13513
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Estudar através de textos em inglês em meios digitais

POR: Gleima Albernaz Vanin Suzart 21/11/2018
Código: ING7_06UND05

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI22) Explorar modos de falar em língua inglesa, refutando preconceitos e reconhecendo a variação linguística como fenômeno natural das línguas.

(EF07LI10) Escolher, em ambientes virtuais, textos em língua inglesa, de fontes confiáveis, para estudos/pesquisas escolares.

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Estudar através de textos em inglês em meios digitais

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula é o terceiro plano de uma série de 3 sobre estudo e pesquisa online com textos em inglês. Fica a seu critério usá-los em conjunto ou articulados. Neste primeiro plano o aluno aprenderá a identificar sites confiáveis para uma pesquisa, no segundo, como tomar notas (fazer fichamento) das informações relevantes e no terceiro, como expor o resultado de uma pesquisa em um pôster.

Preparação para a aula:

Verifique se terá internet, projetor e computador disponíveis. Caso contrário, imprima os textos utilizados no input e os slides do plano.

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: trazer um tema do universo dos alunos - os video games - para que seja criada a necessidade de fazer uma pesquisa, que será desenvolvida ao longo do plano.

Orientações:

  • Cumprimente a sua turma e, em seguida, mostre o slide para a classe (projetado, em cópia impressa ou traga uma imagem semelhante ) e pergunte: What do you think is this boy doing? Espera-se que os alunos respondam: He is playing a game. Continue: That’s it! Games are very popular among kids and adolescents, aren’t they? Do you like to play video games? Aguarde as respostas. Caso algum aluno diga ‘yes’ pergunte: What’s your favorite game? E também: How does it work?
  • Diga aos alunos: Let’s suppose your parents were worried about the effects of playing video game in your life. They are constantly saying that video games have negative effects in your brain and you have to avoid playing them. What would you do to convince your parents? How could you prove to your parents that video games aren’t too dangerous? Espera-se que algum aluno responda: Doing a research.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Mostre o objetivo da aula e diga: Today you will choose the appropriate material to do an online research.

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Escolher entre dois textos da internet o que traz informações mais precisas sobre o que se deseja pesquisar.

Expectativa: Que os alunos consigam, através de análise, escolher a fonte mais completa e confiável para a pesquisa a ser realizada.

Orientações:

  • Diga aos alunos: In order to discover if videogames are beneficial or not to young people, today you will do a research! The question you have to answer is: Are video games a bad or a good influence to young people? Where do you go when do you have to do a research? Espera-se que os alunos respondam: I Google it. / I look up online for it. Confirme, dizendo: Great! Nowadays the internet is the most used tool to do a research! To make it easier for you! I googled it and found two sites that tell about the topic you’re researching. You will choose which one is the most complete to help you on your research. Apresente o slide acima (projetado, impresso em tamanho que toda a classe consiga enxergar ou reproduzido no quadro) e oriente-os a seguir com as instruções apresentadas, lendo e explicando cada um dos ítens para os alunos. Inicie dizendo: To choose the best material to your research, you will follow these procedures.
  • Se você tiver acesso a internet e projetor durante a sua aula, projete o texto 1 e em seguida o texto 2 para que os alunos escolham qual a melhor fonte/ material para a pesquisa. Caso não tenha, imprima os textos de ambos os sites, divida a classe em grupos e peça que cada grupo analise os textos recebidos e escolham qual o que se encaixa melhor nos procedimentos apresentados. A escolha da turma deve ser pelo texto 1 (Positive and Negative Effects of Video Games on Teenagers). Pergunte porque escolheram este texto.
  • Após os alunos terem escolhido a fonte para realizar a pesquisa, informe-os sobre o contexto de produção do artigo: This article was published on a site about pregnancy named Mom Junction. This site is edited by a team from India that is composed by 11 experts in different areas of knowledge and aims to give relevant and trustworthy content to women who are experiencing maternity. The article you will read was written by Sudipta Jana, an English Major from University of Hyderabad in India. As you can see, a trustworthy source can be written by experienced people around the world!

Material complementar:

Para saber mais sobre como ensinar os estudantes a pesquisar na internet: https://www.scholastic.com/teachers/articles/teaching-content/6-online-research-skills-your-students-need/, acesso em 29/08/2018

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Encontrar, no texto escolhido, informações que respondam ao questionamento proposto.

Expectativa: Que os alunos consigam, a partir da leitura do texto escolhido, encontrar respostas para o que foi questionado.

Orientações:

  • Diga aos alunos: Now, you will read the article to find information about your research. Try to answer the question: Are video games a bad or a good influence to young people? Instrua os alunos a formarem grupos com quatro componentes e entregue o texto escolhido para as equipes. Se você decidiu fazer a escolha dos textos no momento do input em grupos, mantenha-os agrupados e diga que eles irão trabalhar com o texto escolhido a partir de agora: From now on, you will read the text you chose as the most trustworthy one. You have to read the article and find the answer to the question ‘Are video games a bad or a good influence to young people?’ and, after that, your group will write what you discover.
  • Apresente o slide para os alunos (projetado, reproduzido no quadro ou impresso em tamanho grande para que toda a turma possa enxergar) e oriente-os: You need to find an answer to the proposed question. So, read the article looking for keywords like: bad/good - positive/negative - benefits and take notes about information your group thinks is important to base your research. To end up, write the answer to the question showing your findings.
  • Determine 10 minutos para que os grupos realizem a atividade. Enquanto eles trabalham, circule pela sala orientando e tirando dúvidas das equipes que solicitarem. Quando os grupos terminarem, peça que um representante de cada leia o resumo escrito. Após a leitura, pergunte a classe: Did your answers lead to the same conclusion? According to the research you did, are video games a bad or a good influence to young people? Would your parents be convinced with your arguments? Espera-se que os alunos ressaltem em suas respostas que, de acordo com o texto pesquisado, o uso de video games por adolescentes pode ter pontos positivos e negativos.
  • Por fim, monte um mural com a turma para expor as descobertas.

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Revisar o que os alunos aprenderam com a aula.

Expectativa: Que os alunos apontem o que aprenderam na aula.

Orientações:

  • Pergunte aos alunos: This class was very productive, wasn’t it? What have you learned today? Espera-se que os alunos sejam capazes de pontuar os tópicos apresentados no slide. Caso eles demonstrem dificuldades em apontar suas aprendizagens, apresente o slide peça que eles falem sobre cada item apresentado.
  • Termine a aula parabenizando-os pelas conquistas do dia: You really did a great job today! Congratulations, guys!


Contents

  1. INPUT: Two texts from web pages about the influence of video games on adolescents.
  2. OUTPUT: A mural with the result of the research.

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI10) Escolher, em ambientes virtuais, textos em língua inglesa, de fontes confiáveis, para estudos/pesquisas escolares.

(EF07LI22) Explorar modos de falar em língua inglesa, refutando preconceitos e reconhecendo a variação linguística como fenômeno natural das línguas

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Gleima Vanin

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes