13751
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Lendo e aprendendo com textos expositivos de divulgação científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre textos expositivos de divulgação científica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Pistori Tavares

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados

- Necessários:
Canal de comunicação: WhatsApp;
PowerPoint ou Padle;
Textos para leitura, disponíveis aquiaqui.

 Introdução
Envie uma orientação sobre a atividade aos alunos pelo whatsApp. Envie a imagem disponível no slide da Introdução do plano de aula e proponha que os alunos analisem e reflitam sobre a seguinte questão:

     - Analisando o título e a imagem, qual é a mensagem transmitida por essa imagem?

Oriente os alunos a responder ao questionamento enviando uma mensagem de texto ao professor. Monte um mural ou painel em PowerPoint e envie novamente aos alunos, para que conheçam as opiniões dos colegas. Outra possibilidade é criar um mural virtual colaborativo para a análise da imagem. Veja como usar o Padlet aqui.

Desenvolvimento
Envie os textos "Verde energia" e "Fontes renováveis de energia" aos alunos, convidando-os a conhecê-los. Explicite que são textos expositivos de divulgação científica e fale um pouco sobre esse tipo de texto. Diga aos alunos que o primeiro texto, "Verde energia", será lido por você em áudio ou vídeo, e solicite que eles acompanhem a leitura com o texto em mãos, caso seja possível. Leia o texto em voz alta para os alunos e, em seguida, proponha que leiam sozinhos o texto "Fontes renováveis de energia" e analisem as questões propostas no Desenvolvimento do plano de aula. Oriente os alunos a refletir sobre os textos e responder às questões no caderno. Peça que gravem um áudio respondendo às questões de análise do texto e socialize algumas reflexões entre os alunos.

Fechamento
Proponha aos alunos que registrem o que aprenderam sobre textos expositivos. Para isso, oriente-os a escrever uma nota usando a questão proposta no slide de Fechamento do plano de aula.

Convite às famílias
Proponha aos alunos que contem para os familiares a respeito do tema dos textos lidos e dialoguem sobre o que aprenderam com a leitura.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_03SQA01

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas