9840
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Frações equivalentes - dividindo um terreno

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre - Problematizar o conceito de fração equivalente; - Utilizar a comparação de frações para encontrar frações equivalentes.

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marcos Vinicius Zanutto

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcos Vinicius Zanutto

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF05MA04) Identificar frações equivalentes.

Objetivos específicos

-          Problematizar o conceito de fração equivalente;

-          Utilizar a comparação de frações para encontrar frações equivalentes;

Conceito-chave

Fração equivalente

Recursos necessários

  • Cópia das atividades (opcional),
  • lápis,
  • lápis de cor,
  • régua.

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 4 minutos.

Orientações: Faça a pergunta proposta e questione os alunos sobre suas hipóteses. Neste momento da aula, não é para confirmar ou discordar de suas ideias iniciais, pois trata-se de um aquecimento. A atividade prevista é pensada justamente para sondar suas ideias. Caso sinta necessidade, registre as informações que os alunos forem falando e deixe visível para eles no decorrer da aula, para que, caso necessário, você retome algum conceito.

RESPOSTA DA QUESTÃO PROPOSTA: Os dois comeram a mesma quantidade de pizza. Marcelo comeu 4/8 = meia pizza. Joel 3/6 = meia pizza

Propósito: Instigar os alunos sobre uma situação onde as frações envolvidas representam a mesma parte do inteiro, pois este conceito será ampliado e sistematizado nesta aula.

Discuta com a turma:

?Quais são as frações envolvidas na situação proposta?

?Qual fração de pizza cada amigo comeu?

?Quem comeu mais pizza?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 04, 05 e 06).

Orientações: Leia a situação problema para os alunos e peça que façam as divisões do terreno seguindo as orientações do cliente. Os alunos devem estar dispostos em duplas, pedir para que eles pensem e busquem responder inicialmente sozinhos. Destinar para este momento, 10 minutos para as tentativas individualmente, depois peça para que discutem com sua dupla e verifiquem como cada um representou. Importante que nestes momentos você caminhe pela sala e vá verificando se todos entenderam o que devem fazer e que estejam buscando uma solução que atenda à todas as solicitações do cliente.

Propósito: Oportunizar que os alunos pensem em diferentes maneiras de dividir o terreno.

Discuta com a turma:

?Como você começou a divisão do terreno? Por que você achou melhor começar por aí?

?Que fração representa a piscina e a churrasqueira juntas? Essa fração é maior que a fração que representa a casa?

?Suas representações atendem à todas as exigências do cliente?

?O pomar e a horta juntas representam o mesmo espaço a que partes do terreno?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Indicações de leitura para o professor:

Conteúdos Nova Escola:

Nem tudo acaba em problemas com pizza (link)

Debate animado sobre frações (link)

Enigma das frações (link)

O que são números racionais (link)

O valor das partes (link)

Conteúdos Mathema:

Papa Todas de Frações (link)

Matemática e Bandeiras (link)

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 04, 05 e 06).

Orientações: Leia a situação problema para os alunos e peça que façam as divisões do terreno seguindo as orientações do cliente. Os alunos devem estar dispostos em duplas, pedir para que eles pensem e busquem responder inicialmente sozinhos. Destinar para este momento, 10 minutos para as tentativas individualmente, depois peça para que discutem com sua dupla e verifiquem como cada um representou. Importante que nestes momentos você caminhe pela sala e vá verificando se todos entenderam o que devem fazer e que estejam buscando uma solução que atenda à todas as solicitações do cliente.

Propósito: Oportunizar que os alunos pensem em diferentes maneiras de dividir o terreno.

Discuta com a turma:

?Como você começou a divisão do terreno? Por que você achou melhor começar por aí?

?Que fração representa a piscina e a churrasqueira juntas? Essa fração é maior que a fração que representa a casa?

?Suas representações atendem à todas as exigências do cliente?

?O pomar e a horta juntas representam o mesmo espaço a que partes do terreno?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 04, 05 e 06).

Orientações: Enquanto os alunos desenvolvem a atividade proposta, explore se eles estão compreendendo as equivalências envolvidas entre as divisões do terreno, se estes conseguem observar que a junção de áreas menores do terreno são iguais à áreas maiores.

De acordo com a necessidade de mediar com alunos para que eles entendam que mesmo não existindo divisões nas áreas maiores do terreno, elas compõem pedaços que representam as partes menores. Isso quer dizer, a parte do terreno destinada para a casa, em comparação às divisões menores, é dividida em 2 partes para obter as áreas da piscina e da churrasqueira; e estas são divididas ao meio quando comparadas às representações menores do terreno que corresponde ao jardim, a horta, por exemplo.

Dessa forma, os alunos conseguirão concluir que para obter a parte destinada a piscina e a churrasqueira, o terreno precisou ser dividido em 6 partes de mesmo tamanho.

Assim, como, para obter as partes menores do terreno como horta, pomar, jardim e estacionamento o terreno foi dividido em 12 partes iguais.

Logo que a churrasqueira e a piscina juntas representam 2 das 6 partes, ou seja, 2/6 do terreno e que tem tamanho igual ao ? do terreno ocupado pela cas.

Como também, que o jardim e a horta juntos representam 2 dos 12 pedaços menores, o que corresponde a 2/12 avos do terreno e tem tamanho igual a piscina que representa ? do terreno.

Propósito: Possibilitar que os alunos pensem em diferentes maneiras de dividir o terreno e consigam enxergar equivalências entre as divisões.

Discuta com a turma:

  • Quais partes do terreno você pintará?
  • O que estas partes pintadas possuem em comum?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slide 07, 08, 09, 10, 11 e 12).

Orientações: Este é o momento de discussão das possibilidade de divisões do terreno que os alunos construíram. Verificar com eles se atende às exigências do cliente por completo. Acima observa-se uma das possibilidades de divisão, os slides seguintes apresentam as comparações entre partes diferentes do terreno. Caso apareça uma outra forma, peça que o aluno a represente e discuta com os demais se está completamente de acordo com o solicitado.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quais partes do terreno estão pintadas?
  • Que fração representa a piscina e a churrasqueira juntas?
  • Qual fração representa a casa?
  • Podemos dizer que o espaço da casa tem o mesmo tamanho que o espaço da piscina e da churrasqueira juntos?
  • Então podemos afirmar que as duas frações são iguais?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slide 07, 08, 09, 10, 11 e 12).

Orientações: Este é o momento de discussão. Verificar com eles se atende às exigências do cliente por completo. Acima observa-se outra possibilidade de divisão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quais partes do terreno estão pintadas?
  • Que fração representa o jardim e a horta juntos?
  • Qual fração representa a piscina?
  • Podemos dizer que o espaço da piscina tem o mesmo tamanho que o espaço do jardim e da horta juntos?
  • Então podemos afirmar que estas frações são iguais?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slide 07, 08, 09, 10, 11 e 12).

Orientações: Este é o momento de discussão. Verificar com eles se atende às exigências do cliente por completo. Acima observa-se outra possibilidade de divisão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quais partes do terreno estão pintadas?
  • Que fração representa as partes menores juntas?
  • Qual fração representa a casa?
  • Podemos dizer que o espaço da casa tem o mesmo tamanho que o espaço das partes menores juntas?
  • Então podemos afirmar que estas frações são iguais?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slide 07, 08, 09, 10, 11 e 12).

Orientações: Este é o momento de discussão. Verificar com eles se atende às exigências do cliente por completo. Acima observa-se outra possibilidade de divisão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quais partes do terreno estão pintadas?
  • Que fração representa o jardim e o estacionamento juntos?
  • Qual fração representa a piscina?
  • Podemos dizer que o espaço da piscina tem o mesmo tamanho que o espaço do jardim e do estacionamento juntos?
  • Então podemos afirmar que estas frações são iguais?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slide 07, 08, 09, 10, 11 e 12).

Orientações: Este é o momento de discussão. Verificar com eles se atende às exigências do cliente por completo. Acima observa-se outra possibilidade de divisão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quais partes do terreno estão pintadas?
  • Que fração representa as partes menores juntas?
  • Qual fração representa a casa?
  • Podemos dizer que o espaço da casa tem o mesmo tamanho que o espaço das partes menores juntas?
  • Então podemos afirmar que estas frações são iguais?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slide 07, 08, 09, 10, 11 e 12).

Orientações: Este é o momento de discussão. Verificar com eles se atende às exigências do cliente por completo. Acima observa-se outra possibilidade de divisão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quais partes do terreno estão pintadas?
  • Que fração representa o jardim e a horta juntos?
  • Qual fração representa a casa?
  • Podemos dizer que o espaço da casa tem o mesmo tamanho que o espaço da piscina e da churrasqueira juntas?
  • Então podemos afirmar que estas frações são iguais?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Depois da discussão com os alunos sobre o que encontraram e descobriram com a divisão do terreno, retomar com eles as frações envolvidas na divisão do terreno. Peça que leiam a primeira pergunta projetada para que consigam perceber as equivalências entre partes do terreno. Pedir que verbalizem as partes equivalentes do terreno. Ao responder a segunda pergunta projetada, registrar com o sinal de igualdade entre as frações, evidenciando que são equivalentes e para que este conceito de igualdade e equivalência fique claro para eles.

Propósito: Realizar a sistematização do conceito principal da aula.

Discuta com a turma:

  • Quais são as divisões equivalentes do terreno?
  • Quais são frações equivalentes à um terço que aparecem nas divisões?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Encerre a atividade registrando as descobertas feitas na aula.

Propósito: Promover um registro dos conceitos da aula.

Discuta com a turma:

  • Qual o conceito de fração equivalente?
  • Quais são as frações equivalentes que encontramos na aula de hoje?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule na sala observando se todos os alunos compreenderam o enunciado e sabem o que devem fazer. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram compreender o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outras situações e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de frações equivalentes.

Discuta com a turma:

  • Quais São as frações que estão representadas na primeira coluna?
  • Quais são as frações representadas na segunda coluna?
  • Como saber se uma fração é equivalente à outra?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcos Vinicius Zanutto

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF05MA04) Identificar frações equivalentes.

Objetivos específicos

-          Problematizar o conceito de fração equivalente;

-          Utilizar a comparação de frações para encontrar frações equivalentes;

Conceito-chave

Fração equivalente

Recursos necessários

  • Cópia das atividades (opcional),
  • lápis,
  • lápis de cor,
  • régua.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 4 minutos.

Orientações: Faça a pergunta proposta e questione os alunos sobre suas hipóteses. Neste momento da aula, não é para confirmar ou discordar de suas ideias iniciais, pois trata-se de um aquecimento. A atividade prevista é pensada justamente para sondar suas ideias. Caso sinta necessidade, registre as informações que os alunos forem falando e deixe visível para eles no decorrer da aula, para que, caso necessário, você retome algum conceito.

RESPOSTA DA QUESTÃO PROPOSTA: Os dois comeram a mesma quantidade de pizza. Marcelo comeu 4/8 = meia pizza. Joel 3/6 = meia pizza

Propósito: Instigar os alunos sobre uma situação onde as frações envolvidas representam a mesma parte do inteiro, pois este conceito será ampliado e sistematizado nesta aula.

Discuta com a turma:

?Quais são as frações envolvidas na situação proposta?

?Qual fração de pizza cada amigo comeu?

?Quem comeu mais pizza?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 04, 05 e 06).

Orientações: Leia a situação problema para os alunos e peça que façam as divisões do terreno seguindo as orientações do cliente. Os alunos devem estar dispostos em duplas, pedir para que eles pensem e busquem responder inicialmente sozinhos. Destinar para este momento, 10 minutos para as tentativas individualmente, depois peça para que discutem com sua dupla e verifiquem como cada um representou. Importante que nestes momentos você caminhe pela sala e vá verificando se todos entenderam o que devem fazer e que estejam buscando uma solução que atenda à todas as solicitações do cliente.

