13062
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Misturas na cozinha

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Misturas na cozinha

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisa Greenhalgh Vilalta

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos: Google Apresentações ou Docs.
- Para interação online: Mentimeter.

Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto da aula para a turma, por meio de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet. Envie, previamente, o texto por e-mail, para que os alunos venham preparados para a discussão. Ainda assim, projete-o em tela para garantir o debate.

Caso queira enriquecer a aula, mostre a gelatina em pó pronta, para que os alunos se sintam mais instigados a participar.

Em seguida, leia a “questão disparadora” e dê um tempo para que eles partilhem as ideias.

Mão na massa
Em videochamada, explique aos alunos que eles farão uma atividade “mão na massa” deliciosa. Adapte o slide 5 e transforme-o em receita individual.

Faça um convite às famílias para executarem a sobremesa com as crianças.

Oriente os alunos passo a passo no que precisam perceber. Veja as orientações no slide 5. Envie essas orientações para as famílias juntamente com a receita, via e-mail, Classroom ou Whatsapp. Peça aos alunos que registrem as observações.

Marque uma data para partilha das experimentações.

Em videochamada, convide os alunos para partilharem as respostas por meio do Mentimeter. Nele, você poderá projetar as questões propostas no slide 6. Os alunos acessarão um código criado por você e as respostas serão automáticas.

Faça isso para todas as perguntas e intervenha caso a maioria das respostas fujam do convencional.

Sistematização
Retome as conclusões que os grupos chegaram e leia o slide 7 com o fechamento dos conceitos. Você pode partilhar mais receitas com o grupo.

Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças na etapa “mão na massa”, na realização da gelatina.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE4_01M&E10

(EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 4º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas