.

2 - Realize as perguntas propostas no slide e deixe que os alunos exponham suas opiniões, de forma coletiva.

Os alunos devem ser capazes de concluir que:

1- Os exemplos 1 e 2 apresentam a mesma citação, porém, através de duas formas possíveis de produção. As diferenças entre ambas são: a primeira forma traz a referência ao autor no início do texto e, a segunda, no final; na primeira, o nome do autor tem apenas a primeira letra em maiúscula e, na segunda, o nome está todo em maiúsculas.

2- O exemplo 3 apresenta uma forma de citação direta longa, onde o autor transcreve apenas o que considera relevante ao assunto abordado em seu texto, utilizando-se de “reticências” para indicar a supressão de parte do texto. Neste caso, o aluno deve refletir sobre a função das reticências no meio da citação apresentada (que é a de “suprimir texto”).

Atenção!

O objetivo desta etapa da aula é apenas o de mostrar aos alunos algumas formas pelas quais as citações são apresentadas nos textos, não é necessário aprofundar as explicações e os exemplos analisando citações complexas para o entendimento dos mesmos.

Para saber mais:

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Realize a leitura do slide, finalizando com a pergunta proposta.

2- Para melhor direcionar a reflexão, questione:

  • De qual tipo de texto foram retiradas as citações dos exemplos no slide 4?

Devem perceber que todos são textos da esfera científica, porém o texto apresentado no slide 4, que foi extraído de uma revista de divulgação científica para crianças, possui uma linguagem menos formal. As citações aparecem para complementar o assunto tratado no texto e representam as falas de especialistas, portanto, são citações de entrevistas realizadas sobre um determinado assunto.

  • De qual tipo de texto foram retiradas as citações dos exemplos dos slides 5 e 6?

Devem ser capazes de observar que são citações extraídas de matéria da Revista Superinteressante, onde a autora recorre ao periódico científico “Fronteiras da Evolução”, no qual Michael Parsons, da Universidade Frodham, documentou resultados de sua pesquisa. Citações deste tipo, retiradas de livros ou de artigos científicos oriundos de estudos e pesquisas oficiais, apresentam uma linguagem mais formal ou técnica.

Atenção!

O objetivo desta etapa da aula é apenas o de mostrar aos alunos algumas formas pelas quais as citações são apresentadas nos textos, não é necessário aprofundar as explicações e os exemplos analisando citações complexas para o entendimento dos mesmos.

Vale destacar que,nesta aula, temos apresentadas duas fontes de citações: de entrevistas e de consultas a publicações acadêmicas.

Para saber mais:

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Leia o slide e pergunte:

Agora que você conhece o que são citações, reflita: observando os gêneros citados no slide, em qual tipo de texto podemos encontrar citações? Por quê?

Devem ser capazes de concluir que:

As citações são encontradas em textos de cunho científico. Ao citar outros autores que tenham “autoridade científica” no assunto sobre o qual escreve, o autor tem por objetivo atribuir veracidade às ideias apresentadas por ele em seu texto.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

1- Peça aos alunos que consultem a internet (caso haja recurso técnico disponível) ou pesquisem em dicionário a palavra “citação ou citar” e identifiquem o significado que melhor se enquadra na situação apresentada nesta aula.

2- Solicite aos alunos que leiam o que encontraram.

3- Retome as anotações realizadas na introdução da aula para confirmar as suposições realizadas inicialmente pelos alunos.

4- Leia o slide e finalize solicitando aos alunos que anotem as conclusões no “caderno de descobertas” (apresentado na primeira aula desta sequência de atividades).

Devem anotar que:

  • A citação ocorre quando se menciona uma informação retirada de outros autores/obras. Ela serve como base para sustentar uma ideia apresentada no texto, além de dar crédito às ideias alheias usadas no trabalho (demonstrando a honestidade de quem cita) e permitir ao leitor pesquisar a informação na fonte original.
  • Existem várias formas de escrita de citações:

Diretas: quando o pesquisador-autor realiza a transcrição exata das palavras do autor.

Indiretas: quando o pesquisador-autor, por meio de suas próprias palavras, interpreta o discurso de outro autor, contudo, mantendo o mesmo sentido.

  • As reticências, quando aparecem em citações, indicam que parte do texto de origem foi suprimida, com objetivo de transcrever somente o trecho de interesse.
  • Citações são recursos bastante utilizados em textos expositivos de divulgação científica.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Leia o slide aos alunos, despertando o interesse para a próxima aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “textos expositivos de divulgação científica, notícias e reportagens científicas”, no campo de atuação “Estudo e pesquisa / Vida pública / Todos os campos”. A aula faz parte do módulo de

Materiais necessários: Texto impresso para leitura do professor, dicionário e recursos digitais.

Informações sobre o gênero:

Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.

Dificuldades antecipadas:

  • O aluno ser capaz de identificar características específicas do gênero.
  • Ser capaz de reconhecer, identificar e utilizar corretamente as normas de escrita, especialmente os recursos linguísticos das “citações” em textos de divulgação científica.
  • Conhecimento prévio em relação ao uso e função das “reticências”. Para saber mais, leia: VILARINHO, Sabrina. "Reticências". Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 09 de setembro de 2018.

Referências sobre o assunto:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Leia o slide aos alunos.

Questione: o que vocês imaginam que será o tema de nossa aula?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1- Organize os alunos em “U”.

2- Realize a pergunta do slide e deixe que expressem opiniões trocando ideias com os colegas ao lado.

3- Solicite aos alunos que compartilhem o que discutiram.

4- Anote, no quadro, as observações e suposições dos alunos para retomada na finalização da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

Organize o tempo desta etapa da seguinte forma: 15 minutos para leitura, análise e conclusões propostas neste slide, 15 minutos para a etapa de reflexões sobre os exemplos de citações (slide 5) e 5 minutos para conclusão da etapa, proposta no slide 6.

1- Leia para os alunos o texto “Quando crescer quero ser… gastroenterologista”, revista Ciência Hoje Crianças, Número 257, disponível neste link (acesso em 28 de junho de 2018).

Neste momento os alunos não devem ter acesso à versão escrita.

2- Pergunte:

  • Que tipo de texto é este?

Devem concluir que se trata de um texto de abordagem científica.

  • Para quê e para quem este texto foi escrito?

Devem concluir que trata-se de um texto escrito para trazer informações sobre um assunto, que pode ser desconhecido ao grande público.

Neste momento, explique aos alunos que o texto foi retirado de uma revista de divulgação científica destinada às crianças. Esclareça que este tipo de publicação traz textos, imagens e curiosidades sobre assuntos variados sempre de cunho científico, com o objetivo de divulgar esse tipo de conhecimento.

3- Realize uma atividade de releitura com focalização (foco em convenções de escrita de citações). Explique aos alunos que realizarão uma atividade utilizando um trecho do texto lido.

Trecho selecionado contendo citações diretas simples.

4- Projete o trecho no slide.

Observe que o texto apresenta destaque nas citações.

5- Peça a um aluno que inicie a leitura do slide e solicite que todos acompanhem com atenção.

6- Após a leitura, pergunte:

  • Que diferença vocês observam entre a frase destacada e o restante do trecho? (Devem perceber que é uma outra “voz” presente no texto).
  • O trecho destacado representa uma fala ou pensamento de quem?
  • Como esse destaque está marcado no texto? (Através do uso de aspas e da citação do nome de quem fala)
  • Por que o autor acrescentou essas falas no texto? Para que servem?
  • Como você acha que a compreensão do texto ficaria afetada se retirássemos os trechos em destaque?

7- Anote as conclusões dos alunos no quadro em forma de tópicos e realize a leitura coletiva.

Devem concluir que trechos como os destacados no texto são:

  • Usados para mencionar uma informação dita por outra pessoa (não o autor do texto).
  • Usados para mencionar uma informação que foi retirada de outras obras.
  • As citações servem para dar suporte, reforçar ou confirmar o conteúdo do texto.
  • Geralmente apresentam-se entre aspas e podem fazer parte do texto.
  • A fonte ou autor da citação deve ser indicada no texto.

8- Explique que trechos como esses, são chamados de “citações”.

Material complementar:

Revista, acesso e download realizado em 25 de agosto de 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

1 - Esclareça aos alunos que existem outras formas de citações diretas e também indiretas e, para ilustrar, apresente alguns exemplos descritos no slide.

2 - Realize as perguntas propostas no slide e deixe que os alunos exponham suas opiniões, de forma coletiva.

Os alunos devem ser capazes de concluir que:

1- Os exemplos 1 e 2 apresentam a mesma citação, porém, através de duas formas possíveis de produção. As diferenças entre ambas são: a primeira forma traz a referência ao autor no início do texto e, a segunda, no final; na primeira, o nome do autor tem apenas a primeira letra em maiúscula e, na segunda, o nome está todo em maiúsculas.

2- O exemplo 3 apresenta uma forma de citação direta longa, onde o autor transcreve apenas o que considera relevante ao assunto abordado em seu texto, utilizando-se de “reticências” para indicar a supressão de parte do texto. Neste caso, o aluno deve refletir sobre a função das reticências no meio da citação apresentada (que é a de “suprimir texto”).

Atenção!

O objetivo desta etapa da aula é apenas o de mostrar aos alunos algumas formas pelas quais as citações são apresentadas nos textos, não é necessário aprofundar as explicações e os exemplos analisando citações complexas para o entendimento dos mesmos.

Para saber mais:

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Realize a leitura do slide, finalizando com a pergunta proposta.

2- Para melhor direcionar a reflexão, questione:

  • De qual tipo de texto foram retiradas as citações dos exemplos no slide 4?

Devem perceber que todos são textos da esfera científica, porém o texto apresentado no slide 4, que foi extraído de uma revista de divulgação científica para crianças, possui uma linguagem menos formal. As citações aparecem para complementar o assunto tratado no texto e representam as falas de especialistas, portanto, são citações de entrevistas realizadas sobre um determinado assunto.

  • De qual tipo de texto foram retiradas as citações dos exemplos dos slides 5 e 6?

Devem ser capazes de observar que são citações extraídas de matéria da Revista Superinteressante, onde a autora recorre ao periódico científico “Fronteiras da Evolução”, no qual Michael Parsons, da Universidade Frodham, documentou resultados de sua pesquisa. Citações deste tipo, retiradas de livros ou de artigos científicos oriundos de estudos e pesquisas oficiais, apresentam uma linguagem mais formal ou técnica.

Atenção!

O objetivo desta etapa da aula é apenas o de mostrar aos alunos algumas formas pelas quais as citações são apresentadas nos textos, não é necessário aprofundar as explicações e os exemplos analisando citações complexas para o entendimento dos mesmos.

Vale destacar que,nesta aula, temos apresentadas duas fontes de citações: de entrevistas e de consultas a publicações acadêmicas.

Para saber mais:

Slide Plano Aula

Orientações:

Leia o slide e pergunte:

Agora que você conhece o que são citações, reflita: observando os gêneros citados no slide, em qual tipo de texto podemos encontrar citações? Por quê?

Devem ser capazes de concluir que:

As citações são encontradas em textos de cunho científico. Ao citar outros autores que tenham “autoridade científica” no assunto sobre o qual escreve, o autor tem por objetivo atribuir veracidade às ideias apresentadas por ele em seu texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

1- Peça aos alunos que consultem a internet (caso haja recurso técnico disponível) ou pesquisem em dicionário a palavra “citação ou citar” e identifiquem o significado que melhor se enquadra na situação apresentada nesta aula.

2- Solicite aos alunos que leiam o que encontraram.

3- Retome as anotações realizadas na introdução da aula para confirmar as suposições realizadas inicialmente pelos alunos.

4- Leia o slide e finalize solicitando aos alunos que anotem as conclusões no “caderno de descobertas” (apresentado na primeira aula desta sequência de atividades).

Devem anotar que:

  • A citação ocorre quando se menciona uma informação retirada de outros autores/obras. Ela serve como base para sustentar uma ideia apresentada no texto, além de dar crédito às ideias alheias usadas no trabalho (demonstrando a honestidade de quem cita) e permitir ao leitor pesquisar a informação na fonte original.
  • Existem várias formas de escrita de citações:

Diretas: quando o pesquisador-autor realiza a transcrição exata das palavras do autor.

Indiretas: quando o pesquisador-autor, por meio de suas próprias palavras, interpreta o discurso de outro autor, contudo, mantendo o mesmo sentido.

  • As reticências, quando aparecem em citações, indicam que parte do texto de origem foi suprimida, com objetivo de transcrever somente o trecho de interesse.
  • Citações são recursos bastante utilizados em textos expositivos de divulgação científica.

Slide Plano Aula

Orientações:

Leia o slide aos alunos, despertando o interesse para a próxima aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP26 da BNCC

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano