13173
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Sistema reprodutor: fertilidade feminina, masculina e fertilização in vitro

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Sistema reprodutor: fertilidade feminina, masculina e fertilização in vitro

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriela Aprigia Monteferrante

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano tem o objetivo de promover a discussão de importantes fenômenos relacionados à reprodução: a fertilização in vitro e a fertilização natural. Ele faz parte de uma sequência de planos de aula sobre sexualidade, desta forma, indica-se a aplicação prévia dos planos CIE8_07VE01 ao CIE8_07VE09 .

Materiais necessários para a aula: Cartões com as letras necessárias para a formação dos grupos (etapa mão na massa) e folhas impressas disponíveis no material complementar.

Descrição dos materiais impressos: Fichas de desafios, registro colaborativo final e, se necessário, o material de consulta sugerido nas fichas. Caso opte-se por utilizar computadores ou outro meio eletrônico de acesso ao material, será necessário disponibilizar os equipamentos e garantir que haja acesso à internet.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e comente que estudaremos um fenômeno importante para a ciência, bem como para a sociedade: a fertilização in vitro.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Peça que os estudantes se organizem em uma grande roda e em seguida diga-lhes que gostaria que conhecessem o trecho de uma matéria. Leia o texto e, se possível, projete-o para que os estudantes acompanhem (se desejar, pode também entregar o material impresso ou disposto em um cartaz). Em seguida, direcione uma pequena discussão sobre o tema. Pergunte-lhes:

  • Alguém já ouviu falar de bebê de proveta? A que se refere esse termo?
  • E fertilização in vitro? O que é esse procedimento?

Explique-lhes que a fertilização in vitro (FIV) é um tratamento de reprodução humana que consiste em realizar a fecundação do óvulo com o espermatozoide em laboratório. E bebê de proveta é o termo utilizado para os bebês nascidos por meio desse método.

Professor, para que você possa ampliar os conhecimentos e reflexões sobre o assunto sugere-se alguns materiais:

Vídeo: Como fazer um bebê (em um laboratório).

Reportagens:

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Com os estudantes ainda organizados em roda, faça a questão disparadora (que pode ser projetada, exposta em outro material ou apenas lida). Permita que formulem hipóteses rapidamente, registrando-as no caderno e as compartilhem com os colegas voluntariamente. Neste momento não se preocupe em respondê-la, mas em estimulá-los a pensar sobre o assunto, que você poderá complementar por meio de outras perguntas como, por exemplo:

  • Como vocês acreditam que acontece a fertilização in vitro?
  • Por que as pessoas procuram esse procedimento?

Lembre-se de que este é um momento para o levantamento de concepções prévias e de hipóteses dos estudantes.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Sugere-se três minutos para esse primeiro momento. Solicite que os estudantes formem grupos de quatro pessoas. Após a formação dos grupos, entregue a cada integrante uma letra: A, B, C ou D. Explique-lhes que os grupos se dividirão em busca da resolução de alguns desafios para só depois compartilhar o conhecimento construído. O desafio basicamente é elaborar um pequeno registro respondendo a uma pergunta principal, além de outras questões orientadoras, a partir do contato com os materiais de pesquisa sugeridos. Depois, ao se reunirem com o grupo inicial, os estudantes deverão elaborar um registro que contemple a experiência de todos os integrantes. Desta forma, poderão buscar os outros alunos com a mesma letra para cumprir o desafio proposto, formando os grupos de especialistas A, B, C ou D.

Sugere-se 15 minutos para que os estudantes cumpram os desafios em seus novos grupos e, depois, 12 minutos para retornarem a seus grupos de origem e compartilharem o que foi construído entre os especialistas, organizando um registro coletivo do grupo, com as experiências de todos os participantes.

Se a turma for numerosa, você pode duplicar os grupos A, B, C e D obtendo, assim, grupos A1, B1, C1, D1, A2, B2, C2 e D2. É muito importante que você interaja com os estudantes durante a atividade, incentivando-os a trabalharem em equipe para desenvolverem suas hipóteses, além de explorarem o material disponível para a resolução dos desafios.

Para obter mais informações sobre a preparação dos materiais de pesquisa, consulte o documento de orientações ao professor: (no material complementar).

Materiais necessários: Cartões com as letras dos grupos e materiais impressos: Fichas de desafios, registro colaborativo final e, se necessário, o material de consulta sugerido nas fichas. Caso opte-se por utilizar computadores ou outro meio eletrônico de acesso ao material, será necessário disponibilizar os equipamentos com acesso à internet.

Link para impressão no material complementar.

Atividade adaptada da metodologia ativa Jigsaw. Para saber mais: http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/quimica/sbq/QNEsc32_3/05-RSA-7309_novo.pdf.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Sugere-se sete minutos para este momento. Organize os alunos em uma grande roda e retome a questão disparadora, leia-a e peça que a respondam novamente, considerando o que discutiram nos grupos. Com a ajuda deles, desenvolva no quadro um registro coletivo que responda à questão e peça que todos registrem as conclusões nos cadernos, comparando-as com as concepções prévias do início da aula. Professor, neste momento você pode retomar as respostas dos estudantes para as questões e, caso algum tópico importante tenha ficado fora da discussão, retome-o neste etapa.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Sugere-se três minutos para este momento. Projete o slide ou leia as informações para discuti-las com os estudantes e, assim, sistematize os conteúdos da aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano tem o objetivo de promover a discussão de importantes fenômenos relacionados à reprodução: a fertilização in vitro e a fertilização natural. Ele faz parte de uma sequência de planos de aula sobre sexualidade, desta forma, indica-se a aplicação prévia dos planos CIE8_07VE01 ao CIE8_07VE09 .

Materiais necessários para a aula: Cartões com as letras necessárias para a formação dos grupos (etapa mão na massa) e folhas impressas disponíveis no material complementar.

Descrição dos materiais impressos: Fichas de desafios, registro colaborativo final e, se necessário, o material de consulta sugerido nas fichas. Caso opte-se por utilizar computadores ou outro meio eletrônico de acesso ao material, será necessário disponibilizar os equipamentos e garantir que haja acesso à internet.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e comente que estudaremos um fenômeno importante para a ciência, bem como para a sociedade: a fertilização in vitro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Peça que os estudantes se organizem em uma grande roda e em seguida diga-lhes que gostaria que conhecessem o trecho de uma matéria. Leia o texto e, se possível, projete-o para que os estudantes acompanhem (se desejar, pode também entregar o material impresso ou disposto em um cartaz). Em seguida, direcione uma pequena discussão sobre o tema. Pergunte-lhes:

  • Alguém já ouviu falar de bebê de proveta? A que se refere esse termo?
  • E fertilização in vitro? O que é esse procedimento?

Explique-lhes que a fertilização in vitro (FIV) é um tratamento de reprodução humana que consiste em realizar a fecundação do óvulo com o espermatozoide em laboratório. E bebê de proveta é o termo utilizado para os bebês nascidos por meio desse método.

Professor, para que você possa ampliar os conhecimentos e reflexões sobre o assunto sugere-se alguns materiais:

Vídeo: Como fazer um bebê (em um laboratório).

Reportagens:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Com os estudantes ainda organizados em roda, faça a questão disparadora (que pode ser projetada, exposta em outro material ou apenas lida). Permita que formulem hipóteses rapidamente, registrando-as no caderno e as compartilhem com os colegas voluntariamente. Neste momento não se preocupe em respondê-la, mas em estimulá-los a pensar sobre o assunto, que você poderá complementar por meio de outras perguntas como, por exemplo:

  • Como vocês acreditam que acontece a fertilização in vitro?
  • Por que as pessoas procuram esse procedimento?

Lembre-se de que este é um momento para o levantamento de concepções prévias e de hipóteses dos estudantes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Sugere-se três minutos para esse primeiro momento. Solicite que os estudantes formem grupos de quatro pessoas. Após a formação dos grupos, entregue a cada integrante uma letra: A, B, C ou D. Explique-lhes que os grupos se dividirão em busca da resolução de alguns desafios para só depois compartilhar o conhecimento construído. O desafio basicamente é elaborar um pequeno registro respondendo a uma pergunta principal, além de outras questões orientadoras, a partir do contato com os materiais de pesquisa sugeridos. Depois, ao se reunirem com o grupo inicial, os estudantes deverão elaborar um registro que contemple a experiência de todos os integrantes. Desta forma, poderão buscar os outros alunos com a mesma letra para cumprir o desafio proposto, formando os grupos de especialistas A, B, C ou D.

Sugere-se 15 minutos para que os estudantes cumpram os desafios em seus novos grupos e, depois, 12 minutos para retornarem a seus grupos de origem e compartilharem o que foi construído entre os especialistas, organizando um registro coletivo do grupo, com as experiências de todos os participantes.

Se a turma for numerosa, você pode duplicar os grupos A, B, C e D obtendo, assim, grupos A1, B1, C1, D1, A2, B2, C2 e D2. É muito importante que você interaja com os estudantes durante a atividade, incentivando-os a trabalharem em equipe para desenvolverem suas hipóteses, além de explorarem o material disponível para a resolução dos desafios.

Para obter mais informações sobre a preparação dos materiais de pesquisa, consulte o documento de orientações ao professor: (no material complementar).

Materiais necessários: Cartões com as letras dos grupos e materiais impressos: Fichas de desafios, registro colaborativo final e, se necessário, o material de consulta sugerido nas fichas. Caso opte-se por utilizar computadores ou outro meio eletrônico de acesso ao material, será necessário disponibilizar os equipamentos com acesso à internet.

Link para impressão no material complementar.

Atividade adaptada da metodologia ativa Jigsaw. Para saber mais: http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/quimica/sbq/QNEsc32_3/05-RSA-7309_novo.pdf.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Sugere-se sete minutos para este momento. Organize os alunos em uma grande roda e retome a questão disparadora, leia-a e peça que a respondam novamente, considerando o que discutiram nos grupos. Com a ajuda deles, desenvolva no quadro um registro coletivo que responda à questão e peça que todos registrem as conclusões nos cadernos, comparando-as com as concepções prévias do início da aula. Professor, neste momento você pode retomar as respostas dos estudantes para as questões e, caso algum tópico importante tenha ficado fora da discussão, retome-o neste etapa.

Slide Plano Aula

Orientações: Sugere-se três minutos para este momento. Projete o slide ou leia as informações para discuti-las com os estudantes e, assim, sistematize os conteúdos da aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano