13076
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula - O uso da água na geração de energia elétrica

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre O uso da água na geração de energia elétrica

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fransueli Bahr da Silva de Góes

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você
observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Antes da aula peça que os estudantes tragam uma conta de energia elétrica.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o título com a turma e promova uma breve discussão sobre a relação da água com a energia elétrica.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Leia o slide com a turma, peça aos estudantes que peguem as contas que trouxeram e a analisem. Auxilie-os nesse processo. De modo geral, o consumo de energia elétrica em contas de energia é medido em kWh. Isso significa que o consumo representa quantos mil Watts foram consumidos durante as horas que compõem um mês. Watts é unidade que mede a potência elétrica consumida por cada equipamento eletrônico. Por exemplo, uma lâmpada de 5 W consome 5 Wh (Watts-hora) de energia a cada hora que fica acessa.

Após a análise das contas, retome a discussão do slide anterior. Porque a falta de água influencia no abastecimento de energia?

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora com a turma. Ressalte que apesar de falarmos em geração de energia, a energia nunca é gerada, mas transformada. Comente que uma usina de energia elétrica busca outras formas de energia para transformá-la em energia elétrica.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Leia o slide com a turma, verifique se alguém conhece outro tipo de usina que utiliza água em seu processo. Há, por exemplo, a energia de marés.

Organize a turma em grupos e atribua um tipo de usina a cada equipe. Oriente os alunos a investigar como a água é utilizada na usina selecionada. O objetivo é que os grupos busquem elementos para responder à questão disparadora na pesquisa. Auxilie-os na interpretação das informações.

Alguns materiais que podem ajudar na investigação:

-Hidrelétrica: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-funciona-uma-usina-hidreletrica/

https://www.youtube.com/watch?v=48IlepuOvLw

http://energiainteligenteufjf.com/como-funciona/como-funciona-hidreletrica/

http://aliancaenergia.com.br/br/como-funciona-uma-usina-hidreletrica/

https://tvescola.org.br/tve/video/de-onde-vem-de-onde-vem-a-energia-eletrica

-Termoelétrica: https://www.mundodaeletrica.com.br/usinas-termeletricas-o-que-sao-e-como-funcionam/

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/usina-termeletrica.htm

http://www.furnas.com.br/hotsites/sistemafurnas/usina_term_funciona.asp

-Nuclear: http://www.eletronuclear.gov.br/Paginas/Energia-nuclear-em-2-minutos.aspx

http://energiainteligenteufjf.com/como-funciona/como-funciona-energia-nuclear/

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-funciona-uma-usina-nuclear/

-Marés: https://super.abril.com.br/ideias/a-indomavel-energia-das-mares/

http://energiainteligenteufjf.com/como-funciona/como-funciona-energia-maritima/

http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo4B/Eneralte/mares.htm

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Após a investigação, oriente os grupos a prepar uma apresentação de suas conclusões para os demais grupos. As questões apresentadas no slide podem orientar a preparação.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Organize a turma para que os grupos possam fazer as apresentações. Caso seja necessário complemente e sintetize as informações. Nos slides há algumas sugestões.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Conclua a aula com uma discussão sobre os impactos causados pelas usinas de energia elétrica, sobre as possíveis alternativas e sobre as atitudes que poderíamos tomar para consumir menos energia elétrica.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você
observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Antes da aula peça que os estudantes tragam uma conta de energia elétrica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o título com a turma e promova uma breve discussão sobre a relação da água com a energia elétrica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Leia o slide com a turma, peça aos estudantes que peguem as contas que trouxeram e a analisem. Auxilie-os nesse processo. De modo geral, o consumo de energia elétrica em contas de energia é medido em kWh. Isso significa que o consumo representa quantos mil Watts foram consumidos durante as horas que compõem um mês. Watts é unidade que mede a potência elétrica consumida por cada equipamento eletrônico. Por exemplo, uma lâmpada de 5 W consome 5 Wh (Watts-hora) de energia a cada hora que fica acessa.

Após a análise das contas, retome a discussão do slide anterior. Porque a falta de água influencia no abastecimento de energia?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora com a turma. Ressalte que apesar de falarmos em geração de energia, a energia nunca é gerada, mas transformada. Comente que uma usina de energia elétrica busca outras formas de energia para transformá-la em energia elétrica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Leia o slide com a turma, verifique se alguém conhece outro tipo de usina que utiliza água em seu processo. Há, por exemplo, a energia de marés.

Organize a turma em grupos e atribua um tipo de usina a cada equipe. Oriente os alunos a investigar como a água é utilizada na usina selecionada. O objetivo é que os grupos busquem elementos para responder à questão disparadora na pesquisa. Auxilie-os na interpretação das informações.

Alguns materiais que podem ajudar na investigação:

-Hidrelétrica: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-funciona-uma-usina-hidreletrica/

https://www.youtube.com/watch?v=48IlepuOvLw

http://energiainteligenteufjf.com/como-funciona/como-funciona-hidreletrica/

http://aliancaenergia.com.br/br/como-funciona-uma-usina-hidreletrica/

https://tvescola.org.br/tve/video/de-onde-vem-de-onde-vem-a-energia-eletrica

-Termoelétrica: https://www.mundodaeletrica.com.br/usinas-termeletricas-o-que-sao-e-como-funcionam/

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/usina-termeletrica.htm

http://www.furnas.com.br/hotsites/sistemafurnas/usina_term_funciona.asp

-Nuclear: http://www.eletronuclear.gov.br/Paginas/Energia-nuclear-em-2-minutos.aspx

http://energiainteligenteufjf.com/como-funciona/como-funciona-energia-nuclear/

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-funciona-uma-usina-nuclear/

-Marés: https://super.abril.com.br/ideias/a-indomavel-energia-das-mares/

http://energiainteligenteufjf.com/como-funciona/como-funciona-energia-maritima/

http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo4B/Eneralte/mares.htm

Slide Plano Aula

Orientações: Após a investigação, oriente os grupos a prepar uma apresentação de suas conclusões para os demais grupos. As questões apresentadas no slide podem orientar a preparação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Organize a turma para que os grupos possam fazer as apresentações. Caso seja necessário complemente e sintetize as informações. Nos slides há algumas sugestões.

Slide Plano Aula

Slide Plano Aula

Slide Plano Aula

Slide Plano Aula

Orientações: Conclua a aula com uma discussão sobre os impactos causados pelas usinas de energia elétrica, sobre as possíveis alternativas e sobre as atitudes que poderíamos tomar para consumir menos energia elétrica.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 5º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano