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Plano de aula > Ciências > 5º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Energia para nosso corpo: o que acontece com os nutrientes e com o oxigênio?

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre Energia para nosso corpo: o que acontece com os nutrientes e com o oxigênio?

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alexandre Tolentino de Carvalho

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula fecha uma sequência de 10 aulas pensadas para que o aluno possa estabelecer relações entre o sistema digestório e o sistema respiratório na importante missão de produzir energia para que o corpo funcione. Neste momento, objetiva-se permitir que os estudantes possam experienciar momentos em que reconheçam as substâncias resultantes dos processos digestório e respiratório, compreendam sua chegada até as menores partes do corpo e o uso delas na produção de energia, assim como percebam a formação de resíduos produzidos nesse processo.

Observe que, no conjunto de aulas, não apresentamos o conceito de “célula”, uma vez que muito provavelmente esse é um tema ainda não estudado pelos alunos e não previsto na BNCC para esta etapa do Ensino Fundamental. Assim, preferimos utilizar o termo “pequenas partes de nosso corpo”. Leve os alunos a compreender que nosso corpo é formado por partes minúsculas, invisíveis aos nossos olhos. Caso algum estudante apresente o conceito de célula ou pergunte sobre, explore aquilo que compreendem sobre o assunto, sem muito aprofundamento, de modo que o restante da turma possa compreender o que seria uma célula.

Materiais necessários para a aula: Jogo Pequenas fábricas de energia.

Busque se aprofundar no tema pesquisando-o em sites, livros e em revistas especializadas. A seguir, uma lista de links nos quais é possível encontrar informações sobre a temática desta aula:

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-obtida-a-energia-que-faz-nosso-corpo-funcionar/

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/processo-producao-energia-partir-oxidacao-dos-alimentos.htm

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/sistemas-corporeos-respiracao-digestao-circulacao-e-outros-sistemas.htm

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos o título da aula e solicite que reflitam sobre o tema. Peça para relembrarem aquilo que investigaram sobre os sistemas digestório e respiratório e peça para buscarem estabelecer relações entre o tema da aula e as aprendizagens anteriores.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o slide para os alunos, como forma de contextualizar o tema a ser tratado e de permitir que sintam-se motivados para a aula. Ao pedir que reflitam sobre o modo de obtenção de energia de cada um desses aparelhos, os estudantes perceberão que existem várias fontes de energia, sem as quais não poderiam funcionar. Pergunte:

  • Cada um desses objetos precisa de que para funcionar?
  • De onde eles obtêm energia para funcionar?

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Apresente a questão disparadora aos alunos e deixe que reflitam sobre as fontes de energia de nosso corpo. Questione:

  • Cada um dos objetos observados anteriormente desempenham uma função ao receberem energia. E nosso corpo, quais funções desempenha?
  • De onde vem a energia que nosso corpo precisa para desempenhar essas funções?

Espera-se que digam que nosso corpo se locomove, movimenta-se, bombeia sangue, processa alimentos, emite sons, armazena informações etc. Muito provavelmente os alunos não terão condições de dizer de onde surge a energia utilizada em nossas funções. Utilize essa dúvida para motivar a curiosidade dos alunos. Provoque-os, perguntando:

  • Somos ligados em uma tomada? Temos uma bateria dentro de nós? Nós usamos gasolina para funcionar?

Diga que, no decorrer da aula, eles irão realizar atividades que permitirão descobrir como isso ocorre.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Organize os alunos em 6 equipes. Entregue o texto “Energia nossa de cada dia” (disponível nos materiais complementares) e peça para que leiam e discutam as informações ali apresentadas. Em seguida, solicite que destaquem os dados mais importantes que os ajudarão a se preparar para o jogo.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 a 8)

Orientações: Após ler e destacar as informações principais do texto lido na etapa anterior, organize a turma para realizar o jogo. Imprima três cópias do jogo, formando três mesas de jogos (o jogo encontra-se disponível para impressão nos materiais complementares deste plano). Recorte as cartas e os círculos, de preferência com antecedência. Este jogo envolve conhecimentos em relação à produção de energia pelo metabolismo humano e exige a criação coletiva de estratégias. Mostre as peças do jogo aos estudantes e explique para que serve cada uma. As 24 cartelas compreendem:

Quatro cartelas sobre substâncias envolvidas: duas sobre nutrientes e duas sobre moléculas de água;

Quatro cartelas sobre transporte de substâncias: quatro sobre circulação sanguínea;

Quatro cartelas sobre gás envolvido: duas sobre oxigênio e duas sobre gás carbônico;

Quatro cartelas sobre transporte de gases: duas sobre inspiração e duas sobre expiração;

Quatro cartelas sobre sentido de movimento das substâncias: duas sobre entrada de nutrientes e oxigênio e duas sobre saída de água e gás carbônico;

Quatro cartelas sobre resultados: duas sobre produção de energia e duas sobre produção de resíduos.

Os painéis individuais servem para os alunos disporem as cartelas retiradas de modo organizado e comporem o ciclo de produção de energia/resíduos.

O painel coletivo serve para as equipes irem sinalizando com os círculos os tipos de cartas retiradas, para poderem formular suas estratégias de jogo.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Após apresentar as peças do jogo, passe a explicar as regras dele para os alunos. Deixe essas regras sempre ao alcance dos jogadores, de modo que possam consultá-las sempre que surgirem dúvidas. Certifique-se de que todos compreenderam as regras antes de iniciar o jogo.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Durante o jogo, circule entre as carteiras verificando se os alunos utilizam as informações coletadas do texto para traçar estratégias. Faça intervenções caso as equipes não sigam as regras ou se algum equívoco conceitual estiver sendo cometido pelos jogadores.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Neste momento, aproveite para explorar o jogo, perguntando o que os alunos conseguiram aprender. Permita que pelo menos um representante de cada equipe possa expor para o restante da turma os conhecimentos construídos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos .

Orientações: Solicite aos alunos que produzam a tabela utilizada no jogo em um cartaz e que reproduzam algumas imagens para ilustrar o painel. Distribua tiras de cartolina para as equipes. Cada grupo deverá completar a tabela escrevendo informações nas tiras, tanto sobre a linha “Energia” como sobre a linha “Resíduos”. Deixe que explorem as informações das cartas ou das anotações que fizeram.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula fecha uma sequência de 10 aulas pensadas para que o aluno possa estabelecer relações entre o sistema digestório e o sistema respiratório na importante missão de produzir energia para que o corpo funcione. Neste momento, objetiva-se permitir que os estudantes possam experienciar momentos em que reconheçam as substâncias resultantes dos processos digestório e respiratório, compreendam sua chegada até as menores partes do corpo e o uso delas na produção de energia, assim como percebam a formação de resíduos produzidos nesse processo.

Observe que, no conjunto de aulas, não apresentamos o conceito de “célula”, uma vez que muito provavelmente esse é um tema ainda não estudado pelos alunos e não previsto na BNCC para esta etapa do Ensino Fundamental. Assim, preferimos utilizar o termo “pequenas partes de nosso corpo”. Leve os alunos a compreender que nosso corpo é formado por partes minúsculas, invisíveis aos nossos olhos. Caso algum estudante apresente o conceito de célula ou pergunte sobre, explore aquilo que compreendem sobre o assunto, sem muito aprofundamento, de modo que o restante da turma possa compreender o que seria uma célula.

Materiais necessários para a aula: Jogo Pequenas fábricas de energia.

Busque se aprofundar no tema pesquisando-o em sites, livros e em revistas especializadas. A seguir, uma lista de links nos quais é possível encontrar informações sobre a temática desta aula:

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-obtida-a-energia-que-faz-nosso-corpo-funcionar/

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/processo-producao-energia-partir-oxidacao-dos-alimentos.htm

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/sistemas-corporeos-respiracao-digestao-circulacao-e-outros-sistemas.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos o título da aula e solicite que reflitam sobre o tema. Peça para relembrarem aquilo que investigaram sobre os sistemas digestório e respiratório e peça para buscarem estabelecer relações entre o tema da aula e as aprendizagens anteriores.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o slide para os alunos, como forma de contextualizar o tema a ser tratado e de permitir que sintam-se motivados para a aula. Ao pedir que reflitam sobre o modo de obtenção de energia de cada um desses aparelhos, os estudantes perceberão que existem várias fontes de energia, sem as quais não poderiam funcionar. Pergunte:

  • Cada um desses objetos precisa de que para funcionar?
  • De onde eles obtêm energia para funcionar?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Apresente a questão disparadora aos alunos e deixe que reflitam sobre as fontes de energia de nosso corpo. Questione:

  • Cada um dos objetos observados anteriormente desempenham uma função ao receberem energia. E nosso corpo, quais funções desempenha?
  • De onde vem a energia que nosso corpo precisa para desempenhar essas funções?

Espera-se que digam que nosso corpo se locomove, movimenta-se, bombeia sangue, processa alimentos, emite sons, armazena informações etc. Muito provavelmente os alunos não terão condições de dizer de onde surge a energia utilizada em nossas funções. Utilize essa dúvida para motivar a curiosidade dos alunos. Provoque-os, perguntando:

  • Somos ligados em uma tomada? Temos uma bateria dentro de nós? Nós usamos gasolina para funcionar?

Diga que, no decorrer da aula, eles irão realizar atividades que permitirão descobrir como isso ocorre.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Organize os alunos em 6 equipes. Entregue o texto “Energia nossa de cada dia” (disponível nos materiais complementares) e peça para que leiam e discutam as informações ali apresentadas. Em seguida, solicite que destaquem os dados mais importantes que os ajudarão a se preparar para o jogo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6 a 8)

Orientações: Após ler e destacar as informações principais do texto lido na etapa anterior, organize a turma para realizar o jogo. Imprima três cópias do jogo, formando três mesas de jogos (o jogo encontra-se disponível para impressão nos materiais complementares deste plano). Recorte as cartas e os círculos, de preferência com antecedência. Este jogo envolve conhecimentos em relação à produção de energia pelo metabolismo humano e exige a criação coletiva de estratégias. Mostre as peças do jogo aos estudantes e explique para que serve cada uma. As 24 cartelas compreendem:

Quatro cartelas sobre substâncias envolvidas: duas sobre nutrientes e duas sobre moléculas de água;

Quatro cartelas sobre transporte de substâncias: quatro sobre circulação sanguínea;

Quatro cartelas sobre gás envolvido: duas sobre oxigênio e duas sobre gás carbônico;

Quatro cartelas sobre transporte de gases: duas sobre inspiração e duas sobre expiração;

Quatro cartelas sobre sentido de movimento das substâncias: duas sobre entrada de nutrientes e oxigênio e duas sobre saída de água e gás carbônico;

Quatro cartelas sobre resultados: duas sobre produção de energia e duas sobre produção de resíduos.

Os painéis individuais servem para os alunos disporem as cartelas retiradas de modo organizado e comporem o ciclo de produção de energia/resíduos.

O painel coletivo serve para as equipes irem sinalizando com os círculos os tipos de cartas retiradas, para poderem formular suas estratégias de jogo.

Slide Plano Aula

Orientações: Após apresentar as peças do jogo, passe a explicar as regras dele para os alunos. Deixe essas regras sempre ao alcance dos jogadores, de modo que possam consultá-las sempre que surgirem dúvidas. Certifique-se de que todos compreenderam as regras antes de iniciar o jogo.

Slide Plano Aula

Orientações: Durante o jogo, circule entre as carteiras verificando se os alunos utilizam as informações coletadas do texto para traçar estratégias. Faça intervenções caso as equipes não sigam as regras ou se algum equívoco conceitual estiver sendo cometido pelos jogadores.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Neste momento, aproveite para explorar o jogo, perguntando o que os alunos conseguiram aprender. Permita que pelo menos um representante de cada equipe possa expor para o restante da turma os conhecimentos construídos.

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Tempo sugerido: 8 minutos .

Orientações: Solicite aos alunos que produzam a tabela utilizada no jogo em um cartaz e que reproduzam algumas imagens para ilustrar o painel. Distribua tiras de cartolina para as equipes. Cada grupo deverá completar a tabela escrevendo informações nas tiras, tanto sobre a linha “Energia” como sobre a linha “Resíduos”. Deixe que explorem as informações das cartas ou das anotações que fizeram.

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