Propósito: Oportunizar que os alunos pensem em diferentes maneiras de dividir o terreno.

Discuta com a turma:

?Como você começou a divisão do terreno? Por que você achou melhor começar por aí?

?Que fração representa a piscina e a churrasqueira juntas? Essa fração é maior que a fração que representa a casa?

?Suas representações atendem à todas as exigências do cliente?

?O pomar e a horta juntas representam o mesmo espaço a que partes do terreno?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Indicações de leitura para o professor:

Conteúdos Nova Escola:

Nem tudo acaba em problemas com pizza (link)

Debate animado sobre frações (link)

Enigma das frações (link)

O que são números racionais (link)

O valor das partes (link)

Conteúdos Mathema:

Papa Todas de Frações (link)

Matemática e Bandeiras (link)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 04, 05 e 06).

Orientações: Leia a situação problema para os alunos e peça que façam as divisões do terreno seguindo as orientações do cliente. Os alunos devem estar dispostos em duplas, pedir para que eles pensem e busquem responder inicialmente sozinhos. Destinar para este momento, 10 minutos para as tentativas individualmente, depois peça para que discutem com sua dupla e verifiquem como cada um representou. Importante que nestes momentos você caminhe pela sala e vá verificando se todos entenderam o que devem fazer e que estejam buscando uma solução que atenda à todas as solicitações do cliente.

Propósito: Oportunizar que os alunos pensem em diferentes maneiras de dividir o terreno.

Discuta com a turma:

?Como você começou a divisão do terreno? Por que você achou melhor começar por aí?

?Que fração representa a piscina e a churrasqueira juntas? Essa fração é maior que a fração que representa a casa?

?Suas representações atendem à todas as exigências do cliente?

?O pomar e a horta juntas representam o mesmo espaço a que partes do terreno?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 04, 05 e 06).

Orientações: Enquanto os alunos desenvolvem a atividade proposta, explore se eles estão compreendendo as equivalências envolvidas entre as divisões do terreno, se estes conseguem observar que a junção de áreas menores do terreno são iguais à áreas maiores.

De acordo com a necessidade de mediar com alunos para que eles entendam que mesmo não existindo divisões nas áreas maiores do terreno, elas compõem pedaços que representam as partes menores. Isso quer dizer, a parte do terreno destinada para a casa, em comparação às divisões menores, é dividida em 2 partes para obter as áreas da piscina e da churrasqueira; e estas são divididas ao meio quando comparadas às representações menores do terreno que corresponde ao jardim, a horta, por exemplo.

Dessa forma, os alunos conseguirão concluir que para obter a parte destinada a piscina e a churrasqueira, o terreno precisou ser dividido em 6 partes de mesmo tamanho.

Assim, como, para obter as partes menores do terreno como horta, pomar, jardim e estacionamento o terreno foi dividido em 12 partes iguais.

Logo que a churrasqueira e a piscina juntas representam 2 das 6 partes, ou seja, 2/6 do terreno e que tem tamanho igual ao ? do terreno ocupado pela cas.

Como também, que o jardim e a horta juntos representam 2 dos 12 pedaços menores, o que corresponde a 2/12 avos do terreno e tem tamanho igual a piscina que representa ? do terreno.

Propósito: Possibilitar que os alunos pensem em diferentes maneiras de dividir o terreno e consigam enxergar equivalências entre as divisões.

Discuta com a turma:

  • Quais partes do terreno você pintará?
  • O que estas partes pintadas possuem em comum?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slide 07, 08, 09, 10, 11 e 12).

Orientações: Este é o momento de discussão das possibilidade de divisões do terreno que os alunos construíram. Verificar com eles se atende às exigências do cliente por completo. Acima observa-se uma das possibilidades de divisão, os slides seguintes apresentam as comparações entre partes diferentes do terreno. Caso apareça uma outra forma, peça que o aluno a represente e discuta com os demais se está completamente de acordo com o solicitado.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quais partes do terreno estão pintadas?
  • Que fração representa a piscina e a churrasqueira juntas?
  • Qual fração representa a casa?
  • Podemos dizer que o espaço da casa tem o mesmo tamanho que o espaço da piscina e da churrasqueira juntos?
  • Então podemos afirmar que as duas frações são iguais?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slide 07, 08, 09, 10, 11 e 12).

Orientações: Este é o momento de discussão. Verificar com eles se atende às exigências do cliente por completo. Acima observa-se outra possibilidade de divisão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quais partes do terreno estão pintadas?
  • Que fração representa o jardim e a horta juntos?
  • Qual fração representa a piscina?
  • Podemos dizer que o espaço da piscina tem o mesmo tamanho que o espaço do jardim e da horta juntos?
  • Então podemos afirmar que estas frações são iguais?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slide 07, 08, 09, 10, 11 e 12).

Orientações: Este é o momento de discussão. Verificar com eles se atende às exigências do cliente por completo. Acima observa-se outra possibilidade de divisão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quais partes do terreno estão pintadas?
  • Que fração representa as partes menores juntas?
  • Qual fração representa a casa?
  • Podemos dizer que o espaço da casa tem o mesmo tamanho que o espaço das partes menores juntas?
  • Então podemos afirmar que estas frações são iguais?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slide 07, 08, 09, 10, 11 e 12).

Orientações: Este é o momento de discussão. Verificar com eles se atende às exigências do cliente por completo. Acima observa-se outra possibilidade de divisão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quais partes do terreno estão pintadas?
  • Que fração representa o jardim e o estacionamento juntos?
  • Qual fração representa a piscina?
  • Podemos dizer que o espaço da piscina tem o mesmo tamanho que o espaço do jardim e do estacionamento juntos?
  • Então podemos afirmar que estas frações são iguais?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slide 07, 08, 09, 10, 11 e 12).

Orientações: Este é o momento de discussão. Verificar com eles se atende às exigências do cliente por completo. Acima observa-se outra possibilidade de divisão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quais partes do terreno estão pintadas?
  • Que fração representa as partes menores juntas?
  • Qual fração representa a casa?
  • Podemos dizer que o espaço da casa tem o mesmo tamanho que o espaço das partes menores juntas?
  • Então podemos afirmar que estas frações são iguais?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slide 07, 08, 09, 10, 11 e 12).

Orientações: Este é o momento de discussão. Verificar com eles se atende às exigências do cliente por completo. Acima observa-se outra possibilidade de divisão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Quais partes do terreno estão pintadas?
  • Que fração representa o jardim e a horta juntos?
  • Qual fração representa a casa?
  • Podemos dizer que o espaço da casa tem o mesmo tamanho que o espaço da piscina e da churrasqueira juntas?
  • Então podemos afirmar que estas frações são iguais?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Depois da discussão com os alunos sobre o que encontraram e descobriram com a divisão do terreno, retomar com eles as frações envolvidas na divisão do terreno. Peça que leiam a primeira pergunta projetada para que consigam perceber as equivalências entre partes do terreno. Pedir que verbalizem as partes equivalentes do terreno. Ao responder a segunda pergunta projetada, registrar com o sinal de igualdade entre as frações, evidenciando que são equivalentes e para que este conceito de igualdade e equivalência fique claro para eles.

Propósito: Realizar a sistematização do conceito principal da aula.

Discuta com a turma:

  • Quais são as divisões equivalentes do terreno?
  • Quais são frações equivalentes à um terço que aparecem nas divisões?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Encerre a atividade registrando as descobertas feitas na aula.

Propósito: Promover um registro dos conceitos da aula.

Discuta com a turma:

  • Qual o conceito de fração equivalente?
  • Quais são as frações equivalentes que encontramos na aula de hoje?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule na sala observando se todos os alunos compreenderam o enunciado e sabem o que devem fazer. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram compreender o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outras situações e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de frações equivalentes.

Discuta com a turma:

  • Quais São as frações que estão representadas na primeira coluna?
  • Quais são as frações representadas na segunda coluna?
  • Como saber se uma fração é equivalente à outra?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano