14031
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Carta e outros textos de solicitação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Carta e outros textos de solicitação

Plano 01 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katia Nelsina Pereira Chiaradia

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero CARTA DE SOLICITAÇÃO no campo de atuação na vida pública. A aula, de oralidade, faz parte do módulo de Leitura (abertura).

Materiais necessários: Para esta aula, serão necessárias cópias ou impressões de cada situação-problema (ao menos uma de cada) e um cronômetro ou relógio, para contabilizar o tempo dos debates nas estações.

Informações sobre o gênero Carta de solicitação: carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferente de uma carta de reclamação, o produtor da carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.

Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos misturem o conceito de solicitação ao de reclamação. Além disso, talvez surja a discussão que delimite ‘direito’ e ‘preferência’.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e Carta de reclamação. Coleção Trabalhando com os Gêneros do Discurso- Editora FTD, 2005.

Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento

http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/cadernos

DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas. Mercado de Letras, 2004.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete a pergunta ou redija-a no quadro, para que todos possam lê-la, e apresente a proposta da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Solicite que os estudantes se dividam em 4 grupos equilibrados numericamente.
  • Projete ou escreva as regras no quadro.
  • Peça que um estudante leia-as em voz alta. Se necessário, releia-as para todos.
  • A sugestão para essa atividade é de 4 minutos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos estudantes o que eles entendem por “solicitar” e anote algumas respostas no quadro.
  • Peça aos estudantes que, livremente e sem o compromisso de acertarem, deem breves exemplos de solicitações que eles já fizeram, da mais simples (como pedir passagem em um transporte) à mais complexa (como solicitar a aprovação de uma lei).
  • Depois disso, peça que diferenciem rapidamente “solicitar algo” de “reclamar de algo”. Explique-lhes que farão uma atividade sobre solicitações.
  • A sugestão para essa atividade é de 5 minutos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Distribua as situações-problemas nos grupos.
  • Enquanto os grupos discutem, reveze-se como ouvinte entre eles. Solicite que o grupo anote as possíveis soluções para as situações apresentadas em cada estação.
  • Atente-se para a troca de estações a cada 5 minutos. Se possível, deixe visível para os alunos um cronômetro ou relógio ou ainda combine um sinal para indicar o término do tempo para cada estação.
  • Ao final dos 20 minutos de debates, peça que os grupos socializem suas hipóteses de soluções para cada caso (1, 2, 3 e 4).
  • Anote-as no quadro.
  • Atente-se ao tempo: para que a atividade seja adequadamente finalizada, o tempo total para a dinâmica das estações deve ser de 20 minutos e a discussão geral não pode exceder 15 minutos.

Materiais complementares: Para acessar as situações-problemas que devem ser distribuídas para os alunos, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Depois que os estudantes apontaram suas soluções, projete, uma a uma, as considerações para cada caso. É possível também lê-las ou falá-las livremente.
  • Explique aos alunos que a proposta da atividade era que eles percebessem que diferentes considerações terão diferentes canais de comunicação, o que implica, portanto, diferentes gêneros textuais e que um deles, que será trabalhado nas aulas seguintes, é a carta de solicitação.
  • Encerre a aula destacando a versatilidade da carta de solicitação na solução de demandas (e não de reclamações).
  • O tempo deve ser distribuído entre os quatro casos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Depois que os estudantes apontaram suas soluções, projete, uma a uma, as considerações para cada caso. É possível também lê-las ou falá-las livremente.
  • Explique aos alunos que a proposta da atividade era que eles percebessem que diferentes considerações terão diferentes canais de comunicação, o que implica, portanto, diferentes gêneros textuais e que um deles, que será trabalhado nas aulas seguintes, é a carta de solicitação.
  • Encerre a aula destacando a versatilidade da carta de solicitação na solução de demandas (e não de reclamações).
  • O tempo deve ser distribuído entre os quatro casos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Depois que os estudantes apontaram suas soluções, projete, uma a uma, as considerações para cada caso. É possível também lê-las ou falá-las livremente.
  • Explique aos alunos que a proposta da atividade era que eles percebessem que diferentes considerações terão diferentes canais de comunicação, o que implica, portanto, diferentes gêneros textuais e que um deles, que será trabalhado nas aulas seguintes, é a carta de solicitação.
  • Encerre a aula destacando a versatilidade da carta de solicitação na solução de demandas (e não de reclamações).
  • O tempo deve ser distribuído entre os quatro casos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Depois que os estudantes apontaram suas soluções, projete, uma a uma, as considerações para cada caso. É possível também lê-las ou falá-las livremente.
  • Explique aos alunos que a proposta da atividade era que eles percebessem que diferentes considerações terão diferentes canais de comunicação, o que implica, portanto, diferentes gêneros textuais e que um deles, que será trabalhado nas aulas seguintes, é a carta de solicitação.
  • Encerre a aula destacando a versatilidade da carta de solicitação na solução de demandas (e não de reclamações).
  • O tempo deve ser distribuído entre os quatro casos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero CARTA DE SOLICITAÇÃO no campo de atuação na vida pública. A aula, de oralidade, faz parte do módulo de Leitura (abertura).

Materiais necessários: Para esta aula, serão necessárias cópias ou impressões de cada situação-problema (ao menos uma de cada) e um cronômetro ou relógio, para contabilizar o tempo dos debates nas estações.

Informações sobre o gênero Carta de solicitação: carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferente de uma carta de reclamação, o produtor da carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.

Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos misturem o conceito de solicitação ao de reclamação. Além disso, talvez surja a discussão que delimite ‘direito’ e ‘preferência’.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e Carta de reclamação. Coleção Trabalhando com os Gêneros do Discurso- Editora FTD, 2005.

Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento

http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/cadernos

DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas. Mercado de Letras, 2004.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete a pergunta ou redija-a no quadro, para que todos possam lê-la, e apresente a proposta da aula para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Solicite que os estudantes se dividam em 4 grupos equilibrados numericamente.
  • Projete ou escreva as regras no quadro.
  • Peça que um estudante leia-as em voz alta. Se necessário, releia-as para todos.
  • A sugestão para essa atividade é de 4 minutos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos estudantes o que eles entendem por “solicitar” e anote algumas respostas no quadro.
  • Peça aos estudantes que, livremente e sem o compromisso de acertarem, deem breves exemplos de solicitações que eles já fizeram, da mais simples (como pedir passagem em um transporte) à mais complexa (como solicitar a aprovação de uma lei).
  • Depois disso, peça que diferenciem rapidamente “solicitar algo” de “reclamar de algo”. Explique-lhes que farão uma atividade sobre solicitações.
  • A sugestão para essa atividade é de 5 minutos.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Distribua as situações-problemas nos grupos.
  • Enquanto os grupos discutem, reveze-se como ouvinte entre eles. Solicite que o grupo anote as possíveis soluções para as situações apresentadas em cada estação.
  • Atente-se para a troca de estações a cada 5 minutos. Se possível, deixe visível para os alunos um cronômetro ou relógio ou ainda combine um sinal para indicar o término do tempo para cada estação.
  • Ao final dos 20 minutos de debates, peça que os grupos socializem suas hipóteses de soluções para cada caso (1, 2, 3 e 4).
  • Anote-as no quadro.
  • Atente-se ao tempo: para que a atividade seja adequadamente finalizada, o tempo total para a dinâmica das estações deve ser de 20 minutos e a discussão geral não pode exceder 15 minutos.

Materiais complementares: Para acessar as situações-problemas que devem ser distribuídas para os alunos, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Depois que os estudantes apontaram suas soluções, projete, uma a uma, as considerações para cada caso. É possível também lê-las ou falá-las livremente.
  • Explique aos alunos que a proposta da atividade era que eles percebessem que diferentes considerações terão diferentes canais de comunicação, o que implica, portanto, diferentes gêneros textuais e que um deles, que será trabalhado nas aulas seguintes, é a carta de solicitação.
  • Encerre a aula destacando a versatilidade da carta de solicitação na solução de demandas (e não de reclamações).
  • O tempo deve ser distribuído entre os quatro casos.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Depois que os estudantes apontaram suas soluções, projete, uma a uma, as considerações para cada caso. É possível também lê-las ou falá-las livremente.
  • Explique aos alunos que a proposta da atividade era que eles percebessem que diferentes considerações terão diferentes canais de comunicação, o que implica, portanto, diferentes gêneros textuais e que um deles, que será trabalhado nas aulas seguintes, é a carta de solicitação.
  • Encerre a aula destacando a versatilidade da carta de solicitação na solução de demandas (e não de reclamações).
  • O tempo deve ser distribuído entre os quatro casos.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Depois que os estudantes apontaram suas soluções, projete, uma a uma, as considerações para cada caso. É possível também lê-las ou falá-las livremente.
  • Explique aos alunos que a proposta da atividade era que eles percebessem que diferentes considerações terão diferentes canais de comunicação, o que implica, portanto, diferentes gêneros textuais e que um deles, que será trabalhado nas aulas seguintes, é a carta de solicitação.
  • Encerre a aula destacando a versatilidade da carta de solicitação na solução de demandas (e não de reclamações).
  • O tempo deve ser distribuído entre os quatro casos.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Depois que os estudantes apontaram suas soluções, projete, uma a uma, as considerações para cada caso. É possível também lê-las ou falá-las livremente.
  • Explique aos alunos que a proposta da atividade era que eles percebessem que diferentes considerações terão diferentes canais de comunicação, o que implica, portanto, diferentes gêneros textuais e que um deles, que será trabalhado nas aulas seguintes, é a carta de solicitação.
  • Encerre a aula destacando a versatilidade da carta de solicitação na solução de demandas (e não de reclamações).
  • O tempo deve ser distribuído entre os quatro casos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP17 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP18 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano