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Plano de aula - A coerência entre o tema das petições on-line e a realidade brasileira

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre petições online e coerência com a realidade brasileira

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Camila Geyse Da Conceição Virgulino

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Camila Virgulino
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: A coerência entre o tema das petições on-line e a realidade brasileira

Finalidade da aula: Analisar a coerência entre as informações contidas na petição on-line e a realidade brasileira, a fim de posicionar-se de forma fundamentada.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Petição on-line

Objeto(s) do conhecimento: Relação entre contexto de produção e características composicionais e estilísticas dos gêneros/ Apreciação e réplica/ Estratégias e procedimentos de leitura em textos reivindicatórios e propositivos.

Prática de linguagem: Leitura

Habilidade(s) da BNCC: EF89LP19, EF89LP20

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Caso queira entender o contexto dos textos utilizados na primeira parte desta aula, leia:

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/11/1710800-ong-espalha-outdoors-com-dizeres-racistas-perto-das-casas-dos-autores.shtml

http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2016/06/campanha-contra-racismo-coloca-vitima-e-agressor-frente-frente.html

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2015/11/campanha-contra-racismo-estampa-ofensas-proximo-de-casa-dos-autores.html

Informações sobre o gênero:  O gênero textual petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado é mais informal.

Dificuldades antecipadas: Identificar a coerência entre a petição on-line e a realidade brasileira, porque o aluno pode não ter o conhecimento prévio necessário.

Referências sobre o assunto: Para entender um pouco mais sobre injúria racial leia o Art. 140 do Decreto-lei 2848/40 neste link:

https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/91614/codigo-penal-decreto-lei-2848-40#par-3--art-140

Para saber um pouco mais sobre o gênero acesse este link:

https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/

Sugiro a leitura sobre o gênero petição on-line:

ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial.

Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia


Código: LPO9_06SQA03

(EF89LP19) Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas abertas, abaixo-assinados e petições on-line (identificação dos signatários, explicitação da reivindicação feita, acompanhada ou não de uma breve apresentação da problemática e/ou de justificativas que visam sustentar a reivindicação) e a proposição, discussão e aprovação de propostas políticas ou de soluções para problemas de interesse público, apresentadas ou lidas nos canais digitais de participação, identificando suas marcas linguísticas, como forma de possibilitar a escrita ou subscrição consciente de abaixo-assinados e textos dessa natureza e poder se posicionar de forma crítica e fundamentada frente às propostas

(EF89LP20) Comparar propostas políticas e de solução de problemas, identificando o que se pretende fazer/implementar, por que (motivações, justificativas), para que (objetivos, benefícios e consequências esperados), como (ações e passos), quando etc. e a forma de avaliar a eficácia da proposta/solução, contrastando dados e informações de diferentes fontes, identificando coincidências, complementaridades e contradições, de forma a poder compreender e posicionar-se criticamente sobre os dados e informações usados em fundamentação de propostas e analisar a coerência entre os elementos, de forma a tomar decisões fundamentadas.


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