13567
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • Formação para Redes

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Terra e Universo

Plano de aula - A estrutura interna da Terra

Plano de aula de Ciências com atividades para 3º ano do Fundamental sobre reprodução das camadas internas da Terra, Identificando as principais características de cada uma.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lenira Tamanini

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, posterior ao plano CIE3_07TU01 e que antecede os planos CIE3_07TU03, CIE3_07TU04 e CIE3_07TU05.

Materiais necessários para a aula: Globos terrestres, imagem das camadas internas da Terra e texto impresso (encontrados no material complementar deste plano), massinha de modelar em 4 cores diferentes, palitos de dente ou fósforo (4 por aluno), papel sulfite, tesoura e cola. Vale salientar que a massa de modelar pode ser feita anteriormente por você. Como sugestão segue link de uma receita: https://www.omo.com/br/se-sujar-faz-bem/arte-artesanato/massa-de-modelar-aprenda-a-fazer-a-sua-massinha-em-casa.html.

Abaixo há algumas sugestões de recursos que você pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor, já que não é nosso objetivo trazer conceitos pré elaborados para a turma, mas que, a partir da análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significativamente.

Texto: Camadas da Terra

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/as-camadas-terra.htm

Estrutura interna da Terra

http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas---Rede-Ametista/Canal-Escola/Estrutura-Interna-da-Terra-1266.html

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Em seguida, pergunte para os alunos se eles sabem o significado das palavras estrutura e interna. Permita que apresentem as informações que trazem consigo, pois este é um momento de levantamento. A partir das hipóteses levantadas pelos alunos, você pode abordar questões como:

  • Como será que a Terra é por dentro?
  • Alguém sabe de onde vem a lava que os vulcões expelem quando entram em erupção?
  • É possível cavar um buraco de um lado a outro do nosso planeta? Por quê?

As perguntas a serem realizadas dependerão das concepções apresentadas pelos alunos. É importante salientar que os questionamentos desta seção não tem como intenção que os alunos cheguem às respostas exatas neste momento, mas que, através da sua mediação, eles tragam seus conhecimentos prévios e sejam estimulados à discussão e à reflexão.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia para os alunos o texto apresentado neste slide. Ao finalizar a leitura, permita que os alunos respondam à pergunta final e solicite argumentos. Posteriormente, levante outros questionamentos, como:

  • Alguém já tinha ouvido falar de Júlio Verne? E do título do livro?
  • É possível viajar ao centro da Terra? O que provavelmente as personagens do livro encontraram lá? O que nós realmente encontraríamos?
  • Se pudéssemos cortar o planeta ao meio como estaria a região do centro? Quente ou fria?

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a pergunta da questão disparadora para os alunos. Retome o significado da palavra interior. Você pode utilizar uma fruta para exemplificar. A laranja é uma que pode ser citada. Provavelmente, algum aluno possa citar o solo como componente de toda estrutura interna da Terra. Se assim ocorrer, aproveite o momento para questionar do que é composto o solo e procure ampliar a percepção que, além das rochas, existem outros elementos que o integram. Permita que os alunos digam suas percepções, viabilizando a troca de informações e verificando quais as concepções prévias que os alunos apresentam sobre o tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Solicite aos alunos que formem pequenos grupos (3 ou 4 alunos). Entregue a imagem das camadas internas da Terra (disponível aqui), o texto impresso (disponível aqui) e as massinhas de modelar. O globo terrestre servirá para observação e pode ser de uso coletivo, contudo, vale salientar que se houver possibilidade de utilizar mais que um, realize a distribuição entre os grupos. Na sequência, explique para os alunos que eles deverão reproduzir o planeta Terra utilizando a massinha de modelar, mas que esta reprodução precisa ser esférica e apresentar as camadas internas. Para isso, eles poderão observar a imagem e o globo terrestre. Saliente que existem quatro cores diferentes de massinha de modelar e que todas precisam ser utilizadas. Determine entre 8 a 10 minutos para essa atividade. Enquanto os alunos realizam essa ação, ande pela sala e verifique como os grupos estão realizando a modelagem, principalmente para verificar se houve a contagem das camadas. Terminada esta etapa, explique aos alunos que eles deverão cortar a modelagem da Terra ao meio. Esse corte pode ser feito com a lateral da tesoura, com um fio dental ou mesmo com um palito. Solicite que os alunos observem como ficou a modelagem cortada e se é possível perceber as camadas. Entregue os palitos de dente, sendo quatro para cada aluno, e papel sulfite. Informe aos alunos que eles deverão descobrir qual o nome de cada camada interna da Terra lendo o texto impresso disponível no material complementar desta aula, e, em seguida, fazer uma bandeirinha com o palito de dente e o sulfite, escrevendo o nome da camada e fixando em uma das partes da Terra que foi modelada. Faça uma demonstração de como montar a bandeirinha. Explique também que eles devem conversar e discutir onde colocar as bandeirinhas após a leitura do texto.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Ao término da atividade, proponha uma conversa com os alunos promovendo a mediação sobre o tema abordado em aula através da modelagem e do texto, pois os alunos irão realizar aprendizagens neste momento de interação. Alguns questionamentos que podem ser realizados, são:

  • Foi fácil ou difícil descobrir em qual parte colocar os nomes apresentados no texto? Por quê?
  • Quais as diferenças entre as camadas da Terra que foram apresentadas?
  • Os oceanos e os continentes estão localizados em qual estrutura da Terra?
  • Em qual camada os seres vivos estão?

Realize outros questionamentos conforme a participação dos alunos. Aproveite o momento para realizar intervenções sobre o assunto, destacando que por muito tempo as pessoas acreditaram que a Terra era maciça, mas que atualmente já foi comprovado que apenas a camada da superfície, que é a mais fina, apresenta essa característica. Além disso, informe que, na verdade, nunca ninguém visitou ou viajou até o centro da Terra e que as informações que temos sobre o interior da Terra são provenientes de estudos realizados pelas propagações sísmicas, captadas pelos aparelhos conhecidos como sismógrafos. Releia a Questão disparadora e verifique se os alunos identificaram as camadas da Terra e se conseguem perceber que existem diferenças entre elas. Na sequência, proponha o desenho das partes da Terra e elabore de forma coletiva um conceito para cada camada interna. Posteriormente. os alunos podem registrar no caderno a sistematização, pintando as camadas, conforme a sua modelagem.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, posterior ao plano CIE3_07TU01 e que antecede os planos CIE3_07TU03, CIE3_07TU04 e CIE3_07TU05.

Materiais necessários para a aula: Globos terrestres, imagem das camadas internas da Terra e texto impresso (encontrados no material complementar deste plano), massinha de modelar em 4 cores diferentes, palitos de dente ou fósforo (4 por aluno), papel sulfite, tesoura e cola. Vale salientar que a massa de modelar pode ser feita anteriormente por você. Como sugestão segue link de uma receita: https://www.omo.com/br/se-sujar-faz-bem/arte-artesanato/massa-de-modelar-aprenda-a-fazer-a-sua-massinha-em-casa.html.

Abaixo há algumas sugestões de recursos que você pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor, já que não é nosso objetivo trazer conceitos pré elaborados para a turma, mas que, a partir da análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significativamente.

Texto: Camadas da Terra

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/as-camadas-terra.htm

Estrutura interna da Terra

http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas---Rede-Ametista/Canal-Escola/Estrutura-Interna-da-Terra-1266.html

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Em seguida, pergunte para os alunos se eles sabem o significado das palavras estrutura e interna. Permita que apresentem as informações que trazem consigo, pois este é um momento de levantamento. A partir das hipóteses levantadas pelos alunos, você pode abordar questões como:

  • Como será que a Terra é por dentro?
  • Alguém sabe de onde vem a lava que os vulcões expelem quando entram em erupção?
  • É possível cavar um buraco de um lado a outro do nosso planeta? Por quê?

