Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Frações equivalentes - dividindo um terreno
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Comparação de equivalências em números racionais
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Marcos Vinicius Zanutto
Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF05MA04) Identificar frações equivalentes.
Objetivos específicos
- Problematizar o conceito de fração equivalente;
- Utilizar a comparação de frações para encontrar frações equivalentes;
Conceito-chave
Fração equivalente
Recursos necessários
- Cópia das atividades (opcional),
- lápis,
- lápis de cor,
- régua.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Problematizar o conceito de fração equivalente;
- Utilizar a comparação de frações para encontrar frações equivalentes;
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 4 minutos.
Orientações: Faça a pergunta proposta e questione os alunos sobre suas hipóteses. Neste momento da aula, não é para confirmar ou discordar de suas ideias iniciais, pois trata-se de um aquecimento. A atividade prevista é pensada justamente para sondar suas ideias. Caso sinta necessidade, registre as informações que os alunos forem falando e deixe visível para eles no decorrer da aula, para que, caso necessário, você retome algum conceito.
RESPOSTA DA QUESTÃO PROPOSTA: Os dois comeram a mesma quantidade de pizza. Marcelo comeu 4/8 = meia pizza. Joel 3/6 = meia pizza
Propósito: Instigar os alunos sobre uma situação onde as frações envolvidas representam a mesma parte do inteiro, pois este conceito será ampliado e sistematizado nesta aula.
Discuta com a turma:
?Quais são as frações envolvidas na situação proposta?
?Qual fração de pizza cada amigo comeu?
?Quem comeu mais pizza?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 04, 05 e 06).
Orientações: Leia a situação problema para os alunos e peça que façam as divisões do terreno seguindo as orientações do cliente. Os alunos devem estar dispostos em duplas, pedir para que eles pensem e busquem responder inicialmente sozinhos. Destinar para este momento, 10 minutos para as tentativas individualmente, depois peça para que discutem com sua dupla e verifiquem como cada um representou. Importante que nestes momentos você caminhe pela sala e vá verificando se todos entenderam o que devem fazer e que estejam buscando uma solução que atenda à todas as solicitações do cliente.
Propósito: Oportunizar que os alunos pensem em diferentes maneiras de dividir o terreno.
Discuta com a turma:
?Como você começou a divisão do terreno? Por que você achou melhor começar por aí?
?Que fração representa a piscina e a churrasqueira juntas? Essa fração é maior que a fração que representa a casa?
?Suas representações atendem à todas as exigências do cliente?
?O pomar e a horta juntas representam o mesmo espaço a que partes do terreno?
Materiais complementares
Resolução da Atividade Principal
Indicações de leitura para o professor:
Conteúdos Nova Escola:
Nem tudo acaba em problemas com pizza (link)
Debate animado sobre frações (link)
Enigma das frações (link)
O que são números racionais (link)
O valor das partes (link)
Conteúdos Mathema:
Papa Todas de Frações (link)
Matemática e Bandeiras (link)
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 04, 05 e 06).
Orientações: Leia a situação problema para os alunos e peça que façam as divisões do terreno seguindo as orientações do cliente. Os alunos devem estar dispostos em duplas, pedir para que eles pensem e busquem responder inicialmente sozinhos. Destinar para este momento, 10 minutos para as tentativas individualmente, depois peça para que discutem com sua dupla e verifiquem como cada um representou. Importante que nestes momentos você caminhe pela sala e vá verificando se todos entenderam o que devem fazer e que estejam buscando uma solução que atenda à todas as solicitações do cliente.
Propósito: Oportunizar que os alunos pensem em diferentes maneiras de dividir o terreno.
Discuta com a turma:
?Como você começou a divisão do terreno? Por que você achou melhor começar por aí?
?Que fração representa a piscina e a churrasqueira juntas? Essa fração é maior que a fração que representa a casa?
?Suas representações atendem à todas as exigências do cliente?
?O pomar e a horta juntas representam o mesmo espaço a que partes do terreno?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 04, 05 e 06).
Orientações: Enquanto os alunos desenvolvem a atividade proposta, explore se eles estão compreendendo as equivalências envolvidas entre as divisões do terreno, se estes conseguem observar que a junção de áreas menores do terreno são iguais à áreas maiores.
De acordo com a necessidade de mediar com alunos para que eles entendam que mesmo não existindo divisões nas áreas maiores do terreno, elas compõem pedaços que representam as partes menores. Isso quer dizer, a parte do terreno destinada para a casa, em comparação às divisões menores, é dividida em 2 partes para obter as áreas da piscina e da churrasqueira; e estas são divididas ao meio quando comparadas às representações menores do terreno que corresponde ao jardim, a horta, por exemplo.
Dessa forma, os alunos conseguirão concluir que para obter a parte destinada a piscina e a churrasqueira, o terreno precisou ser dividido em 6 partes de mesmo tamanho.
Assim, como, para obter as partes menores do terreno como horta, pomar, jardim e estacionamento o terreno foi dividido em 12 partes iguais.
Logo que a churrasqueira e a piscina juntas representam 2 das 6 partes, ou seja, 2/6 do terreno e que tem tamanho igual ao ? do terreno ocupado pela cas.
Como também, que o jardim e a horta juntos representam 2 dos 12 pedaços menores, o que corresponde a 2/12 avos do terreno e tem tamanho igual a piscina que representa ? do terreno.
Propósito: Possibilitar que os alunos pensem em diferentes maneiras de dividir o terreno e consigam enxergar equivalências entre as divisões.
Discuta com a turma:
- Quais partes do terreno você pintará?
- O que estas partes pintadas possuem em comum?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slide 07, 08, 09, 10, 11 e 12).
Orientações: Este é o momento de discussão das possibilidade de divisões do terreno que os alunos construíram. Verificar com eles se atende às exigências do cliente por completo. Acima observa-se uma das possibilidades de divisão, os slides seguintes apresentam as comparações entre partes diferentes do terreno. Caso apareça uma outra forma, peça que o aluno a represente e discuta com os demais se está completamente de acordo com o solicitado.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Quais partes do terreno estão pintadas?
- Que fração representa a piscina e a churrasqueira juntas?
- Qual fração representa a casa?
- Podemos dizer que o espaço da casa tem o mesmo tamanho que o espaço da piscina e da churrasqueira juntos?
- Então podemos afirmar que as duas frações são iguais?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slide 07, 08, 09, 10, 11 e 12).
Orientações: Este é o momento de discussão. Verificar com eles se atende às exigências do cliente por completo. Acima observa-se outra possibilidade de divisão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Quais partes do terreno estão pintadas?
- Que fração representa o jardim e a horta juntos?
- Qual fração representa a piscina?
- Podemos dizer que o espaço da piscina tem o mesmo tamanho que o espaço do jardim e da horta juntos?
- Então podemos afirmar que estas frações são iguais?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slide 07, 08, 09, 10, 11 e 12).
Orientações: Este é o momento de discussão. Verificar com eles se atende às exigências do cliente por completo. Acima observa-se outra possibilidade de divisão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Quais partes do terreno estão pintadas?
- Que fração representa as partes menores juntas?
- Qual fração representa a casa?
- Podemos dizer que o espaço da casa tem o mesmo tamanho que o espaço das partes menores juntas?
- Então podemos afirmar que estas frações são iguais?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slide 07, 08, 09, 10, 11 e 12).
Orientações: Este é o momento de discussão. Verificar com eles se atende às exigências do cliente por completo. Acima observa-se outra possibilidade de divisão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Quais partes do terreno estão pintadas?
- Que fração representa o jardim e o estacionamento juntos?
- Qual fração representa a piscina?
- Podemos dizer que o espaço da piscina tem o mesmo tamanho que o espaço do jardim e do estacionamento juntos?
- Então podemos afirmar que estas frações são iguais?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slide 07, 08, 09, 10, 11 e 12).
Orientações: Este é o momento de discussão. Verificar com eles se atende às exigências do cliente por completo. Acima observa-se outra possibilidade de divisão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Quais partes do terreno estão pintadas?
- Que fração representa as partes menores juntas?
- Qual fração representa a casa?
- Podemos dizer que o espaço da casa tem o mesmo tamanho que o espaço das partes menores juntas?
- Então podemos afirmar que estas frações são iguais?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slide 07, 08, 09, 10, 11 e 12).
Orientações: Este é o momento de discussão. Verificar com eles se atende às exigências do cliente por completo. Acima observa-se outra possibilidade de divisão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Quais partes do terreno estão pintadas?
- Que fração representa o jardim e a horta juntos?
- Qual fração representa a casa?
- Podemos dizer que o espaço da casa tem o mesmo tamanho que o espaço da piscina e da churrasqueira juntas?
- Então podemos afirmar que estas frações são iguais?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Depois da discussão com os alunos sobre o que encontraram e descobriram com a divisão do terreno, retomar com eles as frações envolvidas na divisão do terreno. Peça que leiam a primeira pergunta projetada para que consigam perceber as equivalências entre partes do terreno. Pedir que verbalizem as partes equivalentes do terreno. Ao responder a segunda pergunta projetada, registrar com o sinal de igualdade entre as frações, evidenciando que são equivalentes e para que este conceito de igualdade e equivalência fique claro para eles.
Propósito: Realizar a sistematização do conceito principal da aula.
Discuta com a turma:
- Quais são as divisões equivalentes do terreno?
- Quais são frações equivalentes à um terço que aparecem nas divisões?
Encerramento
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Encerre a atividade registrando as descobertas feitas na aula.
Propósito: Promover um registro dos conceitos da aula.
Discuta com a turma:
- Qual o conceito de fração equivalente?
- Quais são as frações equivalentes que encontramos na aula de hoje?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule na sala observando se todos os alunos compreenderam o enunciado e sabem o que devem fazer. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram compreender o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outras situações e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de frações equivalentes.
Discuta com a turma:
- Quais São as frações que estão representadas na primeira coluna?
- Quais são as frações representadas na segunda coluna?
- Como saber se uma fração é equivalente à outra?
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_06NUM02
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Aquecimento, Atividade principal, Discussão das soluções, Sistematização e Encerramento
Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que tentem resolver o problema. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e conversem entre si, mas caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio. Compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” e solicite respostas em formato de texto ou áudio. Você pode utilizar a construção do GeoGebra “Dividindo a pizza” para refletir a atividade, você encontra no link a seguir: https://www.geogebra.org/m/wydnr2v3.
Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma o problema presente nesta atividade e solicite que reproduzam um retângulo com dimensões 6cm x 12cm em seus cadernos e tentem resolver o problema. Você pode enviar a imagem do slide ou enviar o documento com a atividade, você o encontra aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5fEJDGGw9WG4pxXEyYYcxzt68u9VxBAGnx5uFejDNNtx8Ms4aGmA6mmB39m2/ativaula-mat5-06num02.pdf. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviá-las em formato de imagem (foto).
Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma a resolução da atividade e utilize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” para fomentar a reflexão do problema. Deixar para os alunos a leitura e interpretação dos slides dessa etapa da aula pode confundi-los. Então, caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, sugerimos que você verbalize as reflexões, mostrando um slide por vez. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona, você pode gravar um vídeo mostrando os slides e refletindo sobre as considerações presentes.
Sistematização
Professor(a), compartilhe com a turma o slide presente nesta etapa da aula e solicite que os estudantes respondam aos questionamentos. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona você pode sugerir que os estudantes compartilhem seus entendimentos sobre frações equivalentes.
Encerramento
Professor(a), solicite que os estudantes escrevam, com suas palavras, as estratégias que adotam para representar um número decimal em forma de fração. Caso considere viável, compartilhe com os alunos o slide presente nesta etapa do plano de aula e peça que eles ilustrem um exemplo.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Solicite que os alunos enumerem as imagens da coluna a esquerda (1, 2 e 3) e nomeiem as imagens da coluna da direita (a, b, c). Assim, para resolver a atividade podem fazer pares como 1-b.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos joguem “Frações equivalentes” com seus familiares, o jogo pode ser acessado em https://www.cokitos.pt/jogo-fracoes-equivalentes/play/. Eles podem jogar em duplas ou disputarem pelo menor tempo de respostas.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Marcos Vinicius Zanutto
Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF05MA04) Identificar frações equivalentes.
Objetivos específicos
- Problematizar o conceito de fração equivalente;
- Utilizar a comparação de frações para encontrar frações equivalentes;
Conceito-chave
Fração equivalente
Recursos necessários
- Cópia das atividades (opcional),
- lápis,
- lápis de cor,
- régua.