Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você
observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários para a aula: Antes da aula peça que os estudantes tragam uma conta de energia elétrica.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o título com a turma e promova uma breve discussão sobre a relação da água com a energia elétrica.
Contexto
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Leia o slide com a turma, peça aos estudantes que peguem as contas que trouxeram e a analisem. Auxilie-os nesse processo. De modo geral, o consumo de energia elétrica em contas de energia é medido em kWh. Isso significa que o consumo representa quantos mil Watts foram consumidos durante as horas que compõem um mês. Watts é unidade que mede a potência elétrica consumida por cada equipamento eletrônico. Por exemplo, uma lâmpada de 5 W consome 5 Wh (Watts-hora) de energia a cada hora que fica acessa.
Após a análise das contas, retome a discussão do slide anterior. Porque a falta de água influencia no abastecimento de energia?
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia a questão disparadora com a turma. Ressalte que apesar de falarmos em geração de energia, a energia nunca é gerada, mas transformada. Comente que uma usina de energia elétrica busca outras formas de energia para transformá-la em energia elétrica.
Mão na massa
Orientações: Após a investigação, oriente os grupos a prepar uma apresentação de suas conclusões para os demais grupos. As questões apresentadas no slide podem orientar a preparação.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Organize a turma para que os grupos possam fazer as apresentações. Caso seja necessário complemente e sintetize as informações. Nos slides há algumas sugestões.
Sistematização
Sistematização
Sistematização
Sistematização
Orientações: Conclua a aula com uma discussão sobre os impactos causados pelas usinas de energia elétrica, sobre as possíveis alternativas e sobre as atitudes que poderíamos tomar para consumir menos energia elétrica.