Muitas frações em uma reta
A professora Lucíola Castilho, do Colégio Pedro II, na capital fluminense, incluiu diferentes desafios em cada item do problema
1. Imagine um motorista que percorre os 5 quilômetros entre a cidade A e a B. Marque na reta que representa a estrada os seguintes locais por onde ele passa:
A. A lanchonete, que fica 1/4 antes de completar o primeiro quilômetro;
B. A padaria, que é vista quando o motorista percorre 7/2 do trajeto;
C. O mercado, que está no ponto 2 1/4 do caminho até a cidade.
Análise da resolução
A aluna Júlia analisou os contextos e decidiu levar em conta apenas o primeiro quilômetro do percurso para responder ao item A e a distância total para os demais itens.
Observar o contexto para dividir
Carolina Honorato, da Escola Santi, na capital paulista, apresentou problemas em que a operação é a mesma, mas não o raciocínio
1. Antonio tem uma coleção de 86 miniaturas de carros e quer agrupá-los em quatro caixas de modo que todas tenham a mesma quantidade. O que ele deve fazer? Quantos carrinhos ficarão em cada caixa?
Ele deve deixar 21 carrinhos em cada caixa, deixando 2 de fora.
2. Com uma fita de 86 centímetros foram feitos 4 laços. Qual o comprimento da fita de cada laço? Registre a resposta com uma fração.
O comprimento é de 21 1/2.
Análise da resolução
Guilherme dos Santos, 10 anos, do 5º ano, sabe que carrinhos não podem ser divididos. Por isso, na resposta do problema 1 citou o resto. Na segunda atividade, preferiu usar a fração 1/2, mas poderia ter escrito 2/4.
Razão para compreender a relação entre as grandezas
Lucíola, do Colégio Pedro II, também propôs desafios para os alunos compararem frações e entenderem a equivalência
1. Separe as 18 tampinhas em três grupos de mesma quantidade:
A. Quantas tampinhas você colocou em cada grupo?
Eu coloquei 6 tampinhas em cada grupo.
B. Um grupo corresponde à qual fração do total de tampinhas?
C. Agora divida as tampinhas igualmente em 6 grupos:
D. Quantas tampinhas você colocou em cada grupo?
Eu coloquei 3 tampinhas.
E. Um grupo corresponde a que fração do total de tampinhas?
F. Quantos grupos do item "C" correspondem a um grupo do item "A"?
Dois grupos do item C correspondem a 1 do grupo A.
Análise da resolução
À medida que Helena Bastos Peres, 11 anos, do 5º ano, pensou em como separar as tampinhas, compôs a razão entre o todo e a parte e usou a fração para representar essa ideia - como nos itens B e E. Com base nas respostas dela e de outros alunos, a professora Lucíola discutiu o conceito de equivalência, em que duas ou mais frações representam um mesmo número. Elas apareceram no item F, quando Helena respondeu 1/3 e 2/6, representando o mesmo valor.
Olhar o que é parte e o que é todo
Veja a proposta de Claudia de Lorenci, da EM Professor Rosalvito Cobra, em São Caetano do Sul, na região metropolitana de São Paulo
1. Ontem meus irmãos comeram pizza no jantar e sobrou 1/4 dela. Hoje, almocei a metade do que tinha. Que parte da pizza eu comi?
Você comeu 1/8 da pizza.
2. Um recipiente possui 1/3 do volume inicial que ele continha. Se retirarmos metade do que ficou, qual é a fração que pode representar o que sobrou?
Análise da resolução
No problema 1, a aluna do 5º ano Vitória Torres, 10 anos, fez diversos desenhos antes de encontrar o resultado que procurava: dividiu a pizza em 16 pedaços, depois desenhou apenas uma fatia e a dividiu em dois para, enfim, ficar satisfeita com o resultado (1/8). Na atividade 2, Vitória fez uma figura, que foi dividida em três e em seguida repartida novamente, chegando a seis partes. Durante a correção, a professora Claudia pediu que toda a turma socializasse suas estratégias. Alguns apresentaram a seguinte forma: calcularam a divisão da fração 1/3 por outra, 1/2.