13037
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Self: o nosso eu com os outros

Plano de aula de Ciências com atividades para 1o ano do EF sobre SELF: O NOSSO EU COM OS OUTROS

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Nair dos Santos Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano pode ser executado de forma mais efetiva para abordagem do conteúdo se antecedido do CIE1_04VE01, cujas atividades principais
Mão na massa se complementam.

Materiais necessários para a aula: Projetor de slides, almofada de carimbo, autorretrato em tamanho real produzido na aula anterior e tesoura.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos o Título conforme slide. Explique o termo “self”, que não diz respeito à “selfie”, atualmente utilizado para designar
as fotos que são feitas pelo próprio indivíduo, mas possui relação, uma vez que significa “si mesmo”. Nesta aula será possível promover situações de autoconhecimento entre as crianças, que, ao pensar sobre si mesmas, poderão refletir acerca das relações com colegas, adultos do convívio escolar, familiar e outros.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Pergunte para a turma quem já possui RG e se sabem do que se trata bem como a sua importância. Mostre o RG fictício do slide e discuta sobre o que contém este documento que define quem nós somos. Nome completo, filiação, local onde nascemos, digital e foto. Por que estas informações são importantes? Estes dados são permanentes ou podem mudar com o tempo? O objetivo neste momento é levantar os conhecimentos prévios acerca do que constitui nossa identidade e instigar a reflexão sobre nossas características que são definitivas e temporárias/passíveis de mudança. Finalize com a tarefa, em duplas, de produzirem o RG do colega, no caderno dele(a). Em vez da foto poderão fazer um esboço simples do rosto, farão perguntas como nome da mãe, do pai, onde nasceram, e, para registrar as digitais, vão até sua mesa a fim de utilizar a almofada de carimbo.

Obs: Caso a escola não possua projetor poderá imprimir o RG modelo e passar entre os alunos.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Prossiga os questionamentos registrando no quadro “Quem sou eu?” e “Por que isso é importante?”. Estas serão as perguntas norteadoras da aula, foco da discussão principal após a atividade proposta a seguir.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Retome as representações em papel kraft feitas por cada aluno na aula anterior (CIE1_04VE01). Peça que, em grupos, os alunos retirem seus desenhos e recortem as partes do corpo a fim de misturá-las e reuni-las em uma nova forma, como um mosaico, criando “novas pessoas”. Alguns exemplos são trazidos no slide por meio de fotos, caso você, professor, queira ilustrar de forma mais clara a orientação aos alunos.

Após concluir esta tarefa deverão dar nome aos novos personagens e criar uma pequena história coletiva. Este passo poderá ser feito de duas formas: dentro do próprio grupo (neste caso serão originadas várias histórias na sala), ou com a turma toda, que possibilitará a criação de uma grande narrativa, com todos os personagens de uma só vez. O foco aqui é que as crianças percebam com a construção dos personagens uma relação com si mesmos, de que compomos em nosso ser uma mistura de características, tanto físicas, pela união de etnias de nossos ancestrais, como psicológicas, emotivas e culturais, pelo ambiente no qual crescemos e pelas pessoas com quem convivemos. A percepção desta mistura, que gera as particularidades de cada indivíduo, deverá auxiliar na forma como se relacionam em sala, aumentando a empatia, a compreensão, a gentileza e o respeito. Neste caso ainda,
a criação cooperativa da história será mais um momento de mistura, cujas ideias serão unidas, respeitadas e conduzidas para um objetivo maior e conjunto.

A fim de auxiliá-los durante a atividade direcione a concepção dos enredos baseada na observação das características físicas e diferenças entre os indivíduos. Poderá dar um exemplo usando dois ou três personagens dos grupos em um contexto, com diálogos curtos. Ainda, caso julgue necessário, estimule a imaginação das crianças com a disposição de fichas contendo algumas frases passíveis de ser incluídas nas histórias, carregadas de mensagens de respeito à diversidade e empatia. O momento de criação é livre, deixe as crianças bem à vontade para se expressar, e garanta que um representante do grupo alfabetizado faça registros em tópicos do que foi produzido. Para finalizar deverão compartilhar a narrativa completa.

Ao concluírem as histórias, perceba se conseguiram transpor para as narrativas a ideia central da atividade e instigue esta reflexão para a discussão que virá a seguir.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Sistematize o conteúdo organizando os alunos em roda para discutirem o que foi produzido até o momento. Retome os desenhos originais (aula CIE1_04VE01) e peça para que lembrem como estavam. Aquela representação era de como eles se veem, se definem, com expressões físicas e culturais, que, assim como o RG, possuem características permanentes e outras passíveis de mudança ao longo do tempo. Retome aqui o que são características físicas, quais são as mais comuns de identificar, quais nos diferenciam fisicamente uns dos outros. A seguir, lance a questão sobre
por que conhecer a si mesmo é importante? Espere que as crianças tragam o que pensam a respeito e complemente se julgar necessário. A atividade que propõe a mistura de desenhos (características) pode ser usada como uma analogia de nossas relações, por exemplo, ao criarem a história em grupo todos contribuíram com sua imaginação e com um pouco do que carregam consigo. Quando conhecemos alguém nem sempre sabemos como ela realmente é, do que gosta, como é sua família, onde nasceu, seus sonhos, ao passo que isso acontece pode ser transformador e se faz necessário respeito nestas relações, para compreender tudo que nos é diferente e poder levar conosco “um pedacinho” do que cada pessoa oferece a nós.

O objetivo não é que as crianças cheguem com facilidade a esta conclusão, mas que tragam em suas falas, bem como nas narrativas criadas, atitudes empáticas, de respeito à diversidade, e percebam que o autoconhecimento é importante para a compreensão do outro, entendendo que possuímos diferentes origens e criações, assim as relações podem ser mais saudáveis.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano pode ser executado de forma mais efetiva para abordagem do conteúdo se antecedido do CIE1_04VE01, cujas atividades principais
Mão na massa se complementam.

Materiais necessários para a aula: Projetor de slides, almofada de carimbo, autorretrato em tamanho real produzido na aula anterior e tesoura.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos o Título conforme slide. Explique o termo “self”, que não diz respeito à “selfie”, atualmente utilizado para designar
as fotos que são feitas pelo próprio indivíduo, mas possui relação, uma vez que significa “si mesmo”. Nesta aula será possível promover situações de autoconhecimento entre as crianças, que, ao pensar sobre si mesmas, poderão refletir acerca das relações com colegas, adultos do convívio escolar, familiar e outros.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Pergunte para a turma quem já possui RG e se sabem do que se trata bem como a sua importância. Mostre o RG fictício do slide e discuta sobre o que contém este documento que define quem nós somos. Nome completo, filiação, local onde nascemos, digital e foto. Por que estas informações são importantes? Estes dados são permanentes ou podem mudar com o tempo? O objetivo neste momento é levantar os conhecimentos prévios acerca do que constitui nossa identidade e instigar a reflexão sobre nossas características que são definitivas e temporárias/passíveis de mudança. Finalize com a tarefa, em duplas, de produzirem o RG do colega, no caderno dele(a). Em vez da foto poderão fazer um esboço simples do rosto, farão perguntas como nome da mãe, do pai, onde nasceram, e, para registrar as digitais, vão até sua mesa a fim de utilizar a almofada de carimbo.

Obs: Caso a escola não possua projetor poderá imprimir o RG modelo e passar entre os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Prossiga os questionamentos registrando no quadro “Quem sou eu?” e “Por que isso é importante?”. Estas serão as perguntas norteadoras da aula, foco da discussão principal após a atividade proposta a seguir.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Retome as representações em papel kraft feitas por cada aluno na aula anterior (CIE1_04VE01). Peça que, em grupos, os alunos retirem seus desenhos e recortem as partes do corpo a fim de misturá-las e reuni-las em uma nova forma, como um mosaico, criando “novas pessoas”. Alguns exemplos são trazidos no slide por meio de fotos, caso você, professor, queira ilustrar de forma mais clara a orientação aos alunos.

Após concluir esta tarefa deverão dar nome aos novos personagens e criar uma pequena história coletiva. Este passo poderá ser feito de duas formas: dentro do próprio grupo (neste caso serão originadas várias histórias na sala), ou com a turma toda, que possibilitará a criação de uma grande narrativa, com todos os personagens de uma só vez. O foco aqui é que as crianças percebam com a construção dos personagens uma relação com si mesmos, de que compomos em nosso ser uma mistura de características, tanto físicas, pela união de etnias de nossos ancestrais, como psicológicas, emotivas e culturais, pelo ambiente no qual crescemos e pelas pessoas com quem convivemos. A percepção desta mistura, que gera as particularidades de cada indivíduo, deverá auxiliar na forma como se relacionam em sala, aumentando a empatia, a compreensão, a gentileza e o respeito. Neste caso ainda,
a criação cooperativa da história será mais um momento de mistura, cujas ideias serão unidas, respeitadas e conduzidas para um objetivo maior e conjunto.

A fim de auxiliá-los durante a atividade direcione a concepção dos enredos baseada na observação das características físicas e diferenças entre os indivíduos. Poderá dar um exemplo usando dois ou três personagens dos grupos em um contexto, com diálogos curtos. Ainda, caso julgue necessário, estimule a imaginação das crianças com a disposição de fichas contendo algumas frases passíveis de ser incluídas nas histórias, carregadas de mensagens de respeito à diversidade e empatia. O momento de criação é livre, deixe as crianças bem à vontade para se expressar, e garanta que um representante do grupo alfabetizado faça registros em tópicos do que foi produzido. Para finalizar deverão compartilhar a narrativa completa.

Ao concluírem as histórias, perceba se conseguiram transpor para as narrativas a ideia central da atividade e instigue esta reflexão para a discussão que virá a seguir.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Sistematize o conteúdo organizando os alunos em roda para discutirem o que foi produzido até o momento. Retome os desenhos originais (aula CIE1_04VE01) e peça para que lembrem como estavam. Aquela representação era de como eles se veem, se definem, com expressões físicas e culturais, que, assim como o RG, possuem características permanentes e outras passíveis de mudança ao longo do tempo. Retome aqui o que são características físicas, quais são as mais comuns de identificar, quais nos diferenciam fisicamente uns dos outros. A seguir, lance a questão sobre
por que conhecer a si mesmo é importante? Espere que as crianças tragam o que pensam a respeito e complemente se julgar necessário. A atividade que propõe a mistura de desenhos (características) pode ser usada como uma analogia de nossas relações, por exemplo, ao criarem a história em grupo todos contribuíram com sua imaginação e com um pouco do que carregam consigo. Quando conhecemos alguém nem sempre sabemos como ela realmente é, do que gosta, como é sua família, onde nasceu, seus sonhos, ao passo que isso acontece pode ser transformador e se faz necessário respeito nestas relações, para compreender tudo que nos é diferente e poder levar conosco “um pedacinho” do que cada pessoa oferece a nós.

O objetivo não é que as crianças cheguem com facilidade a esta conclusão, mas que tragam em suas falas, bem como nas narrativas criadas, atitudes empáticas, de respeito à diversidade, e percebam que o autoconhecimento é importante para a compreensão do outro, entendendo que possuímos diferentes origens e criações, assim as relações podem ser mais saudáveis.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 1º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01CI04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano