14044
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Poema de forma fixa e livre

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Poema de forma fixa e livre

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marianna Zaroni Parro

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades de produção textual.  Escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias.
Como se trata de uma sequência que trabalha com a oralidade, sugerimos que utilize ferramentas que propiciem encontros síncronos e publicação de áudios e vídeos. Procure a mais adequada para a sua turma: para pequenos grupos de até 4 pessoas - WhatsApp; até 6 pessoas - Instagram; até 50 pessoas - Facebook Messenger ou Skype (versão gratuita). Saiba mais no link disponível aqui.
Spreaker Studio, para gravação, análise, edição e publicação de podcast (tutorial do app disponível aqui; na Play Store, disponível aqui; tutorial para criar podcasts disponível aqui).
Inshot, para gravação e edição de vídeos (tutorial do app disponível aqui; tutorial para criar videoaulas disponível aqui; para publicar vídeos e imagens, disponível aqui);
Padlet (tutorial disponível aqui);
Loom (tutorial disponível aqui);
Flippity (tutorial disponível aqui), para games e sorteios de grupos em roleta.

Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui). 

Observações gerais
O estudo do gênero poema solicita ainda mais as habilidades de compreensão auditiva e mais atenção aos aspectos da oralidade e da prosódia, as quais envolvem aspectos como entonação, tonicidade e pronúncia. Esses aspectos implicam na melodia e no ritmo empregados para os efeitos de sentidos pretendidos e indicados na declamação dos poemas. Sendo assim, indicamos, sobretudo, o uso do podcast e do vídeo para as interações e envio de atividades entre professores e estudantes, nesta sequência de 15 planos dedicados a esse gênero. 

Introdução: Poemas - explorando formas e temas 
Nesta adaptação do plano de aula original, que introduz o gênero poema, sugerimos que você reúna as informações dos 3 primeiros slides na introdução, tendo em vista o momento de ER, que solicita orientações e tempos mais breves, nas diferentes etapas da aula. Assim, determine um só momento para apresentar o tema, organizar os alunos para o trabalho em duplas e trios (para o sorteio, use o Flippity). Para levantar os conhecimentos prévios sobre o gênero, recomendamos que utilize uma ferramenta síncrona (recursos indicados) ou uma videoaula editada no Inshot, de modo a trabalhar não só a temática (do plano original, do primeiro slide do desenvolvimento), mas também a importância da musicalidade e do ritmo quando falamos em poemas. No plano original, verifique as indicações de poemas para a declamação nesta videoaula, ou escolha outros de sua preferência.  

Desenvolvimento: A Porta (Vinícius de Moraes) e Quebra-cabeças (Belvedere)
Esta etapa, no plano original, encontra-se em quatro slides, que envolvem a leitura de dois poemas e o trabalho em grupo para a descoberta das características temáticas e composicionais do gênero. Mais uma vez, indicamos o uso de vídeos ou podcasts para que você exponha as orientações e leia os poemas marcando o ritmo e a melodia de cada um deles. Divida a classe em dois grandes grupos, compostos de duplas e trios, formados já na introdução desta adaptação, e para cada grande grupo envie um dos poemas. (Recomendamos, portanto, não utilizar a estratégia do slide 4 do desenvolvimento para a divisão de integrantes dos grupos.) No mais, siga as orientações do plano original, substituindo as indicações de anotações no caderno pela digitação em editores de texto (Word ou similar no celular).
Para compartilhar as respostas das duplas, solicite que postem as anotações feitas a partir das discussões em duplas ou trios no Padlet, já organizado por você para para recebê-las. Indicamos a utilização do Loom para os seus comentários e devolutiva, fazendo quadros-sínteses de cada poema (veja no plano original, no último slide de desenvolvimento). 

Fechamento
Nesta etapa, sugerimos alterar as orientações do plano original e solicitar que os alunos enviem, por meio de podcast, a declamação ou leitura (explicar a diferença) de um dos poemas da aula de que mais tenham gostado. É possível também sugerir que gravem um poema diferente, que conheçam e de que gostem também. Indique o aplicativo Spreaker Studio. Assim, você estimula os estudantes a fazer uma curadoria, sensibilizar-se com o aspecto da sonoridade do poema e iniciar uma coletânea pessoal. Solicite também que lhe enviem o poema escrito para que você possa acompanhar a leitura e elaborar uma coletânea: “Seleção de Poemas do 7° Ano". Estabeleça um prazo para o envio e faça a sua devolutiva coletiva para essa tarefa também por um podcast.

Convite às famílias
É importante que as famílias sejam informadas que os estudantes estão iniciando uma nova sequência de aulas, que envolve o gênero poema. Convide os familiares a acompanhar e, se preciso, auxiliar nas pesquisas de poemas, em livros ou na internet, e na gravação da leitura e declamação de poemas que serão solicitadas nesta aula. Além disso, informe que os estudantes vão precisar trabalhar colaborativamente, com os parceiros da dupla/trio, em alguns momentos desta aula. É preciso, então, que reservem o horário da aula para que os estudantes não se atrapalhem com a dinâmica da casa, possam fazer uso do celular e internet etc. Informe, ainda, se haverá sequência dessas atividades relativas ao gênero poema. Nesse caso, adiante-se e faça um cronograma para que todos possam se organizar e auxiliar os estudantes.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert 


Código: LPO7_06SQA01

(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

(EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico- espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas