Plano de Aula

Plano de aula: Modelo para Fases da Lua

Plano 5 de uma sequência de 4 planos. Veja todos os planos sobre Periodicidade das fases da Lua

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que a proposta requer um trabalho prévio. Esta aula funciona melhor se realizada na sequência das aulas anteriores dessa unidade (CIE5_10TU01 a CIE5_10TU04).

Para a etapa “Mão na Massa” deste plano de aula, é sugerida a utilização do registro feito pelos alunos nas aulas anteriores (CIE5_10TU01 a CIE5_10TU04). Caso você opte por utilizar esse plano de aula isoladamente, há um documento complementar que poderá ser utilizado.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nesta aula, assista ao vídeo Fases da Lua, da série ABC da Astronomia, disponível em https://tvescola.org.br/tve/video/abc-da-astronomia-fases-da-lua (Acesso em 15 set 2018).

Materiais necessários para a aula: Lanternas ou luminárias (uma por grupo), esferas (ao menos duas por grupo, de tamanhos bastante diferentes – podem ser esferas de isopor, frutas de formato esférico, bolas etc.), papel grande para registro de conhecimentos prévios, hipóteses e questionamentos (flip-chart, kraft ou cartolina), papel ou caderno para registro, lápis de cor ou canetas hidrocores, fita crepe ou giz (de lousa) ou post-its, e equipamento para exibição de vídeo.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão investigar as posições da Lua em suas diferentes fases e em que momentos do dia e da noite a Lua pode ser vista no céu, dependendo de sua fase.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS