Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero CARTA DE SOLICITAÇÃO no campo de atuação na vida pública. A aula, de oralidade, faz parte do módulo de Leitura (abertura).
Materiais necessários: Para esta aula, serão necessárias cópias ou impressões de cada situação-problema (ao menos uma de cada) e um cronômetro ou relógio, para contabilizar o tempo dos debates nas estações.
Informações sobre o gênero Carta de solicitação: carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferente de uma carta de reclamação, o produtor da carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.
Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos misturem o conceito de solicitação ao de reclamação. Além disso, talvez surja a discussão que delimite ‘direito’ e ‘preferência’.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e Carta de reclamação. Coleção Trabalhando com os Gêneros do Discurso- Editora FTD, 2005.
Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento
http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/cadernos
DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas. Mercado de Letras, 2004.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Projete a pergunta ou redija-a no quadro, para que todos possam lê-la, e apresente a proposta da aula para os alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
- Solicite que os estudantes se dividam em 4 grupos equilibrados numericamente.
- Projete ou escreva as regras no quadro.
- Peça que um estudante leia-as em voz alta. Se necessário, releia-as para todos.
- A sugestão para essa atividade é de 4 minutos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Pergunte aos estudantes o que eles entendem por “solicitar” e anote algumas respostas no quadro.
- Peça aos estudantes que, livremente e sem o compromisso de acertarem, deem breves exemplos de solicitações que eles já fizeram, da mais simples (como pedir passagem em um transporte) à mais complexa (como solicitar a aprovação de uma lei).
- Depois disso, peça que diferenciem rapidamente “solicitar algo” de “reclamar de algo”. Explique-lhes que farão uma atividade sobre solicitações.
- A sugestão para essa atividade é de 5 minutos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Distribua as situações-problemas nos grupos.
- Enquanto os grupos discutem, reveze-se como ouvinte entre eles. Solicite que o grupo anote as possíveis soluções para as situações apresentadas em cada estação.
- Atente-se para a troca de estações a cada 5 minutos. Se possível, deixe visível para os alunos um cronômetro ou relógio ou ainda combine um sinal para indicar o término do tempo para cada estação.
- Ao final dos 20 minutos de debates, peça que os grupos socializem suas hipóteses de soluções para cada caso (1, 2, 3 e 4).
- Anote-as no quadro.
- Atente-se ao tempo: para que a atividade seja adequadamente finalizada, o tempo total para a dinâmica das estações deve ser de 20 minutos e a discussão geral não pode exceder 15 minutos.
Materiais complementares: Para acessar as situações-problemas que devem ser distribuídas para os alunos, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Depois que os estudantes apontaram suas soluções, projete, uma a uma, as considerações para cada caso. É possível também lê-las ou falá-las livremente.
- Explique aos alunos que a proposta da atividade era que eles percebessem que diferentes considerações terão diferentes canais de comunicação, o que implica, portanto, diferentes gêneros textuais e que um deles, que será trabalhado nas aulas seguintes, é a carta de solicitação.
- Encerre a aula destacando a versatilidade da carta de solicitação na solução de demandas (e não de reclamações).
- O tempo deve ser distribuído entre os quatro casos.
Fechamento
Orientações:
- Depois que os estudantes apontaram suas soluções, projete, uma a uma, as considerações para cada caso. É possível também lê-las ou falá-las livremente.
- Explique aos alunos que a proposta da atividade era que eles percebessem que diferentes considerações terão diferentes canais de comunicação, o que implica, portanto, diferentes gêneros textuais e que um deles, que será trabalhado nas aulas seguintes, é a carta de solicitação.
- Encerre a aula destacando a versatilidade da carta de solicitação na solução de demandas (e não de reclamações).
- O tempo deve ser distribuído entre os quatro casos.
Fechamento
Orientações:
- Depois que os estudantes apontaram suas soluções, projete, uma a uma, as considerações para cada caso. É possível também lê-las ou falá-las livremente.
- Explique aos alunos que a proposta da atividade era que eles percebessem que diferentes considerações terão diferentes canais de comunicação, o que implica, portanto, diferentes gêneros textuais e que um deles, que será trabalhado nas aulas seguintes, é a carta de solicitação.
- Encerre a aula destacando a versatilidade da carta de solicitação na solução de demandas (e não de reclamações).
- O tempo deve ser distribuído entre os quatro casos.
Fechamento
Orientações:
- Depois que os estudantes apontaram suas soluções, projete, uma a uma, as considerações para cada caso. É possível também lê-las ou falá-las livremente.
- Explique aos alunos que a proposta da atividade era que eles percebessem que diferentes considerações terão diferentes canais de comunicação, o que implica, portanto, diferentes gêneros textuais e que um deles, que será trabalhado nas aulas seguintes, é a carta de solicitação.
- Encerre a aula destacando a versatilidade da carta de solicitação na solução de demandas (e não de reclamações).
- O tempo deve ser distribuído entre os quatro casos.