Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Apresentações Google ou Powerpoint para projeção.
- Documentos colaborativos Google: Docs e Apresentações.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma por meio do Zoom ou Google meet e apresente o poema do slide 3. Você pode reproduzir a apresentação por meio de Powerpoint ou Google Apresentações.
Peça aos alunos que falem os animais que botam ovo, escreva a lista em um documento compartilhado e deixe sua tela visível para a tuam.
Partilhe a “questão disparadora”, fazendo todas as perguntas sugeridas.
Mão na massa
Explique aos alunos que agora eles farão uma atividade de investigação.
O “mão na massa” deve ser adaptado para que possa ser executado de forma online.
Partilhe o slide 5 ou produza outro documento via Google Apresentações. Explique aos alunos que não será possível fazer a caça às pistas. Dessa forma, você fará a leitura de cada uma delas e os alunos devem alimentar um documento com as hipóteses.
Crie um documento compartilhado via Google Apresentações com 5 páginas, de acordo com os grupos de animais. Deixe em um slide todas as pistas.
Faça a leitura de cada uma delas e, à medida que os alunos derem as respostas, coloque-as no slide correspondente. Permita que os alunos reflitam sobre os animais antes de colocar a ficha no slide.
Em outro documento, partilhe com todos os alunos as imagens, a parte 2 do “mão na massa” e os grupos de animais estudados. Deixe o mesmo documento repetido com todos, de forma que cada aluno possa fazer a atividade.
Peça a eles que liguem os grupos estudados aos ovos das imagens (podem usar setas).
Nesta etapa, cada aluno trabalhará no próprio slide. Deixe-os previamente nomeados.
Acompanhe essa etapa e tire as dúvidas do grupo. Sinalize as respostas incorretas que encontrar.
Sistematização
Ao término do “mão na massa”, finalize a aula com a leitura do slide 7 e peça aos alunos que falem sobre as aprendizagens. Registre tudo em um texto coletivo e compartilhe com o grupo.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a conversarem com as crianças sobre as aprendizagem na aula.