Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Camila Virgulino
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A coerência entre o tema das petições on-line e a realidade brasileira
Finalidade da aula: Analisar a coerência entre as informações contidas na petição on-line e a realidade brasileira, a fim de posicionar-se de forma fundamentada.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Petição on-line
Objeto(s) do conhecimento: Relação entre contexto de produção e características composicionais e estilísticas dos gêneros/ Apreciação e réplica/ Estratégias e procedimentos de leitura em textos reivindicatórios e propositivos.
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP19, EF89LP20
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Caso queira entender o contexto dos textos utilizados na primeira parte desta aula, leia:
Informações sobre o gênero: O gênero textual petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado é mais informal.
Dificuldades antecipadas: Identificar a coerência entre a petição on-line e a realidade brasileira, porque o aluno pode não ter o conhecimento prévio necessário.
Referências sobre o assunto: Para entender um pouco mais sobre injúria racial leia o Art. 140 do Decreto-lei 2848/40 neste link:
Para saber um pouco mais sobre o gênero acesse este link:
https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/
Sugiro a leitura sobre o gênero petição on-line:
ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial.
Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia
Código: LPO9_06SQA03
(EF89LP19) Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas abertas, abaixo-assinados e petições on-line (identificação dos signatários, explicitação da reivindicação feita, acompanhada ou não de uma breve apresentação da problemática e/ou de justificativas que visam sustentar a reivindicação) e a proposição, discussão e aprovação de propostas políticas ou de soluções para problemas de interesse público, apresentadas ou lidas nos canais digitais de participação, identificando suas marcas linguísticas, como forma de possibilitar a escrita ou subscrição consciente de abaixo-assinados e textos dessa natureza e poder se posicionar de forma crítica e fundamentada frente às propostas
(EF89LP20) Comparar propostas políticas e de solução de problemas, identificando o que se pretende fazer/implementar, por que (motivações, justificativas), para que (objetivos, benefícios e consequências esperados), como (ações e passos), quando etc. e a forma de avaliar a eficácia da proposta/solução, contrastando dados e informações de diferentes fontes, identificando coincidências, complementaridades e contradições, de forma a poder compreender e posicionar-se criticamente sobre os dados e informações usados em fundamentação de propostas e analisar a coerência entre os elementos, de forma a tomar decisões fundamentadas.
AULA 12
AULA 14
AULA 15
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes