Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Google Meet;
- Envio e coleta da(s) atividade(s) via e-mail, WhatsApp, Google Documentos ou Classroom;
- Acesso aos sites indicados.
Optativas:
- Compartilhamento das produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
Se a turma tiver um grupo de WhatsApp, inicie uma conversa sobre o tema Citizenship. Envie no grupo imagens similares às que estão no slide. Conduza a discussão com as questões propostas no plano até que a turma chegue ao conceito de cidadania. Apresente a palavra em inglês. O professor também pode realizar esse momento no início da aula síncrona.
Input
Envie aos alunos, via e-mail, WhatsApp ou Google Classroom, o arquivo com o texto trabalhado antes da aula. No encontro síncrono, compartilhe o texto na tela e siga as orientações propostas no plano original. Após a leitura do título, explore o conceito falando sobre como as aulas, atividades profissionais e encontros em geral precisaram migrar para o ambiente virtual no período da pandemia. Fale sobre os acordos estabelecidos para que as aulas funcionassem bem (manter microfones desligados, por exemplo). Para o brainstorm, crie uma apresentação interativa no Mentimeter, envie o link de contribuições aos alunos e peça que digitem as palavras que vêm em suas mentes ao pensarem em Cidadania Digital. Compartilhe na tela os resultados e peça aos alunos que identifiquem as palavras transparentes e a informação específica solicitada (siga as orientações originais).
Output
Instrua os alunos a criarem, em duplas, um pôster utilizando uma plataforma como o Canva. O título do pôster deve ser: Digital Citizenship Characteristics. Determine um prazo para a devolutiva e publique as produções em uma exposição virtual no blog, site ou Instagram da escola ou da classe.
Feedback
Encerre o encontro síncrono retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.
Convite às famílias
Os alunos podem promover um debate em família sobre Cidadania Digital.