As perguntas a serem realizadas dependerão das concepções apresentadas pelos alunos. É importante salientar que os questionamentos desta seção não tem como intenção que os alunos cheguem às respostas exatas neste momento, mas que, através da sua mediação, eles tragam seus conhecimentos prévios e sejam estimulados à discussão e à reflexão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia para os alunos o texto apresentado neste slide. Ao finalizar a leitura, permita que os alunos respondam à pergunta final e solicite argumentos. Posteriormente, levante outros questionamentos, como:

  • Alguém já tinha ouvido falar de Júlio Verne? E do título do livro?
  • É possível viajar ao centro da Terra? O que provavelmente as personagens do livro encontraram lá? O que nós realmente encontraríamos?
  • Se pudéssemos cortar o planeta ao meio como estaria a região do centro? Quente ou fria?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a pergunta da questão disparadora para os alunos. Retome o significado da palavra interior. Você pode utilizar uma fruta para exemplificar. A laranja é uma que pode ser citada. Provavelmente, algum aluno possa citar o solo como componente de toda estrutura interna da Terra. Se assim ocorrer, aproveite o momento para questionar do que é composto o solo e procure ampliar a percepção que, além das rochas, existem outros elementos que o integram. Permita que os alunos digam suas percepções, viabilizando a troca de informações e verificando quais as concepções prévias que os alunos apresentam sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Solicite aos alunos que formem pequenos grupos (3 ou 4 alunos). Entregue a imagem das camadas internas da Terra (disponível aqui), o texto impresso (disponível aqui) e as massinhas de modelar. O globo terrestre servirá para observação e pode ser de uso coletivo, contudo, vale salientar que se houver possibilidade de utilizar mais que um, realize a distribuição entre os grupos. Na sequência, explique para os alunos que eles deverão reproduzir o planeta Terra utilizando a massinha de modelar, mas que esta reprodução precisa ser esférica e apresentar as camadas internas. Para isso, eles poderão observar a imagem e o globo terrestre. Saliente que existem quatro cores diferentes de massinha de modelar e que todas precisam ser utilizadas. Determine entre 8 a 10 minutos para essa atividade. Enquanto os alunos realizam essa ação, ande pela sala e verifique como os grupos estão realizando a modelagem, principalmente para verificar se houve a contagem das camadas. Terminada esta etapa, explique aos alunos que eles deverão cortar a modelagem da Terra ao meio. Esse corte pode ser feito com a lateral da tesoura, com um fio dental ou mesmo com um palito. Solicite que os alunos observem como ficou a modelagem cortada e se é possível perceber as camadas. Entregue os palitos de dente, sendo quatro para cada aluno, e papel sulfite. Informe aos alunos que eles deverão descobrir qual o nome de cada camada interna da Terra lendo o texto impresso disponível no material complementar desta aula, e, em seguida, fazer uma bandeirinha com o palito de dente e o sulfite, escrevendo o nome da camada e fixando em uma das partes da Terra que foi modelada. Faça uma demonstração de como montar a bandeirinha. Explique também que eles devem conversar e discutir onde colocar as bandeirinhas após a leitura do texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Ao término da atividade, proponha uma conversa com os alunos promovendo a mediação sobre o tema abordado em aula através da modelagem e do texto, pois os alunos irão realizar aprendizagens neste momento de interação. Alguns questionamentos que podem ser realizados, são:

  • Foi fácil ou difícil descobrir em qual parte colocar os nomes apresentados no texto? Por quê?
  • Quais as diferenças entre as camadas da Terra que foram apresentadas?
  • Os oceanos e os continentes estão localizados em qual estrutura da Terra?
  • Em qual camada os seres vivos estão?

Realize outros questionamentos conforme a participação dos alunos. Aproveite o momento para realizar intervenções sobre o assunto, destacando que por muito tempo as pessoas acreditaram que a Terra era maciça, mas que atualmente já foi comprovado que apenas a camada da superfície, que é a mais fina, apresenta essa característica. Além disso, informe que, na verdade, nunca ninguém visitou ou viajou até o centro da Terra e que as informações que temos sobre o interior da Terra são provenientes de estudos realizados pelas propagações sísmicas, captadas pelos aparelhos conhecidos como sismógrafos. Releia a Questão disparadora e verifique se os alunos identificaram as camadas da Terra e se conseguem perceber que existem diferenças entre elas. Na sequência, proponha o desenho das partes da Terra e elabore de forma coletiva um conceito para cada camada interna. Posteriormente. os alunos podem registrar no caderno a sistematização, pintando as camadas, conforme a sua modelagem.

Slide Plano Aula
  • Para o professor
  • Documento

    Atividade para impressão - Mão na Massa

  • Documento

    Atividade para impressão - Mão na Massa

  • Documento

    Rascunho do plano de aula de Ciências


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

As formas de representar a Terra

AULA 03

A água no planeta Terra

AULA 04

A atmosfera

AULA 05

Seres vivos, elementos não vivos e suas relações

AULAS DE Terra e Universo do 3º ano :

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O solo na agricultura e na pecuária

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Do que é formado o solo

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Componentes que tornam um solo mais adequado para o plantio

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Materiais extraídos do solo

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O solo na construção de moradias

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O solo como matéria-prima na fabricação de objetos

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A vegetação protege o solo

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Observação do céu durante o dia e durante a noite

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Desenhos no céu - constelações

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Como é o solo daqui?

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A textura do solo

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O solo é a casa de animais

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O solo é um filtro natural

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo É preciso preservar o solo!

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Movimento de rotação da Terra e a formação dos dias e das noites

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo As formas de representar a Terra

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A água no planeta Terra

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Permeabilidade do Solo

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Componentes do Solo

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O solo do entorno da escola vira tinta

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Movimento aparente do Sol - A formação das sombras

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Como ocorrem as estações do ano?

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A estrutura interna da Terra

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A atmosfera

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Seres vivos, elementos não vivos e suas relações

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Fatores que atrapalham a propagação do som

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

O som em diferentes materiais

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Meios de Propagação

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Conceituando poluição

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Poluição Sonora

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Critérios para classificar objetos

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Reflexão da luz

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Poluição visual e ambientes visualmente saudáveis

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Classificação dos animais

3º ano / Ciências / Terra e Universo

O solo na agricultura e na pecuária

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Feixe de luz

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Bicho pra todo lado: conhecendo os animais da minha região

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

As características dos animais

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os animais e suas características

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Do que é formado o solo

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Componentes que tornam um solo mais adequado para o plantio

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Orquestrando o som - O som nos instrumentos musicais

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Refração da luz

3º ano / Ciências / Matéria e Energia

Poluição sonora e saúde

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Vamos sacudir o esqueleto? Conhecendo as formas de sustentar o corpo

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

“A dona aranha subiu pela parede...”: A locomoção dos animais na superfície terrestre

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Investigando um ambiente

3º ano / Ciências / Vida e Evolução

Para o que serve o esqueleto?

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Materiais extraídos do solo

3º ano / Ciências / Terra e Universo

O solo na construção de moradias

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03CI07 da BNCC

3º ano / Ciências / Terra e Universo

As formas de representar a Terra

3º ano / Ciências / Terra e Universo

A água no planeta Terra

3º ano / Ciências / Terra e Universo

A estrutura interna da Terra

3º ano / Ciências / Terra e Universo

A atmosfera

3º ano / Ciências / Terra e Universo

Seres vivos, elementos não vivos e suas relações

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann