14109
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Estratégias de Leitura para a construção de um resumo: sublinhar

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Estratégias de Leitura para a construção de um resumo: sublinhar

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carolina Freitas Gentil Almeida Cangemi

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar o material como documento.

Tema
Apresente, por meio do WhatsApp, a proposta de aula: Estratégias de leitura para a construção de um resumo  subliminar.

Introdução
Para ativar os conhecimentos dos alunos, encaminhe o texto “Eu sou Malala” (disponível aqui) e peça para eles sublinharem (sem leitura prévia, só com o correr dos olhos) as palavras: planeta, meninice e terça-feira. Os alunos devem usar lápis, pois é possível apagar e refazer a parte sublinhada após a socialização. Observações: esta aula tem como objetivo sublinhar informações relevantes de um texto da área de Ciências Humanas. A escolha das três palavras deve-se ao afastamento semântico que mantêm com as palavras-chave do texto. Assim, outras palavras do texto que mantenham esse afastamento podem ser escolhidas. É possível ouvir o conteúdo do texto pelo site disponível aqui.

Desenvolvimento
Compartilhe com a turma um documento com algumas questões para reflexão: a) É possível encontrar palavras em um texto sem a leitura do mesmo? b) Sobre o que o texto trata? Sem a leitura integral do texto, peça que os alunos sublinhem as palavras: Malala, livro, ativista. Após sublinharem, peça que os alunos leiam integral e individualmente o texto. Explique que há diferença entre sublinhar palavras sem ler um texto e sublinhar informações principais (mais informações para o entendimento dessas diferenças estão disponíveis aqui). Mostre que, ao revisar o conteúdo, as partes grifadas devem ser suficientes para retomar na memória o todo estudado. Logo, sublinhar pressupõe saber selecionar e suprimir informações. Observação: convém ressaltar que, para estar apto a sublinhar corretamente um texto, é necessário tê-lo lido bastante e com muita atenção. Após a primeira leitura, deve-se voltar ao texto e sublinhar o relevante, uma vez que, em uma primeira leitura, todas as informações são novas para o leitor. O ideal é repassar o conteúdo ao menos duas ou três vezes antes de grifar para ter a noção real de quais são as ideias-chave do texto. Abaixo do texto, pergunte: qual dos dois blocos de palavras está mais relacionado com o texto? Diga para os alunos que se deve ressaltar os dados essenciais para a compreensão do texto e omitir os secundários. Mostre para os alunos que não se trata simplesmente de um julgamento pessoal sobre o que é relevante ou não nos textos, uma vez que a língua (estrutura sintática, por exemplo) e o gênero podem trazer indícios dos aspectos relevantes apresentando-os no começo (tanto do texto quanto das orações). Peça que ao menos três alunos socializem o que sublinharam pelo grupo da turma, para que todos possam analisar e comparar com suas resoluções. É importante observar o que os alunos selecionaram para discutir a pertinência e a relevância dessas informações em relação ao que está sendo estudado. Encaminhe a discussão considerando quatro critérios, de acordo com Raun (1996): a) quantidade correta de informação; b) regularidade e consistência; c) precisão; d) fidelidade de conteúdo (cf. RAUN, 1996). Veja, no plano original, as observações de Raun (1996, p. 21) sobre critérios para seleção e marcação de palavras-chave.

Fechamento
Por fim, compartilhe com a turma, pelo WhatsApp, o documento com o texto sublinhado, disponível aqui, baseado nos 4 critérios propostos no encaminhamento da socialização. 

Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a conhecer a história de Malala.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_05SQA03

(EF69LP34) Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, produzir marginálias (ou tomar notas em outro suporte), sínteses organizadas em itens, quadro sinóptico, quadro comparativo, esquema, resumo ou resenha do texto lido (com ou sem comentário/análise), mapa conceitual, dependendo do que for mais adequado, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações e


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas