13044
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 2º ano > Terra e Universo

Plano de aula - A LUZ DO SOL COMO FONTE DE CALOR

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre A LUZ DO SOL COMO FONTE DE CALOR

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone dos Santos Ribeiro

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: ferramenta para o envio de mensagem (Whatsapp ou e-mail); documento compartilhado no Google Drive.

Contexto e questão disparadora

Apresente o seguinte texto aos alunos:

"O LAGARTO FAMINTO

EM UM DIA DE SOL INTENSO, O AMIGO LAGARTO ANDAVA PELAS AREIAS QUENTES DO DESERTO. FAMINTO E SEDENTO, JÁ VIA MIRAGENS, DE TÃO FRACO. FOI ENTÃO QUE AVISTOU AO LONGE, VINDO DAS BANDAS DE BAIXO, UM BANDO DE AVES DO DESERTO:
- SERÁ QUE SERIA UM MOMENTO DE SORTE?
PRECISAVA ENCONTRAR UMA MANEIRA DE CONSEGUIR DESPISTAR AS AVES DO DESERTO E PEGAR, PELO MENOS, UM OVO, PRA MATAR A FOME.
FORAM HORAS A FIO DE CORRERIA E ESFORÇOS SEM SUCESSO, ELE JÁ ESTAVA EXAUSTO, AS AVES DO DESERTO ERAM MUITO RÁPIDAS E BARULHENTAS.
DE REPENTE, SEM QUE HOUVESSE EXPLICAÇÃO, UMA DAS AVES DO DESERTO SAIU ANDANDO PARA AS BANDAS DE CIMA. COMO É DE ESPERAR, UMA AVE SEMPRE VAI COM AS OUTRAS E, COMO NUM PASSE DE MÁGICA, ASSIM COMO CHEGARAM, SE FORAM, TODAS CORRENDO E FAZENDO BARULHO EM DIREÇÃO AS BANDAS DE CIMA.
O LAGARTO FICOU TRISTE E SEM ESPERANÇAS DE ARRUMAR UM ALMOÇO. DESOLADO E COM O ESTÔMAGO RONCANDO, RESOLVEU SE DEITAR SOB A SOMBRA DE UMA PEDRA QUENTE, QUANDO PERCEBEU QUE UMA DAS AVES DO DESERTO, DE TÃO AGITADA, SE ESQUECEU DE UM OVO.
PRONTO! AGORA O LAGARTO DO DESERTO TEM UM OVO, UM OVO CRU, MAS UM OVO!"

Solicite que eles analisem as informações presentes no texto e respondam à seguinte pergunta:
- Como podemos utilizar a luz do sol para gerar calor?

Permita que os alunos apresentem hipóteses livremente e realize intervenções por meio de novos questionamentos, estimulando a participação e a criatividade.

Mão na massa

Divida a turma em duplas. Elas devem idealizar um projeto de fogão que utilize a luz do sol para aquecer o ovo que o largarto conseguiu das aves. Eles devem utilizar, para isso, os seguintes materiais: pedaços de papelão, papel branco, papel preto, plástico filme, papel alumínio, massinha de modelar de diversas cores, cola, tesoura, fita crepe e palito de sorvete. A ideia não é que os alunos construam um fogão, mas projetem-o. As duplas podem utilizar recursos como Whatsapp ou documentos do Google Drive para se comunicarem e construírem esse projeto colaborativamente. Após o projeto concluído, solicite que as duplas o compartilhem em um documento do Google Drive, por exemplo.

Sistematização

Após todos os alunos compartilharem o projeto e visualizarem uns dos outros, retome a questão disparadora: “como podemos utilizar a luz do sol para gerar calor?”. Ressalte o que eles aprenderam na aula. Espera-se que tenham entendido que a luz solar é uma fonte natural de calor e que pode ser utilizada, dependendo das reações dos materiais e das superfícies, expostos aos raios solares.

Convite às famílias

Os familiares podem estimular e colaborar com a criação de um protótipo de fogão, baseado no projeto produzido pelos alunos. Caso não possuam todos os materiais em casa, podem substituir os que estão em falta por materiais recicláveis que o simulem.

Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes


Código: CIE2_08T&U07

(EF02CI08) Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 2º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas