13924
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Identificando o ponto de vista na petição on-line

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre pontos de vista na petição on-line

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Camila Geyse Da Conceição Virgulino

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Petições on-line, petição inicial e dicionário.

Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado é mais informal.

Dificuldades antecipadas: Professor, talvez os alunos tenham dificuldade em identificar as ideias para defesa do ponto de vista presentes nos textos que serão analisados. Além disso, eles podem não conhecer as leis que regem o estado democrático e de direito, bem como os artigos da declaração universal de direitos humanos. Por isso, é essencial a sua mediação nesse aspecto.

Referências sobre o assunto:

Sugiro a leitura do Artigo 6° da Constituição da República disponível neste link:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm

Sugiro a leitura dos artigos da Declaração Universal de Direitos humanos dispostos neste link:

https://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10133.htm

Sugiro a leitura sobre o gênero petição on-line:

ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial.

Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia;

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Professor, esta aula busca explorar a proposição e a justificativa de petições on-line e comparar com a petição inicial. Para isso, haverá, inicialmente, questões para serem discutidas em grupo. Posteriormente, os alunos analisarão petições on-line para buscar proposições e justificativas. Em seguida, buscarão comparar as petições lidas com a petição inicial, estabelecendo diferenças de contexto de produção e circulação. Por último, sistematizarão oralmente as principais diferenças entre a petição inicial e a petição on-line.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Escreva no quadro, em folha de papel ou imprima a lista de itens que está nos materiais complementares desta aula e os recorte para sortear entre os alunos.
  • Divida a turma em grupos e distribua um ou mais dos itens para cada grupo.
  • Peça para que eles discutam no grupo segundo os comandos apresentados neste slide. Sugiro estabelecer o tempo de cinco minutos para essa discussão em equipe.
  • Peça para que os alunos socializem com a turma o que foi discutido no grupo. O tempo sugerido para essa atividade também é cinco minutos.

Atenção! Professor, perceba que a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. Após este exercício comente isso com a turma.

Materiais complementares:

Caso seja necessário, acesse o material disponível para impressão aqui.

Caso queira, acesse o gabarito sobre cada um dos itens desta atividade aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Professor, você pode manter os mesmos grupos da atividade anterior. Sugiro que o número de alunos por grupo não ultrapasse cinco para assegurar uma discussão mais organizada entre os membros. Todavia, analise o que é melhor de acordo com a sua realidade. No material complementar, você vai encontrar cinco petições. Caso seja necessário formar mais grupos, sugiro procurar mais petições em plataformas como a e-cidadania.
  • Primeiro, peça aos alunos uma leitura atenta do texto que receberam.

Atenção! As petições selecionadas para esta atividade estão nos materiais complementares desta aula. Todavia, se você preferir, pode ler plataformas de petições como o e-cidadania e selecionar outras petições. Caso haja poucos grupos, dê mais de uma petição para cada grupo.

  • Pergunte se a petição que eles receberam está de acordo com as leis que temos no Brasil e com os direitos humanos. Professor, procure obter dos alunos respostas além de “sim” e “não”. Peça para que eles justifiquem a resposta.
  • Peça para que respondam aos dois últimos questionamentos que estão neste slide e discutam em grupo, bem como anotem no caderno a resposta.
  • Após a atividade anterior, peça para que socializem as respostas. É necessário que eles decidam entre si quem irá comunicar a discussão do grupo ao restante da turma.
  • Reserve 15 minutos para esse momento

Atenção! Professor, leia com atenção o material complementar a fim de verificar as respostas esperadas para este momento.

Materiais complementares:

Caso seja necessário, acesse o documento com as possíveis respostas aqui.

Caso deseje imprimir os textos, acesse o documento aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue a petição inicial, que consta nos materiais complementares desta aula, para cada grupo.
  • Peça para que os alunos sigam os passos 1 e 2 que estão neste slide e anotem as respostas no caderno. Sugiro o tempo de 10 minutos para esta atividade.
  • Peça para os alunos socializarem as respostas do 1º e do 2º comandos com a turma. Sugiro o tempo de 5 minutos.
  • Por fim, lance o terceiro comando para a turma discutir. Sugiro o tempo de cinco minutos.
  • Peça para que os estudantes socializem as suas respostas e pontue a diferença entre o contexto de circulação das duas petições.

Atenção! Procure verificar o significado de palavras que são pouco utilizadas no cotidiano, pois os alunos podem ter alguma dúvida sobre isso. Você pode levar um dicionário para a aula e, quando surgir algum questionamento, solicitar que algum aluno procure a palavra no dicionário para socializar com a turma.

Materiais complementares:

Para acessar a petição inicial a ser utilizada nessa aula, clique aqui.

Caso queira acessar a resolução desta atividade, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Peça para que os alunos respondam oralmente aos comandos deste slide. Você pode solicitar que eles elaborem uma tabela com duas colunas. Em uma coluna apresentar as semelhanças e na outra coluna apresentar as diferenças. Isso pode servir para organização do será dito oralmente pelos estudantes.

Materiais complementares:

Caso queira, acesse as respostas esperadas para esta atividade aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Petições on-line, petição inicial e dicionário.

Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado é mais informal.

Dificuldades antecipadas: Professor, talvez os alunos tenham dificuldade em identificar as ideias para defesa do ponto de vista presentes nos textos que serão analisados. Além disso, eles podem não conhecer as leis que regem o estado democrático e de direito, bem como os artigos da declaração universal de direitos humanos. Por isso, é essencial a sua mediação nesse aspecto.

Referências sobre o assunto:

Sugiro a leitura do Artigo 6° da Constituição da República disponível neste link:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm

Sugiro a leitura dos artigos da Declaração Universal de Direitos humanos dispostos neste link:

https://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10133.htm

Sugiro a leitura sobre o gênero petição on-line:

ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial.

Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia;

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Professor, esta aula busca explorar a proposição e a justificativa de petições on-line e comparar com a petição inicial. Para isso, haverá, inicialmente, questões para serem discutidas em grupo. Posteriormente, os alunos analisarão petições on-line para buscar proposições e justificativas. Em seguida, buscarão comparar as petições lidas com a petição inicial, estabelecendo diferenças de contexto de produção e circulação. Por último, sistematizarão oralmente as principais diferenças entre a petição inicial e a petição on-line.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Escreva no quadro, em folha de papel ou imprima a lista de itens que está nos materiais complementares desta aula e os recorte para sortear entre os alunos.
  • Divida a turma em grupos e distribua um ou mais dos itens para cada grupo.
  • Peça para que eles discutam no grupo segundo os comandos apresentados neste slide. Sugiro estabelecer o tempo de cinco minutos para essa discussão em equipe.
  • Peça para que os alunos socializem com a turma o que foi discutido no grupo. O tempo sugerido para essa atividade também é cinco minutos.

Atenção! Professor, perceba que a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. Após este exercício comente isso com a turma.

Materiais complementares:

Caso seja necessário, acesse o material disponível para impressão aqui.

Caso queira, acesse o gabarito sobre cada um dos itens desta atividade aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Professor, você pode manter os mesmos grupos da atividade anterior. Sugiro que o número de alunos por grupo não ultrapasse cinco para assegurar uma discussão mais organizada entre os membros. Todavia, analise o que é melhor de acordo com a sua realidade. No material complementar, você vai encontrar cinco petições. Caso seja necessário formar mais grupos, sugiro procurar mais petições em plataformas como a e-cidadania.
  • Primeiro, peça aos alunos uma leitura atenta do texto que receberam.

Atenção! As petições selecionadas para esta atividade estão nos materiais complementares desta aula. Todavia, se você preferir, pode ler plataformas de petições como o e-cidadania e selecionar outras petições. Caso haja poucos grupos, dê mais de uma petição para cada grupo.

  • Pergunte se a petição que eles receberam está de acordo com as leis que temos no Brasil e com os direitos humanos. Professor, procure obter dos alunos respostas além de “sim” e “não”. Peça para que eles justifiquem a resposta.
  • Peça para que respondam aos dois últimos questionamentos que estão neste slide e discutam em grupo, bem como anotem no caderno a resposta.
  • Após a atividade anterior, peça para que socializem as respostas. É necessário que eles decidam entre si quem irá comunicar a discussão do grupo ao restante da turma.
  • Reserve 15 minutos para esse momento

Atenção! Professor, leia com atenção o material complementar a fim de verificar as respostas esperadas para este momento.

Materiais complementares:

Caso seja necessário, acesse o documento com as possíveis respostas aqui.

Caso deseje imprimir os textos, acesse o documento aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue a petição inicial, que consta nos materiais complementares desta aula, para cada grupo.
  • Peça para que os alunos sigam os passos 1 e 2 que estão neste slide e anotem as respostas no caderno. Sugiro o tempo de 10 minutos para esta atividade.
  • Peça para os alunos socializarem as respostas do 1º e do 2º comandos com a turma. Sugiro o tempo de 5 minutos.
  • Por fim, lance o terceiro comando para a turma discutir. Sugiro o tempo de cinco minutos.
  • Peça para que os estudantes socializem as suas respostas e pontue a diferença entre o contexto de circulação das duas petições.

Atenção! Procure verificar o significado de palavras que são pouco utilizadas no cotidiano, pois os alunos podem ter alguma dúvida sobre isso. Você pode levar um dicionário para a aula e, quando surgir algum questionamento, solicitar que algum aluno procure a palavra no dicionário para socializar com a turma.

Materiais complementares:

Para acessar a petição inicial a ser utilizada nessa aula, clique aqui.

Caso queira acessar a resolução desta atividade, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Peça para que os alunos respondam oralmente aos comandos deste slide. Você pode solicitar que eles elaborem uma tabela com duas colunas. Em uma coluna apresentar as semelhanças e na outra coluna apresentar as diferenças. Isso pode servir para organização do será dito oralmente pelos estudantes.

Materiais complementares:

Caso queira, acesse as respostas esperadas para esta atividade aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP24 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP19 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP20 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano