14082
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Comportamentos vulneráveis e transmissão de DST/AIDS

Plano de aula de Ciências com atividades para 8º ano do Fundamental sobresobre a responsabilidade de cada um com a própria vida e a vida do outro, reconhecendo que as DST nem sempre podem ser notadas através da aparência e que algumas não tem cura.

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alanna Sandrelly Ferreira da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos relacionados a duas habilidades propostas na BNCC para a disciplina de ciências, que não serão contempladas em sua totalidade, sendo necessário dar continuidade com as aulas subsequentes. Essa aula seria melhor aplicada após a aula https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BvbeJBeHGmyTbwUc8bkwc2tnzFTreq2swrMhAakeJhs6bcMacgUCrKXzdVAM/perfis-dos-personagens-mao-na-massa-cie8-08ve05.pdf.

Materiais necessários para a aula: Material para áudio e vídeo e acesso à internet (se tiver disponível em sua escola), caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis, imagem da campanha para o contexto impressa, perfis dos personagens, semáforo para preenchimento dos alunos e fichas para o sorteio.

Caso sua escola não disponha de recursos tecnológicos e acesso à internet, você poderá solicitar que os estudantes acessem o vídeo sugerido previamente em suas casas. Ou adotar a sugestão de trabalhar a imagem da campanha.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o título da aula para os alunos. Fale que eles irão refletir sobre os comportamentos que facilitam a transmissão de DST/AIDS cometidos por muitos adolescentes. Questione-os a respeito do tema. Neste momento poderão surgir relatos de alguns alunos, valorize essa fala, pois poderá servir de embasamento para uma futura discussão.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Exiba aos seus alunos o vídeo da campanha feita pela Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS - RJ), disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=87xQMIjMDwA, que mostra como a AIDS não pode ser percebida pela expressão física de uma pessoa. Caso sua escola não possua material de mídia disponível, você poderá fazer uma substituição do vídeo usando como contexto a imagem oficial da campanha encontrada no link a seguir: http://www.ufrgs.br/obcomp/campanhas-interesse-publico/5/150/a-aids-nao-tem-cara-e-nao-tem-cura/, ou ainda, registre o slogan da campanha no quadro.

Após a exibição do vídeo converse com seus alunos sobre o que foi abordado no vídeo. Aproveite para resgatar falas e experiências dos alunos que podem ter sido apresentadas no início da aula. Mas não exponha nesse momento a sua visão sobre o tema. Você poderá usar questões como:

  • O que é possível compreender do slogan utilizado na campanha?
  • Se a AIDS é uma doença imperceptível aos olhos, como podemos detectá-la?
  • Quais precauções deve-se tomar para evitar contrair o vírus HIV se o mesmo não causa sintomas aparentes?

ATENÇÃO: Esta aula tem como objetivo levar os alunos a perceberem o risco na forma como os adolescentes atualmente se relacionam e a importância da prevenção. Porém, é importante que os alunos também saibam que ter a sorologia positiva para HIV não o condiciona a doença AIDS automaticamente. Este conhecimento poderá ser melhor trabalhado utilizando a aula CIE8_08VE08. Segue uma leitura complementar para um melhor aprofundamento nos significados dos termos: https://unaids.org.br/2017/03/voce-sabe-o-que-e-hiv-e-o-que-e-aids/ - https://aidsinfo.nih.gov/understanding-hiv-aids/fact-sheets/19/45/hiv-aids--the-basics

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o slide e/ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sem que você responda a questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Para um aprofundamento no tema antes da aula, segue uma sugestão de leitura complementar: https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/884/1060.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Para auxiliar na etapa mão na massa segue um https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BvbeJBeHGmyTbwUc8bkwc2tnzFTreq2swrMhAakeJhs6bcMacgUCrKXzdVAM/perfis-dos-personagens-mao-na-massa-cie8-08ve05.pdf que irá servir com um guia nesta atividade.Sugestão de tempo para esse momento: 8 minutos. Apresente à turma o perfil de 6 adolescentes, em uma proporção igual de gênero. Caso não possa ser projetado, os perfis poderão ser encontrados para impressão neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tRcgqdpEk5tKn8h6EYCMv4xRzCXF9kT6Wy6uMmmW4jjyFjhZfbdTXdzFYyXq/passo-a-passo-mao-na-massa-cie8-08ve05.pdf. Segundo os dados apresentados em 2017 pela UNAIDS (https://unaids.org.br/estatisticas/ ), na américa latina a porcentagem de adultos (15+) vivendo com HIV girava em torno de 58%. Pensando nisso, metade dos perfis apresentados aos alunos irão possuir o vírus, mas os alunos não saberão disso no primeiro momento.

ATENÇÃO: Caso ache necessário, a descrição dos perfis dos alunos pode ser modificada para que melhor se adeque à turma, assim como nas escolhas dos personagens soropositivos. É importante que você deixe livre para que os estudantes definam livremente se os casais serão heterossexuais ou homosexuais. Neste primeiro momento os alunos irão conhecer os perfis dos personagens (aspectos físicos, hobbies, gostos, etc), de maneira que consigam identificar três possíveis casais. Os alunos deverão ter em mente o que eles conhecem por relacionamento e como as pessoas são atraídas umas pelas outras. Através das cores do sinal de trânsito os alunos terão que escolher um casal para cada cor (ainda sem saber seus significados). Para esta parte disponibilizamos um https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8Rh5gzSt4D393MfHZGPvgFkznGvAy73cqFcSU65dWTkFwVX6NsHFfBvG3efJ/fichas-para-sorteio-mao-na-massa-cie8-08ve05.pdf para distribuir entre os alunos, mas eles podem apenas anotar suas opções em seu caderno ou folha a parte. Os alunos poderão questionar sobre o significado de cada cor, mas será apenas informado que está ligado desde a uma amizade até um relacionamento mais íntimo. Isso é importante para que os alunos percebam que nossos relacionamentos estão na maioria das vezes ligados aos nossos instintos de atração e percepção.

SUGESTÃO COMPLEMENTAR: Dependendo da faixa etária de seus alunos, o jogo poderá ser modificado de forma a se aproximar mais da realidade deles. Ao invés de formarem três casais, os alunos teriam que escolher três opções de personagens com quem se relacionariam (perfis que mais se identificam).

Materiais necessários: Perfis dos personagens, semáforo para preenchimento dos alunos, caderno/bloco de papel e caneta/lápis.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Sugestão de tempo para esse momento: 2 minutos. Após esse primeiro momento, será revelado aos alunos o significado de cada cor: Vermelho - relacionamento íntimo com sexo; Amarelo - relacionamento íntimo sem sexo (paquera de pouco tempo com beijo, abraços e carinhos - conhecido como “ficar” entre os jovens); Verde - relacionamento de amizade. Você dará oportunidade para que os alunos troquem os casais de cor se assim preferirem, mostrando que relacionamentos podem mudar à medida que o sentimento e a forma de atração também muda. Uma amizade pode se tornar um namoro e vice-versa.

Sugestão de tempo para esse momento: 2 minutos. Cada aluno deverá também sortear uma https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F6R4DJgTG4Yr6q8sqkRvV3KYVV4ysBpfxVE4QXMNnxvGfva7T5KM9vkKmZ37/semaforo-para-os-alunos-mao-na-massa-cie8-08ve05.pdf com a informação “Sexo com proteção” ou “Sexo sem proteção” e marcar em seu semáforo ao lado do casal da cor vermelha. Isso é importante para que os alunos percebam que relacionamentos sexuais com pessoas soropositivas é possível desde que haja proteção, o que diminui drasticamente as chances de transmissão do vírus. E que isso vale para qualquer outra DST e até mesmo uma gravidez indesejada. Também servirá de base ao debate seguinte, para que você informe aos alunos que há riscos até nos casos onde ambos sejam soropositivos, já que a carga viral pode ser aumentada devido a exposição, podendo ser um risco no desenvolvimento da AIDS.

Materiais necessários: Semáforo para preenchimento dos alunos, fichas para o sorteio, caderno/bloco de papel e caneta/lápis.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Sugestão de tempo para esse momento: 3 minutos. Neste terceiro momento os alunos serão confrontados com a informação da sorologia dos três personagens que possuem o vírus HIV. Com a ajuda dos alunos, elabore no quadro uma tabela com os personagens que supostamente contraíram o vírus, de acordo com as escolhas dos casais realizadas por eles, através de uma relacionamento íntimo com sexo sem proteção e os que correram grande risco em um relacionamento íntimo, porém, sem sexo.

