Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Google Meet;
- Envio e coleta da(s) atividade(s) via e-mail, WhatsApp, Google Documentos ou Classroom.
- Acesso aos sites indicados.
Optativas:
- Compartilhamento das produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
Em um encontro síncrono, compartilhe na tela o slide do context e proponha o jogo em sua versão adaptada para a turma: você convoca ou sorteia (previamente, escreva o nome dos alunos em pedaços de papéis e coloque em uma caixinha) 5 alunos para executar algumas ações. Os colegas devem colocar no chat o emoji de polegar para cima ou para baixo, a depender de suas avaliações quanto a performance dos sorteados. Leia as orientações do plano original para entender a proposta. Enfatize o uso da palavra WELL.
Se quiser tornar o momento mais dinâmico, use a roleta virtual, disponível aqui, para o sorteio dos nomes.
Input
Ainda no encontro síncrono, compartilhe na tela o slide do input e explore a imagem seguindo as instruções. Em vez de pedir que leiam silenciosamente, leia com eles o texto. Enfatize o uso da palavra WELL nesse contexto.
Output
Explique que a atividade deve ser realizada em momento posterior ao encontro síncrono. Instrua-os a respeito de como realizá-la. Compartilhe o worksheet disponível aqui e o texto disponível aqui com os alunos, via e-mail, WhatsApp ou Google Classroom. Determine um prazo e a forma de coleta da devolutiva.
Feedback
Encerre o encontro síncrono retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.
Convite às famílias
Os alunos podem realizar o jogo do context para promover um momento de descontração em família.