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Plano de aula > Inglês > 9º ano > Leitura

Plano de aula - Textos digitais - Contextos de Produção e Divulgação

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Textos digitais

Plano 08 de 9 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renan da Silva Portolan,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano não é parte de uma sequência. Contudo, para que os alunos tenham melhor aproveitamento nas atividades propostas neste plano, sugerimos que realizem a proposta do plano 7 (ING_05UN07) primeiro.

Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos trabalharão a leitura de textos digitais e seus contextos de produção e divulgação ao explorar artigos online. A partir do trabalho de exploração, na seção input, os alunos serão convidados a construir uma lista de critérios a serem seguidos para a seleção de um texto para uma tarefa. Na seção output, os alunos farão uso da lista criada para justificar o uso (ou não) de um segundo artigo online sobre a mesma temática, mas publicado em outro ambiente virtual de informação e socialização. Esta aula, por tratar da leitura e análise de textos digitais, poderá ser mais efetiva se realizada em um laboratório de informática. Caso sua escola não disponha de um, leia a Nota aos professores abaixo. Para esta aula, prepare todos os materiais com antecedência (imprima uma cópia do arquivo no item c para cada aluno) que podem ser conferidos e acessados nos links abaixo:

  • Nota aos professores: Caso sua escola não disponha de um laboratório de informática ou sua conexão com a Internet não seja estável, sugerimos as seguintes alternativas:
  • No input, imprima uma cópia do texto a partir da página da Internet (preservando, assim, as características do layout, e promovendo aos alunos um material com formato mais semelhante ao da vida real) e a distribua a cada dupla de alunos. Conduza em pares o trabalho de completar a tabela com as respostas;
  • No output, imprima uma cópia do texto a partir da página da Internet (preservando, assim, as características do layout, e promovendo aos alunos um material com formato mais semelhante ao da vida real) e a distribua a cada dupla de alunos. Conduza em pares o trabalho de uso da lista de critérios para a análise do artigo.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Este slide possui animação; nele, a imagem aparece primeiro e o texto só irá surgir na tela quando você clicar no mouse, na barra de espaço ou na tecla enter de seu computador.
  • Mostre a imagem do slide para os alunos. Pergunte:
  • What is the girl doing? How do you know that? (Os alunos poderão responder coisas como: She is studying; She is searching for information, etc.)
  • When you have a school project, do you look up information on websites? (Os alunos irão responder: Yes ou No.)
  • Which websites do you look up for information? (As respostas para a pergunta podem variar. Acolha todas as contribuições dos alunos.)
  • How do you know they are reliable? (Considere todas as respostas dos alunos e as justificativas que eles podem dar para as informações serem ou não confiáveis.)
  • How do you select information you find online for a school project? (Considere todas as respostas dos alunos e as justificativas que eles possam dar sobre a seleção de informações.)
  • Clique no mouse, na barra de espaço ou na tecla enter do seu computador e leia o parágrafo para os alunos. Diga aos alunos: Just think of possible answers to the questions, ok?

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo de aprendizagem desta aula. Explique para a turma que a aula será baseada na leitura de dois textos informativos publicados em ambientes virtuais de informação e socialização e na criação de critérios que podem ser utilizados para a seleção destes materiais.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos

Propósito: Promover uma discussão inicial sobre o problema apresentado no item 3 do context e sobre as questões das diferenças de autoria (quem pode participar do processo de autoria em determinado ambiente virtual de informação), a diferença no público-alvo (a quem os textos são destinados), o assunto a ser tratado e sob qual perspectiva (se o texto é produzido e dirigido a um público mais leigo ou especializado) e a questão relevância/uso de dada informação (ou seja, em que situações um artigo publicado numa plataforma em que qualquer usuário pode fazer contribuições é, ou não, apropriado), com vistas à construção de uma rubrica que possa ajudar os alunos a fazer a seleção de textos.

Expectativa: Que os alunos participem da discussão trazendo a ela sua experiência enquanto alguém que busca informações online e sua experiência como leitor de textos digitais. Não se espera que os alunos conheçam formalmente os critérios de seleção de um texto, embora informalmente os usem.

Orientações:

  • Não mostre o slide para a turma neste momento. Pergunte a eles: Do you remember the two questions about your school project? (os alunos poderão responder Yes ou No). Caso a resposta seja No, você pode escrever as duas perguntas no quadro ou lê-las novamente (Where will you look up for information? e How will you select the best source of information?). Pergunte a eles: Have you thought about possible answers? Could you tell me where you will look up for information and how you will select its source? (acolha todas as respostas dos alunos para as perguntas e vá escrevendo cada uma delas no quadro).
  • Mostre a imagem do slide para a turma e diga: I have found this text online and I have some doubts about its reliability. Which elements do you think are important to consider if an online text reliable or not? (Os alunos poderão responder coisas como: The website that published the text/article; The author; The references used; The website is very popular, etc.). Conduza uma breve discussão com a turma sobre os elementos que eles conseguem identificar na imagem do slide, perguntando: Which elements can you identify in this screenshot? (Os alunos poderão responder: The topic of the article; The website in which it is published; A table of contents saying ‘Features, History, Reception, Criticisms, References’; A box with important information about the topic, etc.). Diga aos alunos: All these elements you mentioned are very important to verify the reliability of an online text. Now, you are going to work in pairs and analyze the text on the slide. Entregue o handout aos alunos e leia a instrução e as perguntas com os alunos. Confira com eles dúvidas relativas ao vocabulário. Você pode perguntar: Do you have any questions about vocabulary? Sempre que possível, estimule os alunos a trocarem informações sobre o vocabulário entre si, direcionando a pergunta para a turma: Could you help us with this word? ou Does anybody know the meaning of _________?). Contudo, é importante lembrar que este momento de troca sobre o vocabulário deve ser breve. Dê aos alunos cerca de 8 minutos para que façam a busca pelas respostas que precisam. Ao final do tempo, corrija a atividade com a turma. Você pode encontrar as possíveis respostas para a atividade de input aqui.
  • Após a correção da atividade, conduza um momento de discussão sobre as informações encontradas, tendo em mente o desenvolvimento de um pensamento mais crítico com relação ao assunto. Pergunte aos alunos:
  • Where was this text published? Many people say it is not a reliable source of information. In what circumstances may this online encyclopedia be useful? Which element do you need to look for in order to say it is reliable and useful?
  • When can the use of Wikipedia content be considered appropriate? Why?
  • According to your analysis, why do you think people say that Wikipedia is not a reliable source of information? Do you agree with them? Why?
  • What are the pros and cons of Wikipedia? What is its importance to the world?
  • Do you think all websites that make articles available on the Internet allow people to edit and/or read them? Why?
  • Is it important to have a list of criteria to help you check the reliability of the article you intend to use? Which criteria would you add to this list?
  • Após a discussão, anuncie para a turma que vocês irão criar, juntos, uma lista de critérios a serem identificados em um artigo como recurso a ser considerado na hora de fazer uso das informações de uma fonte ou outra de informação: Now, we are going to create a list of criteria to help us decide on the source of information to use in a project or research. Diga aos alunos: You're going to work in groups of four and write down, based on the questions from Activity 1, some criteria that you consider important to be in our list. You have 5 minutes to come up with possible criteria.
  • Terminado o tempo, diga aos alunos: Let’s make our list of criteria!. Dirija-se a um dos grupos e diga: Tell me one of the criteria you have written down. Escreva o critério no quadro e se dirija ao grupo seguinte, dizendo a mesma frase (Tell me one of the criteria you have written down). Quando todos os grupos tiverem contribuído, organize a ordem das informações no quadro e peça para que eles copiem na coluna apropriada no handout. Finalize, dizendo: Look at this list of criteria! You have done a very nice group work today. Now, it is time we use your list of criteria. What do you think? Vá para o próximo slide.

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Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Que os alunos explorem outro ambientes virtual de informação e socialização através da lista de critérios que criaram no input e percebam as diferenças entre primeiro ambiente explorado por eles (Wikipedia) e o presente.

Expectativa: Que os alunos consigam identificar semelhanças e diferenças entre os dois ambientes virtuais explorados na aula, finalmente reconhecendo ambos como válidos de acordo com os propósitos de busca.

Orientações:

  • Mostre o slide aos alunos e pergunte Is this website similar or different from the previous one? How do you know that? e permita que os alunos falem livre e brevemente sobre as semelhanças e diferenças que encontrarem. Em seguida, leia a instrução para a atividade, escrita no slide. Diga a eles: You are going to work in pairs and you have 10 minutes do find the information presented in your list of criteria; lembre-se de que a lista de critérios está no handout de input. Finalmente, pergunte: What do you have to do? (Os alunos responderão algo como: Explore the article using our list of criteria and say why we would use it or not.).
  • Finalizado o tempo, peça às duplas que comparem seus achados: Compare the information you found with the one’s from another pair. Are they similar or different?. Depois, pergunte às duplas: Would you use the information from this article in your school project? Why? (acolha as contribuições dos alunos) e permita que todas as duplas contribuam na socialização das respostas.
  • Promova uma discussão com a turma, perguntando:
  • Where was this text published? What do you know about it? Where can you find this information? (Idealmente, os alunos dirão: It was published on a website called Nature. It is an international journal of science. You can find this information at the top of the website.)
  • When may the use of Nature content be appropriate? Why? (As respostas podem variar. Estimule os alunos a justificarem suas respostas. Contudo, uma possível resposta seria: In an academic paper, in a more scientific project. Because it gives scientific, detailed information about the topic.)
  • According to your analysis, do you think everybody can write and read its content? Why? (Idealmente, os alunos responderão: Not everybody can read and write its content. Only selected authors can write on it and there are some articles that only members can read.)
  • Who can write articles for this website? (Idealmente, os alunos dirão: Authors who submit their papers/articles, which are approved by the journal’s board, and who are qualified for writing about the topic.)
  • What kind of public is this article targeted at: lay people or experts? How do you know that? (Idealmente, os alunos responderão: Experts. Because it says “International weekly journal of science”.)
  • What are the pros and cons of this kind of source? What is its importance to the world? (Os alunos poderão mencionar os seguintes pontos em suas respostas: The pros are related to reliability: detailed information published on a website and written by experts. The cons are related to readers access: only experts may have full access to articles; besides, the use of academic, formal language may discourage lay people who are interested in the topic.)
  • Is this article similar or different from the one you have read on Wikipedia? What are the similarities? What are the differences? (Idealmente, os alunos dirão: It is different from the Wikipedia one. It shows the author, his/her credentials, corrections made, when it was corrected and when it was published; the author uses formal, academic language. Some similarities are: there are references and sections).
  • Which one is more appropriate for your school project? What about an academic paper at the university? Why? (Idealmente, os alunos dirão: The article on Wikipedia is more appropriate for our school project because it provides an overview on the topic. The Nature one is more appropriate for an academic paper at the university because it provides more scientific-based information and details that the Wikipedia article does not mention.)

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados em aula.

Expectativa: Que os alunos possam refletir sobre a tarefa da aula e quais estratégias utilizaram para cumpri-la.

Orientações:

  • Faça a pergunta do slide aos alunos e permita que eles falem livremente sobre o que aprenderam na aula. Caso o tempo seja curto, leia os pontos escritos no slide e peça exemplos para a turma.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano não é parte de uma sequência. Contudo, para que os alunos tenham melhor aproveitamento nas atividades propostas neste plano, sugerimos que realizem a proposta do plano 7 (ING_05UN07) primeiro.

Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos trabalharão a leitura de textos digitais e seus contextos de produção e divulgação ao explorar artigos online. A partir do trabalho de exploração, na seção input, os alunos serão convidados a construir uma lista de critérios a serem seguidos para a seleção de um texto para uma tarefa. Na seção output, os alunos farão uso da lista criada para justificar o uso (ou não) de um segundo artigo online sobre a mesma temática, mas publicado em outro ambiente virtual de informação e socialização. Esta aula, por tratar da leitura e análise de textos digitais, poderá ser mais efetiva se realizada em um laboratório de informática. Caso sua escola não disponha de um, leia a Nota aos professores abaixo. Para esta aula, prepare todos os materiais com antecedência (imprima uma cópia do arquivo no item c para cada aluno) que podem ser conferidos e acessados nos links abaixo:

  • Nota aos professores: Caso sua escola não disponha de um laboratório de informática ou sua conexão com a Internet não seja estável, sugerimos as seguintes alternativas:
  • No input, imprima uma cópia do texto a partir da página da Internet (preservando, assim, as características do layout, e promovendo aos alunos um material com formato mais semelhante ao da vida real) e a distribua a cada dupla de alunos. Conduza em pares o trabalho de completar a tabela com as respostas;
  • No output, imprima uma cópia do texto a partir da página da Internet (preservando, assim, as características do layout, e promovendo aos alunos um material com formato mais semelhante ao da vida real) e a distribua a cada dupla de alunos. Conduza em pares o trabalho de uso da lista de critérios para a análise do artigo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Este slide possui animação; nele, a imagem aparece primeiro e o texto só irá surgir na tela quando você clicar no mouse, na barra de espaço ou na tecla enter de seu computador.
  • Mostre a imagem do slide para os alunos. Pergunte:
  • What is the girl doing? How do you know that? (Os alunos poderão responder coisas como: She is studying; She is searching for information, etc.)
  • When you have a school project, do you look up information on websites? (Os alunos irão responder: Yes ou No.)
  • Which websites do you look up for information? (As respostas para a pergunta podem variar. Acolha todas as contribuições dos alunos.)
  • How do you know they are reliable? (Considere todas as respostas dos alunos e as justificativas que eles podem dar para as informações serem ou não confiáveis.)
  • How do you select information you find online for a school project? (Considere todas as respostas dos alunos e as justificativas que eles possam dar sobre a seleção de informações.)
  • Clique no mouse, na barra de espaço ou na tecla enter do seu computador e leia o parágrafo para os alunos. Diga aos alunos: Just think of possible answers to the questions, ok?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo de aprendizagem desta aula. Explique para a turma que a aula será baseada na leitura de dois textos informativos publicados em ambientes virtuais de informação e socialização e na criação de critérios que podem ser utilizados para a seleção destes materiais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos

Propósito: Promover uma discussão inicial sobre o problema apresentado no item 3 do context e sobre as questões das diferenças de autoria (quem pode participar do processo de autoria em determinado ambiente virtual de informação), a diferença no público-alvo (a quem os textos são destinados), o assunto a ser tratado e sob qual perspectiva (se o texto é produzido e dirigido a um público mais leigo ou especializado) e a questão relevância/uso de dada informação (ou seja, em que situações um artigo publicado numa plataforma em que qualquer usuário pode fazer contribuições é, ou não, apropriado), com vistas à construção de uma rubrica que possa ajudar os alunos a fazer a seleção de textos.

Expectativa: Que os alunos participem da discussão trazendo a ela sua experiência enquanto alguém que busca informações online e sua experiência como leitor de textos digitais. Não se espera que os alunos conheçam formalmente os critérios de seleção de um texto, embora informalmente os usem.

Orientações:

  • Não mostre o slide para a turma neste momento. Pergunte a eles: Do you remember the two questions about your school project? (os alunos poderão responder Yes ou No). Caso a resposta seja No, você pode escrever as duas perguntas no quadro ou lê-las novamente (Where will you look up for information? e How will you select the best source of information?). Pergunte a eles: Have you thought about possible answers? Could you tell me where you will look up for information and how you will select its source? (acolha todas as respostas dos alunos para as perguntas e vá escrevendo cada uma delas no quadro).
  • Mostre a imagem do slide para a turma e diga: I have found this text online and I have some doubts about its reliability. Which elements do you think are important to consider if an online text reliable or not? (Os alunos poderão responder coisas como: The website that published the text/article; The author; The references used; The website is very popular, etc.). Conduza uma breve discussão com a turma sobre os elementos que eles conseguem identificar na imagem do slide, perguntando: Which elements can you identify in this screenshot? (Os alunos poderão responder: The topic of the article; The website in which it is published; A table of contents saying ‘Features, History, Reception, Criticisms, References’; A box with important information about the topic, etc.). Diga aos alunos: All these elements you mentioned are very important to verify the reliability of an online text. Now, you are going to work in pairs and analyze the text on the slide. Entregue o handout aos alunos e leia a instrução e as perguntas com os alunos. Confira com eles dúvidas relativas ao vocabulário. Você pode perguntar: Do you have any questions about vocabulary? Sempre que possível, estimule os alunos a trocarem informações sobre o vocabulário entre si, direcionando a pergunta para a turma: Could you help us with this word? ou Does anybody know the meaning of _________?). Contudo, é importante lembrar que este momento de troca sobre o vocabulário deve ser breve. Dê aos alunos cerca de 8 minutos para que façam a busca pelas respostas que precisam. Ao final do tempo, corrija a atividade com a turma. Você pode encontrar as possíveis respostas para a atividade de input aqui.
  • Após a correção da atividade, conduza um momento de discussão sobre as informações encontradas, tendo em mente o desenvolvimento de um pensamento mais crítico com relação ao assunto. Pergunte aos alunos:
  • Where was this text published? Many people say it is not a reliable source of information. In what circumstances may this online encyclopedia be useful? Which element do you need to look for in order to say it is reliable and useful?
  • When can the use of Wikipedia content be considered appropriate? Why?
  • According to your analysis, why do you think people say that Wikipedia is not a reliable source of information? Do you agree with them? Why?
  • What are the pros and cons of Wikipedia? What is its importance to the world?
  • Do you think all websites that make articles available on the Internet allow people to edit and/or read them? Why?
  • Is it important to have a list of criteria to help you check the reliability of the article you intend to use? Which criteria would you add to this list?
  • Após a discussão, anuncie para a turma que vocês irão criar, juntos, uma lista de critérios a serem identificados em um artigo como recurso a ser considerado na hora de fazer uso das informações de uma fonte ou outra de informação: Now, we are going to create a list of criteria to help us decide on the source of information to use in a project or research. Diga aos alunos: You're going to work in groups of four and write down, based on the questions from Activity 1, some criteria that you consider important to be in our list. You have 5 minutes to come up with possible criteria.
  • Terminado o tempo, diga aos alunos: Let’s make our list of criteria!. Dirija-se a um dos grupos e diga: Tell me one of the criteria you have written down. Escreva o critério no quadro e se dirija ao grupo seguinte, dizendo a mesma frase (Tell me one of the criteria you have written down). Quando todos os grupos tiverem contribuído, organize a ordem das informações no quadro e peça para que eles copiem na coluna apropriada no handout. Finalize, dizendo: Look at this list of criteria! You have done a very nice group work today. Now, it is time we use your list of criteria. What do you think? Vá para o próximo slide.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Que os alunos explorem outro ambientes virtual de informação e socialização através da lista de critérios que criaram no input e percebam as diferenças entre primeiro ambiente explorado por eles (Wikipedia) e o presente.

Expectativa: Que os alunos consigam identificar semelhanças e diferenças entre os dois ambientes virtuais explorados na aula, finalmente reconhecendo ambos como válidos de acordo com os propósitos de busca.

Orientações:

  • Mostre o slide aos alunos e pergunte Is this website similar or different from the previous one? How do you know that? e permita que os alunos falem livre e brevemente sobre as semelhanças e diferenças que encontrarem. Em seguida, leia a instrução para a atividade, escrita no slide. Diga a eles: You are going to work in pairs and you have 10 minutes do find the information presented in your list of criteria; lembre-se de que a lista de critérios está no handout de input. Finalmente, pergunte: What do you have to do? (Os alunos responderão algo como: Explore the article using our list of criteria and say why we would use it or not.).
  • Finalizado o tempo, peça às duplas que comparem seus achados: Compare the information you found with the one’s from another pair. Are they similar or different?. Depois, pergunte às duplas: Would you use the information from this article in your school project? Why? (acolha as contribuições dos alunos) e permita que todas as duplas contribuam na socialização das respostas.
  • Promova uma discussão com a turma, perguntando:
  • Where was this text published? What do you know about it? Where can you find this information? (Idealmente, os alunos dirão: It was published on a website called Nature. It is an international journal of science. You can find this information at the top of the website.)
  • When may the use of Nature content be appropriate? Why? (As respostas podem variar. Estimule os alunos a justificarem suas respostas. Contudo, uma possível resposta seria: In an academic paper, in a more scientific project. Because it gives scientific, detailed information about the topic.)
  • According to your analysis, do you think everybody can write and read its content? Why? (Idealmente, os alunos responderão: Not everybody can read and write its content. Only selected authors can write on it and there are some articles that only members can read.)
  • Who can write articles for this website? (Idealmente, os alunos dirão: Authors who submit their papers/articles, which are approved by the journal’s board, and who are qualified for writing about the topic.)
  • What kind of public is this article targeted at: lay people or experts? How do you know that? (Idealmente, os alunos responderão: Experts. Because it says “International weekly journal of science”.)
  • What are the pros and cons of this kind of source? What is its importance to the world? (Os alunos poderão mencionar os seguintes pontos em suas respostas: The pros are related to reliability: detailed information published on a website and written by experts. The cons are related to readers access: only experts may have full access to articles; besides, the use of academic, formal language may discourage lay people who are interested in the topic.)
  • Is this article similar or different from the one you have read on Wikipedia? What are the similarities? What are the differences? (Idealmente, os alunos dirão: It is different from the Wikipedia one. It shows the author, his/her credentials, corrections made, when it was corrected and when it was published; the author uses formal, academic language. Some similarities are: there are references and sections).
  • Which one is more appropriate for your school project? What about an academic paper at the university? Why? (Idealmente, os alunos dirão: The article on Wikipedia is more appropriate for our school project because it provides an overview on the topic. The Nature one is more appropriate for an academic paper at the university because it provides more scientific-based information and details that the Wikipedia article does not mention.)

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Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados em aula.

Expectativa: Que os alunos possam refletir sobre a tarefa da aula e quais estratégias utilizaram para cumpri-la.

Orientações:

  • Faça a pergunta do slide aos alunos e permita que eles falem livremente sobre o que aprenderam na aula. Caso o tempo seja curto, leia os pontos escritos no slide e peça exemplos para a turma.

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