13067
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Vacinas: reforços à imunidade dos organismos

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Vacinas: reforços à imunidade dos organismos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Cristina Muñoz Franco

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula apresenta uma proposta de atividade para reconhecer a forma de ação das vacinas no organismo e a importância das campanhas de vacinação. Para favorecer o desenvolvimento da habilidade com os alunos, recomenda-se anteriormente realizar a atividade proposta no plano de aula CIE4_06VE07, no qual os alunos compreendem como funciona o sistema imunológico inato para, nesta aula, compreenderem a imunidade adquirida. Para saber mais sobre imunização e vacinas, recomendamos a leitura prévia do seguinte material: https://sbim.org.br/images/books/imunizacao-tudo-o-que-voce-sempre-quis-saber-170810.pdf.

Materiais necessários para a aula: Solicitar anteriormente aos alunos que tragam para a aula a carteirinha de vacinação. Equipamento audiovisual ou texto impresso dos artigos alternativos aos vídeos. Cartolinas e materiais para confecção de cartazes ou panfletos.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Organize a turma em um círculo e converse com as crianças sobre o que já sabem a respeito do assunto imunidade. Retome com os alunos algumas características do sistema imunológico inato, resgatando alguns conceitos abordados no plano CIE_06VE07. Em seguida, pergunte a eles:

  • Quem aqui já tomou vacinas?
  • Será que existe vacina contra todas as doenças?
  • Somente os seres humanos tomam vacinas?
  • O que vocês sabem sobre as vacinas?
  • Como as vacinas funcionam em nosso organismo?

Este é um momento rico de levantamento de conhecimentos prévios. Estimule que os alunos participem ativamente, mostre que possuem liberdade para falar e que suas contribuições serão acolhidas. Registre no quadro as ideias-chave que surgirem durante esta etapa, para que sejam revisitadas durante o desenvolvimento da aula, confirmando, complementando ou refutando as hipóteses iniciais dos alunos sobre o tema.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Informe aos alunos que vocês irão fazer a leitura de uma reportagem de jornal que aborda uma preocupação sobre a saúde da coletividade. Reportagem disponível em https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/06/vacinacao-de-criancas-no-pais-atinge-indice-mais-baixo-em-16-anos.shtml. Se possível, use meio digital ou recurso visual para que todos os alunos possam acompanhar a leitura do artigo e visualizar os gráficos apresentados, que demonstram a queda no índice de vacinação. Caso, durante a aula, surjam questionamentos sobre as características das doenças que vem preocupando o Ministério da Saúde pela queda no índice de vacinação, é possível encontrar tais informações no artigo disponível em https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/queda-na-cobertura-vacinal-acende-alerta-para-volta-de-doencas-do-passado-22861011

Questione os alunos:

  • Vocês já viram alguma notícia semelhante a esta nos meios de comunicação e redes sociais?
  • Você já ouviu algum adulto conversando sobre este assunto? Se sim, qual a opinião deles?
  • Por que precisamos nos preocupar com a queda nos índices de vacinação?

Fique atento à participação dos estudantes e elabore outros questionamentos para fazer intervenções com o grupo sobre o tema.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Durante o diálogos sobre a reportagem, essa pergunta poderá ter surgido. Caso isso não tenha ocorrido, faça a questão ao grupo e aproveite para complementar com as seguintes perguntas:

  • Qual a ação das vacinas em nosso organismo?
  • Como as vacinas funcionam?
  • Quais as principais vacinas que devem ser tomadas?
  • Os riscos da não vacinação são somente individuais ou também coletivos?

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: A proposta para o Mão na massa é proporcionar um momento rico de construção de conhecimento conceitual, procedimental e atitudinal. Por meio da roda de conversa, os alunos irão articular essas aprendizagens de diferentes naturezas.

Informe aos estudantes que irão assistir a vídeos com informações sobre a ação das vacinas. Peça aos alunos que prestem atenção neles, verificando se o que eles levantaram como hipótese no começo da aula pode ser confirmado, complementado ou se a ação das vacinas e sua importância é diferente do que haviam imaginado inicialmente. Os vídeos indicados disponíveis em https://www.youtube.com/watch?v=Spf1OC9ceWE retomam a ação do sistema imunológico inato e demonstra a ação da vacina como imunidade adquirida. Os vídeos https://www.youtube.com/watch?v=GVZ_YGr2m5o e https://www.youtube.com/watch?v=tUjSyGuprTs&t=93s apresentam argumentos sobre a importância da vacina e desconstrói equívocos conceituais sobre a vacinação. Caso não haja possibilidade de uso de resurso audiovisual para exibição dos vídeos, a alternativa é providenciar textos, disponíveis em: http://minasfazciencia.com.br/infantil/2018/06/06/o-que-e-imunizacao-e-por-que-vacinas-sao-importantes/ e https://drauziovarella.uol.com.br/infectologia/vacina/.

Logo após os alunos terem assistido aos vídeos ou lido os textos, faça a mediação da roda de conversa, questionando os estudantes sobre as formas como a vacina atua em nosso organismo, reforçando a memória imunológica, reconhecendo que a vacinação é uma forma de imunidade adquirida que reforça o sistema imunológico inato. Destaque também o desenvolvimento científico das vacinas como um aspecto positivo na manutenção da saúde da coletividade e as campanhas de vacinação como importantes políticas públicas na manutenção da qualidade de vida da população.

Peça que os alunos peguem suas carteirinhas de vacinação (solicitada anteriormente). Se alguns alunos não trouxerem a carteirinha, indague para saber o motivo e coloque-os para analisar a carteirinha juntamente com algum colega que trouxe. Solicite que observem os carimbos e a identificação das vacinas que eles tomaram. Imprima ou utilize um recurso visual para mostrar aos alunos o Calendário de Vacinação, que indica todas as vacinas (e as idades correspondentes) que os brasileiros precisam acompanhar. Os calenários estão disponíveis visualmente, de formas diferentes, em: http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/vacinareproteger/ ou https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-crianca.pdf .

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Retome com os alunos a questão disparadora e indague:

  • Se a vacinação é uma questão tão importante, não seria necessário que mais pessoas ficassem atentas a esse tema?

Proponha aos estudantes a criação de um slogan que evidencie a importância da vacinação das crianças e, na sequência, distribua alguns materiais para a elaboração de cartazes ou fôlderes com slogans e informações sobre a vacinação para serem espalhados pela escola e até mesmo pela vizinhança. Havendo possibilidade de recursos audiovisuais para gravação, os alunos também podem produzir pequenos vídeos com mensagens sobre a importância da vacinação, que podem circular nas redes sociais da escola e da comunidade.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula apresenta uma proposta de atividade para reconhecer a forma de ação das vacinas no organismo e a importância das campanhas de vacinação. Para favorecer o desenvolvimento da habilidade com os alunos, recomenda-se anteriormente realizar a atividade proposta no plano de aula CIE4_06VE07, no qual os alunos compreendem como funciona o sistema imunológico inato para, nesta aula, compreenderem a imunidade adquirida. Para saber mais sobre imunização e vacinas, recomendamos a leitura prévia do seguinte material: https://sbim.org.br/images/books/imunizacao-tudo-o-que-voce-sempre-quis-saber-170810.pdf.

Materiais necessários para a aula: Solicitar anteriormente aos alunos que tragam para a aula a carteirinha de vacinação. Equipamento audiovisual ou texto impresso dos artigos alternativos aos vídeos. Cartolinas e materiais para confecção de cartazes ou panfletos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Organize a turma em um círculo e converse com as crianças sobre o que já sabem a respeito do assunto imunidade. Retome com os alunos algumas características do sistema imunológico inato, resgatando alguns conceitos abordados no plano CIE_06VE07. Em seguida, pergunte a eles:

  • Quem aqui já tomou vacinas?
  • Será que existe vacina contra todas as doenças?
  • Somente os seres humanos tomam vacinas?
  • O que vocês sabem sobre as vacinas?
  • Como as vacinas funcionam em nosso organismo?

Este é um momento rico de levantamento de conhecimentos prévios. Estimule que os alunos participem ativamente, mostre que possuem liberdade para falar e que suas contribuições serão acolhidas. Registre no quadro as ideias-chave que surgirem durante esta etapa, para que sejam revisitadas durante o desenvolvimento da aula, confirmando, complementando ou refutando as hipóteses iniciais dos alunos sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Informe aos alunos que vocês irão fazer a leitura de uma reportagem de jornal que aborda uma preocupação sobre a saúde da coletividade. Reportagem disponível em https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/06/vacinacao-de-criancas-no-pais-atinge-indice-mais-baixo-em-16-anos.shtml. Se possível, use meio digital ou recurso visual para que todos os alunos possam acompanhar a leitura do artigo e visualizar os gráficos apresentados, que demonstram a queda no índice de vacinação. Caso, durante a aula, surjam questionamentos sobre as características das doenças que vem preocupando o Ministério da Saúde pela queda no índice de vacinação, é possível encontrar tais informações no artigo disponível em https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/queda-na-cobertura-vacinal-acende-alerta-para-volta-de-doencas-do-passado-22861011

Questione os alunos:

  • Vocês já viram alguma notícia semelhante a esta nos meios de comunicação e redes sociais?
  • Você já ouviu algum adulto conversando sobre este assunto? Se sim, qual a opinião deles?
  • Por que precisamos nos preocupar com a queda nos índices de vacinação?

Fique atento à participação dos estudantes e elabore outros questionamentos para fazer intervenções com o grupo sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Durante o diálogos sobre a reportagem, essa pergunta poderá ter surgido. Caso isso não tenha ocorrido, faça a questão ao grupo e aproveite para complementar com as seguintes perguntas:

  • Qual a ação das vacinas em nosso organismo?
  • Como as vacinas funcionam?
  • Quais as principais vacinas que devem ser tomadas?
  • Os riscos da não vacinação são somente individuais ou também coletivos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: A proposta para o Mão na massa é proporcionar um momento rico de construção de conhecimento conceitual, procedimental e atitudinal. Por meio da roda de conversa, os alunos irão articular essas aprendizagens de diferentes naturezas.

Informe aos estudantes que irão assistir a vídeos com informações sobre a ação das vacinas. Peça aos alunos que prestem atenção neles, verificando se o que eles levantaram como hipótese no começo da aula pode ser confirmado, complementado ou se a ação das vacinas e sua importância é diferente do que haviam imaginado inicialmente. Os vídeos indicados disponíveis em https://www.youtube.com/watch?v=Spf1OC9ceWE retomam a ação do sistema imunológico inato e demonstra a ação da vacina como imunidade adquirida. Os vídeos https://www.youtube.com/watch?v=GVZ_YGr2m5o e https://www.youtube.com/watch?v=tUjSyGuprTs&t=93s apresentam argumentos sobre a importância da vacina e desconstrói equívocos conceituais sobre a vacinação. Caso não haja possibilidade de uso de resurso audiovisual para exibição dos vídeos, a alternativa é providenciar textos, disponíveis em: http://minasfazciencia.com.br/infantil/2018/06/06/o-que-e-imunizacao-e-por-que-vacinas-sao-importantes/ e https://drauziovarella.uol.com.br/infectologia/vacina/.

Logo após os alunos terem assistido aos vídeos ou lido os textos, faça a mediação da roda de conversa, questionando os estudantes sobre as formas como a vacina atua em nosso organismo, reforçando a memória imunológica, reconhecendo que a vacinação é uma forma de imunidade adquirida que reforça o sistema imunológico inato. Destaque também o desenvolvimento científico das vacinas como um aspecto positivo na manutenção da saúde da coletividade e as campanhas de vacinação como importantes políticas públicas na manutenção da qualidade de vida da população.

Peça que os alunos peguem suas carteirinhas de vacinação (solicitada anteriormente). Se alguns alunos não trouxerem a carteirinha, indague para saber o motivo e coloque-os para analisar a carteirinha juntamente com algum colega que trouxe. Solicite que observem os carimbos e a identificação das vacinas que eles tomaram. Imprima ou utilize um recurso visual para mostrar aos alunos o Calendário de Vacinação, que indica todas as vacinas (e as idades correspondentes) que os brasileiros precisam acompanhar. Os calenários estão disponíveis visualmente, de formas diferentes, em: http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/vacinareproteger/ ou https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-crianca.pdf .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Retome com os alunos a questão disparadora e indague:

  • Se a vacinação é uma questão tão importante, não seria necessário que mais pessoas ficassem atentas a esse tema?

Proponha aos estudantes a criação de um slogan que evidencie a importância da vacinação das crianças e, na sequência, distribua alguns materiais para a elaboração de cartazes ou fôlderes com slogans e informações sobre a vacinação para serem espalhados pela escola e até mesmo pela vizinhança. Havendo possibilidade de recursos audiovisuais para gravação, os alunos também podem produzir pequenos vídeos com mensagens sobre a importância da vacinação, que podem circular nas redes sociais da escola e da comunidade.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 4º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano