Atividade para impressão - Texto
Plano de Aula
Plano de aula: Poema de forma fixa e livre
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poema de forma livre e fixa
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Duas cópias impressas de cada texto para os grupos de alunos; computador; projetor multimídia e tela.
Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem ter dificuldade em reconhecer a finalidade dos textos, bem como sua adequação ao gênero trabalhado, por serem produzidos a partir de questões do cotidiano e, principalmente, por tratarem de objetos inanimados, o que quebra o paradigma de que poemas só podem ter como temática questões existenciais e subjetivas.
Referências sobre o assunto:
GEBARA, Ana Elvira Luciano. O poema, um texto marginalizado. In: CHIAPPINI, Lígia (coord.geral). Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. 5ed. São Paulo: Cortez, 2007.
PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 2ª Ed. João Pessoa: Idéia, 2002.
SORRENTI, Neusa. A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “A poesia” p. 83-98.
TAVARES, B. Contando Histórias em versos. Poesia e Romanceiro Popular no Brasil. São Paulo: Ed 34, 2005. Parte I. A poesia. p.15-57.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente aos alunos o título da aula, ressaltando brevemente que eles descobrirão diferentes formas de organizar estruturalmente os poemas e as possibilidades de temas que eles podem abordar.
Introdução
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Organize os estudantes em grupos de quatro alunos. Dependendo do número de alunos, essa quantidade pode variar. Recomenda-se, entretanto, que o número de alunos por grupo não seja maior do que quatro, para que todos tenham a possibilidade de interagir. Ao organizá-los dessa forma, incentivamos a troca de conhecimentos entre eles, além de incentivarmos a interação entre a turma.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 44 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos se eles sabem o que é um poema e quais os temas mais comuns deste tipo textual. Ao longo dessa conversa, é comum que os alunos respondam que poemas são textos curtos, escritos em tópicos ou que não ocupam uma linha completa, e que tratam de temas como o amor e os sentimentos humanos.
- Instigue os alunos a pensar se é possível escrever poemas sobre outros temas como aqueles sugeridos pelas imagens: uma pedra, um livro, um relógio ou uma flor.
- Explique que o intuito desta aula é apresentar-lhes textos que tratam de questões diferentes das que eles estão acostumados a ler em poemas, e descobrir diferentes formas de organização desses poemas. O objetivo desta discussão inicial é trazer os conhecimentos prévios dos alunos e incentivá-los a olhar para a questão temática dos poemas sob outra perspectiva. Caso ache pertinente, cite exemplos de poemas que foram elaborados com essa temática, como os poemas de Drummond (No meio do caminho; A flor e a náusea); a música de Toquinho (O caderno) e o poema de Vinícius de Moraes (O relógio).
- O tempo sugerido para esta atividade é de 3 minutos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Explique aos alunos que dois textos serão distribuídos entre os grupos, de forma que um mesmo texto seja analisado por metade da turma; e o outro texto pela outra metade da sala.
- Leia com os alunos o poema de Vinicius de Moraes (você pode projetá-lo, entregar impresso ou ainda apenas declamar para os alunos, neste momento).
- O tempo sugerido para esta atividade é de 2 minutos.
Materiais complementares: O poema de Vinícius está disponível online.
Fonte: A porta, Vinícius de Moraes, Sabiá. Disponível em: http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/porta. Acesso em 28 de agosto de 2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Leia com os alunos o poema de Belvedere (você pode projetá-lo, entregar impresso ou ainda apenas declamar para os alunos, neste momento).
- O tempo sugerido para esta atividade é de 2 minutos.
Materiais complementares: O poema de Belvedere está disponível online.
Fonte: Quebra-cabeças, Belvedere. Disponível em: http://www.blocosonline.com.br/literatura/poesia/pcoisas/poecoi91.php. Acesso em 28 de agosto de 2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Mostre as perguntas que devem ser discutidas por cada grupo (você pode projetá-las, copiar no quadro ou imprimir). O objetivo destas questões é fazer com que os alunos levantem hipóteses, principalmente, sobre a estrutura e o ritmo dos poemas, além de conscientizarem-se de que os poemas podem ser produzidos com base nos mais diversos assuntos e com eu-líricos inusitados. Após esta atividade, espera-se que os alunos consigam perceber as diferenças estruturais, métricas e sonoras entre os textos, sendo, portanto, uma primeira percepção em relação às formas fixa e livre. Não há a necessidade de se preocupar com termos mais técnicos ou teóricos, como o enjambement, trabalhado na última pergunta.
- Peça para que as respostas às perguntas sejam registradas no caderno de cada integrante do grupo.
- O tempo sugerido para esta atividade é de 14 minutos.
Materiais complementares: Clique aqui para acessar a versão para impressão dos dois poemas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Distribua, após a primeira discussão em grupo, para cada estudante de cada grupo, um cartão com uma cor.
- Peça para que se organizem de acordo com as cores (por exemplo: todos os alunos da cor verde formam um grupo), de forma que alunos de diferentes grupos, mas que leram o mesmo texto, comparem as respostas dadas às perguntas e destaquem os elementos percebidos. O objetivo de mesclar os alunos é que, além de circularem em outros grupos, é que eles possam discutir as distintas percepções sobre os textos, bem como comparar poemas, analisar sua estrutura composicional e definir diferenças e tipos de poemas a partir dessa análise.
- Enquanto eles discutem, circule pela sala e estimule as discussões em cada grupo e esclareça as possíveis dúvidas.
- O tempo sugerido para esta atividade é de 10 minutos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Exponha novamente os textos para a turma, leia se necessário e peça para que cada grupo compartilhe as respostas dadas às perguntas.
- Registre as respostas dos grupos no quadro ou no ppt.
- Discuta as respostas dadas pelos grupos e os incentive a observar as diferenças entre os textos como, por exemplo:
- Os poemas tratam de temas e situações do cotidiano.
- Os poemas são organizados em versos e estrofes, embora tenham estruturas distintas, ou seja, o segundo poema é composto por uma única estrofe.
- Se há ou não uma padronização das rimas: O poema de Vinicius é ritmado e as sentenças são concluídas em uma única linha; enquanto o poema de Belvedere não possui rimas e se vale do recurso de enjambement (não é necessário se preocupar com as nomenclaturas, mas sim que os alunos se apropriem dos conceitos). Esta questão do enjambement pode não ser percebida facilmente pelos alunos, portanto, é importante reforçar este aspecto durante a leitura do texto, na próxima etapa da atividade. Caso eles não se apropriem desta questão, uma alternativa é pedir para que cada aluno leia uma sentença do texto (até o ponto final). Este mesmo processo pode ser feito também com o poema de Vinícius, para que a diferença fique mais clara.
- No poema de Vinícius o eu-lírico é um objeto inanimado; enquanto no poema de Belvedere a temática é sobre um objeto inanimado.
- Incentive os estudantes a observar quais são os elementos que foram ressaltados: composição gráfica, conteúdo, sonoridade, etc. Não há a necessidade de se preocupar com as nomenclaturas corretas, como estrofe, verso ou rima. O importante é que os alunos reconheçam as diferenças e semelhanças entre os poemas.
- Conduza a discussão à formalização da estrutura dos poemas de forma fixa e de forma livre. Dê continuidade à atividade com a pergunta: se tivéssemos que classificar esses textos em estrutura "fixa" ou "livre", qual se encaixaria em cada nomenclatura? Por quê? A partir desta questão, objetiva-se que os alunos percebam algumas características destes textos que os definem enquanto "fixo" ou "livre":
Poema de Vinícius: forma fixa; texto organizado em versos e estrofes; esquema de rimas.
Poema de Belvedere: forma livre; única estrofe; sem rimas; enjambement.
- O tempo sugerido para esta atividade é de 13 minutos.
Fechamento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Faça uma votação entre os estudantes e pergunte qual dois dois poemas eles gostaram mais e por quê.
- Peça para que um grupo leia novamente, em voz alta, o poema escolhido pela turma.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades de produção textual. Escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias.
Como se trata de uma sequência que trabalha com a oralidade, sugerimos que utilize ferramentas que propiciem encontros síncronos e publicação de áudios e vídeos. Procure a mais adequada para a sua turma: para pequenos grupos de até 4 pessoas - WhatsApp; até 6 pessoas - Instagram; até 50 pessoas - Facebook Messenger ou Skype (versão gratuita). Saiba mais no link disponível aqui.
Spreaker Studio, para gravação, análise, edição e publicação de podcast (tutorial do app disponível aqui; na Play Store, disponível aqui; tutorial para criar podcasts disponível aqui).
Inshot, para gravação e edição de vídeos (tutorial do app disponível aqui; tutorial para criar videoaulas disponível aqui; para publicar vídeos e imagens, disponível aqui);
Padlet (tutorial disponível aqui);
Loom (tutorial disponível aqui);
Flippity (tutorial disponível aqui), para games e sorteios de grupos em roleta.
Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Observações gerais
O estudo do gênero poema solicita ainda mais as habilidades de compreensão auditiva e mais atenção aos aspectos da oralidade e da prosódia, as quais envolvem aspectos como entonação, tonicidade e pronúncia. Esses aspectos implicam na melodia e no ritmo empregados para os efeitos de sentidos pretendidos e indicados na declamação dos poemas. Sendo assim, indicamos, sobretudo, o uso do podcast e do vídeo para as interações e envio de atividades entre professores e estudantes, nesta sequência de 15 planos dedicados a esse gênero.
Introdução: Poemas - explorando formas e temas
Nesta adaptação do plano de aula original, que introduz o gênero poema, sugerimos que você reúna as informações dos 3 primeiros slides na introdução, tendo em vista o momento de ER, que solicita orientações e tempos mais breves, nas diferentes etapas da aula. Assim, determine um só momento para apresentar o tema, organizar os alunos para o trabalho em duplas e trios (para o sorteio, use o Flippity). Para levantar os conhecimentos prévios sobre o gênero, recomendamos que utilize uma ferramenta síncrona (recursos indicados) ou uma videoaula editada no Inshot, de modo a trabalhar não só a temática (do plano original, do primeiro slide do desenvolvimento), mas também a importância da musicalidade e do ritmo quando falamos em poemas. No plano original, verifique as indicações de poemas para a declamação nesta videoaula, ou escolha outros de sua preferência.
Desenvolvimento: A Porta (Vinícius de Moraes) e Quebra-cabeças (Belvedere)
Esta etapa, no plano original, encontra-se em quatro slides, que envolvem a leitura de dois poemas e o trabalho em grupo para a descoberta das características temáticas e composicionais do gênero. Mais uma vez, indicamos o uso de vídeos ou podcasts para que você exponha as orientações e leia os poemas marcando o ritmo e a melodia de cada um deles. Divida a classe em dois grandes grupos, compostos de duplas e trios, formados já na introdução desta adaptação, e para cada grande grupo envie um dos poemas. (Recomendamos, portanto, não utilizar a estratégia do slide 4 do desenvolvimento para a divisão de integrantes dos grupos.) No mais, siga as orientações do plano original, substituindo as indicações de anotações no caderno pela digitação em editores de texto (Word ou similar no celular).
Para compartilhar as respostas das duplas, solicite que postem as anotações feitas a partir das discussões em duplas ou trios no Padlet, já organizado por você para para recebê-las. Indicamos a utilização do Loom para os seus comentários e devolutiva, fazendo quadros-sínteses de cada poema (veja no plano original, no último slide de desenvolvimento).
Fechamento
Nesta etapa, sugerimos alterar as orientações do plano original e solicitar que os alunos enviem, por meio de podcast, a declamação ou leitura (explicar a diferença) de um dos poemas da aula de que mais tenham gostado. É possível também sugerir que gravem um poema diferente, que conheçam e de que gostem também. Indique o aplicativo Spreaker Studio. Assim, você estimula os estudantes a fazer uma curadoria, sensibilizar-se com o aspecto da sonoridade do poema e iniciar uma coletânea pessoal. Solicite também que lhe enviem o poema escrito para que você possa acompanhar a leitura e elaborar uma coletânea: “Seleção de Poemas do 7° Ano". Estabeleça um prazo para o envio e faça a sua devolutiva coletiva para essa tarefa também por um podcast.
Convite às famílias
É importante que as famílias sejam informadas que os estudantes estão iniciando uma nova sequência de aulas, que envolve o gênero poema. Convide os familiares a acompanhar e, se preciso, auxiliar nas pesquisas de poemas, em livros ou na internet, e na gravação da leitura e declamação de poemas que serão solicitadas nesta aula. Além disso, informe que os estudantes vão precisar trabalhar colaborativamente, com os parceiros da dupla/trio, em alguns momentos desta aula. É preciso, então, que reservem o horário da aula para que os estudantes não se atrapalhem com a dinâmica da casa, possam fazer uso do celular e internet etc. Informe, ainda, se haverá sequência dessas atividades relativas ao gênero poema. Nesse caso, adiante-se e faça um cronograma para que todos possam se organizar e auxiliar os estudantes.