Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta de Solicitação e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Você precisará de computador, projetor de imagens e cópias das atividades.
Dificuldades antecipadas: É provável que os estudantes tenham dificuldade em escolher seus pares de trabalho. Você pode auxiliá-los estabelecendo critérios para a formação das duplas.
Informações sobre o gênero Carta de solicitação: carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferente de uma carta de reclamação, o produtor da carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, Jacqueline P. e ROJO, Roxane. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. Editora Parábola, 2015.
BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e Carta de reclamação. Coleção Trabalhando com os Gêneros do Discurso- Editora FTD, 2005.
Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento
http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/cadernos
DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas. Mercado de Letras, 2004.
TEIXEIRA, Ana Paula Tosta; BLASQUE, Roberta Maria Garcia; SANTOS, Célia Dias dos. “A exposição oral na sala de aula”: in Anais para o VII Seminário de Pesquisas em Ciências Humanas, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), 2008. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/AnaPTTeixeiraRobertaGBlasque.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete a questão (você também pode escrever no quadro ou apenas falá-la) e estimule a participação dos estudantes. Permita que eles se manifestem livremente sobre diferentes modos de solicitação, inclusive contando brevemente sobre experiências pessoais.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Projete o texto-imagem no quadro e peça-lhes que o leiam.
- Peça-lhes que identifiquem a quem se dirige o texto: como podemos comprovar isso?
- Pergunte-lhes se eles reconhecem a estrutura de chamamento (“Querido Papai Noel”). Espera-se que eles digam que a reconhecem das cartas normalmente escritas por crianças para o Papai Noel.
- Peça-lhes que identifiquem a finalidade do texto dirigido ao “Querido Papai Noel”. Espera-se que eles percebam que o texto remete um pedido ao Papai Noel.
- Sugira a reflexão: se esse mesmo texto fosse enviado ao “Querido Papai Noel”, ele seria reconhecido por ele como uma solicitação válida ao seu ofício? Espera-se que digam que sim, pois a relação que temos com Papai Noel tem base informal e afetiva, portanto, prescinde de algumas das características formais típicas de uma carta.
- Agora, peça-lhes que se organizem em grupos para a próxima atividade, que buscará avaliar a qualidade e a eficiência da solicitação conforme o gênero textual pelo qual ela é feita. Caso tenham dificuldade no processo de organização dos grupos, estabeleça critérios como, por exemplo: o primeiro e o último números da chamado, o segundo e o penúltimo, e assim sucessivamente.
Transcrição da carta:
NATAL, 22 DE NOVEMBRO DE 2017
QUERIDO PAPAI NOEL
COMO O SENHOR ESTÁ? ESTÁ BEM DE SAÚDE?
ESTÁ CHEGANDO O NATAL, EU FICAREI MUITO FELIZ
SE O SENHOR ME VISITAR NESTE NATAL
MEU NOME É GUILHERME, COMPLETEI 8 ANOS HOJE
GOSTO MUITO DE ESTUDAR. EU GOSTO MUITO DE AJUDAR OS
OUTROS TAMBÉM EU GOSTO DE RESPEITAR OS OUTROS.
GOSTARIA DE GANHAR:
1. MATERIAL ESCOLAR COMPLETO
2. UMA BOLA
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Entregue a cada dupla ou trio uma cópia do arquivo disponível em materiais complementares: dois textos que guardam entre si certas semelhanças e certas diferenças quanto à forma e ao conteúdo.
- Tendo em vista o movimento investigativo e analítico da atividade de preparação, peça-lhes que analisem os textos, a partir das perguntas motivadoras do slide, e anotem suas observações. Para tanto, eles terão 15 minutos.
- Explique-lhes que, ao fim dessa atividade, eles serão convidados a uma reflexão.
Materiais complementares: Você encontra o texto para impressão aqui.
Fonte dos textos: Gravação de Rap Brasil, “Eu Só Quero É Ser Feliz”. Composição de Julinho Rasta.
Carta de solicitação: arquivo pessoal.
Desenvolvimento
Orientações:
- Após a discussão pelos grupos, projete a tabela para que todos possam estabelecer comparação entre suas anotações e essas referências parciais. É importante que eles entendam que as anotações do quadro/slide são referências e não gabaritos. Ou seja, não é necessário que as copiem ou que desconsiderem suas anotações. O caráter dialógico-reflexivo da atividade é o grande ganho. Para tanto, sugerimos 10 minutos.
Desenvolvimento
Orientações:
- De posse dos dados de seus levantamentos, peça-lhes que levantem hipóteses para a pergunta projetada. Para tanto, eles terão 10 min.
- Circule pela sala enquanto eles debatem, nas mesmas duplas ou trios. Auxilie aqueles que solicitarem.
Fechamento
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Após o último debate, finalize a discussão tendo como base o fato de que a língua se molda à sua necessidade de uso, que envolve interlocutor e contexto de circulação, por exemplo.
- Retome com os estudantes que é importante adequar o discurso ao interlocutor: é adequado usar o vocativo “Querido Papai Noel”, mas não é adequado dizer “Querida autoridade” ou “Minha cara autoridade”, considerando a natureza de cada uma das relações que estabelecemos com esses interlocutores.
- Reforce com eles que, dado o imaginário popular, temos uma relação pessoal com Papai Noel e, por isso, nossas solicitações a ele podem ser feitas de maneira informal. O mesmo não acontece quando nosso interlocutor final é uma autoridade.
- Reforce com eles a validade de uso social dos três textos estudados em sala (meme, letra de música e carta de solicitação), cada qual no seu contexto social.