Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Google Meet;
- Envio e coleta da(s) atividade(s) via e-mail, WhatsApp, Google Documentos ou Classroom.
- Acesso aos sites indicados.
Optativas:
- Compartilhamento das produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
Em um encontro síncrono, diga aos alunos que eles vão assistir a um vídeo de um noticiário informando um importante acontecimento. Acesse o vídeo disponível aqui, compartilhando-o na tela, e, em seguida, responda: Could you guess what event was it? e In which country did it happen? Espera-se que os alunos consigam identificar que se trata do incêndio do Museu Nacional, no Brasil. Explore o acontecimento perguntando se eles se lembram desse fato e por que um incêndio em um museu é algo importante para se veicular em um noticiário estrangeiro.
Input
Ainda no encontro síncrono, siga as orientações do plano original para esta etapa. Na indicação de brainstorm, utilize a plataforma Mentimeter, disponível aqui, e crie uma nuvem de ideias com as contribuições dos alunos. Ao falar sobre a notícia a ser lida, veiculada em um jornal de Israel, abra um mapa online (sugestão: Google Earth, disponível aqui) e localize nele o país. Leia o plano original para entender a proposta.
Output
Explique aos alunos como realizar a atividade proposta, determinando um prazo e uma forma de coleta da devolutiva. Envie o link do texto e o worksheet aos alunos via e-mail, WhatsApp, Google Classroom ou Forms.
Feedback
Encerre o encontro síncrono retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.
Convite às famílias
Estimule os alunos a conversar com seus familiares sobre o tema da aula, para saber o que eles sentiram ao ver o Museu Nacional em chamas.