Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula é o terceiro plano de uma série de 3 sobre estudo e pesquisa online com textos em inglês. Fica a seu critério usá-los em conjunto ou articulados. No primeiro plano o aluno aprenderá a identificar sites confiáveis para uma pesquisa, no segundo, como tomar notas (fazer fichamento) das informações relevantes e no terceiro, como expor o resultado de uma pesquisa em um pôster.
Preparação para a aula: Você vai precisar de acesso à internet e projetor para apresentar o vídeo do context (se não for utilizar o vídeo, pesquise imagens de tipos de café da manhã de diversos países e elabore flashcards para mostrar a seus alunos); cópias do texto indicado para o input e cartolina, canetas hidrográficas, colas, réguas, tesouras e imagens diversas de ítens de café da manhã para a produção do cartaz no output (você pode solicitar, em aula anterior, que os alunos tragam esses materiais).
Context
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Cumprimente sua turma: Hello, students! Did you have breakfast today? What do you usually eat for breakfast? Ouça alguns alunos e depois pergunte: Do you know how the breakfast in other countries is? Pode ser que alguns alunos tenham alguns palpites, deixe-os falar rapidamente e em seguida, diga aos alunos: To get to know typical breakfasts of some countries, you will watch a video produced and published at The Washington Post, an online newspaper from USA. The original objective of this video is to compare the nutritional value of different breakfasts around the world. But you just need to pay attention to what is in each plate and the names of each country shown. So, let’s watch the video! Caso não tenha acesso à internet ou não consiga baixar o vídeo sugerido, você pode mostrar gravuras de cafés da manhã de diferentes países, retiradas de sites de busca.
- Para finalizar, pergunte: Which breakfast did or didn’t you like? Why?
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente o objetivo da aula para os alunos. Você pode projetar, imprimir o slide em tamanho que toda turma possa enxergar ou escrever o objetivo no quadro.
Input
Tempo sugerido: 20 minutos
Propósito: Apresentar um texto informativo.
Expectativa: Que os alunos encontrem no texto informações sobre o tema pesquisado.
Orientações:
- Diga aos alunos: You’ve already seen some examples of breakfasts around the world. In your opinion, what’s the importance of breakfast for students? Dê um tempo para que os alunos respondam. Como se trata de opinião, cada resposta pode ser considerada válida, inclusive se alguém disser que pensa que o café da manhã não é uma refeição importante.
- Informe aos alunos: As you have different opinion about this subject, let’s do a research about it! The text you will use to research today is an informative text published on the site of a not-for-profit organisation in Australia called Link Health and Community. Its work is to provide medical, health and support services with low cost to Melbourne’s population. Melbourne is the second most important city in Australia. Caso tenha acesso a internet e projetor em sua sala, projete a página do texto a ser trabalhado, e, ao invés de informar o contexto de produção, faça perguntas aos alunos para que eles o identifiquem. Assim: This text can be a good material! Let’s check: where was it published? Resposta esperada: Link Health and Community. T: Great! But what is Link Health and Community? Where can you click to know about it? Ss: Click on ‘about’. Clique no ícone about e conduza os alunos em uma leitura rápida sobre a organização para que eles identifiquem os itens já expostos acima.
- Apresente o slide ou copie suas informações no quadro e explique aos alunos: Reading an informative text is an easy way to get information about something. Frequently this type of text is a result of a research. To know if a text is really an informative one, pay attention to these topics. (Leia o slide ou peça que algum aluno leia. Verifique se os alunos compreenderam cada tópico.)
- Entregue cópias do texto trabalhado para os alunos ou projete-o para toda a turma. Faça uma leitura compartilhada, destacando no texto os pontos a seguir:
(a) leia o título e destaque a palavra brekkie, diga: Brekkie is an Australian slang to breakfast.
(b) leia os parágrafos de introdução e pergunte: What is the source material used to base this informative text? Resposta esperada: The Australian Bureau of Statistics e também: Which fact leads the author to write the text? Espera-se que digam: the great number of school children that don’t eat breakfast
(c) pergunte aos alunos: What are those first three highlighted subtitles? Resposta esperada: They are the benefits of breakfast for students
(d) T: According to the text, what are the items the parents need to keep to offer a healthy breakfast? Ss: grain cereals, nut, fruit, tins of baked beans or yoghurt,
T: Do you know what is a tin of baked beans? Ss: No.
Apresente o item em uma imagem e diga: Do you think Brazilian students would appreciate this item at their breakfast? Ss: No!
Explique: This is a cultural trait. In Australia, they eat beans at their breakfast! It’s different to us, but very common to them!
- Após a leitura, pergunte: Was this text useful to answer our question? Resposta esperada: Yes.
MATERIAL COMPLEMENTAR:
Se quiser trabalhar mais com texto informativo, acesse: http://www.capstonepub.com/classroom/sites/PDFs/OK-Social-Studies/Grade_5/G5_Writing_Lesson.pdf, acesso em 14/09/2018
Output
Tempo sugerido: 20 minutos
Propósito: Expor por meio de um cartaz as informações encontradas.
Expectativa: Que os alunos consigam resumir e reelaborar as informações relevantes do texto, escrevendo-as de forma simples em um cartaz.
Orientações:
- Explique aos alunos: There are many students in our school that must skip breakfast. Now you know that the breakfast is really important to students. Let’s make a poster to share the information you’ve got.
- Apresente o slide (projetado, impresso em tamanho que toda a turma consiga enxergar ou copie-o no quadro) e diga: These are some tips to do a relevant poster! Explique cada item e depois divida a sala em equipes. Entregue aos alunos cartolina, canetas hidrográficas, régua, opções de imagens para ilustrar o cartaz, cola, etc. Peça que cada equipe decida, com base no texto lido, quais informações deseja compartilhar sobre o tema. Oriente-os a dividir os trabalhos: enquanto um aluno organiza o layout do cartaz, outros pensam e escrevem as frases que serão colocadas, por exemplo. Enquanto os alunos realizam a atividade, ande pela sala verificando cada produção e explicando dúvidas, caso tenham.
- Quando os alunos finalizarem, escolha espaços na escola para expor os cartazes. O cartaz deve ser exposto em um ambiente com ampla visibilidade (corredores, pátio da escola) e ter como público-alvo os alunos de outras turmas.
TIP:
- Para fundamentar melhor essa aula, proponha ao seu colega de Matemática um trabalho interdisciplinar. O professor de Matemática pode instruir a turma a fazer uma pesquisa (veja aqui um plano sobre isso) sobre quantos estudantes tomam o café da manhã e com base nesses dados você propõe a elaboração do cartaz.
MATERIAL COMPLEMENTAR:
Saiba mais sobre como orientar o trabalho em grupo: http://info.geekie.com.br/trabalho-em-grupo/, acesso em 14/09/2018
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Retomar as aprendizagens da aula.
Expectativa: Que os alunos consigam falar sobre o que aprenderam na aula.
Orientações:
- Pergunte: What have you learned today? Espera-se que os alunos citem os tópicos apresentados no slide. Após os alunos falarem, apresente o slide e verifique com eles se os tópicos apresentados foram contemplados em suas falas.
- Para finalizar, parabenize-os pelas conquistas do dia! Diga: You rock, guys! Congratulations!