ATENÇÃO: Use esse momento para fazer os alunos refletirem sobre a importância do uso da camisinha e de outros métodos de prevenção ao HIV. Indique aos alunos que esses personagens poderiam ter evitado tal situação. Leitura complementar ao professor: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2015/04/11/prevenir-a-aids-so-com-camisinha-e-estrategia-fracassada-diz-ceo-da-amfar.htm.

A partir da coleta de resultados será aberta uma roda de debate para discussão dos resultados (sugestão de tempo para esse momento: 10 minutos).

Você poderá estimular o debate realizando perguntas como:

  • Quais critérios você utilizou para escolher os casais?
  • Você acredita que a forma como os jovens escolhem seus relacionamentos é arriscada?
  • Você imaginava que estes jovens, com estes perfis atraentes, poderiam ter algum tipo de doença?
  • Alguns casais acabaram recebendo a ficha que indicava proteção e outros não, como esses casais poderiam ter se prevenido?
  • Você acredita que se ambos fossem soropositivos não teria problema em um contato sexual sem camisinha?
  • Quais atitudes você espera de pessoas portadoras do vírus HIV?
  • Se isso fosse um caso real, e você tivesse sido a pessoa infectada, qual seria sua reação ao descobrir e quais atitudes tomaria? (Levar os alunos a refletirem sobre a importância da PEP - http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/pep-profilaxia-pos-exposicao-ao-hiv)
  • Esse tipo de situação poderia ser repetida com outras doenças? Quais?

Materiais necessários: Quadro e marcador/giz.

ATENÇÃO: Esta aula tem como objetivo levar os alunos a perceberem o risco na forma como os adolescentes atualmente se relacionam e a importância da prevenção. Porém, é importante que os alunos também saibam que ter a sorologia positiva para HIV não o condiciona à doença AIDS automaticamente. Este conhecimento poderá ser melhor trabalhado utilizando a aula CIE8_08VE08. Segue uma leitura complementar para um aprofundamento nos significados desses termos: https://unaids.org.br/2017/03/voce-sabe-o-que-e-hiv-e-o-que-e-aids/.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos

Orientações: Como fechamento da aula, exiba aos alunos o vídeo “AIDS na adolescência - Dr. Drauzio Varella” (https://www.youtube.com/watch?v=vlHH2pBWhsQ ) e um dos vídeos da série “AIDS: Não à doença. Sim à prevenção” do Ministério da Saúde. (https://www.youtube.com/watch?v=VVkumk6i5TA&index=29&list=PL_rQTI99G4P_-unL7CklJq18CU1JStKZc ). Será possível perceber que não existe grupo de risco para esta doença e que todos estão vulneráveis a contrair o vírus HIV. Após os vídeos relembre a questão disparadora e estimule seus alunos com questionamentos que poderão servir de embasamento para sua fala ao final da aula, que poderá responder dúvidas pertinentes que possam ter surgido. Sugestões de perguntas:

  • A fala do Dr. Drauzio Varella no vídeo e a campanha do Ministério da Saúde corrobora ao que vocês constataram durante o jogo? Em quais aspectos?
  • Quais atitudes todos os adolescentes devem ter para prevenir-se do HIV?
  • Apesar do foco dos vídeos apresentados na aula e do jogo terem sido sobre o vírus HIV, a camisinha previne apenas a AIDS? Qual a importância dos preservativos masculinos e femininos?
  • A atitude de questionar o uso da camisinha em um relacionamento só deve partir do homem?

ATENÇÃO: Caso sua escola não possua material de vídeo e/ou acesso à internet, você poderá utilizar os dados obtidos (Tabela 2) em uma pesquisa publicada na Revista Adolescência e Saúde que aborda o tema da aula. http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=482.

Após o debate, os alunos terão que anotar no caderno as principais constatações feitas que respondam novamente a questão disparadora feita no início da aula e suas considerações finais. Logo após, alguns alunos voluntários poderão compartilhar suas anotações com a turma. Como atividade complementar o professor poderá trabalhar junto com os professores de língua portuguesa e arte em uma campanha de prevenção à AIDS na comunidade escolar. Dentro desse projeto poderá ser convidado algum profissional da saúde para uma palestra na escola.

Materiais necessários: Material para áudio/vídeo e acesso à internet ou dados da tabela do artigo científico indicado, caderno/bloco de papel e caneta/lápis.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos relacionados a duas habilidades propostas na BNCC para a disciplina de ciências, que não serão contempladas em sua totalidade, sendo necessário dar continuidade com as aulas subsequentes. Essa aula seria melhor aplicada após a aula https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BvbeJBeHGmyTbwUc8bkwc2tnzFTreq2swrMhAakeJhs6bcMacgUCrKXzdVAM/perfis-dos-personagens-mao-na-massa-cie8-08ve05.pdf.

Materiais necessários para a aula: Material para áudio e vídeo e acesso à internet (se tiver disponível em sua escola), caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis, imagem da campanha para o contexto impressa, perfis dos personagens, semáforo para preenchimento dos alunos e fichas para o sorteio.

Caso sua escola não disponha de recursos tecnológicos e acesso à internet, você poderá solicitar que os estudantes acessem o vídeo sugerido previamente em suas casas. Ou adotar a sugestão de trabalhar a imagem da campanha.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o título da aula para os alunos. Fale que eles irão refletir sobre os comportamentos que facilitam a transmissão de DST/AIDS cometidos por muitos adolescentes. Questione-os a respeito do tema. Neste momento poderão surgir relatos de alguns alunos, valorize essa fala, pois poderá servir de embasamento para uma futura discussão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Exiba aos seus alunos o vídeo da campanha feita pela Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS - RJ), disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=87xQMIjMDwA, que mostra como a AIDS não pode ser percebida pela expressão física de uma pessoa. Caso sua escola não possua material de mídia disponível, você poderá fazer uma substituição do vídeo usando como contexto a imagem oficial da campanha encontrada no link a seguir: http://www.ufrgs.br/obcomp/campanhas-interesse-publico/5/150/a-aids-nao-tem-cara-e-nao-tem-cura/, ou ainda, registre o slogan da campanha no quadro.

Após a exibição do vídeo converse com seus alunos sobre o que foi abordado no vídeo. Aproveite para resgatar falas e experiências dos alunos que podem ter sido apresentadas no início da aula. Mas não exponha nesse momento a sua visão sobre o tema. Você poderá usar questões como:

  • O que é possível compreender do slogan utilizado na campanha?
  • Se a AIDS é uma doença imperceptível aos olhos, como podemos detectá-la?
  • Quais precauções deve-se tomar para evitar contrair o vírus HIV se o mesmo não causa sintomas aparentes?

ATENÇÃO: Esta aula tem como objetivo levar os alunos a perceberem o risco na forma como os adolescentes atualmente se relacionam e a importância da prevenção. Porém, é importante que os alunos também saibam que ter a sorologia positiva para HIV não o condiciona a doença AIDS automaticamente. Este conhecimento poderá ser melhor trabalhado utilizando a aula CIE8_08VE08. Segue uma leitura complementar para um melhor aprofundamento nos significados dos termos: https://unaids.org.br/2017/03/voce-sabe-o-que-e-hiv-e-o-que-e-aids/ - https://aidsinfo.nih.gov/understanding-hiv-aids/fact-sheets/19/45/hiv-aids--the-basics

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o slide e/ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sem que você responda a questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Para um aprofundamento no tema antes da aula, segue uma sugestão de leitura complementar: https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/884/1060.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Para auxiliar na etapa mão na massa segue um https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BvbeJBeHGmyTbwUc8bkwc2tnzFTreq2swrMhAakeJhs6bcMacgUCrKXzdVAM/perfis-dos-personagens-mao-na-massa-cie8-08ve05.pdf que irá servir com um guia nesta atividade.Sugestão de tempo para esse momento: 8 minutos. Apresente à turma o perfil de 6 adolescentes, em uma proporção igual de gênero. Caso não possa ser projetado, os perfis poderão ser encontrados para impressão neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tRcgqdpEk5tKn8h6EYCMv4xRzCXF9kT6Wy6uMmmW4jjyFjhZfbdTXdzFYyXq/passo-a-passo-mao-na-massa-cie8-08ve05.pdf. Segundo os dados apresentados em 2017 pela UNAIDS (https://unaids.org.br/estatisticas/ ), na américa latina a porcentagem de adultos (15+) vivendo com HIV girava em torno de 58%. Pensando nisso, metade dos perfis apresentados aos alunos irão possuir o vírus, mas os alunos não saberão disso no primeiro momento.

ATENÇÃO: Caso ache necessário, a descrição dos perfis dos alunos pode ser modificada para que melhor se adeque à turma, assim como nas escolhas dos personagens soropositivos. É importante que você deixe livre para que os estudantes definam livremente se os casais serão heterossexuais ou homosexuais. Neste primeiro momento os alunos irão conhecer os perfis dos personagens (aspectos físicos, hobbies, gostos, etc), de maneira que consigam identificar três possíveis casais. Os alunos deverão ter em mente o que eles conhecem por relacionamento e como as pessoas são atraídas umas pelas outras. Através das cores do sinal de trânsito os alunos terão que escolher um casal para cada cor (ainda sem saber seus significados). Para esta parte disponibilizamos um https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8Rh5gzSt4D393MfHZGPvgFkznGvAy73cqFcSU65dWTkFwVX6NsHFfBvG3efJ/fichas-para-sorteio-mao-na-massa-cie8-08ve05.pdf para distribuir entre os alunos, mas eles podem apenas anotar suas opções em seu caderno ou folha a parte. Os alunos poderão questionar sobre o significado de cada cor, mas será apenas informado que está ligado desde a uma amizade até um relacionamento mais íntimo. Isso é importante para que os alunos percebam que nossos relacionamentos estão na maioria das vezes ligados aos nossos instintos de atração e percepção.

SUGESTÃO COMPLEMENTAR: Dependendo da faixa etária de seus alunos, o jogo poderá ser modificado de forma a se aproximar mais da realidade deles. Ao invés de formarem três casais, os alunos teriam que escolher três opções de personagens com quem se relacionariam (perfis que mais se identificam).

Materiais necessários: Perfis dos personagens, semáforo para preenchimento dos alunos, caderno/bloco de papel e caneta/lápis.

Slide Plano Aula

Orientações: Sugestão de tempo para esse momento: 2 minutos. Após esse primeiro momento, será revelado aos alunos o significado de cada cor: Vermelho - relacionamento íntimo com sexo; Amarelo - relacionamento íntimo sem sexo (paquera de pouco tempo com beijo, abraços e carinhos - conhecido como “ficar” entre os jovens); Verde - relacionamento de amizade. Você dará oportunidade para que os alunos troquem os casais de cor se assim preferirem, mostrando que relacionamentos podem mudar à medida que o sentimento e a forma de atração também muda. Uma amizade pode se tornar um namoro e vice-versa.

Sugestão de tempo para esse momento: 2 minutos. Cada aluno deverá também sortear uma https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F6R4DJgTG4Yr6q8sqkRvV3KYVV4ysBpfxVE4QXMNnxvGfva7T5KM9vkKmZ37/semaforo-para-os-alunos-mao-na-massa-cie8-08ve05.pdf com a informação “Sexo com proteção” ou “Sexo sem proteção” e marcar em seu semáforo ao lado do casal da cor vermelha. Isso é importante para que os alunos percebam que relacionamentos sexuais com pessoas soropositivas é possível desde que haja proteção, o que diminui drasticamente as chances de transmissão do vírus. E que isso vale para qualquer outra DST e até mesmo uma gravidez indesejada. Também servirá de base ao debate seguinte, para que você informe aos alunos que há riscos até nos casos onde ambos sejam soropositivos, já que a carga viral pode ser aumentada devido a exposição, podendo ser um risco no desenvolvimento da AIDS.

Materiais necessários: Semáforo para preenchimento dos alunos, fichas para o sorteio, caderno/bloco de papel e caneta/lápis.

Slide Plano Aula

Orientações: Sugestão de tempo para esse momento: 3 minutos. Neste terceiro momento os alunos serão confrontados com a informação da sorologia dos três personagens que possuem o vírus HIV. Com a ajuda dos alunos, elabore no quadro uma tabela com os personagens que supostamente contraíram o vírus, de acordo com as escolhas dos casais realizadas por eles, através de uma relacionamento íntimo com sexo sem proteção e os que correram grande risco em um relacionamento íntimo, porém, sem sexo.

ATENÇÃO: Use esse momento para fazer os alunos refletirem sobre a importância do uso da camisinha e de outros métodos de prevenção ao HIV. Indique aos alunos que esses personagens poderiam ter evitado tal situação. Leitura complementar ao professor: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2015/04/11/prevenir-a-aids-so-com-camisinha-e-estrategia-fracassada-diz-ceo-da-amfar.htm.

A partir da coleta de resultados será aberta uma roda de debate para discussão dos resultados (sugestão de tempo para esse momento: 10 minutos).

Você poderá estimular o debate realizando perguntas como:

  • Quais critérios você utilizou para escolher os casais?
  • Você acredita que a forma como os jovens escolhem seus relacionamentos é arriscada?
  • Você imaginava que estes jovens, com estes perfis atraentes, poderiam ter algum tipo de doença?
  • Alguns casais acabaram recebendo a ficha que indicava proteção e outros não, como esses casais poderiam ter se prevenido?
  • Você acredita que se ambos fossem soropositivos não teria problema em um contato sexual sem camisinha?
  • Quais atitudes você espera de pessoas portadoras do vírus HIV?
  • Se isso fosse um caso real, e você tivesse sido a pessoa infectada, qual seria sua reação ao descobrir e quais atitudes tomaria? (Levar os alunos a refletirem sobre a importância da PEP - http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/pep-profilaxia-pos-exposicao-ao-hiv)
  • Esse tipo de situação poderia ser repetida com outras doenças? Quais?

Materiais necessários: Quadro e marcador/giz.

ATENÇÃO: Esta aula tem como objetivo levar os alunos a perceberem o risco na forma como os adolescentes atualmente se relacionam e a importância da prevenção. Porém, é importante que os alunos também saibam que ter a sorologia positiva para HIV não o condiciona à doença AIDS automaticamente. Este conhecimento poderá ser melhor trabalhado utilizando a aula CIE8_08VE08. Segue uma leitura complementar para um aprofundamento nos significados desses termos: https://unaids.org.br/2017/03/voce-sabe-o-que-e-hiv-e-o-que-e-aids/.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos

Orientações: Como fechamento da aula, exiba aos alunos o vídeo “AIDS na adolescência - Dr. Drauzio Varella” (https://www.youtube.com/watch?v=vlHH2pBWhsQ ) e um dos vídeos da série “AIDS: Não à doença. Sim à prevenção” do Ministério da Saúde. (https://www.youtube.com/watch?v=VVkumk6i5TA&index=29&list=PL_rQTI99G4P_-unL7CklJq18CU1JStKZc ). Será possível perceber que não existe grupo de risco para esta doença e que todos estão vulneráveis a contrair o vírus HIV. Após os vídeos relembre a questão disparadora e estimule seus alunos com questionamentos que poderão servir de embasamento para sua fala ao final da aula, que poderá responder dúvidas pertinentes que possam ter surgido. Sugestões de perguntas:

  • A fala do Dr. Drauzio Varella no vídeo e a campanha do Ministério da Saúde corrobora ao que vocês constataram durante o jogo? Em quais aspectos?
  • Quais atitudes todos os adolescentes devem ter para prevenir-se do HIV?
  • Apesar do foco dos vídeos apresentados na aula e do jogo terem sido sobre o vírus HIV, a camisinha previne apenas a AIDS? Qual a importância dos preservativos masculinos e femininos?
  • A atitude de questionar o uso da camisinha em um relacionamento só deve partir do homem?

ATENÇÃO: Caso sua escola não possua material de vídeo e/ou acesso à internet, você poderá utilizar os dados obtidos (Tabela 2) em uma pesquisa publicada na Revista Adolescência e Saúde que aborda o tema da aula. http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=482.

Após o debate, os alunos terão que anotar no caderno as principais constatações feitas que respondam novamente a questão disparadora feita no início da aula e suas considerações finais. Logo após, alguns alunos voluntários poderão compartilhar suas anotações com a turma. Como atividade complementar o professor poderá trabalhar junto com os professores de língua portuguesa e arte em uma campanha de prevenção à AIDS na comunidade escolar. Dentro desse projeto poderá ser convidado algum profissional da saúde para uma palestra na escola.

Materiais necessários: Material para áudio/vídeo e acesso à internet ou dados da tabela do artigo científico indicado, caderno/bloco de papel e caneta/lápis.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano