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Plano de aula - Identificando o ponto de vista na petição on-line

POR: Camila Geyse Da Conceição Virgulino 28/11/2018
Código: LPO9_06SQA02

9º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF89LP24) Realizar pesquisa, estabelecendo o recorte das questões, usando fontes abertas e confiáveis.

(EF89LP19) Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas abertas, abaixo-assinados e petições on-line (identificação dos signatários, explicitação da reivindicação feita, acompanhada ou não de uma breve apresentação da problemática e/ou de justificativas que visam sustentar a reivindicação) e a proposição, discussão e aprovação de propostas políticas ou de soluções para problemas de interesse público, apresentadas ou lidas nos canais digitais de participação, identificando suas marcas linguísticas, como forma de possibilitar a escrita ou subscrição consciente de abaixo-assinados e textos dessa natureza e poder se posicionar de forma crítica e fundamentada frente às propostas

(EF89LP20) Comparar propostas políticas e de solução de problemas, identificando o que se pretende fazer/implementar, por que (motivações, justificativas), para que (objetivos, benefícios e consequências esperados), como (ações e passos), quando etc. e a forma de avaliar a eficácia da proposta/solução, contrastando dados e informações de diferentes fontes, identificando coincidências, complementaridades e contradições, de forma a poder compreender e posicionar-se criticamente sobre os dados e informações usados em fundamentação de propostas e analisar a coerência entre os elementos, de forma a tomar decisões fundamentadas.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre pontos de vista na petição on-line

 

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Petições on-line, petição inicial e dicionário.

Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado é mais informal.

Dificuldades antecipadas: Professor, talvez os alunos tenham dificuldade em identificar as ideias para defesa do ponto de vista presentes nos textos que serão analisados. Além disso, eles podem não conhecer as leis que regem o estado democrático e de direito, bem como os artigos da declaração universal de direitos humanos. Por isso, é essencial a sua mediação nesse aspecto.

Referências sobre o assunto:

Sugiro a leitura do Artigo 6° da Constituição da República disponível neste link:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm

Sugiro a leitura dos artigos da Declaração Universal de Direitos humanos dispostos neste link:

https://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10133.htm

Sugiro a leitura sobre o gênero petição on-line:

ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial.

Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia;

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Professor, esta aula busca explorar a proposição e a justificativa de petições on-line e comparar com a petição inicial. Para isso, haverá, inicialmente, questões para serem discutidas em grupo. Posteriormente, os alunos analisarão petições on-line para buscar proposições e justificativas. Em seguida, buscarão comparar as petições lidas com a petição inicial, estabelecendo diferenças de contexto de produção e circulação. Por último, sistematizarão oralmente as principais diferenças entre a petição inicial e a petição on-line.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Escreva no quadro, em folha de papel ou imprima a lista de itens que está nos materiais complementares desta aula e os recorte para sortear entre os alunos.
  • Divida a turma em grupos e distribua um ou mais dos itens para cada grupo.
  • Peça para que eles discutam no grupo segundo os comandos apresentados neste slide. Sugiro estabelecer o tempo de cinco minutos para essa discussão em equipe.
  • Peça para que os alunos socializem com a turma o que foi discutido no grupo. O tempo sugerido para essa atividade também é cinco minutos.

Atenção! Professor, perceba que a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. Após este exercício comente isso com a turma.

Materiais complementares:

Caso seja necessário, acesse o material disponível para impressão aqui.

Caso queira, acesse o gabarito sobre cada um dos itens desta atividade aqui.

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Professor, você pode manter os mesmos grupos da atividade anterior. Sugiro que o número de alunos por grupo não ultrapasse cinco para assegurar uma discussão mais organizada entre os membros. Todavia, analise o que é melhor de acordo com a sua realidade. No material complementar, você vai encontrar cinco petições. Caso seja necessário formar mais grupos, sugiro procurar mais petições em plataformas como a e-cidadania.
  • Primeiro, peça aos alunos uma leitura atenta do texto que receberam.

Atenção! As petições selecionadas para esta atividade estão nos materiais complementares desta aula. Todavia, se você preferir, pode ler plataformas de petições como o e-cidadania e selecionar outras petições. Caso haja poucos grupos, dê mais de uma petição para cada grupo.

  • Pergunte se a petição que eles receberam está de acordo com as leis que temos no Brasil e com os direitos humanos. Professor, procure obter dos alunos respostas além de “sim” e “não”. Peça para que eles justifiquem a resposta.
  • Peça para que respondam aos dois últimos questionamentos que estão neste slide e discutam em grupo, bem como anotem no caderno a resposta.
  • Após a atividade anterior, peça para que socializem as respostas. É necessário que eles decidam entre si quem irá comunicar a discussão do grupo ao restante da turma.
  • Reserve 15 minutos para esse momento

Atenção! Professor, leia com atenção o material complementar a fim de verificar as respostas esperadas para este momento.

Materiais complementares:

Caso seja necessário, acesse o documento com as possíveis respostas aqui.

Caso deseje imprimir os textos, acesse o documento aqui.

Orientações:

  • Entregue a petição inicial, que consta nos materiais complementares desta aula, para cada grupo.
  • Peça para que os alunos sigam os passos 1 e 2 que estão neste slide e anotem as respostas no caderno. Sugiro o tempo de 10 minutos para esta atividade.
  • Peça para os alunos socializarem as respostas do 1º e do 2º comandos com a turma. Sugiro o tempo de 5 minutos.
  • Por fim, lance o terceiro comando para a turma discutir. Sugiro o tempo de cinco minutos.
  • Peça para que os estudantes socializem as suas respostas e pontue a diferença entre o contexto de circulação das duas petições.

Atenção! Procure verificar o significado de palavras que são pouco utilizadas no cotidiano, pois os alunos podem ter alguma dúvida sobre isso. Você pode levar um dicionário para a aula e, quando surgir algum questionamento, solicitar que algum aluno procure a palavra no dicionário para socializar com a turma.

Materiais complementares:

Para acessar a petição inicial a ser utilizada nessa aula, clique aqui.

Caso queira acessar a resolução desta atividade, clique aqui.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Peça para que os alunos respondam oralmente aos comandos deste slide. Você pode solicitar que eles elaborem uma tabela com duas colunas. Em uma coluna apresentar as semelhanças e na outra coluna apresentar as diferenças. Isso pode servir para organização do será dito oralmente pelos estudantes.

Materiais complementares:

Caso queira, acesse as respostas esperadas para esta atividade aqui.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Camila Virgulino
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Identificando o ponto de vista na petição on-line

Finalidade da aula: Comparar a petição inicial à petição on-line, identificando a problemática e a justificativa, a fim de posicionar-se frente às propostas.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Petição on-line

Objeto(s) do conhecimento: Relação entre contexto de produção e características composicionais e estilísticas dos gêneros/ Apreciação e réplica/ Estratégias e procedimentos de leitura em textos reivindicatórios e propositivos. Curadoria

Prática de linguagem: Leitura

Habilidade(s) da BNCC: EF89LP19, EF89LP20, EF89LP24

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Petições on-line, petição inicial e dicionário.

Informações sobre o gênero:  O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado é mais informal.

Dificuldades antecipadas: Professor, talvez os alunos tenham dificuldade em identificar as ideias para defesa do ponto de vista presentes nos textos que serão analisados. Além disso, eles podem não conhecer as leis que regem o estado democrático e de direito, bem como os artigos da declaração universal de direitos humanos. Por isso, é essencial a sua mediação nesse aspecto.

Referências sobre o assunto:

Sugiro a leitura do Artigo 6° da Constituição da República disponível neste link:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm

Sugiro a leitura dos artigos da Declaração Universal de Direitos humanos dispostos neste link:

https://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10133.htm

Sugiro a leitura sobre o gênero petição on-line:

ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial.

Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia;


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