14170
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Função dos poemas concretos e visuais.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Função dos poemas concretos e visuais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Grazielle Tavares

Sugestão de adaptação para ensino remoto

ecursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).

- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui) e Google Sites (tutorial disponível aqui).

- Materiais:
Textos disponíveis aqui.

Introdução
Compartilhe com os alunos uma leitura bem expressiva do poema feita por você, pelo WhatsApp, através de um áudio. Peça que ouçam o áudio várias vezes. Em seguida, encaminhe uma foto do poema ou o link para o documento com o texto. Depois, encaminhe áudios com as orientações e perguntas propostas no plano, para que eles respondam através de áudios pelo mesmo canal. Uma sugestão é criar um mural no Padlet ou um site no Google para ir postando os poemas estudados. Assim, tanto os alunos quanto os familiares poderão acessá-los sempre que quiserem.

Desenvolvimento
Compartilhe com os alunos a leitura expressiva, em um áudio pelo WhatsApp, e, em seguida, envie o texto, pelo WhatsApp ou em um documento no Google, com as principais perguntas sugeridas nas orientações do plano.
Em seguida, compartilhe o terceiro poema como imagem e peça que os alunos expressem suas opiniões sobre ele. Depois de obtidas as primeiras impressões, envie as perguntas sugeridas nas orientações, uma de cada vez, dando oportunidade para os alunos responderem.

Fechamento
Para finalizar, pelo WhatsApp ou pelo mural, oriente os alunos a expressarem suas percepções e o que aprenderam analisando os três poemas. Peça que registrem nos post-its, em áudio ou por escrito.

Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero lendo outros poemas e ouvindo a leitura da criança.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_04SQA01

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 3º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas