Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Fichas do material complementar impressas e tesoura, fita adesiva (opcional).
Materiais de apoio:
http://www.insecta.ufv.br/Entomologia/ent/disciplina/ban%20160/AULAT/aula6/reproducao.html
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/besouros.htm
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/bioanfibios.php
http://www.ra-bugio.org.br/anfibios_sobre_04.php
http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/Ensino_Fundamental/Origami/Documentos/Anfibios.htm
http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/Ensino_Fundamental/Origami/Documentos/Peixes.htm
http://www3.ibb.unesp.br/museu-escola/biologia-das-aves/como-e-a-reproducao-das-aves/
https://www.infoescola.com/reproducao/ovo/
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/biorepteis.php
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/determinacao-sexo-dos-repteis.htm
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o título para a turma e explique que nesta aula eles irão conhecer aspectos reprodutivos apresentados por alguns animais.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Leia o poema de Paulo Leminski, Ovo do coelho, depois promova levantamento de hipóteses utilizando questionamentos como: “O ovo é um símbolo na comemoração da páscoa para a comunidade cristã, ele representa vida e renascimento. Se o coelho não bota ovos, você sabe dizer como ele se reproduz?”, “Qual é o animal que coloca ovos segundo o autor?”, “Por que a galinha bota ovos?”, “Sabemos que a galinha é um animal que bota ovos, você sabe dizer o nome de 10 outros animais que também colocam ovos?”.
Peça aos alunos que façam uma lista de animais que eles conhecem e que colocam ovos, depois solicite que compartilhem as respostas com a turma. Quando finalizado, siga para a questão disparadora. Se achar necessário, explique aos alunos que o coelho é um animal mamífero e gera seus filhotes dentro de um órgão denominado de útero e que fica dentro do corpo materno.
Poema disponnível em: http://biblioaureliocamilo.blogspot.com/2014/02/poesias-para-criancas.html
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia a questão disparadora e permita que os alunos levantem hipóteses, anote no quadro as respostas dadas pela turma, retome-as no momento de sistematização.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Organize o mão na massa em duas etapas, 20 minutos para a Caça ao Ovo e o restante para a conclusão da atividade.
Antes de dar início a esta atividade, recorte as pistas (disponíveis aqui), escolha um espaço amplo e as esconda, certifique-se que as pistas fiquem escondidas, mas que os alunos sejam capazes encontrá-las.
Organize a turma em 5 grupos, escolha um aluno que será o representante de seu grupo, faça um sorteio, conforme o descrito no material complementar. Combine um tempo máximo para a busca as pistas, quando todas as pistas forem encontradas, os membros dos grupos serão incubidos de realizar a leitura das mesmas, ao finalizar, solicite que um representante do grupo, indique a qual animal eles acham que as pistas pertencem.
MÃO NA MASSA
Orientações: Neste momento, espera-se que todos os grupos tenham realizado a leitura das pistas coletadas e tentando descobrir o nome do grupo a qual elas pertencem, agora é o momento de encontrar o ovo pertencente ao grupo referido, para isso, projete este slide e peça aos alunos que reflitam e associem o nome do grupo animal (presente no slide anterior), as informações e os ovos correspondentes, para ajudá-los neste momento, escreva no quadro a seguinte frase “Os ovos da imagem……….., pertencem ao grupo dos………..porque………..”. Peça aos grupos que compartilhem suas ideias.
Resolução: 1. Ovos de répteis, 2. Ovos de Peixe, 3. Ovos de Anfíbio, 4. Ovos de Inseto e 5. Ovos de ave.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Para sistematizar os conhecimentos desenvolvidos durante este plano, retome a questão disparadora “Pense nos animais lembrados pela turma, você saberia dizer se os ovos desses animais são semelhantes? Será que existem outros animais que não foram lembrados pela turma e que também se reproduzem por meio de ovos?”, neste momento, espera-se que a turma tenha percebido que muitos animais se reproduzem por meio de ovos e que os ovos diferem segundo o animal que o produz, se achar necessário, permita que os alunos façam novas atribuições as respostas dadas por eles a esta questão.
Para concluir, leia em voz alta as informações presentes neste slide e depois proponha a produção de um texto coletivo, utilizando as ideias apresentadas pelos grupos no final do mão na massa, utilize o quadro para isso e solicite que os alunos anotem em seus cadernos.
Você pode ir além: Leve até a sala, ovos de galinha e de codorna para apreciação dos alunos e faça com eles um experimento muito divertido, coloque os ovos em um pote com tampa de vidro ou plástico e o encha com vinagre de álcool, espere com uma semana e retire os ovos, a casca desaparecerá e os alunos poderão observar a gema do ovo sem precisar quebrá-lo.