Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Marcos Vinicius Zanutto
Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF05MA04) Identificar frações equivalentes.
Objetivos específicos
- Problematizar o conceito de fração equivalente;
- Utilizar a comparação de frações para encontrar frações equivalentes;
Conceito-chave
Fração equivalente
Recursos necessários
- Cópia das atividades (opcional),
- lápis,
- lápis de cor,
- régua.
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 4 minutos.
Orientações: Faça a pergunta proposta e questione os alunos sobre suas hipóteses. Neste momento da aula, não é para confirmar ou discordar de suas ideias iniciais, pois trata-se de um aquecimento. A atividade prevista é pensada justamente para sondar suas ideias. Caso sinta necessidade, registre as informações que os alunos forem falando e deixe visível para eles no decorrer da aula, para que, caso necessário, você retome algum conceito.
RESPOSTA DA QUESTÃO PROPOSTA: Os dois comeram a mesma quantidade de pizza. Marcelo comeu 4/8 = meia pizza. Joel 3/6 = meia pizza
Propósito: Instigar os alunos sobre uma situação onde as frações envolvidas representam a mesma parte do inteiro, pois este conceito será ampliado e sistematizado nesta aula.
Discuta com a turma:
?Quais são as frações envolvidas na situação proposta?
?Qual fração de pizza cada amigo comeu?
?Quem comeu mais pizza?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 04, 05 e 06).
Orientações: Leia a situação problema para os alunos e peça que façam as divisões do terreno seguindo as orientações do cliente. Os alunos devem estar dispostos em duplas, pedir para que eles pensem e busquem responder inicialmente sozinhos. Destinar para este momento, 10 minutos para as tentativas individualmente, depois peça para que discutem com sua dupla e verifiquem como cada um representou. Importante que nestes momentos você caminhe pela sala e vá verificando se todos entenderam o que devem fazer e que estejam buscando uma solução que atenda à todas as solicitações do cliente.
Propósito: Oportunizar que os alunos pensem em diferentes maneiras de dividir o terreno.
Discuta com a turma:
?Como você começou a divisão do terreno? Por que você achou melhor começar por aí?
?Que fração representa a piscina e a churrasqueira juntas? Essa fração é maior que a fração que representa a casa?
?Suas representações atendem à todas as exigências do cliente?
?O pomar e a horta juntas representam o mesmo espaço a que partes do terreno?
Materiais complementares
Resolução da Atividade Principal
Indicações de leitura para o professor:
Conteúdos Nova Escola:
Nem tudo acaba em problemas com pizza (link)
Debate animado sobre frações (link)
Enigma das frações (link)
O que são números racionais (link)
O valor das partes (link)
Conteúdos Mathema:
Papa Todas de Frações (link)
Matemática e Bandeiras (link)
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 04, 05 e 06).
Orientações: Leia a situação problema para os alunos e peça que façam as divisões do terreno seguindo as orientações do cliente. Os alunos devem estar dispostos em duplas, pedir para que eles pensem e busquem responder inicialmente sozinhos. Destinar para este momento, 10 minutos para as tentativas individualmente, depois peça para que discutem com sua dupla e verifiquem como cada um representou. Importante que nestes momentos você caminhe pela sala e vá verificando se todos entenderam o que devem fazer e que estejam buscando uma solução que atenda à todas as solicitações do cliente.
Propósito: Oportunizar que os alunos pensem em diferentes maneiras de dividir o terreno.
Discuta com a turma:
?Como você começou a divisão do terreno? Por que você achou melhor começar por aí?
?Que fração representa a piscina e a churrasqueira juntas? Essa fração é maior que a fração que representa a casa?
?Suas representações atendem à todas as exigências do cliente?
?O pomar e a horta juntas representam o mesmo espaço a que partes do terreno?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 04, 05 e 06).
Orientações: Enquanto os alunos desenvolvem a atividade proposta, explore se eles estão compreendendo as equivalências envolvidas entre as divisões do terreno, se estes conseguem observar que a junção de áreas menores do terreno são iguais à áreas maiores.
De acordo com a necessidade de mediar com alunos para que eles entendam que mesmo não existindo divisões nas áreas maiores do terreno, elas compõem pedaços que representam as partes menores. Isso quer dizer, a parte do terreno destinada para a casa, em comparação às divisões menores, é dividida em 2 partes para obter as áreas da piscina e da churrasqueira; e estas são divididas ao meio quando comparadas às representações menores do terreno que corresponde ao jardim, a horta, por exemplo.
Dessa forma, os alunos conseguirão concluir que para obter a parte destinada a piscina e a churrasqueira, o terreno precisou ser dividido em 6 partes de mesmo tamanho.
Assim, como, para obter as partes menores do terreno como horta, pomar, jardim e estacionamento o terreno foi dividido em 12 partes iguais.
Logo que a churrasqueira e a piscina juntas representam 2 das 6 partes, ou seja, 2/6 do terreno e que tem tamanho igual ao ? do terreno ocupado pela cas.
Como também, que o jardim e a horta juntos representam 2 dos 12 pedaços menores, o que corresponde a 2/12 avos do terreno e tem tamanho igual a piscina que representa ? do terreno.
Propósito: Possibilitar que os alunos pensem em diferentes maneiras de dividir o terreno e consigam enxergar equivalências entre as divisões.
Discuta com a turma:
- Quais partes do terreno você pintará?
- O que estas partes pintadas possuem em comum?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slide 07, 08, 09, 10, 11 e 12).
Orientações: Este é o momento de discussão das possibilidade de divisões do terreno que os alunos construíram. Verificar com eles se atende às exigências do cliente por completo. Acima observa-se uma das possibilidades de divisão, os slides seguintes apresentam as comparações entre partes diferentes do terreno. Caso apareça uma outra forma, peça que o aluno a represente e discuta com os demais se está completamente de acordo com o solicitado.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Quais partes do terreno estão pintadas?
- Que fração representa a piscina e a churrasqueira juntas?
- Qual fração representa a casa?
- Podemos dizer que o espaço da casa tem o mesmo tamanho que o espaço da piscina e da churrasqueira juntos?
- Então podemos afirmar que as duas frações são iguais?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slide 07, 08, 09, 10, 11 e 12).
Orientações: Este é o momento de discussão. Verificar com eles se atende às exigências do cliente por completo. Acima observa-se outra possibilidade de divisão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Quais partes do terreno estão pintadas?
- Que fração representa o jardim e a horta juntos?
- Qual fração representa a piscina?
- Podemos dizer que o espaço da piscina tem o mesmo tamanho que o espaço do jardim e da horta juntos?
- Então podemos afirmar que estas frações são iguais?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slide 07, 08, 09, 10, 11 e 12).
Orientações: Este é o momento de discussão. Verificar com eles se atende às exigências do cliente por completo. Acima observa-se outra possibilidade de divisão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Quais partes do terreno estão pintadas?
- Que fração representa as partes menores juntas?
- Qual fração representa a casa?
- Podemos dizer que o espaço da casa tem o mesmo tamanho que o espaço das partes menores juntas?
- Então podemos afirmar que estas frações são iguais?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slide 07, 08, 09, 10, 11 e 12).
Orientações: Este é o momento de discussão. Verificar com eles se atende às exigências do cliente por completo. Acima observa-se outra possibilidade de divisão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Quais partes do terreno estão pintadas?
- Que fração representa o jardim e o estacionamento juntos?
- Qual fração representa a piscina?
- Podemos dizer que o espaço da piscina tem o mesmo tamanho que o espaço do jardim e do estacionamento juntos?
- Então podemos afirmar que estas frações são iguais?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slide 07, 08, 09, 10, 11 e 12).
Orientações: Este é o momento de discussão. Verificar com eles se atende às exigências do cliente por completo. Acima observa-se outra possibilidade de divisão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Quais partes do terreno estão pintadas?
- Que fração representa as partes menores juntas?
- Qual fração representa a casa?
- Podemos dizer que o espaço da casa tem o mesmo tamanho que o espaço das partes menores juntas?
- Então podemos afirmar que estas frações são iguais?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slide 07, 08, 09, 10, 11 e 12).
Orientações: Este é o momento de discussão. Verificar com eles se atende às exigências do cliente por completo. Acima observa-se outra possibilidade de divisão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Quais partes do terreno estão pintadas?
- Que fração representa o jardim e a horta juntos?
- Qual fração representa a casa?
- Podemos dizer que o espaço da casa tem o mesmo tamanho que o espaço da piscina e da churrasqueira juntas?
- Então podemos afirmar que estas frações são iguais?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Depois da discussão com os alunos sobre o que encontraram e descobriram com a divisão do terreno, retomar com eles as frações envolvidas na divisão do terreno. Peça que leiam a primeira pergunta projetada para que consigam perceber as equivalências entre partes do terreno. Pedir que verbalizem as partes equivalentes do terreno. Ao responder a segunda pergunta projetada, registrar com o sinal de igualdade entre as frações, evidenciando que são equivalentes e para que este conceito de igualdade e equivalência fique claro para eles.
Propósito: Realizar a sistematização do conceito principal da aula.
Discuta com a turma:
- Quais são as divisões equivalentes do terreno?
- Quais são frações equivalentes à um terço que aparecem nas divisões?
Encerramento
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Encerre a atividade registrando as descobertas feitas na aula.
Propósito: Promover um registro dos conceitos da aula.
Discuta com a turma:
- Qual o conceito de fração equivalente?
- Quais são as frações equivalentes que encontramos na aula de hoje?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule na sala observando se todos os alunos compreenderam o enunciado e sabem o que devem fazer. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram compreender o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outras situações e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de frações equivalentes.
Discuta com a turma:
- Quais São as frações que estão representadas na primeira coluna?
- Quais são as frações representadas na segunda coluna?
- Como saber se uma fração é equivalente à outra?
Materiais complementares