13453
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Os tipos de ovos dos animais

Plano de aula de Ciências com atividades para 3º ano do Fundamental sobre os animais ovíparos e diferentes tipos de ovos

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marluci Turquiai Goulart

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o título para a turma e explique que nesta aula eles irão conhecer aspectos reprodutivos apresentados por alguns animais.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Leia o poema de Paulo Leminski, Ovo do coelho, depois promova levantamento de hipóteses utilizando questionamentos como: “O ovo é um símbolo na comemoração da páscoa para a comunidade cristã, ele representa vida e renascimento. Se o coelho não bota ovos, você sabe dizer como ele se reproduz?”, “Qual é o animal que coloca ovos segundo o autor?”, “Por que a galinha bota ovos?”, “Sabemos que a galinha é um animal que bota ovos, você sabe dizer o nome de 10 outros animais que também colocam ovos?”.

Peça aos alunos que façam uma lista de animais que eles conhecem e que colocam ovos, depois solicite que compartilhem as respostas com a turma. Quando finalizado, siga para a questão disparadora. Se achar necessário, explique aos alunos que o coelho é um animal mamífero e gera seus filhotes dentro de um órgão denominado de útero e que fica dentro do corpo materno.

Poema disponnível em: http://biblioaureliocamilo.blogspot.com/2014/02/poesias-para-criancas.html

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora e permita que os alunos levantem hipóteses, anote no quadro as respostas dadas pela turma, retome-as no momento de sistematização.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Organize o mão na massa em duas etapas, 20 minutos para a Caça ao Ovo e o restante para a conclusão da atividade.

Antes de dar início a esta atividade, recorte as pistas (disponíveis aqui), escolha um espaço amplo e as esconda, certifique-se que as pistas fiquem escondidas, mas que os alunos sejam capazes encontrá-las.

Organize a turma em 5 grupos, escolha um aluno que será o representante de seu grupo, faça um sorteio, conforme o descrito no material complementar. Combine um tempo máximo para a busca as pistas, quando todas as pistas forem encontradas, os membros dos grupos serão incubidos de realizar a leitura das mesmas, ao finalizar, solicite que um representante do grupo, indique a qual animal eles acham que as pistas pertencem.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Neste momento, espera-se que todos os grupos tenham realizado a leitura das pistas coletadas e tentando descobrir o nome do grupo a qual elas pertencem, agora é o momento de encontrar o ovo pertencente ao grupo referido, para isso, projete este slide e peça aos alunos que reflitam e associem o nome do grupo animal (presente no slide anterior), as informações e os ovos correspondentes, para ajudá-los neste momento, escreva no quadro a seguinte frase “Os ovos da imagem……….., pertencem ao grupo dos………..porque………..”. Peça aos grupos que compartilhem suas ideias.

Resolução: 1. Ovos de répteis, 2. Ovos de Peixe, 3. Ovos de Anfíbio, 4. Ovos de Inseto e 5. Ovos de ave.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Para sistematizar os conhecimentos desenvolvidos durante este plano, retome a questão disparadora “Pense nos animais lembrados pela turma, você saberia dizer se os ovos desses animais são semelhantes? Será que existem outros animais que não foram lembrados pela turma e que também se reproduzem por meio de ovos?”, neste momento, espera-se que a turma tenha percebido que muitos animais se reproduzem por meio de ovos e que os ovos diferem segundo o animal que o produz, se achar necessário, permita que os alunos façam novas atribuições as respostas dadas por eles a esta questão.

Para concluir, leia em voz alta as informações presentes neste slide e depois proponha a produção de um texto coletivo, utilizando as ideias apresentadas pelos grupos no final do mão na massa, utilize o quadro para isso e solicite que os alunos anotem em seus cadernos.

Você pode ir além: Leve até a sala, ovos de galinha e de codorna para apreciação dos alunos e faça com eles um experimento muito divertido, coloque os ovos em um pote com tampa de vidro ou plástico e o encha com vinagre de álcool, espere com uma semana e retire os ovos, a casca desaparecerá e os alunos poderão observar a gema do ovo sem precisar quebrá-lo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o título para a turma e explique que nesta aula eles irão conhecer aspectos reprodutivos apresentados por alguns animais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Leia o poema de Paulo Leminski, Ovo do coelho, depois promova levantamento de hipóteses utilizando questionamentos como: “O ovo é um símbolo na comemoração da páscoa para a comunidade cristã, ele representa vida e renascimento. Se o coelho não bota ovos, você sabe dizer como ele se reproduz?”, “Qual é o animal que coloca ovos segundo o autor?”, “Por que a galinha bota ovos?”, “Sabemos que a galinha é um animal que bota ovos, você sabe dizer o nome de 10 outros animais que também colocam ovos?”.

Peça aos alunos que façam uma lista de animais que eles conhecem e que colocam ovos, depois solicite que compartilhem as respostas com a turma. Quando finalizado, siga para a questão disparadora. Se achar necessário, explique aos alunos que o coelho é um animal mamífero e gera seus filhotes dentro de um órgão denominado de útero e que fica dentro do corpo materno.

Poema disponnível em: http://biblioaureliocamilo.blogspot.com/2014/02/poesias-para-criancas.html

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora e permita que os alunos levantem hipóteses, anote no quadro as respostas dadas pela turma, retome-as no momento de sistematização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Organize o mão na massa em duas etapas, 20 minutos para a Caça ao Ovo e o restante para a conclusão da atividade.

Antes de dar início a esta atividade, recorte as pistas (disponíveis aqui), escolha um espaço amplo e as esconda, certifique-se que as pistas fiquem escondidas, mas que os alunos sejam capazes encontrá-las.

Organize a turma em 5 grupos, escolha um aluno que será o representante de seu grupo, faça um sorteio, conforme o descrito no material complementar. Combine um tempo máximo para a busca as pistas, quando todas as pistas forem encontradas, os membros dos grupos serão incubidos de realizar a leitura das mesmas, ao finalizar, solicite que um representante do grupo, indique a qual animal eles acham que as pistas pertencem.

Slide Plano Aula

Orientações: Neste momento, espera-se que todos os grupos tenham realizado a leitura das pistas coletadas e tentando descobrir o nome do grupo a qual elas pertencem, agora é o momento de encontrar o ovo pertencente ao grupo referido, para isso, projete este slide e peça aos alunos que reflitam e associem o nome do grupo animal (presente no slide anterior), as informações e os ovos correspondentes, para ajudá-los neste momento, escreva no quadro a seguinte frase “Os ovos da imagem……….., pertencem ao grupo dos………..porque………..”. Peça aos grupos que compartilhem suas ideias.

Resolução: 1. Ovos de répteis, 2. Ovos de Peixe, 3. Ovos de Anfíbio, 4. Ovos de Inseto e 5. Ovos de ave.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Para sistematizar os conhecimentos desenvolvidos durante este plano, retome a questão disparadora “Pense nos animais lembrados pela turma, você saberia dizer se os ovos desses animais são semelhantes? Será que existem outros animais que não foram lembrados pela turma e que também se reproduzem por meio de ovos?”, neste momento, espera-se que a turma tenha percebido que muitos animais se reproduzem por meio de ovos e que os ovos diferem segundo o animal que o produz, se achar necessário, permita que os alunos façam novas atribuições as respostas dadas por eles a esta questão.

Para concluir, leia em voz alta as informações presentes neste slide e depois proponha a produção de um texto coletivo, utilizando as ideias apresentadas pelos grupos no final do mão na massa, utilize o quadro para isso e solicite que os alunos anotem em seus cadernos.

Você pode ir além: Leve até a sala, ovos de galinha e de codorna para apreciação dos alunos e faça com eles um experimento muito divertido, coloque os ovos em um pote com tampa de vidro ou plástico e o encha com vinagre de álcool, espere com uma semana e retire os ovos, a casca desaparecerá e os alunos poderão observar a gema do ovo sem precisar quebrá-lo.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 3º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03CI05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano