Plano de aula: Objetos parcialmente iluminados

Plano 4 de uma sequência de 4 planos. Veja todos os planos sobre Periodicidade das fases da Lua

Sobre esta aula

Parte deste plano de aula sugere a construção de uma câmara escura para a investigação. Separe anteriormente os materiais necessários. Você pode fazer parte das construção com os alunos em um momento anterior a esta aula, principalmente a pintura do interior da caixa, para que haja tempo suficiente para a secagem. Se a escola possuir uma sala sem janelas, que seja completamente escura, é possível fazer a investigação nesta sala, sem a necessidade de construir a câmara escura.

Materiais necessários para a aula: Caixas que possam ser abertas e fechadas (tipo caixa de sapatos - uma por grupo), tinta guache preta, tesouras, rolos de papelão (pode ser de papel higiênico, alumínio, etc), lanternas, massa de modelar

Material de apoio:

https://tvescola.org.br/tve/video/abc-da-astronomia-fases-da-lua (Acesso em 07/09/2018).

Título da aula

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão fabricar um dispositivo para investigar como enxergamos os objetos se eles são iluminados apenas parcialmente, ou só de um lado.