13550
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Relação entre o movimento de rotação da Terra e os fusos horários

Plano de aula de Ciências com atividades para 8º ano do Fundamental sobre a relação dos fusos horários com o movimento de rotação da Terra.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Hederson Vinicius de Souza, Francisco Wanderley Diógenes Peixoto

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp. 
- Compartilhamento das atividades: Facebook da Unidade Escolar ou da turma.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem os slides "Contexto". Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Qual é a relação entre o movimento de rotação da Terra e os fusos horários?

Mão na massa
Peça para os estudantes responderem as questões. Envie-as via Whatsapp.

1. O que são fusos horários?
2. Qual relação existe entre os fusos horários e o movimento de rotação da Terra?
3. Quantos fusos horários existem?
4. Em que ponto da Terra se começa a contar os fusos horários?
5. Qual é a importância dos fusos horários?
6. O Brasil tem quantos fusos horários?
7. Cite um país que quando é dia aqui lá é noite?
8. Qual a diferença de fuso horário entre a nossa cidade e Paris, Nova york, Londres, Tóquio, Moscou, etc?
9. Quantos graus são percorridos por cada fuso horário?

Material de apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).
Link 3 (disponível aqui).

Marque uma data para que os estudantes possam enviar a atividade.

Sistematização
Faça uma vídeoconferência pelo Google Meet. Proponha uma roda de conversa virtual e finalize a aula contextualizando: o movimento de rotação e a forma geométrica da Terra são responsáveis pelos fusos horários, pois levam a uma exposição desigual da superfície da terrestre sob a luz solar ao longo do dia, resultando na sucessão de dias e noites nos diversos pontos da superfície do planeta.

Tutorial Google Meet (disponível aqui).

Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando os filhos nas atividades.

 

Sugestão Enviada Por: Leandro Holanda e Renata Capovilla


Código: CIE8_11T&U02

(EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 8º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas